terça-feira, abril 17, 2012

POESIA : HERBERTO HELDER

34 comentários:

  1. Hoje, não sei se as crianças fazem projectos para quando crescerem

    ResponderEliminar
  2. Belo post, mas tenho o receio do Rogério.

    LUIZ

    ResponderEliminar
  3. Senti vontade de te oferecer o calor do sol e o brilho das estrelas.
    Mas pensando bem, prefiro agradecer tua amizade e dizer que você é meu presente,
    um ser iluminado que consegue trazer ao meu mundo grande carismae alegrias.
    Você realmente representa a palavra " AMIZADE " É belissimo ter vc comigo !
    Seu carinho e sua amizade me faz muito bem.
    Muitas bençãos e vitórias pra você nessa semana.
    Que Deus guie seu caminho hoje e sempre.
    Carinhosamente te desejo uma semana de paz e na luz.
    Beijos no coração.
    Evanir.

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente acho que o Rogério tem razão. O facto das crianças de hoje terem tudo, torna-as menos responsáveis e mais dependentes.

    Beijinho,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  5. Rosamarela receia que o facto de terem tudo prejudique as crianças, mas receia também que o facto do Governo estar a retirar tudo as prive de sonhar o futuro.

    ResponderEliminar
  6. ... e se fizerem projetos, terão eles o bem da humanidade em geral ou da sua comunidade em mente?

    ResponderEliminar
  7. Uma lógica infantil poética, mas longe de qualquer semelhança com a realidade... :)

    Quanto a Herberto Helder, só li um livro dele, tenho outro em stand by - o difícil é encontrá-los à venda. Nenhum deles de poesia, note-se!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  8. pois concordo com a Teté....
    nunca li nada deste autor!

    ResponderEliminar
  9. rosamarela tem orgulho no peito dela

    ResponderEliminar
  10. Não seria melhor ter na inteligância?

    ResponderEliminar
  11. Um dis seremos de novo crianças

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Penso que fazem sempre. Embora haja quem assuma que lhes quer cortar os sonhos!

    Bom resto de dia, RoGÉRIO.

    AH, achei o teu livro lindo , muito interessante.

    ResponderEliminar
  13. LUIZ, se as crianças não sonharem , quem sonhará?

    Agora , está amis complicado, mas...

    Fica bem

    ResponderEliminar
  14. EVANIR, meu bem, Deus a proteja.

    ResponderEliminar
  15. Como o Tempo, que tão bem cantou no seu recente poema, penso que tudo possui uma certa dualidade.

    Acho que deverá haver sempre equilíbrio na educação das crianças.

    Um beijo, ANA

    ResponderEliminar
  16. Assino por baixo, ROSAMARELA

    ResponderEliminar
  17. Minha linda; todos os grandes assassinos e todos os grandes bnfeitores foram crianças: quem sabe o que se passou naquelas mentes e naqueles corações?!

    Beijinhos, CATARINA

    ResponderEliminar
  18. Nunca li nada dele...

    A lógica infantil é por vezes mais coeerente que a nossa, rrss

    Bom resto de tarde, TetÈ

    ResponderEliminar
  19. Olá, ESTRELA!

    A imitação da infãncia por adultos é sempre pífia, rrss

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. penso que a maior parte de nós gaurda sempre algo da infãncia...

    Beijinhos, MAR ARÀVEL

    ResponderEliminar
  21. Amiga e Companheira
    As crianças deixam-nos por vezes sem palavras...elas detém uma sabedoria que depois lhes é sufocada com tantos condicionalismos até que chegam á castração - salvo seja... - pretendo dizer sobre a tal sabedoria.
    Herverto Helder é um caso raro de dar voz ao penamento absoluto em plena liberdade e sentimento. Gosto muito dele.
    Abraço e convidoa a comer uma fatia de bolo - não pelo meu aniversário porque Agosto ainda vem longe,...mas pelos 4 anos desde que me meti nesta aventura..mal eu sabia onde me iria meter....
    Penso que isto é mesmo apenas para resistentes, mesmo que essa resistência seja agora mero hábito criativo.
    Abraço-a minha amiga e deixo um beijo terno
    Sempre..
    M.
    ESPAVO!

    ResponderEliminar
  22. Oá São,

    Li e reli a frase de Herberto Helder e são várias as interpretações possíveis, em minha opinião.
    As flores grandes, os importantes, os poderosos fazem "madades", portanto há vento.
    Quando ele, criança, cortar as tais flores grandes, a paz, a igualdade, a fraternidade e a liberdade(lema da Revolução Francesa) existirão, de facto.
    Quem proferiu a frase, sabe decerto, o que quis dizer. Nós interpretamo-la, à nossa maneira.

    Uma sugestão, São: os comentários, em folha inteira, não serão mais acessíveis para lermos os seus textos e vermos fotografias.
    Eu tive de voltar duas vezes, ao pensamento escrito.

    Passei agora pelo seu blog, onde se encontra o meme, que, agradavelmente, lhe passei.
    Gostei das suas respostas. Decidas, sucintas e directas.
    Eu não sei ser assim. Sou "melosa" e muito lírica.
    Agradeço, mais uma vez, a sua participação.

    Beijos de muito apreço.

    ResponderEliminar
  23. Este fds a "Pública" trazia uma entrevista muito interessante com o filho, o Daniel Oliveira

    ResponderEliminar
  24. As crianças sonham e sonharão sempre, felizmente. Coisas poéticas, impossíveis, grandiosas, que a vida lhe ensinará serem irrealizáveis. Ainda bem que continuam a ser crianças...

    ResponderEliminar
  25. AVE.LYS

    Querida Amiga e Companheira, como lhe agradecer o convite e, mais ainda, a resistência?!

    Mo meu fraterno abraço, o desjo sincero de que a Paz esteja sempre no seu caminho.

    NAMASTÉ!

    ResponderEliminar
  26. Herberto Helder conheço mal, mas gosto do que sei dele.

    E tenho grande apreço por seu filho, o jornalista Daniel Oliveira.

    O mal é mesmo esse: não se saber educar equilibradamente as crianças ...

    Amiga e Companheira, (e)termo abraço.

    NAMASTÉ!

    ResponderEliminar
  27. Bem vinda, MILA!

    Fiquei surpreendida: a janela de comentátros está em formato pequeno e estou a respobnder-lhe vendo Cavaco.

    Foi com prazer que respondi ao desafio, embora em duplicado( não sei como, a primeira vez perdeu-se).

    è, realmenre, característica min ha ter enorme poder de síntese e apanhar de imediato o cerne das questões. Como tudo, tem aspecyos positivos eoutros nem tanto...

    Quantp à frase de Herberto , concordo: dá azo a doversas leituras. Mas não essa possibilidade o mais fascinante? rrss

    Um abraço amigo

    ResponderEliminar
  28. Aprecio muito Daniel Oliveira, mesmo! Infelizmente , do pai só conheço textos esparsos.

    Boa Tarde, CARLOS

    ResponderEliminar
  29. Totalmente de acordo, TERESA.

    Só que nestes dias tão complicados, muitas crianças já não vivem , infelizmente, um infãncia afastada de proplemas bem graves.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  30. Querida Amiga São

    Vim de novo aqui para lhe dizer que não sabia que o Daniel Oliveira era filho de quem era....
    só sei o que vejo e pouco na tv - sabe que nunca mais comprei jornais ou sequer qualquer revista....e na net não pesquiso senão algo que tenho duvidas...se bem que por vezes fico na mesma.
    MAs que rico menino esse, também acho.
    Não comentei o seu poema em cima, porque certamente virão muitas mais pessoas e eu pretendo ficar por outras paragens sem muita visibilidade...assim parece que morri, o que é bom para mim...
    Mas achei o poema lindo, muito consciente e sábio. Não esperaria outra coisa vinda a inspiração de "quem" vem - Maior.
    Também não comentei o imediatamente abaixo, porque me lembro logo da fraca pensão que nem lhe deve dar para as despesas e certamente deveria ter de mexer nas economias.... - o que eu me ri com aquilo! e depois o que senti foi ainda pior! Penso que entenda a razão do meu afastamento e mesmo assim sempre vou vendo os noticiários que a cada dia que passa me vão dando igualmente mais vómitos!
    Assim sendo, o que eu posso fazer é criar sempre qualquer coisa que me dê prazer...
    e o que é facto é que a escrita me proporciona isso, e por vezes me faz rir, como o comentário que agora lhe deixei....
    tenho dias assim...
    e outros que me apetece igualmente andar por aí aos tiros...mas infelizmente não nos meus pés, mas porque os elefantes estão todos com os "tratadores" e pouco se mostram...
    Deixo o meu BEM HAJA e um enorme beijo da sua amiga de sempre...
    M.

    ResponderEliminar
  31. Minha querida M. sabe que eu não consigo, infelizmente, alcançar esse seu desprendimento e o consequente afastamento de todo este mar de lama em que nos estáo afundando.

    Tenho que ir escrevendo algo sobre o que sinto, senão corro o risco de entrar em insanidade.

    Os elefantes caçados por um rei que matou o irmão com um tiro e cujo neto deu um tiro no proprio pé aos 13 anos são a provada prova de que determinadas criatuars jamais aprenedem e de que o cinsimo campeia.

    Mas estamos em transição, pelo que estes desastres são tristes , mas não surpreendentes.

    Companheira, um abraço estreito , com muito carinho.

    NAMASTÉ!

    ResponderEliminar
  32. Querida São

    Esse episódio que até me deu vontade de rir, foi porque senti me sopraram ao ouvido para que o escrevesse mas era em sentido figurado..
    porque cada vez há mais gente a dar tiros nos pés, onde o mote da caçada, dveria ser os elefantes....entende?
    Mas quando eu ouvi isso enquanto lhe escrevia, dei umas valentes gargalhadas, porque como vivo praticamente em silêncio e tento desprender-me do que ouço e vejo que me causa náuseas e cólicas de barriga - os nervos que de quando em vez se seltam também me dão-me para isso - não é menos verdade, que embora não viva numa redoma, tenho ganho algum traqyejo, ou estaleca, para poder enfrentar certos acontecimentos. E parecendo que não, no silêncio sempre se ouve melhor o que o invivel nos diz e também tem a sua graça dentro da GRAÇA que vêm alcançando...já que todos em todos os patamares estão em evolução.
    Outro beijo enorme para si...e por favor, as coisas vão ficar piores não vá perder a sua sanidade porque a escrita aumenta por vezes o stress! Dê atenção a isso e aos comentários mais aguerridos que deixam e lhe podem causar um maior volume de indignação - pela melhor das hipóteses.
    Lembre-se que "os cinzento" estão sempre á espreita, de criarem situações e trazeremnos pessoas que eles já conhecem, e utilizam, para nos "fazer saltar a tampa"! - como na gíria.
    É apenas para seu bem que refiro isto. Se fosse outra pessoa perceberia que estava a dar pérolas a porcos, como dei tantas....

    Sempre...
    Com ternura
    M.

    ResponderEliminar
  33. MInha querida, grata pela sua amizades e pela sua sabedoria.

    Eu bem tento, até para meu bem, estar afastada desta onda - que vai pioras, infelzimente.

    Enfim...

    Um longo abraço, Companheira bem mais avaçnada do que eu!

    NAMASTÉ!

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue