Escrevo sob uma forte emoção mesclada de indignação.
Ainda nem sequer começou o Verão e já a calamidade dos incêndios se iniciou - e de maneira bem trágica.
O clima modificado e manipulado está aí e os resultados são os que nós conhecemos por os sofrermos na pele.
O incêndio de Pedrógão Grande foi provocado por uma trovoada seca e espalhou-se por uma enorme área , provocando até este momento mais de uma centena de vítimas , sessenta delas mortais.
E eu pergunto porque motivo não se tomam medidas concretas e sérias para evitar que Portugal fique mais pobre quer em vidas humanas quer em riqueza natural?!
Estou cansada de debates , de opiniões, de estudos, de não sei quantas coisas mais , sem resultados práticos.
Exijo que algo aconteça de verdadeiro para combater este flagelo sazonal!
Paz para quem partiu ! Solidariedade para quem sofre !
Li a notícia esta manhã. Que tragédia? Poderia ter sido minimizada perante as causas naturais?
ResponderEliminarSe muitas das decisões tomadas ao logo de anos e que permanecem no papel estivesse já concretizadas penso que poderiam ter ajudado um pouco, embora este incêndio tenha sido o Inferno em terra pelo que se tem sabido
EliminarContra os fenómenos da natureza, imprevistos e incontroláveis não há meios humanos nem materiais que os consigam vencer! Esperança e fé para os vivos. Em paz descansem os mortos. Sentidos pêsames às famílias enlutadas!
ResponderEliminarTenha uma boa tarde amiga São, um abraço,
Eduardo.
EStou de acordo, este incêndio foi dantesco, de qualquer modo as medidas já pensadas devem passar a ser concretizadas.
EliminarComo é que o SIRESP falha?
Bom fim de semana, meu amigo
Ainda agora falava com o meu companheiro sobre isso ... pois precisamos de investir na área preventiva!!!
ResponderEliminarBj
Apostar na intervenção e ter os meios existentes em condições!
EliminarBeijinho e bom fim de semana
«Falando de fogos florestais há áreas imensas onde o fogo pouco ou nada entra. São áreas de interesse económico claro, associada à exploração florestal, da Portucel-Soporcel e do Grupo Amorim... O que quer dizer que, se há rentabilidade económica numa dada exploração, ela não arde não (ou arde pouco). O facto, o principal facto, é que há uma riqueza nacional convertida em pouco mais que mato. E o mato despreza-se e ... arde. A principal causa dos incêndios é resultado do desleixo e da falta de aproveitamento dessa riqueza imensa que é a floresta portuguesa»
ResponderEliminarEm 2013 escrevi isto, e hoje escrevi coisa não muito diferente...
Infelizmente, o texto não perdeu actualidade...
EliminarTudo de bom
Olá, querida São!
ResponderEliminarVi nos jornal ontem e fiquei triste... Seus vos progteja aí neste país tão lindo!
Seja feliz e abençaoda!
Bjm de paz e bem
Esperemos que seja desta vez que alguma coisa de concreto se faça : demasiados Governos deixaram passar em branco medidas sérias contra os incêndios... e as pessoas também não ajudaram muito, pois não limparam as matas , nem ao pé de casa sequer.
EliminarQuerida amiga, bem haja pela solidariedade
Abraço com gratidão e votos de tudo de bom para si
A minha solidariedade para todos. Não tenho palavras, São. Que tragédia!
ResponderEliminarUma boa semana.
Beijos.
Uma tragédia imensa cheia de sofrimento ... e que Passos tem a pouca vergonha de instrumentalizar em proveito partidário sem respeito nem cuidado
EliminarForte abraço , linda
Acabei de saber que o incêndio já passou em Cernache, e que felizmente a família que lá tenho está bem, apesar de não ter ganhado para o susto.
ResponderEliminarAssino por baixo o seu texto.
abraço
Ainda bem que tudo está bem com a sua família.
EliminarBeijinho
Neste momento , as palavras começam a ficar gastas . . .
ResponderEliminarComo acabou de dizer " Paz para quem partiu ! Solidariedade para quem sofre ! "
Forte abraço ,
Maria
Assim seja!
EliminarE que não lamentemos em breve nenhuma tragédia de aviação provocada por drones.
Abraço com carinho
Essa tragédia é uma tristeza sem definição...
ResponderEliminarBeijos, querida São...
Infelizmente nem perante tanto sofrimento Passos deixa de fazer baixa política....
EliminarAbraço grato, meu anjo
Se o Inferno existe é aquilo ou algo muito semelhante, São :(
ResponderEliminarE como se esta terrível tragédia não bastasse, temos invenções como a de um avião se despenhar nas chamas e Passos irresponsavelmente falando de suicidios inexistentes ...
Eliminar:(
Também eu estou farta do palavreado dos políticos, São.
ResponderEliminarSem mais emoções e usando a razão o GOVERNO tem de enfrentar com coragem e força os problemas do mundo rural português.
Abraço solidário com o nosso PORTUGAL.
Gosto de Política,penso que é útil e apaixonante discutir ideias e visões diferentes para a sociedade, mas - muito sinceramente - estou cansada desta classe política ( e não só portuguesa) que se enreda em politiquices e não olha a meios para chegar ao que se propõe e em que as pessoas são a última das suas preocupações.
EliminarBeijinhos e que os noivos sejam felizes.
MI solidaridad con las víctimas y las familias. Y ahora, a exigir responsabilidades.
ResponderEliminarBesos, querida amiga.
Grato abraço pela solidariedade, querido amigo.
EliminarE , sim, que se apurem responsabilidades e se faça bem melhor a partir de agora
Fica bem
Junto-me às suas palavras!
ResponderEliminarA minha grande pena é que no lugar de inocentes não tenham ficado ladrões, corruptos e vigaristas deste país...
POis... esses escapam sempre .
EliminarTudo de bom
Com profunda consternação e dor, uma catástrofe humana.
ResponderEliminarInfelizmente fala-se muito e faz-se pouco.
Atingiu as minhas raízes, duas partes de mim vieram daquele lugar, que hoje está cinzento.
Lamento a perda de vidas, o resto irá renascer, acredito que melhor e se aprenda a lição.
Conheço local e não vai ser fácil a reestruturação, é um interior desertificado , os que permanecem são alguns idosos, a maioria emigrou e só aparecem lá de férias. As terras de cultivo são palha, os olivais são silvados, e a floresta é mata. As terras não são de "ninguém", antigamente faziam-se logo as partilhas, agora ninguém está interessado nas terras, e o abandono é o mais comum.
Não à ordenamento nem incentivos, nem pessoas que façam a prevenção, as juntas de freguesia deviam ter um serviço de limpeza. Eu sei lá são só debates, mas as pessoas que naquele fatídico dia ali foram colhidas pelo fogo a sua grande maioria não eram residentes na localidade, estavam de passagem Enfim profundamente triste.
Beijinhos
Graças pelo seu testemunho, por aquilo que contém de sentimentos pessoais e conhecimento da realidade.
EliminarSim, infinitamente triste esta imensa tragédia!
Abraço e bom fim de semana, Mina
Bom dia, anos e anos a ouvir a opinião sobre a floresta dos iluminados, cada um acusa o outro e a conclusão para solucionar não chega, agora temos mais dois iluminados a opinar sobre a solução, são os demagogos Passo Coelho e a Cristas a querem tirara dividendos politicas com lágrimas de crocodilo.
ResponderEliminarAG
E que comportamentos os dessas criaturas, António, principalmente o de Passos , cuja política causou centenas de suicídios reais, infelizmente, e agora descarada e irresponsavelmente inventa suicídios por falta de apoio.
EliminarTudo de bom
Li que durante as primeiras cinco horas ainda não tinham sido disponibilizados recursos suficientes para combater o incêndio e que nesse espaço de tempo já tinham morrido 19 pessoas.
ResponderEliminarSe calhar quem deu essa informação foi Sebastião Pereira... ou de quem inventou a queda de um avião nas chamas e quando se soube ser, felizmente, mentira , enfim...uma vergonha a actuação da esmagadora maioria de quem faz do jornalismo profissão!
EliminarO SIRESP , incompreensivelmente , falhou, sim.A RTP e a SIC e a TVI também poderiam ter dado informações bem mais úteis.
Porém, o fogo propagou-se a uma velocidade incrível.
Além disso - e eu estive na zona há um ano - existem casas isoladas em sítios incríveis e rodeadas até quase à porta de árvores e mato.
Só por milagre é que não há tragédias ainda maiores ...
O Governo actual já implementou medidas antes deste incêndio, mas as coisas levam tempo.
Boa semana
Depois do que aconteceu, nada pode ficar como dantes.
ResponderEliminarMas os debates não ajudam, já que cada cabeça cada sentença. E só contribuem para confundir as pessoas e até os que devem fazer continuamente alguma coisa (autarquias, Protecção Civil, GNR, etc., etc.).
Penso que o governo actual está no caminho certo, porque há muitas matas que nem se sabe quem são os donos, outros não querem saber, etc., etc. Portanto, depois de identificar tudo, a ideia de criar sociedades gestoras para a floresta parece uma boa medida, já que as exploradas directamente pelas celuloses têm muito menos incêndios.
Mas a prevenção começa por cada um de nós e, o que se vê, é muito mau, já que as pessoas nem sequer limpam o que está nos seus terrenos bem ao pé da porta...
Enfim, lamentemos os mortos, mas os culpados (todos os vivos, excepto crianças), têm que mudar de atitude e de cultura rapidamente.
Bom fim de semana, amiga São.
Beijo.
Assino as tuas lúcidas palavras.
EliminarE depois como se não bastasse esta imensa tragédia e como se não tivesse responsabilidades , Passos - sem pudor, sem ética, sem vergonha - vem falar em suicídios por culpa do Governo.... ainda que assim fosse, o tema deveria ter sempre sido tratado com extremo cuidado.
Que pode esperar o país deste tipo??'
Querido amigo, fica bem
Ainda não percebi como acabar com os incêndios sem pedir ajuda ao Altíssimo. Havendo árvores, arderão sempre. Há dias estive a falar sobre o grande risco que é viver em prédios. Quanto mais condóminos, maior o risco, simplesmente porque, com o passar do tempo, os condóminos têm envelhecido, e consequentemente vão perdendo a noção de perigo e cuidados a ter em casa, como fogões, gás, instalações elétricas, etc. Os prédios, atualmente, são um grande foco de incêndio, só Nossa Senhora intercede, não há outra explicação, para que não haja mais desgraças. Por outro lado, quem vive rodeado de floresta também sabe o risco.
ResponderEliminarTens razão: com árvores haverá sempre incêndios. Só que isso não é razão suficiente para esta tragédia que tem assolado o país. Absolutamente de acordo: jamais viveria em casa construidas no meio de árvores e em sítios inacessíveis ou sobre ravinas a pique com o oceano lá em baixo .
EliminarFica bem
Fico aterrada também com os condomínios, sim.Lembro-me de um dia ter chegado a casa de minha mãe( meu Pai já morrera) e o gás do fogão da cozinha estar aberto e foi aí que, contra vontade dela, contratei uma pessoa.