quarta-feira, janeiro 29, 2014

PORTUGAL: CALDAS DA RAÍNHA


Atravessámos a ponte Vasco da Gama e avançámos até...


Torres, onde deparámos com esta peça , pela qual Joana Vasconcelos cobrou enorme quantia (francamente, não gosto e nem acho que mereça. Aliás, como muitos torreenses...).



Chegámos depois a Caldas da Raínha, tão ligada a Dª Leonor, casada com D. João II e fundadora das Misericórdias.
 
Finalmente, consegui entrar no Museu José Malhoa ...


e , assim, apreciar a sua arte ...
 
quer como pintor...


quer como escultor.

Infelizmente, quando pretendi adquirir postais ilustrados

foi-me dito que, apesar dos insistentes pedidos,

nada fora enviado pelos Serviços centrais ao Museu!
E assim vai a Cultura em Portugal...

24 comentários:

  1. São...aos empurrões mas vai...aqui e ali...de quando em vez!
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Muito e muito de quando em vez....

    Abraços, rrss

    ResponderEliminar
  3. Aos empurrões (para baixo) destes rapazolas praxados e praxadores do "governo"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, com a récua que se instalou no Poder e arredores nada se pode esperar de bom...nem sequer o fim desta selvajaria medieval da praxe!

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Vai, vai para o fim...porque o que estas azémolas do Poder pretendem é um povo embrutecido e caninamente obediente e, por isso, as praxes continuam a matar e estropiar e a humilhar...

      Eliminar
  5. Ena! Ena!
    Esteve na nossa terra de adoção :)
    Que já teve melhores dias, e era a cidade da cerâmica e da arte.
    Muito mal preservada, e pouco divulgada.
    Beijinhos dos das caldas (doce tipo regional) não é fálico rsss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, as Caldas merecem melhor sorte!

      O doce tradicional não são as cavacas?...

      Ainda tenho um serviço de café comprado aí em solteira, imagine, rrss

      Abraço para vós

      Eliminar
  6. Um belo passeio e sugestão, já que pessoalmente não conheço esse museu. Mas gostava, quem sabe lá mais para o verão... :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andei anos, mais precisamente , desde 1970 a tentar visitar o Museu, imagina...mas não me desiludiu.

      No Verão, podes aproveitar para ires ao mercado de rua e veres uma igreja toda coberta de azulejos mesmo lá pertinho.

      E também podes dar um salto à Foz do Arelho.

      Claro ...e podes comer as cavacas sempre, rrss

      Abraços

      Eliminar
  7. Enfim, uns não deixam fotografar para ganharem dinheiro vendendo postais, enquanto outros...
    Já não sei se sou eu o tolo ou este mundo que endoidece a cada rodada do relógio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas há quem deixe fotografar e tenha postais e também existem os que nem deixam tirar fotos nem têm postais.

      Existe de tudo e para todos os gostos!!

      Pois eu tenho a mesma perplexidade: alguém está perdendo o juízi, mas já não sei muito bem quem!

      Abraço com muitas saudades

      Eliminar
  8. Compare agora Malhoa e Joana Vasconcelos.
    Pois.....
    Kung Hei Fat Choi!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou suspeita , porque não aprecio arte moderna...nem sequer acho que um tela com um ponto azul no meio (como vi no Museu Rainha Sofia em Madrid), seja Arte!

      Durante três anos consecutivos fui à ARCO , em Madrid.Que me desculpem os entendidos e apreciadores, mas eu não considero a mostra uma exposição artística , mas sim de criatividade / imaginação.

      Na última vez, eu ainda fumava e quis colocar a beata num recipiente e encontrei uma pequena caixa de madeira cheia de beatas encostada a um parede de um dos pavilhões e lá pus também a minha.

      Logo que a coloquei , pensei "Ai, que já fiz arte interactiva" e ergui a cabeça para deparar com um rectângulo igualzinho ao que eu fazia com as crianças em sala, só que este era feito com beatas e no meio tinha "Fumar mata"...

      Que o Ano do Cavalo seja muito bom para si e para as suas meninas, a quem envio beijos.

      Para si, um abraço.

      KUNG HEI FAT CHOI( devo dizer que , para mim, isto é chinês, rrrsss)

      Eliminar
  9. Como tu me compreendes, querida Neninha!
    Obrigada.

    Já fui várias vezes às Caldas, e gosto sempre de lá ir.
    Deste um belíssimo passeio, sem dúvida.
    Quanto à Cultura, em Portugal... está como tudo o resto. E porque haveria de estar diferente???

    Bom fim de semana, querida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MInha querida Amiga, quando passamos por dor semelhante percebe-se muito bem o coração de quem sofre e nada tens para agradecer, porque ter a alegria da tua amizade é um maravilhoso presente.

      Também sempre gostei das Caldas .

      Tens razão: porque haveria a Cultura estar melhor do que o desatre colectivo do país??

      Neninha, te abraço com todo o carinho

      Eliminar
  10. São, obrigada pelo roteiro da tua viagem. Quanto à cultura...
    Um beijo-

    ResponderEliminar
  11. Agradeces de nada, linda.

    A cultura...está como tudo no país: de rastos!

    Bom serão, rrss

    ResponderEliminar
  12. É assim mesmo: Assim vai a Cultura... Um descaso que até mete dó.

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualquer dia até o termo desaparece...

      Beijinhos

      Eliminar
  13. A peça da Vasconcelos está genial, não há coisa que melhor capte a alma lusa do que um garrafão de 5 litros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rrss Só estou esperando que o cacilheiro se afunde para ser o retrato completo do país...

      Abraço

      Eliminar
  14. Nas Caldas não há só... artesanato.
    :)
    O Museu é digno de ser visitado bem como o jardim. Não havias postais? Eles bem querem que a malta poupe...
    :)
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, também há cavacas, rrss

      Andei anos até conseguir visitar o Museu e gostei muito dele.

      Poupe, para , depois, entregarem aos Bancos e , novamente, às famigeradas PPPS...que tanto censuraram a Sócrates!

      Bom fim de semana, Rui

      Eliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue