quinta-feira, outubro 10, 2013

PARABÉNS, MALALA!



Malala Yousafzai é uma adolescente paquistanesa que os talibãs balearam directamente na cabeça , com  o assumido intuito de a assassinarem.
 
O motivo é a defesa que faz  abertamente de que o sexo feminino deve receber educação como acontece com o masculino.
 
Luta, consequentemente, por duas causas: igualdade entre sexos e pela importância enorme da Educação no desenvolvimento do povo de qualquer país.
 
Quanto alguém pôs a hipótese da sua nomeação para o Nobel da Paz, teve a lucidez de afirmar ser demasiado jovem para  receber tal galardão.
 
No entanto, o Parlamento Europeu acaba de lhe outorgar , com toda a razão, o Prémio Sakharov.
 
Para esta jovem corajosa e consciente dos seus direitos,  uma vida de sucesso nos seus propósitos públicos e pessoais!

32 comentários:

  1. esta sim merece todos os prêmios!

    beijos meu bem

    ResponderEliminar
  2. Também me parece que a atribuição do Nobel da Paz a Malala será uma grande irresponsabilidade , por razões que abordarei se ele vier a ser a vencedora.
    Quanto ao Prémio Sakharov, acho que foi bem atribuído.
    Um bom resto de dia, amiga.

    ResponderEliminar
  3. Que assim se mantenha!
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Coragem! É esse o testemunho de uma menina para o mundo!

    Boa escolha, minha amiga.

    Beijo grande

    ResponderEliminar
  5. Também acho que merece a nossa admiração, mas quanto ao Nobel ...concordo com ela!

    Bons sonhos, SERGINHO

    ResponderEliminar
  6. Muito corajosa mesmo! Que a sorte a guie!

    ResponderEliminar
  7. Banzamiga (a Sãoamiga já a tenho...)

    As heroínas são assim: meninas, modestas, bem formadas, não precisam de armas, de saltos altos, nem de maquilhagem. Não tenho nada contra isto, muito menos com as mulheres, mas esta gaiata dá exemplo para quem a queira ouvir e ver.

    Malalamiga: não precisas de prémios; tu já és um primeiro prémio da lotaria da vida!

    Qjs = queijinhos = beijinhos

    Henrique

    ResponderEliminar
  8. Estamos de acordo, meu amigo.

    O Nobel da Paz , quanto a mim, exige um comportamento e uma responsabilidade que uma garota não pode ter de maneira nenhuma, até porque não tem nem influência nem poder.

    Quanto a este, acho que sim, que foi muito boa ideia.

    Bons sonhos, CARLOS

    ResponderEliminar
  9. Oxalá...e que não a tentem assassinar de novo e, ainda menos, que a matem mesmo!

    Abraço, LINO

    ResponderEliminar
  10. Querida ANA, tantas pessoas que calam e é uma garota que dá uma lição de dignidade e coragem a quem esconde sob pretextos a sua tremenda cobardia.

    Bem hajas!

    ResponderEliminar
  11. Exemplar a sua determinação!

    Deus a proteja.

    Fica bem, GRAÇA

    ResponderEliminar
  12. HENRIQUE, quero pedir-lhe um favor: não me trate pelo apelido, porque -embora tenha orgulho em ser filha de meu Pai - detesto não ser chamada pelo meu nome próprio e se já tem uma São , pode chamar-me Maria da Conceição .Desde já, obrigada.

    Quanto ao comentário sobre esta menina corajosa, estamos totalmente de acordo.

    Bons sonhos

    ResponderEliminar
  13. São

    Virá a merecer esse prémio,
    com todo mérito, assim se consiga manter viva e continuar a lutar pelos direitos da igualdade.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá, São!

    A menina foi corajosa, lutou por uma causa justa, é digna de todos os elogios - e também do prémio já recebido.Mas também me parece que o seu gesto bonito estará a ser usado como bandeira por aqueles que lá cometeram muitos crimes, dispostos mesmo a fazer acordos com esses Taliban, para lá instalar um novo governo fantoche.Ou então sou que estou a ficar descrente e cínico...

    Já quanto ao Nobel, acho prematuro, como o foi com o Obama...

    Bom fim de semana, com um abraço amigo.
    Vitor

    ResponderEliminar
  15. Espero bem que sim, que prossiga com ideias e a lutar corajosamente por eles.

    Mais tarde, receberá então um merecido Prémio Nobel !

    Beijinhos, MINA

    ResponderEliminar
  16. Ela pode considerar ser demasiado jovem para receber tal galardão, mas certamente merecia-o mais que alguns dos outros laureados. Se tivesse voto na matéria, votava nela... :)

    Uma grande beijoca, São!

    ResponderEliminar
  17. Amém !


    Um beijo , São , e agradecida por esta postagem ,
    Maria

    ResponderEliminar
  18. .

    .

    . dão.se alvíssaras às sílabas . na de.composição do silêncio .

    .

    . porque da luta se constrói a paz .

    .

    . um bom fim.de.semana .

    .

    . um beijo meu .

    .

    .

    ResponderEliminar
  19. Fico admirado que ainda haja gente como a Malala... o prémio é mais que merecido.
    São, querida amiga, desejo-te um bom fim de semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  20. També, , meu querido amigo, também eu...só espero que não perca convicção e a coragem quando chegar a adulta.

    Tenho também receio de que a utilizem os mesmos que fazem negociatas com os talibans e afins.

    Abraços

    ResponderEliminar
  21. Antes a luta do que uma paz podre, antes a queda do Governo e novas eleições do que este lento desmoronar da dignidade e da Democracia em Portugal!

    Malala, adolescente, dá uma vibrante lição a adultos sem coragem nem ideais.

    PAULO, meu amigo, bom domingo para ti.

    ResponderEliminar
  22. Já consegui ouvir, na tua recente postagem, Rodrigo Leão , de quem nunca tive oportunidade de assistir a um espectáculo e tenho muita pena de que não possa concorrer aos óscares pelo tema de "O MOrdomo"

    Só a Malala temos que agradecer pelo exemplo , MARIA.

    Bem hajas!

    ResponderEliminar
  23. Concordo contigo: mesmo sendo adolescente merecia-o muito mais, só por exemplo, do que Beghin , o judeu que levou a cabo o massacre de duzentas e tal pessoas numa aldeia árabe durante a noite.

    Beijos de bom regresso,TETÉ!

    ResponderEliminar
  24. Bom dia, VÍTOR!

    O Nobel também me parece prematuro.

    Aliás, não percebo muito bem como foi parar à organização que luta contra as armas químicas, embora me pareça um passo na direcção certa.

    Mas significa , por acaso, que se pode matar com metralhadoras, drones , bombas e tudo o mais ...menos com armas químicas?! Acho isto de uma tremenda hipocrisia!

    E, como tu, tenho receio que a heroicidade exemplar desta garota acabe por ser utilizada pelos mesmo que destruíram o seu país (entre outros) e se preparam para negociar com os ditos terroristas. Aliás, como permitiram a continuação da plantação da papoila do ópio!

    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  25. acho que sem margens para dúvidas foi merecedora do prémio.

    :)

    ResponderEliminar
  26. Também acho isso. Para o Nobel, acho-a muito jovem, mas mais merecedora do que algumas pessoas que o receberam


    Tudo de bom

    ResponderEliminar
  27. Os europeus lixam-lhe o Nobel, pode ser que a Europa para o ano dê o Sakharov ao mar mediterrâneo, pelo seu papel em fazer a seleção natural dos pretos para trabalhar nas obras, os barcos viram e só sobrevivem os mais fortes, dentro de uns anos a Europa terá os trabalhadores das obras mais fortes do mundo, progresso e riqueza.

    ResponderEliminar
  28. A Comissão Europeia, com o cherne mal cheiroso à frente é capaz disso e muito mais.

    Fiquei enojada com cara compungida com que Durão falou nesta tragédia em Lampedusa, onde foi recebido aos gritos de "Assassino".

    Não o é materialmente, mas é-o ´moralmente desde a cimeira da vergonha nos Açores entre Blair, Bush e Aznar , com esta criatura a servir de cadie

    Boa semana

    ResponderEliminar
  29. Senti orgulho em ser europeu ao saber da distinção com que o Parlamento Europeu a agraciou. Uma jovem de muito valor e com uma conduta louvável.
    Quanto ao Nobel da Paz, é uma instituição pela qual já perdi todo o respeito.

    Um beijo de saudades e votos duma óptima semana!

    ResponderEliminar
  30. Esperemos que não a utilizem, porque os EUA são capazes de tudo!

    O Nobel da Paz foi para uma organização que luta contra as armas químicas, nem acho mal.


    Mas , se quiser ser cínica, posso perguntar: pode-se assassinar com drones (EUA), bombas do proibido fósforo branco(Israel), minas terrestres, ...que isso é aceitável?

    Lê o post sobre "A Festa do Chibo"

    Saudades, Amigo meu

    ResponderEliminar
  31. O meu ponto São, é que essa organização pelo desarmamento químico já faz esse trabalho de fiscalização há décadas e só agora, que o caso Síria está nas manchetes é que se lembraram de premiar?
    Tal, como bem lembras, o premiado Obama que manda bombardear cobardemente com drones. Não me parece que seja uma táctica muito diferente da infame "guerra das estrelas" do Reagan.
    Mas enfim, continuemos vendo a banda passar...

    Li logo e comentei o artigo sobre o "Chibo".

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Ah, sim? Pior ainda do que pensava, pois desconhecia a sua existência, vê tu...e eu nem me considero muito desatenta nem desinformada.

    Obama desiludiu-me bastante, embora me pareça que aqueles estúpidos do Tea Party lhe dificultem imenso a vida.

    Quanto ao Nobel ou foi tentativa de prevenção ou tontice completa!

    Bom dia, Amigo

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue