terça-feira, abril 03, 2012

TEMPLOS, PORTAS DE COMUNICAÇÂO



" A igreja, isto é, o templo, era - só podia ser um veículo, um ascensor para comunicar com o mundo superior, uma cápsula para viajar da terra ao céu. E isto não tinha nada a ver com a religião católica.

Quantos templos cristãos não foram fundados sobre ruínas de templos pagãos? Foi o divino que sempre ali esteve, independentemente do deus particular a que oficiavam os sacerdotes, era um local de comunicação, uma porta entre universos."

 RAFAEL SANTOS

34 comentários:

  1. Gosto do título. Faz todo o sentido.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Folgo que te agrade.

    Bons sonhos.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com Rafael.Diz-me onde é o templo.

    LUIZ

    ResponderEliminar
  4. Está escrito, mas repito: Monserrat, Espanha.

    Escolhi-o de propósito porque la Moreneta, padroeira da Catalunha, é Isís com Hórus sentado no regaço.

    Além disso, no círculo defronte da entrada do templo as pessoas tocam a o solo para saudar a Terra e erguem os braços para saudar o Sol, rrss


    Bons sonhos.

    ResponderEliminar
  5. hoje em dia acho que podemos ter fé sem irmos à igreja....está tudo no nosso coração!

    ResponderEliminar
  6. Sempre pidemos dispenasr intermediários e igrejas.

    Porque, realmenet, tudo está no nosso coração.

    Só que , durante séculos, quem assim era suspeito de pensar ardia em vida, depois de torturas infindas e cruéis, nas fofueiras da católica Santa Inquisição.

    Feliz e renovadora Páscoa, em boa companhia.

    ResponderEliminar
  7. Olá querida São,

    E a quem o diz?
    Igreja é uma palavra de origem grega e que significa assembleia, reunião. Então, poderá ser em qualquer lugar.

    Boa semana.
    Grata pelo seu comentário.

    ResponderEliminar
  8. .

    .

    . assertivo . e "uma porta entre universos" .

    .

    . in.dependente.mente de cada origem . sinto.me sempre bem em quais.quer templos que visite . pela paz que me transmitem . pela arte que Lhes está implícita . pela comunicação em linha recta . com o nosso Deus .

    .

    . querida amiga São . desejo.Lhe uma Páscoa feliz e ampla.mente renovada .

    .

    . um beijinho muito amigo .

    .

    . paulo .

    .

    .

    ResponderEliminar
  9. Bem vinda, EMÍLIA!

    A fé está em nós e o amor também assim como o divino, que tudo abarca.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. PAULO, meu amigo de há tanto tempo, estamos em sintonia: o divino é aquilo que nos une para além das várias formas que a Humanidade lhe empresta.


    Que a sua Páscoa seja de amor, paz e renovação junto de quem (o) ama.

    ResponderEliminar
  11. Olá São,

    Olhe, nem eu.
    Só posso ter sido eu, que em vez de clicar no publicar, cliquei no eliminar. Não vejo outra razão, para o desaparecimento do seu comentário feito há dias.
    As minhas desculpas. Já lá está o que fez há pouco, cujo conteúdo é o mesmo, que o "desaparecido".
    Ninguém mexe no meu blogue, a não ser eu.

    Beijinhos e Boa Páscoa.

    ResponderEliminar
  12. Emília, bem haja pela sua delicadeza!

    jamais pensaria que me tivesse excluído de propósito, só que no facebook , por exemplo, desapareceu(me) do mural um vídeo com uma agressão da polícia a uma senhora na Greve Geral...

    Páscoa doce e terna.

    ResponderEliminar
  13. Por mim não gosto de portas!
    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Desde que estejam abertas, gosto...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Há um único Templo: o Universo, ou o Cosmos (o que se conhece - ou pensa conhecer - e o que ainda nem sonhamos). Os outros, são templozinhos. Capelas. Brinquedos.

    ResponderEliminar
  16. Olá São,

    Sinto-me mais leve dadas as devidas explicações, à sua pessoa.
    Já fui ver na Publcidade não Solicitada, mas não está, portanto, fui eu, que o eliminei em vez de o publicar.
    Desapareceu-lhe um vídeo do Facebook? Que estranho! Eu não tenho Facebook, por opção, mas é tão esquisito, o que me conta e em que acredito.
    Censura? Mas, isso já acabou, não?
    Eudigo o que entendo, não aquilo, que me vem à cabeça, obviamente.
    tem de haver regras na vida, senão tínhamos uma anarquia, mas que as pesssoas possam dar as suas opiniões, civilizadamente, não vejo inconvenientes.

    Beijos, com estima.

    ResponderEliminar
  17. Claro, MONTE CRISTO: estamos em sintonia perfeita!

    E como o divino está em cada pessoa nem de intermediários necessitamos!!

    Bons sonhos.

    ResponderEliminar
  18. Viva, EMÍLIA!

    Eu não gosto de facebook: aúnuca vantagem é que avisa dos aniversários das pessoas com antecedência e nos permite contactar rapidamenet. De resto, não lhe acho piada nenhuma e prefiro infinitamenet mais os blogues, por todos os motivos.

    Não sei se houve censura, mas o vídeo desapareceu!!

    Uma boa noite para si.

    ResponderEliminar
  19. Os templos são portos de abrigo para as almas, não lhe parece, amiga?
    Tenha uma boa noite

    ResponderEliminar
  20. Los templos guardan algo misterioso que nos pone ante la presencia de Dios,cada vez que entramos en ellos.

    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  21. Olá, São!

    Interessante tema; histórias dessa há várias, e em vários sentidos: O lado vencedor sempre fazia por apagar os vestígios do lado vencido - uma outra forma de guerra e de vingança;mais primitiva mas não assim tão diferente da de tempos bem mais recentes...

    Um abraço amigo.
    Vitor

    ResponderEliminar
  22. Muito interessante. Perspectiva que, aliás, partilho.

    Beijinho, amiga.

    ResponderEliminar
  23. Não me custa responder afirmativamente, Carlos!

    Gosto de entrar em templos(não importa de que religião) e sentar-me um pouco em silêncio e oração.

    Porque o Grande Espírito é só um...

    Bons sonhos, meu amigo

    ResponderEliminar
  24. Bienvenido, RAFAEL!

    Concordo inteiramenet, sem dúvida.

    Esperando o regresso, deixo o meu abraço.

    ResponderEliminar
  25. Tens razão, infelizmente.

    Como se Deus fosse propriedade de alguém....

    E se já era uma tontice, embora parcialmente justificada pela época histórica...agora, então, é que não há justificação nenhuma!!

    Bons sonhos, amigo VÍTOR.

    ResponderEliminar
  26. rrrsss Somos já tr~es a partilhar e eu gosto da tua companhia.

    Bons sonhos, ANITA

    ResponderEliminar
  27. Duvido que agora arrisquem a ter caixa de esmolas, desaparecerão antes que o padre diga ámen.

    ResponderEliminar
  28. rrsss Desta vez concorddamos em toda a linha!

    Come muitas amêndoas, rrss

    ResponderEliminar
  29. Querida São, Companheira

    Preferi vir a este post porque o de cima não tenho nada a ver e se me permite tráz lá o nome de Deus que até se torna sacrilégio, por tanta falta de vergonha e porque não se O invoca em vão e eu respeito isso.
    Embora também diga: valha-me Deus...ou pelo Amor de Deus...
    Sei que tenho de retirar isto depressa do meu vocabulário.

    Neste post, desde aquele tempo que Jesus já ia ao templo e Sua Mãe igualmente, por isso penso que Deus não se importará que ainda hoje eles se edifiquem e que lá nos encontremos mais intimamente, embora o Pai nos tenha dito que não necessita de templos porque tem a terra a Seus pés e o céu como tecto.
    De qualquer forma a no local onde me encontro, e não só aqui, porque já testei mais do que uma vez essa sensação, há locais onde a vibração do ambiente me faz mal...sinto-me mal mesmo, como se algo me impedisse de estar plenamente tranquíla ali - até os bancos e portas rangem...
    por isso prefiro nessas ocasiões ficar no extrerior olhando o céu ao mesmo tempo que falo com Deus.
    Desejo uma Santa Páscoa Renascida, sem muitas dispersões por aquilo que: literalmente não interessa! Mesmo!

    Um beijo terno, sincero, amigo, companheira!
    sempre...
    M.

    REcorde-se da música do Rui Veloso "nunca me esquecerei de ti" e se lhe apetecer lpasse por lá

    ResponderEliminar
  30. Eu sempre entro em templos para orar, independentemente da vocação religiosa com que tenham sido erguidos.
    A minha religião é minha e eu venero O Sagrado.

    Abraço apertado, minha Irmã

    ResponderEliminar
  31. Assino o teu belo testemunho, Irmão!

    Bem hajas!

    ResponderEliminar
  32. Querida Amiga e Companheira, tão mais avançada que eu:
    também não a esqueço, mas isto por aqui não anda nos melhores dos mundos e não existe rota de saída, desgraçadamente.

    Mariz, que tudo lhe seja propício e que a sua Páscoa( e a sua vida) seja de renovação, paz e amor.

    Um estreito e longo abraço, com todo o carinho.

    NAMASTÉ!

    ResponderEliminar
  33. GRATA! Faço minhas as suas palavras!
    Sempre....
    Tendo a LUZ apenas e só por companhia e abrigo
    e algumas amizades que cabem numa mão.
    onde a sua me apraz
    Sempre...

    M.

    ResponderEliminar
  34. DE coração, o meu sincero agradecimento, Amiga e Comapnheira.

    Todo o meu carinho lhe ofereço!

    NAMASTÉ!

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue