terça-feira, março 18, 2014

MANIFESTO PARA REESTRUTURAÇÃO DA DÍVIDA SOBERANA PORTUGUESA




Bagão Félix é uma das pessoas que assinou o  Manifesto pedindo a reestruturação da dívida e que, ao contrário do que  tem sido dito, não tem uma única palavra  a recusar o pagamento da mesma e apresenta propostas.

José Gomes Ferreira num artigo inqualificável , seguindo a linha da coligação PSD/CDS - abençoada por Cavaco  -, sugere a esta "geração falhada" que se afaste do caminho e dê lugar aos mais novos. 

Preferencialmente , em caixa de pinho: deixariam de ser um peso para a economia. Pois quem deve tomar as rédeas do Poder  são criaturas de alto nível moral, intelectual e ético como , só por exemplo,  Carlos Moedas, Maduro, Lomba,Bruno Maçães, o "dr" Miguel Relvas (recente e afrontosamente regressado à política como traficante de influências, perdão, como facilitador de contactos) e respectiva  corte.

Passos, sem conhecer sequer o documento, reagiu violentamente e todos os  jornalistas e comentadores a soldo ecoaram os seus ataques.

Como não  tinham contra-argumentos utilizaram a mentira e pessoalizaram a questão, chegando a acusar de anti-patriotismo quem assinou.

O que espanta é  o clamor feito por Passos e Cavaco ( demitiu dois  assessores enquanto nada fez em situações semelhantes anteriormente com  outras pessoas com as mesmas funções) por consenso : só prova que essa pretensa vontade de negociar é igual á vontade de negociação de Israel com os palestinianos, isto é, nenhuma!

O consenso tem sómente como objectivo vergar toda a gente a esta política suicida de austeridade prolongada por largos anos e uma sociedade aterrorizada e calada por causa dos sacrossantos mercados.

Esperemos que a sociedade não ceda e que no ciclo de eleições que se aproxima  deixe de votar por partidarite e tome consciência de vez quanto à responsabilidade da sua escolha ...ou omissão!


26 comentários:

  1. Eu também não consigo ver uma única palavra no manifesto a apelar a que não se pague o que se deve.
    O argumento de que uma grande parte dos subscritores é, directa ou indirectamente, responsável pelo regabofe tem tanto de fácil como de real.
    Mas não é por aí que se deve ir.
    Renegociar a dívida pode ser conditio sine qua non para a poder pagar.
    Não é para ser caloteiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, parte de quem assina não é inocente...mas e Portas, que é vice-primeiro ministro e tem profundas responsabilidades na compra de dois submarinos com corruptores e corrompidos já presos e aqui tudo continua em brancas nuvens?!

      mas, como diz, nem isso agora é o mais importante.

      O que é inadiável e deverá ser feito com toda a urgência é negociar a dívida, se realmente a querem liquidar.Porque , por este caminho, não se chega a nada de positivo.

      Acaba de sair um Relatório a informar que os resultados mais negativos ainda estão para vir, porque só daqui a alguns anos os portugueses irão sofrer o real impacto da quebra dos apoios sociais , dos cortes em salários e pensões, de toda esta carga brutal e sem sentido de uma austeridade cega ...

      Simplesmente, a coligação PSD/CDS, Cavaco e todo o bando que esvoaça à sua volta não quer reconhecer o fracasso total das suas ideias...

      Tudo de bom, Pedro

      Eliminar
  2. Você acredita nisso amiga? Pois admiro a sua fé.
    Um abraço e estou muito melhor. Vou hoje recomeçar as aulas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito lá muito, pois dum povo que não lê nem vai ao teatro,intoxicado por horas imensas de futebol, por programas cada vez mais idiotas e a quem as pseudo elites humilham e aterrorizam - e além disso marcado por séculos da sinistra Inquisição e uma ditadura de 48 anos, além de uma Igreja que (com honrosas e raras excepções até apoia a coligação PSD/CDS)....não se pode esperar muito!!

      beijinhos, Elvira

      Eliminar
  3. Li atentamente e aprendi um pouco mais! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom aprender porque assim nos defendemos melhor

      Abraço grande, Maria da Graça.

      Eliminar
  4. Cara São: Cada vez que alguém toma alguma iniciativa e apresenta propostas, ou é silenciado ou caluniado.
    Ser contra a reestruturação da dívida é como ser contra o pôr do sol ou conta a Baixa-Mar; é inútil e inconsequente, visto que a reestruturação irá ocorrer mais cedo ou mais tarde. A dívida soberana europeia, expressa em percentagem do PIB é de 93% quando deveria ser 60%. Isto diz tudo.
    Consensos: Este largo consenso em torno da questão da dívida é o consenso "errado"; o consenso "certo" é aquele que amarra os partidos a uma única (ainda por cima, falsa) solução e deste modo torna irrelevante o desfecho das eleições. Já basta ter de escolher entre dois copos-de-leite.
    Em tempos de crise, não é fundamental o consenso, é fundamental a ruptura. É das rupturas que nascem as respostas às crises.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rafael, mais uma vez estou em acordo total com a sua lúcida análise.

      Só gostaria de saber quem manda realmente nestes tontos que foram parar ao Poder através de calúnias, campanhas sujas e mentiras descaradas!

      Sim , a ruptura é a via , essa sim , exclusiva para a solução desta crise - inventada para , acho eu, destruir a classe média.
      Quanto a esta desgraça de termos dois jotinhas à frente dos maiores partidos , pois nem sei que lhe diga,,,

      Abraço grande, desejando bom Dia do Pai, rrss

      Eliminar
  5. Adorei sua visita no meu blog, porém não estou conseguindo seguir =/
    Aparece uma mensagem de erro, já entrei em contato com blogspot informando.

    bjokas =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda!

      Espero então que resolva o problema, já que comigo foi igual.

      Até sempre

      Eliminar
  6. Ficamos indignadas com tanta hipocrisia. Quem quer fazer ou dizer alguma coisa contra este estado de coisas é silenciado e diabolizado. Já não se aguenta, amiga...
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha amiga, estamos em ditamole...e , por este caminho, voltaremos mesmo à ditadura, até pela auto censura causada pelo medo instilado pelo bando do Poder , reformado algarvio incluído.

      Mas a responsabilidade também passa por nós, desgraçadamente, que não reagimos...

      Abraço grande

      Eliminar
  7. Si spera sempre per il meglio, purtroppo però non sempre il popolo viene ascoltato.
    Saluti
    Francesca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Si spera sempre per il meglio, però il popolo é sempre mendicato (esquecido)

      Saluti

      Eliminar
  8. Uma corja. O cunicular salafrário foi hoje a Berlim lamber o cu à chefe da máfia.
    Um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um bando de escroques sem saber sequer o que seja vergonha e/ou decência!!

      Merkel é uma sonsa e esse tipo de criaturas são as mais perigosas , Passos é um animalejo sem tino e que só sabe mentir!!

      Tudo de bom

      Eliminar
  9. De politica, não entendo nada, por isso é melhor nem opinar ;)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom que comece a entender, para se poder defender e , mais importante ainda, defender os direitos de pessoas como o Bruno.

      Hoje, mo POrto, houve uma enorme manifestação protestando muito justamente contra a extinção do subsídios de Educação Especial.

      Significa que o poucos apoios existentes para crianças com necessidades educativas específicas desapareceram!! E o mesmo aconteceu com os abonos de família...E querem que nasçam crianças em Portugal com políticas destas?!

      Bons sonhos

      Eliminar
  10. .

    .

    . querida São,,, .

    .

    . eu não quero acreditar que o povo português deixe de fazer justiça seja em que eleições for . se perder a oportunidade então é "burro" mesmo .

    .

    . um grande beijinho . já com saudades . :) .

    .

    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo, meu Amigo!

      Que maravilha ter-te aqui outra vez, rrss

      Estou em sintonia contigo: se o povo não manifestar a sua revolta e o seu poder através do vtoo, então... merece tudo!

      Acabei de saber que só daqui a anos será pleno o embate brutal desta política de austeridade cega e estúpida que esmagou a vida de milhões de pessoas e levou ao assustador aumento dos suicídios diários.

      Abraço de matar saudades, rrrss

      Eliminar
  11. Neninha querida
    Sei que estiveste no blog do Luis, vi lá o teu comentário.
    Pois o comentário que lá deixei também se aplica, até cero ponto, aqui.

    Minha lindinha, já é um pouquinho tarde (passa das 17,30H), mas não quero deixar de desejar-te um feliz Dia do Pai. Não sei se o tens ainda vivo, mas, esteja onde estiver, merece ser homenageado.

    Beijinhos, querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MInha querida Amiga, meu Pai morrei de ataque cardíaco fulminante durante o sono em 21-4-1999 e não há um dia que o não recorde, pois das quatro pessoas, em princípio, mais importantes da minha vida (as outras foram o tipo com quem casei, o filho que tivemos e minha mãe) ´só ele me amou de verdade.

      Pela pessoa que era e de quem muito me orgulho de ser filha, está bem, de certeza!

      Que o teu também esteja bem, onde quer que se encontre!

      Neninha , penso que actualmente ninguém de bem se pode calar face ao descalabro que este bando do Poder está provocando - com a conivência do reformado algarvio - na sociedade portuguesa!!

      Lindinha, um apertado e terno abraço...e que tudo corra bem contigo, pois o mereces!

      Eliminar
  12. Eu também não gosto de ouvir as "doutas" opiniões de antigos governantes que pouco ou nada fizeram para a melhoria geral e consistente do país.
    Em qualquer caso, desta vez dou-lhes razão. Matematicamente, a dívida é impossível de pagar, a menos que tivéssemos crescimentos muito acima dos juros que pagamos. E também matematicamente, a dívida vai continuar a subir nos próximos anos se continuar esta estratégia de empobrecer as pessoas.
    São, tem um bom resto de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, por vezes, apetece perguntar porque deixaram chegar o país a este ponto se sabem tanto.

      De qualquer modo, nenhum deles carrega a culpa medonha desta cáfila actualmente no Poder: sujeitar-se servilmente a todas a directrizes vindas de fora sem tugir nem mugir e mostrar uma indiferença cruel e infinita relativamente ao sofrimento das pessoas.

      E esta sordidez é pior ainda porque o reformado de Boliqueime , que afastou Sócrates e o avisou de que os sacrifícios têm limites e devem ser equitativos, actualmente funciona como ministro sem pasta da coligação PSD/CDS e não toma uma única decisão desfavorável ao Governo, afastando dois assessores porque assinaram o Manifesto enquanto não tocou nem em Moreira da Silva, Isabel Toscano e no inventor das caluniosas escuras à Presidência!!

      O impacto pior desta política cega de brutal e desmedida austeridade sentir-se-á daqui a uns anos, segundo um Relatório estrangeiro saído há dias.

      Um abraço com votos de bom Dia do Pai, meu bem

      Eliminar
  13. Vivemos um período de excepção, em que o povo português está posto à prova proveniente de 20anos de demagogia e ruína das finanças públicas.
    O Manifesto é subscrito por algumas pessoas que tiveram responsabilidades governativas, até mesmo na área das Finanças que náo alertaram para a situação em que o país se encaminhava. Como diz um amigo meu; empurraram com a barriga o carrinho para o abismo.
    Pelo que se escreve por aqui a propósito deste post, o povo é o culpado de ter votado neste governo. Vamos lá ver. Acreditam que será o próximo governo que vai resolver todos os males da actual situação? Mas qual governo? Havendo a possibilidade de o PS vencer as próximas eleições não se vislumbra que seja com uma maioria sólida. Então!? Vamos acreditar, mesmo assim, que tudo será diferente e que a situação se inverta. Deixaremos de estar sujeitos aos dítames de Bruxelas, ou saíremos airosamente do Euro.
    O voto em democracia é a arma do povo. Pois é. E o que se espera das próximas eleições. Um governo de esquerda? Olhe para o exemplo de Hollande (França) sujeito que está e com as calças na mão a vergar-se à toda poderosa Alemanha, sua grande rival histórica.
    É complicado!
    Saudações.

    ResponderEliminar
  14. Carlos, já tinha saudades de o ver aqui...até pensei que se zangara comigo, coisa que me desgostaria muito .

    E, mesmo virtualmente, conhece-me o suficiente para saber que eu digo mesmo o que penso.

    Tem toda a razão : é complicado!

    Sabe que esta coligação nunca me agradou e as peripécias de demissões irrevogáveis e por políticas falhadas e soluções que Cavaco aceitou a contragosto agravou esse desagrado.Ainda mais porque , segundo entidades estrangeiras estamos presos por arames e o impacto maior da austeridade brutal e cega que estamos a sofrer só chegará daqui a uns anos. E sem resultados , porque está tudo pior!

    Como também sabe, eu sempre disse que faria todos os sacrifícios necessários, com duas condições: que toda a gente contribuísse e que me apresentassem resultados positivos. Pois nem uma coisa nem outra...

    Se estivesse o PS no Poder , claro que não faria milagres . Aliás, como não fará se e quando lá chegar. E se for com Seguro também não iremos muito longe: é um jotinha como Passos, sem experiência nem de vida nem de trabalho.

    O que me dói é ver milhões de vidas destroçadas (algumas para sempre) , filas intermináveis nas agora pomposamente chamadas cantinas sociais, as ruas de Lisboa pejadas de sem-abrigo e saber de fonte certa que os suicídios diários estão aumentando assustadoramente.

    O que se espera nas próximas eleições? Francamente, não sei! Até porque a Esquerda portuguesa é tão estúpida que cada vez tem mais grupinhos. e a Direita está de alma e coração aos pés da Alemanha, pois Passos -honra lhe seja - sempre disse que iria além da troika.

    Na Europa, a extrema-direita ( que até está -imagine-se com estreitas ligações à extrema direita de Israel!!) está a subir e até já passou das ruas para o recente "Governo" de Kiev.

    Só lhe digo mais uma coisa para não o maçar, que já vou longa. O que tenho contra o nosso actual Governo é a frieza e a total indiferença pelo sofrimento das pessoas!!!

    Da mesquinhez de Cavaco e da sua baixa estatura intelectual já nada me surpreende: no discurso de hoje até deu a impressão de querer uma lista única nacional para as eleições de 25/5/2014.

    Estamos metidos num belo sarilho faço eco novamente da sua apreciação:é complicado!!

    Bom Dia do Pai

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue