terça-feira, maio 15, 2012

ESPERANÇA




Comprometi-me a falar de esperança.

Que me passou pela cabeça para aceitar um desafio destes?

Como posso dizer seja o que for acerca de algo tão longe dos meus horizontes?

Será possível fazer renascer a esperança num projecto que, após escassos trinta e oito anos, está a ser destruído impiedosamente?

Esperança num sonho europeu desmoronando-se a olhos vistos, como?

Esperança no campo sentimental , para cúmulo.

Como pode nascer a esperança de um deserto de trinta anos, onde a pouca água que correu não passou de frágil miragem?


Até a inspiração me abandona face à secura de um terreno maltratado assim.

Mas como "a esperança é a última a morrer" e eu ainda vivo, tenhamos esperança que a Esperança um dia regresse à (minha) vida. 

54 comentários:

  1. Boa noite São,

    Li as suas palavras com o "coração ao pé da boca".
    O seu, e mesmo estando a meio do peito com a ponta virada para o lado esquerdo, continua a "pulsar", mas não no sentido da da sua mera existência, mas na outra.

    Fomos concebidos(as) para amar e ser amadas, e isso, é lei.
    Mas, quando vivemos um oásis, mesmo que, por vezes, com falta de água, porque não há situações nem pessoas perfeitas, e num dia, num inexplicável dia, ele acaba, se extingue, e vira deserto, nasce a NOSSA SECURA, o nosso SARAH.

    E depois estamos atentos a tudo o que se passa à nossa volta, até, em demasia, e ouvimos e vemos, e saímos e viajamos, e dizemos que isto não está bem, deveria ser assim e assado. Faz-nos falta esta terapia, a do diz que disse, ou disse mesmo. É preciso preencher e enganar o tempo e à noite faz-se o balanço do "delírio".
    E depois temos, sempre, um séquito, que mesmo não estando, sempre, de acordo connosco, dizem amem e afundam mais, para estarem ou parecerem, que estão na nossa onda. Noutros mares, envergam outros fatos, e já não são os tais amigalhaços, são outras pessoas e já são, politicamente, corretos. Já não parecem tão coniventes e tão "revolucionários". Bem, dança-se, conforme a música, E o nosso ego cresce, quando, aparentemente, falam a mesma língua que nós, mas ai o vazio, aquele vazio, que nos faz falar de tudo e de nada.

    A vida e os acontecimentos que nela se desnrolaram, moldam, atiçam, revoltam, tornam as pesoas frias, directamente proporcionais, às suas amarguras.

    FREUD TINHA E TEM RAZÃO.

    Ninguém pode dar um beijo, se recebeu uma estalada, mesmo que fosse sem mão.

    QUE, RAPIDAMENTE VENHA A ÁGUA, e que se faça rio, sem foz.

    Beijos de muito apreço.

    Não é para refetir, é para sentir e interiorizar, caso entenda.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Mila!

    Que mais lhe posso dizer senão que até concordo consigo?

    Vazia não me sinto e luto por aquilo que sempre acreditei : que os seres humanos são todos iguais e que antes de tudo é isso que somos.

    Também tenho consciência de que há quem dance segundo a música. Aprendi à minha custa essa verdade. Aliás, como aprendi tudo.

    Creio que estar sózinha há trinta anos tem uma razão de ser e que alguma responsabilidade(senão muita) me cabe.

    Mas continuo a ter como lema : prefiro estar só do que mal acompanhada.

    E , vá lá, não percamos a esperança: alguma coisa de bom ainda viverei, rrss

    Um abraço estreio e longo, com afecto.

    ResponderEliminar
  3. O seu texto tocou-me. Porque como dizia o poeta ninguém é uma ilha e viver como tal deve ser muito doloroso.
    Então tenhamos esperança que do mar de gente que a rodeia saia alguém especial que lhe dê outro sentido e sabor à vida.
    De resto falar de esperança, nesnte momento e neste País é tarefa árdua.
    Um abraço e tudo de bom

    ResponderEliminar
  4. Amiga, pois o drama maior é esse: nada há, actualmente, que estimule esperança , que nos veja ver uma luz -míma que seja - ao fundo do túnel, tudo está cinzento a necessitar mais que urgentemente de umas vigorosas pinceladas de verde!

    Viver sózinha tem muitas vantagens, mas por vezes cansa, realmente.

    O meu grato abraço pelos votos.

    ResponderEliminar
  5. *
    Como pode nascer a esperança de um deserto de trinta anos, onde a pouca água que correu não passou de frágil miragem?
    ,
    aqui fica a realidade do
    pós-vinte e cinco de abril !
    ,
    meditem nas palavras da São,
    obrigado.
    ,
    conchinhas sem esperança,
    deixo.
    *

    ResponderEliminar
  6. Meu querido Zé, sem esperança estamos, infelizmente!

    Mas, ainda assim, temos que continuar lutando pelo que acreditamos: o ser humano tem direito à liberdade e à dignidade!

    Não caiamos passivamente, ao menos.

    Um abraço paertado.

    ResponderEliminar
  7. E eu com esperança que essa esperança nos deixe, finalmente, caminhar.
    Mil beijinhos, querida amiga.

    P.S: deixo-lhe um link de um blogue que gostaria que visitasse.:)
    1diaatrasdooutro.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Lindo texto, tocou-me.

    Um grande abraço :)

    ResponderEliminar
  9. Eu, sim.
    Tenho esperança... de que meus familiares não me levem para o jazigo de Família, mas sim, para as chamas, para as profundezas do inferno, porque neste céu, estou desiludido e onde já morreu a minha esperança de ver a felicidade entre os povos e em particular no meu País, onde não existe Justiça, pão para todos e os nossos governantes chamam-nos de piegas e a falta de emprego é considerada uma oportunidade.
    Paz à minha alma, por tudo quanto pequei...
    Amiga são, um Beijo deste teu amigo

    ResponderEliminar
  10. São, lindo lindo o seu texto, e é uma triste realidade até a esperança que é a ultima a morrer, já nos ter abandonado, e é tão difícil fase-la renascer. Como eu conseguir apagar as letras de verificação lá do meu blogo, tenho que pedir a alguém que o saiba fazer.

    Um abraço,
    José

    ResponderEliminar
  11. Também tenho uma esperança, é amiga de infância!... rsrs a outra anda pelas ruas da amargura!!!

    ResponderEliminar
  12. Não pode esquecer que Portugal uniu o mundo e serviu como ponto de convergência de continentes. E é muito possível que consiga ainda um feito impensável: a fusão da Espiritualidade, com a Ciência e com a Arte.
    É muito provável que Portugal – na sua dimensão territorial modesta – ainda dê contributos gigantes e preciosos ao mundo. Não só é possível, como é matematicamente explicável, pela lógica dos grandes ciclos planetários.
    Mas até esse auge acontecer de forma inequívoca, ainda terão que dobrar o atual desafio.
    Adamastor foi vencido!! (rs*)
    Sou bastante otimista e sinto que Portugal sai dessa.
    Boa semana!! Beijus,

    ResponderEliminar
  13. Minha querida NINA, apesar de tudo, temos que acarinhar a esperança. Como lhe tenho dito, estamos em passagem de ciclo ...

    Já lá fui e deixei comentário,tendo esperança (rrss) que seja o que me indicou, pois há vários.

    Beijinhos para vós, lindinha.

    ResponderEliminar
  14. Um terno e grato beijo, RAÌNHA...e mais parabéns! rrss

    ResponderEliminar
  15. A esperança não se cinge só ao campo sentimental, creio. Nem a da blogagem, nem a que temos (ou não) na vida...

    Mas não me identifico nada com o teu texto, embora partilhe algumas (muitas) das tuas revoltas: se baixamos os braços e nos deixamos levar pelo desalento, então é que não há nada a fazer. Nem por nós, nem pelo nosso pais, nem pelo mundo...

    Chama-me otimista, desmiolada, o que quiseres, mas estes pessimismos lembram-me os lamentos do fado e o modo de estar de um povo, que nada faz para mudar o seu destino! E depois chora, porque o desejado futuro risonho não lhe caiu do céu aos trambolhões...

    Beijocas, São, e sobretudo anima-te! Temos muita luta pela frente...

    ResponderEliminar
  16. Concordo contigo.

    Pelo que vejo, deves ser como eu, que não leio os comentários/respostas anteriores, rrrsss

    É que aquilo que dizes está na linha da resposta que dei ao meu querido POETA EU SOU(ZÉ).

    Podes contar comigo sempre para a luta, linda.

    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  17. ZÉ, meu querido amigo, meu Deus...vamos lá: ãnimo!

    As coisas vão melhorar, de certeza: estamos em mudança de ciclo!

    E estas criaturas, crê, não ficarao impunes, não!

    Um abraço com muita amizade te dou.

    ResponderEliminar
  18. JOSÈ, para retirar as letras é só ir às Definições e clicar no "não".


    Mesmo com a esperança quase em estado comatoso, temos de ir para a frente, porque se paramos, é que acaba tudo, meu amigo.

    O meu grato abraço.

    ResponderEliminar
  19. rrrsss Pois eu nem essa tenho, imagine rrrssss

    Mas a outra ainda há-de realizar-se embora , como dizia Durão, "não sei é quando"

    Tudo de bom, RUI

    ResponderEliminar
  20. Querida LUMA, sim, estamos na transição de um ciclo planetário e o tempo não é linear, mas sim espiralado.

    Esperemso que Portugal consiga ser grande de novo, mas este tempo de escuridão vai deixar marcas!

    Um enorme abraço.

    ResponderEliminar
  21. Oi São.
    Mestre Millôr Fernandes, falecido recentemente, observou: "o desespero eu aguento, o que me mata é esta esperança". A constatação, à primeira vista de um niilismo atroz, serve para nos lembrar o quão difícil é cultivar a esperança, especialmente em meio a procela como a que se abate sobre a economia européia. Não é uma tarefa para jardineiros descuidados e de espírito fraco; dá vontade de desistir e entregar tudo às ervas daninhas. Mas, diz a sabedoria popular, oportunamente referenciada por você, a esperança é a última que morre, - e nós ainda estamos vivos. Portanto, vamos à luta com pá, enxada, ancinho e regador. O jardim requer cuidados.
    Beijo, jardineira d´além mar.

    ResponderEliminar
  22. Que saudades eu tinha de o ver !!!

    Admiro muito Milôr Fernandes, muito.

    Nós aqui , efectivamente, temos de jardinar com muita paixão e perseverança.

    Creio que tudo se resolverá...não sei é quando nem com.

    Um abraço bem grande, meu amigo

    ResponderEliminar
  23. Temos de fazer a esperança acontecer!
    Abraço

    ResponderEliminar
  24. Nem temos outra saída, não é?

    Bom serão.

    ResponderEliminar
  25. Quando li o tema estava passando por um momento muito delicado e triste,cheguei até a me perguntar:Como vou falar de esperança assim?!
    E aí os dias passaram e pude ver o quanto de esperança há em mim em conseguir superar uma grande perda e ir em frente com meus sonhos e vida.
    Aí está o significado da esperança!
    Abraço,=)

    ResponderEliminar
  26. A vida sempre é feita de avanços, nunca recua...quando muito para!

    Um abraço solidário pela perda.

    ResponderEliminar
  27. E há-de chegar, minha amiga!
    Tenha uma noite feliz

    ResponderEliminar
  28. Olá, São!

    O acreditar e ter esperança, nem sempre têm base que as sustente: é muitas das vezes e para muita gente um puro acto de necessidade, talvez que inconsciente,porque o viver sem elas torna a vida mais difícil.

    Corajosa tua "confissão", dita duma forma muito franca e aberta, para além de bem escrita.

    Um abraço amigo
    Vitor

    ResponderEliminar
  29. Tenhamos essa esperança então, meu amigo.

    O meu grato abraço, Carlos.

    ResponderEliminar
  30. Sim, a esperança é algo de irracional, que vai para além do que se sustenta ba realidade.

    E á última a morrer , porque sem essa expectativa de algo melhor do que o presente a vida, em algumas ocasiões seria impossivel.

    O meu abraço reconhecido, caro amigo VÍTOR.

    ResponderEliminar
  31. O 31º a comentar
    Tantos amigos farão
    que te renasça esperança

    (a propósito, dei-me conta de minha tão longa ausência...)

    ResponderEliminar
  32. Querida São

    É realmente um desafio de esperança nos tempos que correm. Mas como bem disse, ela é 'a última a morrer', portanto é sinal de que ainda existe alguma esperança...algures.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  33. Eu também já me dera conta da longa ausência, como imaginas, rrss

    Esperança ? Tenho pouca e muito combalida, mas reverdecerá.

    Bons sonhos, ROGÈRIO

    ResponderEliminar
  34. Sim, muito algures....muito algures, mas ainda não morreu de vez,

    Amiga, um grato abraço

    ResponderEliminar
  35. Querida amiga São,


    Um texto exato na medida dos sentimentos e com a razão também. Contudo, é como reza o ditado " A esperança é a última que morre". Estamos vivas, graças a Deus, e morreremos com ela! Quando lamentamos sua perda, ainda assim sabemos que há sempre uma semente de esperança dentro de nós. O que lamentamos são as situações que nos desanimam tremendamente e que com isso a sentimos distante e/ou até Inalcançável



    Beijos com carinho amiga querida!

    ResponderEliminar
  36. Olá São,
    há razões que o própria razão desconhece. E essas razões vêm do coração.

    Compormetermo-nos a falar de algo que está em defice na nossa vida é darmos saciar a sede de um coração necessitado.

    Deposito muita esperança em Portugal, nos portugueses, na humanidade e no mundo em geral. Estamos descobrindo nova forma de olhar o mundo!
    Beijinhos aqui do continente.
    Rute

    ResponderEliminar
  37. Tens esperança sim, minha Irmã! O facto é que continuas aí lutando, persistente. Denunciando as vilezas deste mundo.
    Isso é esperança!

    Um grande abraço de esperança e amor

    ResponderEliminar
  38. São, como eu a compreendo. :)
    É difícil ter esperança nos dias que correm, com todos os contratempos e situações negativas que vemos à nossa volta, mas por outro lado, sem ela, acho que perdemos totalmente o ânimo!
    Eu ainda vou tendo esperança, apesar de tudo. Preciso dela para continuar a minha luta.
    Bjs

    ResponderEliminar
  39. Esperança é sempre melhor do que fé. Porque no fundo sabemos que há vida em todos os desertos. Às vezes creio que ela seja até mais existente que o amor. Ou que seja ele em forma de cerebral.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  40. Sarinha, doce amiga, tem razão mais uma vez: a esperança resiste nem que tenuamente...mas as situações não nos dão motivo algum para a fortalecer , não.

    Um estreito e longo abraço, minha querida

    ResponderEliminar
  41. Bem vinda, RUTE!

    Pois , o mundo está em plena transição de ciclos e mudará, ce certeza.

    Mas como todos os partos(mesmo os melhores) é doloroso...

    Um beijo

    ResponderEliminar
  42. Irmão meu, mesmo com a esperança quase no negativo, temos de lutar : devemos cair de pé!

    Abraço saudoso , meu bem

    ResponderEliminar
  43. Esperança, CLÀUDIA, é coisa que se recusa terminantemente a morrer de vez : pode estar em agonia, mas vai sobrevivendo!

    Considero que, mesmo sem esperança( ou pouquinha), temos o dever de lutar por aquilo que acreditamso.

    Como alguém escreveu : a honra não está na vitória , mas sim na luta.

    Um abraço grande

    ResponderEliminar
  44. Tens razão, ma belle : os desertos têm sempre vida!

    Amor não é coisa de que eu possa falar muito. Ou até posso, porque considero a amizade a sua mais pura forma.

    Esperança ,acaba por ser aquilo que, realmente, nos dá perseverança.

    Beijinhos e abraços, CLARICE

    ResponderEliminar
  45. Olá, São querida
    "O que me importa o tempo e o espaço,
    Se trilhei caminhos orvalhados
    Em busca do calor do teu abraço?"
    (Auxiliadora)

    A Esperança está... a gente é que volta pra ela... ou não... Ela é paciente!!! Suscinto e lindo o seu post!!!


    Concedei-lhe, ó Deus, prodigamente, o ORVALHO DO CÉU...
    Até o próximo mês, se Deus quiser!!!
    Abraços esperançosos de paz

    "Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo
    imperdível, ainda que se apresentem dezenas
    de fatores a demonstrarem o contrário."
    Fernando Pessoa.

    ResponderEliminar
  46. Esperança acaba sempre por resistir.

    No meu grato abraço, retribuo seu voto.

    ResponderEliminar
  47. São,
    a organização está a cargo de 3 pessoas apenas: Rô, Luma e Rute. Por favor, verifique seus comentários, pois nós as 3 comentámos sim.

    A Regina é membro honorário. Ela pertenceu à BC do ano passado mas este ano não pode ser organizadora ativa. Por isso, incluimos ela com carinho no selinho mas não tem obrigação de entrar no circuito de comentários.

    No entanto, ela está comentando alguns blogs de livre vontade. Mas amor não se cobra.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  48. Nem amor nem boa vontade nem nada disso e não foi essa minha intenção, de todo.

    Obrigada pela vinda.

    Bom final de semana

    ResponderEliminar
  49. Olá, São!

    Gostei do seu texto... Das suas reflexões... É natural que ao nos depararmos com a realidade fria das adversidades, deixemos de acreditar em dias melhores... Mas, a vida é dinâmica, e não há bem que dure e mal que não se acabe... A esperança é o lenitivo que nos ajuda a fazer a travessia. Pense positivo, creia, tudo pode mudar, através da simples decisão de se mudar o pensamento.

    Grande abraço
    Socorro Melo

    ResponderEliminar
  50. Obrigada por gostar do texto.



    Eu tenho alguma esperança, mas está muito debilzinha, a pobre, porque o mundo está em transição e não estou vendo nada de realmente positivo para que a mudança se realize pacificamente.

    Mas a Entidade Suprema em que creio nos iluminará.


    Um forte abraço, Socorro

    ResponderEliminar
  51. Não deixe que a esperança a abandone, resgate-a! Ao que já é fato, resta apenas a esperança já que a resignação não satisfaz ou satisfaz pouco. (e a poucos).

    Portugal é uma país belíssimo, tem lindas riquezas naturais, um clima ameno muito agradável na maior parte do ano e a culinária mais saborosa do mundo! Um verdadeiro paraíso... E não vai se diluir nem em 100 anos de sombra e pessimismo, porque há muita arte, muito intelecto e muito primor pelo bem feito para ser mostrado pelos portugueses ao mundo. Tenhamos fé. Portugal está no meu coração.

    Um grande abraço,

    Michelle

    ResponderEliminar
  52. Bem vinda, MIchelle!

    A esperança. como sabe, nunca morre de vez, rrsss...mas, realmente, neste momento está muito desfalecida.

    Mas como o planeta se encontra no período de transição entre ciclos, haverá marcante mudança. sim.

    O meu reconhecido abraço.

    ResponderEliminar
  53. Oi São! Não perca a esperança não... Não há alegria que para sempre dure e nem sofrimento que perdure! Tudo passa e dias melhores virão! Obrigada por sua visita no Avaliando a Vida por ocasião da BCAP! Bjks Tetê

    ResponderEliminar
  54. Nada há para agradecer, TEtê, mas gostaria de a encontrar sempre por aqui.

    A esperança não morreeu, mas está bem doentinha face a esta situação europeia, sabe.

    Um abraço.

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue