quinta-feira, janeiro 23, 2014

DECLARAÇÃO MINHA E ASSUMIDA


36 comentários:

  1. Esse JP II sempre foi uma personagem duvidosa, para mim. Nunca consegui ter uma imagem definida e precisa desse homem. No fundo sempre me quis convencer que ele era convincente, mas o seu sorriso parecia um pouco cínico.

    Abraço com muita saudade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fez coisas boas, passou o exemplo de que se deve perdoar mesmo a quem nos fez muito mal, abriu um puco mais a Igreja, teve em conta a juventude, deu todo o apoio moral e pecuniário ao ""Solidariedade", santificou o padre Maxilimiano Kolbe com toda a justiça.

      Infelizmente, protegeu abertamente padres que ele sabia serem abusadores de crianças; ignorou por completo os alertas que lhe foram dados pessoalmente sobre as brutalidades do regime de El Salvador por Monsenhor Óscar Romero, que até era conservador e acabou por ser assassinado a tiro quando dava missa numa igreja; santificou em tempo relâmpago, escandalizando a maior parte dos católicos, Josemaría Escrivá(fundador da Opus Dei e tão fiel colaborador e apoiante da ditadura de Franco que este acabou por lhe dar um título de nobreza);acabou com a Teologia da Libertação; permitiu a Marcinkus a continuação em cargos importantes, mesmo após todos os escândalos e que João Paulo I tinha na lista das pessoas que iria afastar( mas que teve um conveniente ataque cardíaco fulminante logo na noite seguinte à entrega da dita lista ao Secretário de Estado, que também era incluído).

      Fazendo o balanço e embora me compadeça do seu sofrimento final, não consigo sentir simpatia por ele.

      Bom fim de semana

      Eliminar
    2. Subscrevo.

      Bom fim-de-semana também. Beijinhos

      Eliminar
    3. Ainda bem.

      Tu que gostas e entendes de núsica, que me dizes do pst a seguir?

      Abraço, meu bem

      Eliminar
  2. Desculpe, mas não entendi.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não entendi!!!

      Eliminar
    2. E eu junto-me a vocês, também não entendi...

      Mas deixo um beijinho :)))

      Eliminar
    3. ELVIRA, sei que já sabe o que penso sobre as praxes e a trágica situação no Meco e o que eu digo aqui relaciona-se com isso: é o facto de eu não alinhar com o discurso dos "adolescentes"( como , se já estavam na casa dos vinte?) levados por uma onda cavaleira e de ninguém a nível de Poder proibir pura e simplesmente esta selvajaria

      Beijos

      Beijinhos

      Eliminar
    4. EMATEJOCA, em Portugal há o hábito de assim que as pessoas morrem serem logo transformadas em óptimas pessoas , como se a morte branqueasse a vida que cada um de nós tem.

      E acham de muito mau gosto a crítica que se possa fazer , porque " ai, deixem lá, coitad@, já está na terra da verdade".Quem assim procede acha que tem uma bondade que eu , realmente, sei que não tenho.

      Portanto, o que eu quero dizer é mesmo isso : existem pessoas muito mais avançadas do que eu no caminho da santidade.Mas, para mim, mais importante do que essa compreensão por quem partiu , é a justiça de saber avaliar como viveu, respeitando evidentemente aquilo que deve ser respeitado.

      Bom resto de dia.

      Eliminar
    5. MARIA, não sou santa porque analiso as coisas com distanciamento, até quando sou eu o objecto de análise e porque não a morte que pode fazer esquecer o mal da vida dessa pessoa e porque não sou nem quero ser politicamente correcta.

      E tudo isto é muitas vezes mal interpretado, até porque em Portugal há uma tendência inexplicável para , assim que morre (por responsabilidade própria, doença ou outra razão qualquer), a pessoa passar a ser um modelo de virtudes.

      Bom fim de semana, rrss

      Eliminar
  3. Não querias mesmo mais nada: santa!!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo por não querer é que ainda nem sequer estou tirocínio,rrssss

      Eliminar
  4. Olá, ma chérie!

    Então, nem sequer está na iniciação, no ensino "primário", para melhor compreensão, à candidatura de santa? Mas, deixe que lhe diga que tem perfil, frente e costas, para tal, porque não prejudica o Próximo, não difama e é verdadeira. Não ligue àqueles "ímpetos" que tem, por vezes, e com razão, porque uma das doutoras da Igreja Católica, Santa Teresa D´Ávila, também os tinha.

    A menina escreve "coisas" tão eruditas e portanto, eu, arraia miúda, não as compreendo. Tem de falar para el PUEBLO, para as massas, porque há tanta coisa que eu não sei, ASSSUMIDAMENTE.

    Ora viajar é conhecer, e eu como não gosto de viajar, conheço a minha zona e nem todas as ruas.

    Escrivá. Refere-se a Guilherme Escrivá ou à família com este apelido?

    O beato João Paulo II ainda não está no seu devido lugar, mas para lá irá, se Deus quiser.
    Ele perdoou a quem o quis matar, portanto, perdoa a quem não acredita no seu sorriso, olhar e bondade infinita.

    Tenho a certeza de que se a São o merecesse, João Paulo II, e sem cúmulo, a santificaria.

    Um beijo, com estima e apreço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda, minha linda!

      Obrigada por achar que posso ser santa: é muito bondosa.

      Sendo tão arraia miúda como a minha amiga, tenho que confessar não saber quem é Guilherme Escrivá nem a família com esse apelido.

      Estou a referir-me a Josemaría Escrivá, fundador da Opus Dei, cuja profunda colaboração e fiel apoio à ditadura em Espanha, levou Franco a agraciá-lo com um título de nobreza.

      Aliás esta santificação de "um nazi encoberto", opinião de um dos fundadores do PPD/PSD ,em tempo ultra -rápido levantou uma forte onda de descontentamento entre os católicos.

      Quanto a João Paulo II e aí está a prova de que ainda estou a milhas do ensino "primário" da santidade, o que fez de bom e eu reconheço isso, não me consegue fazer esquecer aquilo que fez e eu considero negativo.

      Já estive e rezei junto à cela de tortura específica da Gestapo em Auschwitz onde o padre Maxilimiano Kolbe passou os últimos momentos de vida antes de , já no exterior se oferecer a morrer em troca de um outro prisioneiro que tinha família.

      Concordo de todo com a sua canonização, mas não sou capaz de entender que o mesmo Papa dê a duas pessoas nos antípodas uma da outra atestado de igual santidade...

      Com muito apreço , grande abraço e bom fim de semana

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Nem eu! Prefiro a lucidez e a justiça!

      E se sempre analisei objectivamente até a mim mesma, porque motivo não o faria com as demais pessoas?

      Tudo de bom

      Eliminar
  6. Respostas
    1. estamos de acordo.

      Deus , sim...Sant@s já não entram nas contas do meu rosário, rrss

      Bom resto de dia.

      Eliminar
  7. Ser-se tão erudita é no que dá...São!
    Vai ter de explicar o que se esconde atrás desta expressão!
    Mas que deve ser bem sábia...disso não duvido!
    Bom fim de semana!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha linda, agradeço muito a sua generosidade, mas não sou erudita.

      O significado é que eu não tenho pachorra para determinadas coisas nem o cinismo de ser politicamente correcta...e isso paga.se!

      Quanto à referência a João Paulo II é que foi um Papa que santificou montes de pessoas e se eu concordo com a santificação do padre Maximiliano Kolbe ( que em Auschwitz -Birkenau se ofereceu para morrer em vez de outro prisioneiro, que tina família e ainda vive) discordo completamente da santificação do "nazi encoberto" que foi Josemaria Escrivá, fundador da Opus Dei e que recebeu um título de nobreza de Franco como recompensa da sua estreita colaboração com a ditadura espanhola (que aplicava até a pena de morte por garrote)

      Abraço grande, Maria da Graça.

      Eliminar
  8. Declaro e assumo contigo, São.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou em óptima companhia!

      Bom fim de semana

      Eliminar
  9. Mesmo que estivesse em tirocínio, também ninguém acreditaria que sou santa. Muito menos o Papa... :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o que é ser sant@ de altar?...

      Não te disse, mas digo-te agora: a foto do teu pst mais recente está
      bem gira.

      Bom fim de semana, Teté.



      Eliminar
  10. JP2, o patrono mor dos pedófilos!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma das razões porque este Papa não tem a minha simpatia: além de dar permissão a um padre provadamente pedófilo dos EUA para viver no Vaticano e recusar a sua entrega às autoridades daquele país, ; deu toda a cobertura aos crimes do padre sul-americano fundador de "Os Guerreiros de Jesus"(?) recebendo-o no Vaticano e elogiando a sua obra , tendo perfeito conhecimento de que aquele sacerdote era pai de várias crianças e abusador sexual de menores, sendo uma das vítimas um dos seus filhos.

      Além disso, conservou Marcinkus à frente Do Banco do Vaticano e deixou a Cúria completamente à vontade no prosseguimento das suas negociatas.

      E santificou em tempo recorde , para espanto e indignação de enorme parte de católicos (lembro-me de Miguel Veiga acusar o novo santo de ser "um nazi encoberto", só por exemplo) Josemaría Escrivá, fundador da Opus Dei , que em agradecimento pela sua estreita colaboração com a sua duríssima ditadura, Franco tornou nobre.

      Abraços

      Eliminar
  11. Também não tenho vocação para santa...muito menos num país onde à morte só sobrevive o bem.

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Santa não sou e santificada ao lado de assassinos ou cúmplices da assassinos (Josemaria Escrivá , por exemplo, que fundou a Opus Dei e foi forte colaborador da ditadura franquista) recusaria a ser!

      Abraço, minha amiga

      Eliminar
  12. Olá, São!

    Declaração assim, tão curta, não dá para descortinar onde quererás chegar - mas a algum lado será, certamente.
    E como ser santo, só por vocação, lá nunca irei chegar; e tanto quanto me conheço,também não gostaria de o ser...

    Um abraço amigo, e bom fim de semana.
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou santa no sentido de que , por exemplo, na tragédia do Meco (desgraçadamente não é a primeira), toda a gente lamenta quem morreu, as famílias e o sobrevivente...e eu, embora ache tudo quanto aconteceu dramático, não ilibo ninguém de responsabilidades!

      E, depois, há pessoas que criticam esta minha posição!

      Neste momento, e depois de saber que há códigos permitindo comportamentos brutais e exigindo uma obediência cega dentro de uma hierarquia que termina no tal Dux, que é o único que não pode ser praxado, tenho a sensação que toda a gente pecou por culpa própria, por omissão , por conivência.

      E temo que tudo isto não sirva para nada e pergunto.me que espécie de monstros estamos nós a cdeixar criar nas Universidades, sendo que serão eles a tomar conta do meu país??

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá, São!

      Cá voltei, e não te deixo sem resposta:acabei de ver na TV um comentário sobre as praxes, dando conta de práticas que nunca julguei serem possíveis:que achei imbecis,degradantes, depravadas, obscenas, nojentas,e tantas outros adjectivos com conotação negativa, que nunca mais acabavam...
      Como tu bem dizes a terminar, "assusta" pensar que muita desta gente um dia irá governar esta Portugal...sendo que alguns deles já certamente o estarão a fazer...

      Um bom fim de semana, com um abraço amigo
      Vitor

      Eliminar
    3. Eu não vi o documentário todo, mas vira os excertos que o tinham publicitado

      Mas , como estava na festa de aniversário da maioridade de uma prima minha onde estavam, claro, mais pessoas da sua geração , pedi à mãe para pôr na RTP 1 pelos menos cinco minutos para que vissem as selvajarias e assim ficarem com uma ideia do que se passa.

      Embora a contragosto, porque estávamos em jantar volante e ver aquilo não é agradável, lá passou para o respectivo canal durante uns minutos e o comentário que fez foi de que era "deprimente".

      D@s jovens fiquei sem saber a opinião, mas espero que tenham tomado conta das brutalidades e tenham arrefecido o entusiamo por aquilo que chamam "ritual de integração".

      Assino por baixo o teu comentário inteiro e , quanto ao que aconteceu no Meco, já nem me importa saber como foi.

      O que me preocupa e eu exijo saber é como é se desenrola o processo que culmina assim!

      Porque criaturas deste jaez não respeitam nada nem ninguém e algumas delas já estão no Poder!!

      Bom domingo e abraço com estima

      Eliminar
  13. Quanto mais a conheço , mais considero que os seus amigos têm sorte.

    Um abraço , São ,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De coração, agradeço uma das frases mais bonitas que me disseram na minha vida toda, rrsss

      Bem haja, Maria!

      Eliminar
  14. Somos todos uns santinhos, ou então apareceriam em frente de Passos e diriam Mas você está a mentir. (Acho que Portugal nunca foi governado com tanta treta, e o melhor é as pessoas acreditam). bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes uma coisa? cada vez acho mais que o povo português gosta de ser enganado ...e , consequentemente, só temos o que merecemos!

      Beijinhos

      Eliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue