terça-feira, janeiro 17, 2012

O ESTRANHO DRAMA DO "COSTA CONCÓRDIA"



































O naufrágio ocorrido nestes dias no mar Mediterrâneo protagonizado pelo paquete de luxo "Costa Concórdia" deixa-me, além de entristecida pelas vítimas, perplexa.

As fotos que aí estão foram tiradas a bordo de um paquete de cruzeiro da mesma categoria que o paquete italiano: como é possível que com tanta tecnologia se desvie  da rota e vá fazer um rombo de cinquenta metros numa rocha?!

As notícias apontam para grave erro humano, talvez sob influência de álcool. Se assim for, penso que o responsável deverá ser exemplarmente punido. Até porque existem desaparecidos e são os que mais me preocupam, pois presumo serem os tripulantes cujas instalações se situam abaixo da linha de àgua e não devem ter tido hipótese de fuga.

Ao menos, ainda houve o discernimento de encalhar o paquete num banco de areia junto à costa. Caso contrário seria uma tragédia imensa.

Paz às vítimas!

24 comentários:

  1. Minha Querida Amiga São,
    Concordo integralmente com os seus comentários e percebo também quanto sentiu ao pensar se tivesse acontecido no cruzeiro que fez pois eu próprio que fiz diversas viagens em paquetes bem menos evoluídos que este também fiquei muito impressionado com o ocorrido. Tive até, em pleno Atlântico, a pairar, por avaria, perto das Canárias mas senti-me sempre seguro pois o Comandante e a Tripulação mantiveram-nos bem informados sobre o que se passava. Depois até tivemos pena que a avaria tivesse sido solucionada pois estava previsto que se tal não acontecesse iríamos visitar as Canárias.
    Parece que neste caso o Comandante não só alterou a rota prevista como abandonou o navio. Está detido para averiguações mas julgo que não ficará por aqui a sua prisão.
    Um beijinho amigo.

    ResponderEliminar
  2. Segundo parece, o exercício que aqui mostras não se efectuou, as informações forasm escassas e erradas e o Comandante abandonou o paquete antes de tempo.

    LUIZ

    ResponderEliminar
  3. Nunca he sido un apasionado de los cruceros...
    MI solidaridad con las víctimas.
    Besos para ti.

    ResponderEliminar
  4. Pelos vistos era tradição aquela aproximação à ilha mas, segundo os técnicos, foi excessiva! :-((

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. E pior foi aquela que segundo a guarda costeira foi a atitude do comandante: abandonar o barco com muitas pessoas a bordo e recusar-se a voltar lá!!

    Um solidário abraço nesta sua hora difícil, amiga.

    ResponderEliminar
  6. Só fui a este e porque as minhas duas amigas me pressionaram; achei graça , mas não fiquei apaixonada incondicionalmente.

    Aliás, apanhei um termendo susto num dos transbordos na Croácia!!

    Besos, PEDRO.

    ResponderEliminar
  7. O imponderável acontece!

    E se não há o necessário cuidado, pior, LUIZ

    ResponderEliminar
  8. Eu no único cruzeiro que fiz, correu.me tudo bem.

    Á excepção do transbordo na Croácia: vi toda a hipótese da balsa se voltar e morrermos todos ali, porque a sensação que se teve é que se partiria contra o casco do paquete .

    Um abraço, meu quarido amigo LUÍS

    ResponderEliminar
  9. Concordo. paz às vitimas e já agora apuramento de responsabilidades.

    Boas essas imagens que apresenta!

    ResponderEliminar
  10. Buenas tardes Säo, mi compañera Encarna me dice que es muy reconfortante poder hacer un viaje de este tipo, soñar es gratis.
    Cuan necesitados de atenciones y diversion, estamos.
    Este tipo de sucesos nos recuerdan la poca profesionalidad de algunos cargos respondables de trasegar con gente.
    Ademas no deja el sueño de que si algun dia podemos embracar en semejantes viajes, no nos ocurra algo asi.
    Nuestros respetos por las victimas.
    Jesus

    ResponderEliminar
  11. Sim, que as vítimas não tenham sofrido muito e que quem foi responsável sofra as consequências.

    Bons sonhos, RUI

    ResponderEliminar
  12. Viva, JESUS!

    Embora não seja muito entusiasta de cruzeiros, até porque sempre receei uma coisa deste tipo, quando corre bem é muito repousante no espaço do navio. Porque em terra as vistas são demasiado rápidas: em Malta não tive tempo sequer de comprar um postal ilustrado!!

    Um forte abraço para ti e Encarna, meun amigo.

    ResponderEliminar
  13. De acordo, São!
    As fotos estão muito bonitas.

    Beijinhos (com frio).

    ResponderEliminar
  14. Boa noite, São


    Realmente o que aconteceu incute nas pessoas o medo do que possa acontecer num cruzeiro quando menos se espera.
    Isto que aconteceu, vitimando e traumatizando as pessoas, dá que pensar.

    As fotos são belíssimas!

    Beijo

    Olinda

    ResponderEliminar
  15. Os erros no mar geralmente pagam-se caro. Esse comandante que não esperou pela retirada de todos os passageiro e tripulantes não merece ser tratado como tal, e se foi irresponsável como dizem, então merece ser punido exemplarmente.
    Cumps

    ResponderEliminar
  16. Estamos de acordo e depois de ouvir a gravação da conversa do comandante com as autoridades costeiras fiquei abismada como é possível sair para prisão domiciliária!!

    Uma serena noite.

    ResponderEliminar
  17. Obrigada por gostar das fotos, OLINDA.

    Adoro viajar, mas nunca me entuasiasmei por cruzeiros...e agora, então!

    Um beijo

    ResponderEliminar
  18. Sendo quem és, só poderias estar de acordo.

    O meu grato abraço pelo apreço, também com bastante frio...

    ResponderEliminar
  19. O Costa Concórdia me chocou desde o primeiro momento. Sabes o quanto me fascinam o mar e as belas naves que cruzam todos os mares do nosso planeta.
    Mas desde as primeiras notícias me pareceu que muito deveria ser explicado, pois tudo parecia incongruente. Tantas questões denunciando todo uma gestão desastrosa dos destinos do que deveria ser uma jornada de lazer e felicidade.
    52 anos?! Não é idade que dê experiência para comandar uma nave daquelas (eu tenho apenas mais dois anos de idade, por isso posso ter um pouco de consciência do que digo). E isso ficou provado no modo alucinado de pavor como o comandante respondia pelo telefone aos apelos para tornar ao navio e assumir in loco o salvamento dos náufragos ainda por resgatar.
    Mais ainda que não é a primeira vez que esse mesmo navio já se encontrou em acidentes mais ou menos gravosos em vários portos do mundo, nomeadamente em dois brasileiros. Uma vez seguia em desastrosa rota de colisão contra outro paquete de cruzeiro fundeado no porto do Rio de Janeiro; o comandante do navio ameaçado teve o sangue frio de levantar água e numa manobra de emergência recuar em potência máxima para evitar o embate. Noutra ocasião o Costa Concórdia aterrorizou todo mundo no porto de Nápoles, com uma manobra de imensa incompetência onde embateu num pontão assim como noutro navio encalhado.
    Mas não só o comandante tem de responder às suas responsabilidades. Armador de demais envolvidos nesses projectos de exploração dos tempos livres deverão rever todo o seu modus operandis e salvaguardar que mais casos aflitivos e funestos não se repitam.

    Um abraço solidário e espero que ninguém ganhe medo de viajar no mar. Como dizia um dos sobreviventes: "sinto-me mais seguro num navio que num avião"

    ResponderEliminar
  20. Lamentável e o comandante , se forem verdadeiras as notícias, deveria ser irradiado da profissão e cumprir prisão mesmo.

    Um longo abraço, meu querido SERGINHO.

    ResponderEliminar
  21. Na linha desse sobrevivente, eu costumo dizer que se tiver de morrer num desastre de aviação, o avião me cairá no prato da sopa, rrss

    Penso que há muita irresponsabilidade de muita gente e isso não deveria ser permitido jamais.


    Aliás, depois de tudo o que (não) fez o comandante está em prisão domiciliária!!!!!

    É Itália e tudo está dito...

    Eu gostei do cruzeiro único que fiz, mas não fiquei fã incondicional, até porque num dos transbordos apanhei um enorme susto.

    Beijinhos, meu querido MANDRAG

    ResponderEliminar
  22. Agora que ouvimos a conversa dele e do oficial é fácil entender que puseram um louco para comandar um transatlântico!
    Mas que belas fotos as suas! Quase me animo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  23. Sem dúvida; fiquei siderada quando ouvi!!!

    Anime-se, pois - quamdo corre bem - é muito agradável, rrss

    Abraço grato.

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue