terça-feira, março 06, 2012

"ESGLÉSIA"/ "IGREJA"



He entrat dins el silenci i la penombra.
M´assec en la duresa d´un dels bancs.
La por a la mort impregna cada volta
com el fum que va anar ennegrint el sostre
sobre una llar de foc al cap dels anys.
Sento ines veus cantant de nens i nenes,
apagadas darrere els murs gruixuts.
L´espai enorme i buit el creua un raig de sol.
Les cançons infantils
en fan,ja,tanta por com les esglésies.


IGREJA
Entrei no silêncio e na penumbra.
Sento-me na dureza de um dos bancos.
O medo à morte impregna cada abóbada
como o fumo que enegreceu o tecto
sobre uma lareira ao cabo dos anos.
Ouço umas vozes de crianças a cantar,
apagadas por detrás dos muros grossos.
O espaço enorme e vazio
é atravessado por um raio de sol.
As canções infantis
já me dão tanto medo como as igrejas.

JOAN  MARGARIT
(" CASA  DA  MISERICÓRDIA")


Nota:As fotos são da igreja dos Lóios(Évora) e foram tiradas em 22/7/2011.

16 comentários:

  1. Precioso !!! Me recuerda a una zamba argentina que dice "como en la sacra soledad del templo, sin ver a Dios se siente su presencia......


    Besos

    ResponderEliminar
  2. Uma igreja monumental
    é, para além do ambiente e do apelo à interioridade, uma ostentação do poder de uma instituição, ainda que tal poder possa estar em desagregação.

    ResponderEliminar
  3. Gostei da edição bilingue.A igreja é espantosa.

    LUIZ

    ResponderEliminar
  4. Meu querido RODOLFO, que saudades já tinha tuas!!

    Por isso é que eu gosto de estar nas igrejas quando fora da celebração da missa.

    Abrazos e besos, muchosss

    ResponderEliminar
  5. Caro ROGÉRIO, espero bem que sim , que o Vaticano esteja em decadência para que mos libertemos do medo de que fala no seu post e que tem aí uma das suas raízes mais fundas.

    Esta igreja é belissima, não sei se sou suspeita, já que adoro azulejos portugueses.

    Um bom dia

    ResponderEliminar
  6. Sim, mas a tradução não é minha, LUIZ rrsss

    A igreja dos Loios é realmente maravilhosa e aquel revestimento de azulejos é lindo!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. São, Querida

    O recato, o silêncio e a penumbra das Igrejas é, muitas vezes, avassalador, independentemente das crenças de cada um.
    Porém, a Arquitectura particular de cada uma delas, fascina-me.
    A imagem deste interior, é magnífica e bela.

    Beijos

    SOL
    http://acordarsonhando.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Querida amiga; simplesmente linda igreja e lindas palavras, embora com tom nostálgico e tristonho.
    Acho que deve ser um ambiente para reflexão e saudade...
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Se não conhece , aconselho que faça por se ir deslumbrar ao vivo!

    Uma boa semana, SOL

    ResponderEliminar
  10. A tristeza da poesia talvez explique a recente morte do poeta, antes dos quarenta anos.

    A igtreja é toda forrada de azulejos portugueses, que eu adoro e não pude fotografar mais, infelizmnente.

    Além do mais, no chão tem outros dois motivos de interesse.

    Muitos beijos para si e para as suas crianças, minha Lucinha querida

    ResponderEliminar
  11. Eu cá nunca senti medo numa igreja. Emoção perante alguns concertos corais ou de órgão, sim, agora medo?
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. *
    bonitas fotos,
    gosto de visitar igrejas,
    de qualquer credo ou religião,
    e admirar os seus recheios . . .
    ,
    conchinhas, muitas,
    deixo,
    *

    ResponderEliminar
  13. Eu também não sinto medo numa igreja, mas talvez seja porque acredito numa Entidade justa e pacífica , que nada tem a ver com o Deus do Vaticano.

    Um abraço, lINO

    ResponderEliminar
  14. Querido POETA, mais uma vez concordamos.

    Aliás, a Entidade Suprema é a mesma porque é única e nada se importa com as designações que lhe dão!!

    Beijinhos, meu amigo.

    ResponderEliminar
  15. A Igreja é majestosa, realmente e um símbolo de Évora que nem todos conhecem.
    Uma boa noite para si

    ResponderEliminar
  16. Até eu, que conheço bem a cidade, a descobri tardiamente e fiquei deslumbrada...

    Tenha bons sonhos, rrss

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue