domingo, outubro 13, 2013

"A FESTA DO CHIBO" , MÁRIO VARGAS LLOSA

"A Festa do Chibo" é o primeiro romance que li do escritor peruano Mário Vargas Llosa, distinguido com o Prémio Nobel de Literatura em 2010, e cuja adaptação ao cinema vi ontem  na televisão.

 O tema é o da terrível ditadura de Rafael Leonidas Trujillo Molina(24/10/1891 - 30/5/1961) na República Dominicana.

Ao redor da  ficcionada história de Urania, filha de uma das figuras gradas do regime, o escritor aborda os excessos concretizados em todas as áreas pelo "Chibo", uma das alcunhas do ditador.

Anti-comunista primário ,apoiado incondicionalmente pelos EUA, reprimiu cruelmente todas as formas de oposição , sem olhar a meios. Inclusivamente, atirando aos tubarões quem lhe caía nas mãos.

Foi o assassinato das três irmãs Mirabal ("As Mariposas"), já presas e torturadas várias vezes anteriormente, em 25/11/1960 a desencadear uma onda de indignação culminada no assassinato de Trujillo seis meses depois.

No entanto, seu filho Ramfis e uns quantos cúmplices ainda  tiveram  o poder suficiente para assassinar em Fazenda Maria  homens que mataram o "Jefe"(outra das suas alcunhas ), hoje considerados heróis nacionais: Pedro Cedeño, Salvador Estrella, Luís Cáceres, Modesto Diaz, Roberto Pastoriza, Huáscar Tejeda.

O livro é bastante  elucidativo do terrorismo de Estado de Trujillo e termina com uma reviravolta surpreendente.

Quanto ao filme , não trai em nada a obra e merece também ser visto.


" Com todo o respeito do mundo permitia-se aconselhar Sua Excelência a reconsiderar a decisão de promover, ainda por cima, por méritos excepcionais, uma pessoa como o tenente Víctor Alicinio Peña Rivera. Tinha um currículo tão negativo, tão manchado por actos condenáveis -talvez injustamente - que essa promoção seria utilizada pelos inimigos, sobretudo nos Estados Unidos, como uma recompensa pela morte das irmãs Minerva, Patria e Maria Teresa Mirabal. (....) Trujillo refreou a cólera que o invadia.
- O senhor tem a sorte de se ocupar só daquilo que a política tem de melhor...Invejo-o!...Mas a governação tem um lado sujo, e sem o qual seria impossível fazer-se o que você faz. E a ordem? E a estabilidade? E a segurança?...Assine a ordem de promoção do tenente Peña ...e faça-lhe chegar uma felicitação escrita e rubricada pelo seu punho."

"-Sabemos que estás aí dentro, Garcia Guerrero! Sai de mãos no ar, se não queres morrer como um cão!
«Como um cão, não», murmurou.Ao mesmo tempo que abria a porta com a mão esquerda, disparou com a direita.Conseguiu esvaziar o carregador da pistola e viu cair, rugindo, atingido em pleno peito, aquele que o intimava a render-se.Mas, ferido por inumeráveis balas de metralhadoras e revólver, não viu que ,além de matar um calié ,acertara noutros dois, antes de ser ele próprio a morrer."

Notas:
 * A  extrema dureza de Trujillo e a crueldade da sua ditadura eram de tal ordem que um alto responsável dos EUA , reconhecendo essa realidade inegável , afirmou: " Trujillo é um estupor, mas é o nosso estupor".

Como é por demais sabido, a política estado-unidense continua a nortear-se pelos mesmos "valores": aos aliados tudo se permite(até que deixem de ser úteis) enquanto aos países que se recusam a prestar vassalagem todos os horrores são imputados(nem que tenham que ser inventados com "provas" falsificadas).


** A 2/10/1937, Trujillo ordenou o Massacre da Salsinha, vitimando , na fronteira com o Haiti, entre  vinte a trinta mil haitianos, sendo presidente dos EUA Franklin Roosevelt.

24 comentários:

  1. Mi queridísima amiga Sao.

    Nos traes hoy a Vargas Llosa, uno de los grandes de la literatura.

    Te djo un inmenso abrazo.

    ResponderEliminar
  2. Dele já li outros esse ainda não.

    ResponderEliminar
  3. Um escritor reaccionário e invejoso de que não gosto!
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Li vários livros dele, mas não esse. Esmoreci um bocado o interesse por ele nos últimos tempos, por causa de umas afirmações que fez sobre a Argentina.
    Uma excelente semana, amiga.

    ResponderEliminar
  5. Politicamente, acho-o demasiado à Direita, mas como escritor nenhum dos três livros que li dele me desiludiu.

    Bons sonhos, caríssimo.

    ResponderEliminar
  6. Como sou de Esquerda, também não o aprecio por aí além.

    Mas, como escritor, gostei dos livros que li.

    Bons sonhos, LINO

    ResponderEliminar
  7. Eu gostei muito deste e do ensaio de que também já aqui falei.

    Bons sonhos, RUI

    ResponderEliminar
  8. Sem dúvida, é um talentoso escritor, Llosa.

    Meu estimado amigo RICARDO, forte abraço

    ResponderEliminar

  9. Bom dia, São

    Li esse livro há já algum tempo por indicação de uma amiga. A princípio estava um pouco reticente, mas depois a escrita começa a envolver-me e foi assim até o fim. Llosa leva-nos numa viagem arrepiante a essa parte da História da República Dominicana e apresenta-nos com toda a crueza um ditador em acção. Verificamos como o poder corrompe, chegando ao ponto de se perder toda a humanidade.
    Gostei muito e recomendo. Gostaria de ter visto o filme. Foi em que canal?

    Muito obrigada por ter levado o poema de Afonso Lopes Vieira para o Facebook.:)

    Desejo-lhe uma excelente semana.

    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar
  10. Olá, São!

    Ditador ou tirano que tenha os USA como patrono, nunca vai parar à prisão.A menos que deixe de útil,porque então as coisas mudam de feição...

    Não li o livro - pode ser que um dia calhe; obrigado pela sugestão.

    Um abraço amigo e uma boa semana

    Vitor

    ResponderEliminar
  11. O problema dos ditadores era serem homens fora de tempo, agora sim há meios técnicos para impor umas ditaduras bem catitas (os governantes podem mentir à descarada que há meio para impor como verdade). boa semana e saúde para ouvir os novos cortes

    ResponderEliminar
  12. Agora fazem uns Governos fantoches e antes inventam-se uns grupos "democráticos" que lutam contra ditaduras nefandas , mas que , entretanto, como prova da sua tolerância se chegarem ao Poder, comem corações dos inimigos.

    É o progresso dos tempos...

    Boa semana

    ResponderEliminar
  13. Olá, VÍTOR!

    O xá da Pérsia foi colocado no Poder pelos EUA, Laden foi armado pelos EUA, Sadam gaseou os curdos e nada aconteceu, a Arábia Saudita não permite às mulheres conduzirem ,Israel transgride tudo e mais alguma coisa e bombardeia os palestinianos com o proibido fósforo branco e tudo bem.

    Uma farsa vergonhosa a que os EUA desempenham, eles que ainda mantêm os índios (que quase levaram à extinção propositadamente) em campos de concentração a que chamam cinicamente Reservas!!

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  14. Bem vinda , querida OLINDA!

    Nada tem a agradecer, rrss

    Tem graça, porque como conhecia o nome do autor há muito tempo, quis desde logo ler este livro, por causa do título, mesmo sem saber qual o tema.

    Realmente, o Poder tem em si algo que corrompe e leva as pessoas a perderem a noção dos limites e da decência!

    Se não estou em erro , o canal é o Fox Movies.

    Desejo-lhe feliz semana

    ResponderEliminar
  15. Lendo alguns dos comentários só me cabe dizer, como sempre o disse, que uma coisa é o artista e outra é o homem. Raros são os casos em que o homem/mulher e a obra vivem uma mesma pessoa, pois esses são os génios.

    Sobre canalhas e a bestialidade norte-estadunidense não me quero pronunciar logo no início de mais uma semana, para não azedar o ciclo que agora se inicia.

    Uma óptima semana para ti, minha Querida. Abração!

    ResponderEliminar
  16. Concordo contigo, mas quanto a António Lobo Antunes, que tem a pretensão ao Nobel de Literatura e teve uma dor de cotovelo sem tamanho quando saramago o ganhou, não há como separar : como escritor é um desastre(exceptuando algumas crónicas da "Visão" e um dos seus primeiros livros) e como pessoa é uma besta( lamento o uso do termo, mas é o que corresponde à realidade)

    O EUA são o exemplo acabado da hipocrisia e equivalem , na actualidade, ao Império Romano.Com a agravante de , ao contrário destes , darem pretextos humanitários para as suas invasões.

    Abraço enorme de saudades

    ResponderEliminar
  17. Nunca li nada desses autor mas, fica a sugestão...
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Não li este livro de Vargas Llosa, mas gostei dos outros dois que li dele. Este parece-me mais político e com menos papas na língua... :)

    Beijocas e bons sonhos!

    ResponderEliminar
  19. LILÀ, eu já tinha falado aqui de um ensaio dele, que muito me agradou sobre a sociedade actual e o lugar que o espectáculo nela ocupa.

    Bons sonhos, rrss

    ResponderEliminar
  20. ESte é mesmo político, porque o centro é mesmo aquela tenebrosa ditadura de Trujillo.

    Dorme bem, TETÉ

    ResponderEliminar
  21. Mas os EUA são uma má cópia do Império Romano. Mesmo na estrutura de organização governamental são uma versão tacanha, com senado e tudo. Uma democracia composta de apenas dois partidos de direita, em que a simples nomeação de esquerda é um pecado de traição à pátria.
    A ideologia expansionista Romana era predatória (claro) mas levava tecnologia e superiores métodos administrativos às zonas ocupadas. Chegando mesmo a assimilar costumes e cultos dos invadidos, na sua própria civilização. Por oposição os EUA apenas vêm os outros como um massa bruta para engordar o seu insaciável sistema financeiro/empresarial, não deixando para trás senão as sementes que levarão esses povos a uma miséria ainda maior.
    Mal por mal, preferia os Romanos. Eles contribuiram para o avanço civilizacional da humanidade. Já os ianques apenas contribuem para o retrocesso civilizacional e da consciência humana.

    ResponderEliminar
  22. Como deves ter reparado, li primeiro o teu comentário ao Nobel e depois é que, ao chegar aqui, vi que já comentaras.

    Por alguma razão, a caça às bruxas do republicano MacCarthy foi a tragédia que foi, não é?

    E tens razão: os romanos até a cultura grega assimilaram e como, na realidade, eram uma sociedade superior na época , contribuíram (embora com bastantes atrocidades à mistura) para o avanço da civilização.

    Os EUA são um povo sem História( até porque fizeram - e fazem , embora de outro modo - o genocídio dos índios); sem raízes( foram construídos por expulsos ingleses e por emigrantes de todas as nacionalidades); de uma arrogâncoa ilimitada (aquela do "God Bless América" com a mão no peito é surrealista); desgraçadamente, com um poder bélico desmesurado(à custa dos cientistas alemães que colaboraram com Hitler) e com uma falta de cultura a todos os níveis verdadeiramente confrangedora!

    Boa semana, meu bem

    ResponderEliminar
  23. Acabei de o ler na semana passada.
    Já conhecia Vargas Llosa.
    Mas acho este o melhor romance dele.

    ResponderEliminar
  24. Dos dois romances que li, prefiro também este.

    Bons sonhos.

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue