terça-feira, fevereiro 14, 2012

O SOLDADO GREGO

As tuas lágrimas represadas tocam-me o coração!

Desconheço o motivo do pranto, mas imagino que tenha a ver com a tragédia que os poderosos do mundo fazem abater sem vergonha nem compaixão sobre o teu país.

Serão de dor pelo ataque feroz desencadeado sobre ti e os teus compatriotas?

Serão de orgulho pela dignidade e pela força que os faz demonstrar na praça pública a sua indignação e o seu repúdio?

Serão de raiva pela irresponsabilidade da Direita que falseou as contas com a cumplicidade da União Europeia?

Serão, por acaso, mistura de tudo isto e mais alguns outros sentimentos correndo nas tuas veias?

Para ti, cuja idade te permitiria seres meu filho, o meu abraço fraterno e solidário nestes tempos de luto ...e luta !

44 comentários:

  1. Quais poderosos do mundo? Ele deverá verter lágrimas pela irresponsabilidade dos governantes que ele escolheu e pela destruição a que está assistir por anarquistas, sindicalistas e comunistas, que não representam o povo grego. Esta gente, o que pretende é que a Grécia saia da zona euro, e o que virá depois será uma ditadura militar. Que é para dar ainda mais razões a esta gente.

    ResponderEliminar
  2. São

    que sentimentos...que belo texto a ilustrar esta foto.

    A Grécia, não merecia passar por tamanha vergonha e insulto.
    O Povo não pode nunca fechar os olhos, nem olhar de lado, como se as coisas não lhe dissessem respeito.
    Eis os que alguns governantes conseguem fazer se não estivermos atentos.


    o meu abraço eo meu obrigado, grande AMIGA

    ResponderEliminar
  3. Vi esta foto no facebook e fiquei de lágrimas nos olhos como ele! :-((

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Qué significativas esas lágrimas, querida amiga.
    Besos.

    ResponderEliminar
  5. Talvez pranteie tudo isso e também a irresponsabilidade do Governo de Direita que levou o país a esta situação dramática .


    LUIZ

    ResponderEliminar
  6. O meu abraço maternal também.

    E para ti, querida São, um beijinho amigo

    Verdinha

    ResponderEliminar
  7. rosamarela chora com a Grécia a humilhação e a dor.

    ResponderEliminar
  8. Partilhamos essas lágrimas.

    ResponderEliminar
  9. É bom ter a tua doce companhia, VERDINHA.

    Bem hajas, minha amiga.

    ResponderEliminar
  10. A Direita grega foi demagógica , irresponsável e fraudulenta. O pior é que contou com o apoio da choldra que está na União Europeia a fazer nada, além de ganhar o seu elevadissimo oredenado!!

    Fica bem, lUIZ

    ResponderEliminar
  11. Estas lágrimas são as de todos nós, meu querido PEDRO, as de todos nós...

    Bem hajas!

    ResponderEliminar
  12. O coração aperta-se-nos, né?

    Ainda mais quando se sabe que tal sofrimento poderia ser evitado!!

    Um abraço grande, ROSA

    ResponderEliminar
  13. Esta foto também devia ser candidata ao World Press Photo.
    Um bom dia de S. Valentim

    ResponderEliminar
  14. Sem dúvida: está extraordinária!

    Bom namoro,Carlos rrsss

    ResponderEliminar
  15. ZÉ, meu querido amigo, obrigada pelas tuas palavras.

    E não posso estar mais de acordo contigo na análes que aqui nos deixas.

    Bem hajas!

    ResponderEliminar
  16. Caro CARLOS II, estou boquiaberta: não há poderosos, é isso?

    A (irr)esponsabilidade é de toda a gente, mas em grau diferente.

    Ditadura militar? Mas se já estamos sob ditadura dos mercados!!

    Inclusivamente, a Grécia e a Itália até têm Governos não eleitos!

    Ademais, a austeridade imposta à `Grécia demontra duas coisas por parte do triunvirato: estupidez ou má-fé.

    Ainda não perceberam que não é a receita exata ou estão a aplicá-la de propósito para destruir a vida de milhões de pessoas?

    E que faz a Comissão Europeia no mei de tudo isto, além de viver às nossas custas?!

    Bom Dia de S. Valentim.

    ResponderEliminar
  17. ...e tão indigno!

    Um grande abraço, SERGINHO.

    ResponderEliminar
  18. Podemos especular, mas é difícil ficar indiferente ao sofrimento, seja qual for a razão.
    Uma coisa é certa, o povo grego tem muito orgulho do seu país e à noção de nação independente e, por motivos já antigos, o pior deve ser... estar a perdê-la para os alemães que, por sinal, já safaram o seu dinheirinho e se estão a borrifar para os países mais fracos, ajudaram a destruir a economia com regras da treta e a quem venderam de tudo, incluindo submarinos, para os afundar mais depressa. Se nós comprámos 2, os gregos compraram 3.

    Bjos

    ResponderEliminar
  19. É, certamente, muito grave para um soldado chorar assim!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Subscrevo! Que lindo texto, São(zita)! Parabéns pela tua sensibilidade.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Poios é, ISA, mas depois ainda há quem ache que os alemães são maravilhosos e nós preguiçosos e falhos de responsabilidade.

    Aliás, eu gostaria de percebet como é que no caso dos submarinos a justiça alemã condenou pessoas e aqui se continua sem acusar ninguém de corrupto!!

    Namorada noite de S. Valentim te desejo, rrss

    ResponderEliminar
  22. Se fosse cá, seria demitido por pieguice, certamente!

    bons somnhos, LINO

    ResponderEliminar
  23. É muito bom ter-te por companheira.

    O meu beijo reconhecido pela tua amabilidade, GRACINHA.

    ResponderEliminar
  24. São,
    que bom que vez o mundo com um olhar semelhante ao meu. Assim percebo que não devo andar errada, pois tu és uma excelente pessoa.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  25. É impossível ficar impávido e sereno a uma foto destas!:(
    mil beijinhos, querida amiga

    ResponderEliminar
  26. Oh, ANA, muto obrigada!

    Agrada-me imenso que pensemos o mundo de maneira próxima, como deves já ter adivinhado.

    Um abraço apertado, linda

    ResponderEliminar
  27. Acho isso também, minha querida NINA!

    Abraço enorme .

    ResponderEliminar
  28. Minha amiga querida; realmente essa imagem chega a doer na alma. O que será que se passou naquele momento?
    Uma imagem que realmente toca o coração.
    Beijos

    ResponderEliminar
  29. Algo de muito grave certamente, amiga minha.

    E sabendo nós que a Grécia está numa situação terrível....enfim


    Beijinhos, muitos

    ResponderEliminar
  30. Olá, São

    É comovente a foto, a figura digna do soldado e o seu texto representa aquilo que todos nós pensamos. Os poderosos, os que querem dominar o mundo, procurando destruir os mais pequenos...Querida Grécia que provações ainda terá pela frente! E nós se não nos acautelarmos, vai tudo por água abaixo...

    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar
  31. Inpactante y muy conmovedora foto!!!

    Un abrazo mi tierna amiga Sao.

    ResponderEliminar
  32. Neninha querida
    Sobre o motivo das lágrimas só se pode especular (partindo do princípio que ninguém, além do soldado, sabe porque ele chora...)
    Mas não se pode negar que é uma foto excelente e comovedora, e o texto digno de "Mestra"!

    A minha «CASA» gostou muito dos teus parabéns... Bem hajas!

    Beijo GRANDE, nena minha.

    ResponderEliminar
  33. A imagem é quase que uma premonição do que nos pode vir a acontecer daqui a algum tempo: muita raiva reprimida.
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
  34. O choque da imagem, e o texto deixaram-me sem palavras.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  35. O estado trágico da Grécia( e nós para lá caminhamso) é de emfecer qualquer pessoa,amiga.

    Bem haja!

    ResponderEliminar
  36. Concordo, mas espero que consigamos mostrar na rua o nosso descontentamento.

    Fique bem, ZÉ POVINHO.

    ResponderEliminar
  37. Neninha querida, muitooooo obrigada pelo teu generoso elogio!

    A foto merecia um prémio, sem dúvida!

    Que a tua CASA continue por muitooooos e felizes anos a deliciar-noe com as tuas interesantes estórias, amiga.


    Um abraço bem apertado, MARIAZITA.

    ResponderEliminar
  38. SEm dúvida, e reveladora de uma situação muito má.

    Bem hajs, meu querido amigo RICARDO!

    ResponderEliminar
  39. OLINDA, também acho que estas lágrimas são premonitórias do futuro de Portugal!

    Recomponha-se rapidamenet para voltar para nossa companhia, é o meu voto.

    Beijos, muitos.

    ResponderEliminar
  40. Olá, São!

    Já está fechado, mas "apetece-me" comentar.

    Independentemente dos culpados, que serão vários, de fora e de dentro, o povo Grego passa por humilhação suprema; e esperemos que tudo não descambe em mais uma miserável ditadura, já que o futuro é tão negro - à mercê dos que não têm escrúpulos.

    Um abraço.
    Vitor

    ResponderEliminar
  41. Também eu acho que as responsabilidade se repartem, mas receio muito o que o futuro nos traga já que há um limeita pera aquilo que se pode suportar e a Grécia está a sofrer uma enorme humilhação.

    Beijinhos, amigo.

    ResponderEliminar
  42. São ,
    o teu belo texto e a imagem , trouxe lágrimas aos meus olhos .

    Beijo ,
    Maria

    ResponderEliminar
  43. O meu grato abraço pela tua sensibilidade, Maria.

    Bem hajas!

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue