quarta-feira, março 19, 2014

MONSERRAT, MONTANHA MÍSTICA DA CATALUNHA

Como dragão adormecido , o contorno da montanha destaca-se contra o firmamento
Os picos erguem-se, altaneiros e elegantes, a uma altura enorme
As poderosas massas rochosas esmagam-nos
O caminho é percorrido à beira do abismo

Santuário de "La Moreneta", padroeira da Catalunha

Panorama sobre o baixo Lobregat

Um edfício do santuário



Fachada da Catedral

Saudação à Terra
(também se saúda o Sol)


Interior da Catedral, visto do nicho de La Moreneta


Velas votivas no exterior da Catedral

Panorama parcial do santuário.


Monserrat é uma montanha que nos transmite toda uma força imponente. Espero que tenha conseguido fazer sentir-vos um pouco que seja desse poder.

E que as bençãos da deusa negra e do seu filho vos acompanhem!

NOTA:Tirei as fotografias em 8 de Março de 2011.

22 comentários:

  1. Belas imagens!
    Um abraço
    [nota: as letras amarelas lêem-se muito mal ):]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Monserrat é realmente algo impressionante!

      Que bom ter gostado, rrss

      Obrigada pelo alerta: já mudei a cor!

      Abraço de bom Dia do Pai,

      Eliminar
  2. Monserrat impressiona mesmo! Deslumbra-me (e faz-me sempre pensar num amigo aqui do blogger que a pintava com frequência, era de Barcelona e partiu após uma luta tremenda contra um cancro de pulmão). Depois disso já a olhei.

    Lindas fotos amiga São.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse amigo era o Jesus , casado com Encarna e pai de Alba A sua morte consternou.me imenso...até porque morreu vendo um mundo muito feio, muito cruel e sem valores! Que estaea em paz, pois era um ser humano digno!

      Depois desta ocasião ainda não regressei lá, mas -como bem dizes - é algo que nos esmaga de grandeza .Ainda para mais as Virgens Negras são, como sabes, Ísis com Hórus ao colo...e aqui , nesta montanha sagrada, o nisticismo (mais do que qualer religião) imp-oe-se : as pessoas fazem filas de horas para tocarem na imagem e cá fora erguem as mãos para saudar o Sol e pousam-nas no solo para saudar a Terra...

      Minha querida grato abraço e bons sonhos

      Eliminar
  3. A paisagem é absolutamente avassaladora! :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão...e se soubesses o que é subir e descer no funicular de S. Joan, que é quase a pique . Só eu para me meter em coisas de aventurice!

      Dorme bem, rrss

      Eliminar
  4. São,
    A foto que encabeça o blogue onde está na varanda, o local será no Feijó -?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, Carlos, estou na varanda da minha casa actual e fica, portanto, no Lavradio.

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Grato abraço por isso!

      Primavera feliz, rrss

      Eliminar
  6. Muito obrigada, querida São.

    Realmente conseguiu transmitir-nos toda a magnificência da montanha, toda a mística desse lugar. É como bem diz: a sua beleza esmaga-nos.

    O seu comentário, de que gostei muito, encontra-se no número 4 da série. Já sabia do seu gosto pela poesia Haiku. Tive aqui a grata oportunidade de ler alguns poemas.

    Bom início de Primavera.

    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda, amiga!

      Monserrat é algo realmente impressionante e que nos faz sentir a nossa pequenez.

      Desculpe, mas é que eu roubei textos de casimiro de Brito e pensei que estivesse nele ou por muito perto...

      Grato abraço , e que seja florida a sua Primavera, rrss

      Eliminar
  7. Fui lá há quase 25 anos e gostei da paisagem agreste...
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilho esse seu gosto, porque aprecio a natureza na sua essência .

      beijinhos

      Eliminar
  8. Respostas
    1. E poderoso a todos os níveis!

      Bom Dia da Poesia, rrs

      Eliminar
  9. Muito bonito!! Já lá estive mas gostei de ver as tuas fotografias.

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É magnífico, não é?

      Grato beijo e dorme bem, rrss

      Eliminar
  10. Deve haver muitos chineses a comprar estas coisas, que milagre económico em Espanha deve ser como por cá.

    ResponderEliminar
  11. Também acho que sim...

    Mas como diz o economista ( é a profissão mais famosa de momento) José Ribeiro: "Não temos que ser nem um protectorado germânico nem uma feitoria chinesa".

    E que me dizes da nossa excelente comunicação social , que nos mostrou à exaustão as "corajosas manifestações" (Merkel dixit) contra um Presidente legalmente eleito e que levou directamente da rua para o Poder nazis declarados enquanto a enormissima Manifestação pela Dignidade ocorrida ontem em Madrid nem anunciada foi e só mereceu uma referência breve?

    Bom domingo

    ResponderEliminar
  12. Belíssimas fotos ! ...
    Estive 4 vezes em Barcelona, conheço bem a cidade e nunca fui a Monserrate ! :((( ... imperdoável ! :((( ... Tem que ser na próxima !!!

    Bj, São ! :))
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nem sei quantas vezes já estive em Barcelona, porque é a minha cidade de paixão, a única até hoje que me fez desejar viver lá por uns tempos.

      Em Monserrat estive três vezes e porque fui a diversas horas, sugiro que vá muito cedo : estas fotos foram tiradas entre as 7, 30H e as 9, 30H .

      A Catedral abre às nove( dando a partir daí permissão às pessoas de passarem pelo altar da Moreneta e tocarem-lhe), os meninos da Capelania cantam às 12H e nem imagina a confusão que tudo isto provoca.

      Na minha primeira visita , esperei uma hora para chegar à imagem, como sempre a Catedral estava a transbordar muito antes do meio-dia e , para cúmulo, havia um casamento de pompa e circunstância ( que ficou em todas as máquinas de japoneses e não só).

      Na segunda, nem me pus na fila e aproveitei o raro facto do funicular de S. Joan (quase a pique) estar a funcionar para ir lá acima .

      Nesta que aqui mostro, como pode ver, o espaço estava vazio, sereno e tudo foi feito com calma.

      Ah, existe a possibilidade de dormir lá, mas penso que necessita de ser tratado antes.

      Abraço, Rui...e depois diga o que achou, sim?

      Eliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue