sexta-feira, maio 11, 2012

Prague: Capital of the Czech Republic, Former Capital of Bohemia and the...



Visitei Praga, capital da República Checa, em Junho de 2003.


 Fiquei encantada com a sua beleza, adorei ver o movimento das figuras do relógio, as lindas peças em âmbar,  os símbolos em vez de números nas casas da cidade velha, as igrejas (incluindo aquela que acolhe o famoso Menino Jesus de Praga), a Casa Inclinada,o Museu Mucha,a casa de Franz Kafka no Bairro Judeu, ....

Impossível não nos comovermos com a memória de João Huss , queimado nas fogueiras da infame Inquisição; da pesada presença dos tanques soviéticos nas ruas da cidade para esmagarem impiedosamente a Primavera de Praga e a imolação pelo fogo de um jovem estudante em protesto por essa brutal aniquilação de um sonho; os dois emissários católicos atirados por uma das janelas do Castelo.

A alimentação não é desagradável  e a cerveja bebe-se muito bem.

Aconselho vivamente a visita , mas não na época em que este vídeo foi feito: as temperaturas descem muito e os dias são muito breves.

Oxalá apreciem. 

36 comentários:

  1. É o meu próximo destino, São :)

    ResponderEliminar
  2. Bom gosto!

    Fico esperando fotos/vídeos, rrss

    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  3. As viagens enriquecem é algo que nunca se perde fica na memória.
    Não tenho esse previlégio, bem que gostava:-)
    Para essas aventuras não tenho companhia;)
    bjokas

    ResponderEliminar
  4. Como vivo sózinha há trinta anos e como tive um larguissimp período de dificuldades económicas, pois o pai do meu filho esqueceu-se das suas obrigações, durante muitos anos não saí de casa, agora , graças a Deus, integrei-me em vários grupos e , quando (me) é possível...lá vou eu!

    Um abraço para vós, MIna, e não perca a esperança de viajar, rrss

    ResponderEliminar
  5. Visitei Praga há uns 4 anos, creio. Que linda cidade! Gostei igualmente da comida e da cerveja! O goulash era ótimo.

    ResponderEliminar
  6. Pode ser que um dia tenha sorte e possa visitar Praga e tantas outras cidades cheias de história e de vida.

    Agora temos de nos limitar ainda mais face aos roubos dos subsídios de férias e natal.

    ResponderEliminar
  7. Não troco pela Reboleira, ou uma visita à Cruz de Pau, onde de facto se respira história e cultura. bfds

    ResponderEliminar
  8. Obrigada por este magnífico passeio.
    Quanto a visitá-la algum dia, está fora de questão.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. Folgo com essa partilha de apreço, rrss


    Também assisti a um dos muitos concertos que promovem nas igrejas: achei lindissimo!


    Quanto à cerveja , falei nela, porque enm é bebida que aprecie...,mas lá foi sempre o que bebi, além da água, claro, rrs

    Bons e agradaveis passeios, CATARINA

    ResponderEliminar
  10. Caro LUÍS , não perca a esperança: eu já estive em situaçaõ de não ter dinheiro para comprar o bilhete do braco que atravessa o estua´rio do Tejo e esperei quarenta anos para ir ao Egipto e ao México , mas fui e a ambos em 2008.

    Eu creio desde o início que esse roubo será definitivo: nunca mais veremos um cêntimo seja sob que modalidade for!!

    Um abraço cordial

    ResponderEliminar
  11. rrsss pois e eu acredito rrss

    Te abraço, Táxi.

    ResponderEliminar
  12. Amiga, contar~lhe-ei uma estória verídica a respeito de viagens consideradas impossíveis quando estivemos juntas, rrsss

    Nunca perca a esperança, ELVIRA.

    Bom final de semana

    ResponderEliminar
  13. Em princípio vou até Praga em Junho, este post veio mesmo a calhar.
    bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  14. Também gostaria de ir lá mas o "tempo" não é muito para passeios tão alargados no espaço! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Penso que irá gostar muito: não conheço ninguém que não tivesse apreciado muito esta cidade linda.

    Beijinhos, RAÍNHA

    ResponderEliminar
  16. Tenho a vantagem de viver sózinha, rrss é -me mais fácil gerir os tempos....

    Um abraço grande, ROSA

    ResponderEliminar
  17. Era (É!) um destino que ainda não risquei do meu mapa de 'prioridades'.
    De avião NUNCA MAIS. Nem visitar o m/filho à Escócia.
    Quero morrer com os pés no chão e não de ataque cardíaco no ar, rsrsrs)
    São cerca de 2500 Km, de m/casa a Praga.
    Para férias faço 1200, dois ou três dias na ida e de "tiro" na volta.
    Quando a m/amante, leia MULHER, se reformar de vez (já está reformada do ensino oficial, mas continua... num colégio, no Porto; quero ver se não morre a falar para os "bonecos" - os alunos que me perdoem), posso concretizar um sonho.
    Sair de casa e só voltar depois de visitar os países que tenho em mente. Mas de comboio.
    É o que tenho como projecto realizável.
    vamos ver.
    Um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  18. Bom dia.

    Linda viagem...
    Cada lugar guarda grandes histórias!

    Muitas bênçãos.

    Beijos.

    (Que gracinha essa foto sua, com quatro anos!)

    ResponderEliminar
  19. Gostaria de conhecer Praga e outros países que têm o que se apreciar, na beleza e riqueza arquitetônica, cultura e tal...Conheço um pouco da Europa, como Lisboa, Porto, Londres, Roma...Ainda pretendo voltar um dia...a estes e a outros...
    Lindo o vídeo, muito importante o que você diz no texto, São.

    Um beijo,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
  20. Mas que horror tem de avião!! rrsss

    Já apanhou algum susto??

    Se quer viajar de comboio, tem um que parte de Sevilha e aí chega uma semana depois, após visitar Ronda e toda aquela região.

    E tamb+em pode fazer o circuito das capitais europeias em autocarro turístico...

    Espero que a sua mulher venha paea casa a tempo e posam viajar muito.

    Bom final de semana, JOSÉ TORRES

    ResponderEliminar
  21. AmAPOLA, o que mais gosto é de viajar, além de ler e de ouvir música.


    O meu grato abraço por gostar da foto, rrss

    ResponderEliminar
  22. Bem vinda, LÚCIA!

    Nesas cidades, felizmente, também já estive e gostaria de voltar a Inglaterra com mais tempo.

    Bom final de semana

    ResponderEliminar
  23. Querida amiga
    Meu Abraço de Paz e bem!

    Mãe do céu da terra e do mar
    Por favor,
    Ensina-nos o teu segredo
    Do Teu Amor
    Para que não tenhamos medo
    De apreender Amar!

    Meu abraço carinhoso para você!

    Se você for mãe Feliz dia das Mães !

    Maria Alice

    ResponderEliminar
  24. No meu cordial abraço, agradeço e retribuo

    ResponderEliminar
  25. Já estive lá no Verão, no Outono e no Inverno e em minha opinião, é uma das cidades mais bonitas da Europa.
    Diz-me quem lá vive que a melhor época para a visitar é na Primavera.
    Não sei se o Coelho me dará essa oportunidade...
    Um excelente fds amiga

    ResponderEliminar
  26. Olá, São!

    rÉ o que se chama passear sem sair de casa, assistir a este vídeo; que dá uma bela ideia da bonita Praga, cheia de personalidade recheada de belos monumentos.
    Fica aberto o apetite; depois é só a questão de ter que tratar das finanças...

    Bom fim de semana.
    Um abraço amigo
    Vitor

    ResponderEliminar
  27. Por acaso é uma cidade que me agrada muito. Fica relativamente perto, a viagem não é cara e vale a pena.
    Adorei os concertos de música clássica e não só, em grande parte das igrejas de Praga.
    Tive a sorte de la´ter estado no verão, o que é bem diferente do tempo que falas.
    Beijinho amiguita

    ResponderEliminar
  28. Em Praga vi tudo o que está no vídeo, mais o que descrevo ( e não descrevo) no texto: ver nas paredes das casas as marcas das balas de canhão e assistir a um estupendo concerto de música clássica numa das igrejas, por exemplo.Assim como um passeio de barco pelo rio.

    É realmente uma cidade encantadora.

    Um grande abraço, VÍTOR

    ResponderEliminar
  29. Concordo de todo. Das que conheço é Praga uma das mais bonitas, sim.

    Veneza é única, já se sabe, rrss

    Espero que vá lá então na única estação que lhe falta, meu amigo, rrrss

    Bons sonhos, CARLOS

    ResponderEliminar
  30. Eu apanhei um tempo muito bom tanto em Praga como em Cracóvia (Polónia) nesse Junho 2003.

    Mas no Inverno, com temperaturas muito abaixo de zero, não tenciono lá ir, não...rrss

    Ouvi um concero de música clássica numa igreja junto à ponte Carlos: foi magnífico!!!

    Bons sonhos, KIM

    ResponderEliminar
  31. Excelente apontamento. Venham mais como este... :)

    Beijos e um bom fim de semana.

    Olinda

    ResponderEliminar
  32. Em breve, terá um de uma cidade russa que achei linda!

    Beijinhos, minha amiga

    ResponderEliminar
  33. Vamos ver se consigo juntar uns euritos para ir lá um dia. Gostei muito do vídeo, para lá dos dias cinzentos. E daquele relógio azul e astrológico também já tinha posto foto no meu blogue, eheheh! Os vitrais também são lindíssimos...

    Obrigada pela viagem virtual, São!

    ResponderEliminar
  34. Mas aqui não mostra o mais interessante do relógio: quando batem as horas certas, há uma multidão em frente para ver abrir as portinhas e assistir ao desfile das figuras que aparecem.

    Se quiseres , podes ver no "SÃO".

    E acho bem que faças mealheiro, vais gostar.

    Bons sonhos.

    ResponderEliminar
  35. Eu nem vou dizer nada, apenas suspirar de saudade!

    Saudades... :(

    ResponderEliminar
  36. Junto aos teus ,os meus suspiros...

    Bom domingo.

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue