terça-feira, novembro 01, 2011

"TROVANTE" NO COLISEU DE LISBOA




O "Trovante", não "os"(como Luís Represas fez questão de sublinhar), deu ontem um espectáculo no Coliseu dos Recreios de Lisboa no âmbito dos seus trinta e cinco anos de carreira.

Muita gente conhecida desde Jorge Sampaio até António Costa - aliás ambos com pública homenagem por parte do grupo - na multidão que quase esgotou a sala.

Para mim, que nunca vira nenhuma actuação ao vivo , o espectáculo causou-me uma certa ambivalência.

Em primeiro lugar, não houve uma única referência a José Afonso; em segundo, ouvi temas pela primeira vez, que o público entoava em coro e, nalguns casos, reconhecia logo aos primeiros acordes.

Foi, até hoje, a primeira vez que senti um acentuado desfasamento  devido à diferença geracional.

Enquanto em "Três Cantos" com Sérgio Godinho, Fausto e José Mário Branco me emocionei até às lágrimas, ontem só me tocaram fundo três ou quatro canções.

 No entanto, gostei imenso e dei por merecido o dinheiro do bilhete.

Até porque foram muito generosos , na medida em que cantaram quatro ou cinco canções após a derradeira prevista no alinhamento original.

Acabaram com um tema que mexe connosco: "Timor". E aí esbateram-se completamente todas as diferenças: a memória e a emoção eram comuns!!

NOTA: Quero deixar aqui público agradecimento à senhora que , sem lho solicitar, me fez o favor de me fotografar para eu ficar com uma feliz memória.

Que Deus a proteja!!

28 comentários:

  1. Aqui está um post feliz!:))

    O vídeo que pus no post é o seguinte:
    http://sorisomail.com/partilha/5793.html

    (assim compreende melhor onde quis chegar:))
    mil beijinhos, querida amiga

    ResponderEliminar
  2. ::))::))::))::))

    LUIZ

    ResponderEliminar
  3. Luís Represas é um dos meus cantores favoritos (no meu perfil)!
    Curioso que sempre julguei que era "Os" e não "O" !... Obrigado, São.
    .

    ResponderEliminar
  4. Não fui mas tenho pena.
    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Olá
    Não percebi se foi a primeira vez que assistiu a um espectáculo ao vivo ou se foi a primeira vez que ouviu e viu O Trovante.
    Eles foram importantes no panorama da musica popular.
    O cd "Baile do Bosque" (o primeiro)é muito bom.
    Saudações.

    ResponderEliminar
  6. Ah, desculpe! Lendo melhor o post percebi que tinha assistido também ao espectaculo "Três Cantos".

    ResponderEliminar
  7. Minha querida amiga,

    O lugar é lindooooo! E mesmo com as suas ressalvas realmente vale a pena! Amiga eu fico tão feliz quando saio que é só colocar meus pés na rua já faço festa hahahaha. Imagina estar num lugar desses lindo! Queria ser sua vizinha, São! Imagina! hahahaha

    Beijos e abraços, muitos!

    ResponderEliminar
  8. Nesse concerto teria tido as mesmas impressões que tu. Trovante, embora se possa dizer que foram da minha geração, nunca foram das minhas preferências. Nem os Trovante nem o Luís Represas. Porquê?! Não sei! Há desígnios insofismáveis... rsrsrs

    Mas ainda bem que te divertiste!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Querida São, gostava bastante de assistir ao concerto que a banda, vai dar aqui em Guimarães.:)

    ResponderEliminar
  10. Obrigada, menina bonita!

    Assim é mais claro, rrss

    Sonhos bons, querida amiga.

    ResponderEliminar
  11. Espero que não te estejas a rir de mim, rrs

    Fica bem, LUIZ

    ResponderEliminar
  12. Eu também.Pelos vistos, não éramos só nós...

    Gosto da voz dele , mas achei que deveria ter vevocado Zeca Afonso pois iniciou a carreira com ele.

    Durma bem.

    ResponderEliminar
  13. Talvez tenham gravem para televisão, pois ainda têm mais três espectáculos juntos.

    Durma bem, LINO

    ResponderEliminar
  14. Foram importantes , sim. E têm canções muito bonitas e de bons poetas.

    Ai, CARLOS, pobre de mim se aos sessenta e dois anos fosse este o primeiro espectáculo que visse ao vivo. foi o primeiro - e, provavelmente o último - que vi deles.

    E nada há para que peça desculpa!

    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  15. SARINHA, se fôssemos vizinhas seria uma delícia e acho que andaríamos sempre a ver coisas assim lindas, rrrssss rrss

    Muitos "bejinhos" e um apertadinho abraço, querida.

    ResponderEliminar
  16. Mas eles têm uma boa presença em palco e a voz dele continua bem.

    Achei que lhe ficou mal, ao Represas, não ter evocado Zeca Afonso...até porque começou a carreira com ele, mas enfim...

    Bons sonhos, AMigo meu

    ResponderEliminar
  17. Se pider ir vá, linda.

    Eu, apesar de tudo, acho que valeu a pena: eles têm uma boa interacção com o público e têm qualidade, como se sabe.


    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  18. rosamarela não gosta deles.

    ResponderEliminar
  19. Somos, sim senhor da mesma geração. Aliás, gloriosa geração!

    ResponderEliminar
  20. rrss Muito gloriosa geração!!

    Tenha um bom dia.

    ResponderEliminar
  21. Timor é algo giro no luso imaginário. Numa época de desnorte ideológico, os lusos manifestaram-se por uma causa, finalmente uma causa! e acreditaram piamente que "fizeram a diferença e ajudaram Timor", mas se soubessem um pouco da História que se faz para além de Badajoz, saberiam que a "ajuda" veio dos chás canastra da Clinton, quando o Bill estava na White House, e não de desnorteados lusos.

    Uma vez estive nuns anos do Represas, num restaurante, creio que para os lados da Av. de Roma, comi um prato de carne e foi bom, poupei no jantar. Tal como tenho poupado nos concertos, nunca os vi, nem verei. No estilo, gostava da Banda do Casaco, ou da Brigada Vítor Jara, do Trovante, não. Agora, o concerto da Britney Spears, tinha pensado ir, antes de Passos ir mais além da troika. Isso sim são concertos sucede sempre qualquer coisa: playback, gorda demais, tropeções em palco. Gosto de concertos em que aconteça algo. Que para ouvir música os empreendedores deram-nos o CD Player. longa vida aos impostos

    ResponderEliminar
  22. Não me identifico muito com Luis Represas nem com o Trovante.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  23. Timor para mim tem conotações afectivas, mas não tanto por aquilo que é geral, embora me tenha também juntado ao movimento na altura.

    Claro que assim como foi invadido com o beneplácito dos EUA a saída da Indonésia teve a mesma benção.

    Da Banda do Casaco também gsotei e tenho pena do triste destino da Cândida Brancaflor.

    A Brigada Vítor Jara agrada-me muito e conheço muito bem um dos elementos, tendo-os ouvido ao vivo em Coimbra.

    Concordo contigo, os bastidores são mais interessantes do que aquilo que se passa no palco, rrss
    - com excepção, claro, de acontecimentos fora do esquema. Como quando vi Marco Paulo ( sim, leste bem....mas eu estava de fárias algarvis, rrss), esparramar-se inteirinho no palco , rrss

    Tem um bom dia

    ResponderEliminar
  24. gosto dos trovante e do luis represas, o chamado "suficiente" para ter alguns lp's e cd's e ter assistido a alguns concertos...claro que timor é um must que surgiu numa altura muita CERTA! de resto também ficaria meio "infeliz", sem nenhuma referência ao nosso zeca
    acho que valeu muito bem o nosso almoço, minha irmã linda!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Eu, como digo no texto, tenho canções de que gosto, outras nem tanto.

    Além disso, realmente, comunicam bem com o público.

    Abraço-a, linda

    ResponderEliminar
  26. Irmãzinha e xará e amiga, o almoço foi um momento a ficar para sempre e vos agradeço de coração a vossa generosidade e partilha!

    "Trovante": agrada-me a presença em palco, a voz de Represas e as canções que têm poemas muito bons: por exemplo Florbela Espanca, Mário de Sá Carneiro, Eugénio de Andrade, ...

    Considero que não procedeu muito bem Luís Represas ao não ter sequer mencionado Zeca Afonso, tanto mais que trabalhou com ele e o conheceu ainda .

    No meu caloros abraço para vós, o meu desejo de que sejam tão felizes quanto merecem. Amiga!

    ResponderEliminar
  27. Você estava muito chique meu bem!

    ResponderEliminar
  28. rrrssssEu ando "sempre" muito chique rrrssss rsss

    O meu abraço, Serginho querido.

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue