terça-feira, maio 01, 2012

1º DE MAIO 1974


Vivi  há trinta e oito anos o dia mais marcante e vibrante da minha vida enquanto portuguesa .

A emoção de poder viver em comunhão a alegria de um Portugal liberto da odiosa ditadura Salazar-Caetano é uma marca indelével na minha alma e no meu coração.

Jamais se apagarão de mim , as imagens tocantes desse dia memorável a todos os títulos: uma senhora chorando perto da Praça Marquês de Pombal, os sorrisos abertos e genuínos em todos os rostos, a leveza dos gestos.

E como (me) parecia impossível que nos arrastassem de novo a uma situação de sofrimento e falta de respeito pelos direitos básicos do ser humano!!

Mas lutaremos, pelo menos que não nos rendamos a modos de carneiros encaminhados ordeiramente e sem reacção para o matadouro.

As pessoas estão acima dos interesses e os seres humanos valem mais que os sacrossantos mercados!

Neste nosso Dia, o meu fraterno abraço!!

24 comentários:

  1. rosamarela gosta de cravo e canela

    ResponderEliminar
  2. Unha aperta no noso día :-)

    Antón.

    ResponderEliminar
  3. rrsss Também para ti, querido Antón, o meu abraço fraterno!

    ResponderEliminar
  4. Partilho essa memória de fraternidade e alegria marcantes.

    LUIZ

    ResponderEliminar
  5. Fico feliz por isso, rrss

    ResponderEliminar
  6. Rosaamarela deixa o seu abraço no Dia do Trabalho.

    ResponderEliminar
  7. O problema é que são os mercados que pagam os ordenados das pessoas. Portugal está num beco que ou se isola e fica orgulhosamente só, ou se submete e fica desorgulhosamente subjugado.

    ResponderEliminar
  8. mas eu creio, meu amigo, que existe alternativa; ainda não chegámos ao fim da História - o outro está enganado quando o afirma.

    Existem alternativas, de certeza.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Memorável esse dia à 38 anos, sim!
    Mais que nunca o mundo está pedindo revolução!
    Já é mais que tempo de todos os seres humanos serem verdadeiramente Seres Humanos!

    O meu abraço solidário, para ti e para todos que lutam pela dignidade humana!

    ResponderEliminar
  10. Que enorme alegria ver-te por aqui!

    E, concrdo, cada vez mais i mindo necessita de mudança!! E assim acontecerá, de certeza.

    Um abraço enorme, Irmão e Amigo.

    Volta sempreeee

    ResponderEliminar
  11. Uma vergonha o tugalismo em Telheiras!
    Abraço grande

    ResponderEliminar
  12. São,

    eu não quero parecer que sou defensor dos mercados. Para mim os grandes grupos económicos são simplesmente máfias.

    Mas, na minha opinião, a culpa da crise é essencialmente política. Foram os políticos eleitos que escolheram super-endividar o país e coloca´-lo na mão dos mercados em vez de proteger os direitos das pessoas. Claro que também foram os políticos que desregularam o mercado, permitindo o que se sabe hoje.

    ResponderEliminar
  13. Olá, amiga. Partilho com vc esse dia de memória e concordo com vc. As pessoas estão acima dos interesses e os seres humanos valem mais que mercadorias!Parabéns pelo post. Bjos e ótimos dias!

    ResponderEliminar
  14. Se as pessoas não se respeitam e se vendem por dez réis de mel coado...que esperam , depois, de quem detém o Poder, seja ele qual for?!

    Boa noite, LINO

    ResponderEliminar
  15. DANIEL, nunca me pasou pela cabeça que defendesses os mercados, rrss


    E quanto à análise que fazes , pois estamos em sintonia!

    Uma noite serena para ti.

    ResponderEliminar
  16. Querida CIDINHA, nem esperava outra coisa que o seu apoio.

    Mas infelizmente, os valores se inverteram, né?

    Um abraço apertado do lado de cá do mar.

    ResponderEliminar
  17. Não vivi o 1º de Maio há 38 anos. Nem sequer vi na altura imagens disso já que o sitio onde estava não tinha TV.
    De há muito que sempre vou para Lisboa neste dia e sempre vou ao desfile. Ontem não foi diferente. A unica diferença foi que esqueci o cartão da máquina fotográfica (na véspera tinha estado a passar fotos para o pc) e só me dei conta quando ia tirar as fotos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  18. Tomara que sempre haja quem tenha sabedoria para usar a liberdade conseguida a tão duras provas.
    Abraço

    ResponderEliminar
  19. Eu não gosto muito dessa constatação, mas sempre depois da noite vem o dia, mas logo se segue outra noite...

    ResponderEliminar
  20. Que pena ...ambas as cisas: não ter vivido aquel dia incomparável e ter ficado sem fotos agora!

    Bons sonhos, ELVIRA

    ResponderEliminar
  21. Oxalá assim seja, amiga, mas começo a ter sérias dúvodas, sabes?

    Um abraço forte, CLARICE

    ResponderEliminar
  22. E parce que a noite que se abate por aqui será bem de breu, Dona!

    Abraço enorme

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue