domingo, julho 28, 2024

SOL DA ESTEVA : "A VERDADE É UM FIM " (22/6/2024 )

A verdade não existe

Nem nos é anunciada...

Muita gente até persiste

Em mantê-la bem calada.


Mas depois, há sempre alguém

Que se elege autoridade,

Resolvendo ser também

O dono da tal verdade.


Não vamos acreditar

Mantendo a gente assim

E a cátedra ocupar.


Todo aquele que acredita

Que a verdade é um fim,

Nunca a tem como desdita.

terça-feira, julho 23, 2024

CITAÇÃO : GABRIEL LEITE MOTA *

 " O discurso que alimenta essa desconfiança nas instituições, existe em todo o mundo ocidental e, de alguma forma, a confiança nas instituições e nos políticos está a cair .


Se não temos confiança nos nossos representantes, a própria noção de democracia  esvai-se. E isso não é inócuo para a forma como nos sentimos.


A economia até pode estar a crescer, mas se as pessoas têm a sensação de que os políticos são corruptos, os vizinhos são ladrões e os imigrantes são não sei o quê, o seu bem-estar diminui, de uma forma que é real, porque existe essa percepção. Mesmo que as estatísticas o desmintam, as pessoas sentem-se inseguras.


Temos de perceber o que podemos fazer para alinhar as percepções com a realidade."


* Doutorado em Economia da Felicidade (  Único português com este título )

segunda-feira, julho 15, 2024

ESPANHA, CAMPEÃ EUROPEIA DE FUTEBOL 2024

  



  A Espanha venceu, com todo o mérito, o Campeonato Europeu de Futebol  2024 , que decorreu na Alemanha , ao derrotar a Inglaterra na final por 2-1.

Nico Williams (12/7/2002) foi eleito o melhor jogador do jogo e Lamine Yamal (13/7/2007) foi escolhido como o melhor jogador jovem do torneio.

Parabéns a Espanha e ao seleccionador Luis de la Fuente (21/6/1961), que construiu uma seleccção com espirito colectivo, sem estrelas  e  escolhendo os jogadores em melhores condições , substituindo quem tinha que ser substituído e sem que nenhum desses jogadores tivesse acessos de raiva.

Seria uma excelente notícia ser ele o próximo seleccionador de Portugal , pois provavelmente acabariam as preocupações com recordes pessoais  e deixariam de existir vacas sagradas.

quinta-feira, julho 11, 2024

LUCÍLIA GAGO

 Lucília Gago é Procuradora - Geral da República Portuguesa há seis anos e deu em 8/7/2024 a sua primeira entrevista  a três meses de deixar de o ser.

A sua prestação só confirmou o que se suspeitava : uma arrogância a toda a prova e um alheamento total da realidade assim como a recusa de assumir responsabilidades e erros na actuação do Ministério Público.

Assumiu a responsabilidade do parágrafo que originou a demissão de António Costa e, consequentemente, a queda de um Governo de maioria absoluta, mas  a decisão do antigo Primeiro-Ministro é exclusivamente  dele e situa-se no campo político, pois poderia ter continuado em funções. Ao contrário do que disse o procurador Rosário Teixeira  , que considerou António Costa livre de quaisquer suspeitas porque nem arguido é, Gago afirma que as investigações continuam . 

Também acha natural um cidadão estar sob escuta telefónica durante quatro anos e , evidentemente, a sua postura corporativa veio ao de cima, porque nunca colocou sequer a hipótese de erro da parte do organismo que  supostamente dirige.

Nega o que é óbvio aos olhos de toda a gente : existe uma agenda política dentro do Ministério Público  dadas as ligações com a comunicação social e as revelações e buscas em datas politicamente importantes, que não podem ser pura coincidência.

Afirma , porém, existir um ataque orquestrado ao Ministério Público  e  a única razão para esta afirmação é negar a realidade e ter a firme convicção de estar acima de todo o escrutínio.

Não lhe agradaram as declarações de Marcelo Rebelo de Sousa e notou-se o total desagrado pelas palavras da actual ministra da Justiça. Sendo assim , já deveria ter apresentado a demissão. Aliás, já deveria ter sido demitida há muito tempo .

Depois desta desastrosa entrevista , aguarda-se o  seu comportamento na Assembleia da República.

segunda-feira, julho 08, 2024

SANFERMINES 78, TERRORISMO DE ESTADO EM PAMPLONA (ESPANHA)

 



No fim da tourada de 8 de Julho de 1978 , integrada nas Festas a S. Firmino,  várias pessoas desceram à arena da praça de touros de Pamplona (Navarra) exibindo um  cartaz  pedindo amnistia para todos os presos, entre  aplausos e assobios  das vinte mil pessoas presentes.


 Vivia-se o período de transição entre a ditadura de Francisco Franco ( 1892 - 1975 )  e   o regime democrático , mas  - tal como no massacre de  Vitória em 3 de Março de 1976  -    a Polícia Armada  irrompe na praça e começa a disparar  a matar , cumprindo as ordens que recebia da central por rádio  e que ficaram gravadas : " Preparad  todas las bocachas y tirad con todas las energias y lo más fuerte que podáis. No os importe matar.".


 Feriram mais de meia centena de pessoas e nos enfrentamentos e manifestações que  ocorreram na cidade na sequência da brutal intervenção policial na praça, acabaram por assassinar com um tiro na cabeça Germán Rodrigues Saiz.


Navarra entrou em protestos e  manifestações  e  daí resultou , além de inúmeras pessoas feridas,  a morte  de José Ignacio Barandiarán em San Sebastián a 11 de Julho .


Segundo Rodolfo Martin Villa, ministro do Interior, em seis horas houve sete mil disparos de material anti-distúrbios  e cento e trinta disparos de bala  em Pamplona , mas tudo não passou de um erro : "Al fin y al cabo lo nuestro serán errores, pero lo otro son crímenes".  Os crimes a que alude são os actos terroristas da ETA.


Profundamente tocante o testemunho pessoal  de Xavi ( "Toro Salvaje " ) , meu querido amigo , que  com todo o seu enorme talento como poeta   nos  diz   o horror que viveu  sob o  terrorismo de Estado em " 7 de Julio de 2024".


Tanto os crimes de Vitória como os de Pamplona continuam  impunes, décadas de anos depois e em regime democrático.


Desgraçadamente, a extrema-direita está em crescendo no Ocidente. Embora tanto em França como no Reino Unido tenha sido impedida de ascender ao poder. Temo, porém, que seja só uma questão de tempo.



sexta-feira, julho 05, 2024

CITAÇÃO : PEDRO PROENÇA, NEUROPEDIATRA

"Há colegas meus a diagnosticar casos de autismo a mais, tem havido diagnósticos a metro."

quarta-feira, julho 03, 2024

"AXIOMA" - VIRGÍNIA DO CARMO ( " A MENINA QUE APRENDEU A MATAR CENTOPEIAS E OUTROS POEMAS " )

  Que a verdade existe é tão certo

como a luz. Mas também como a luz,

a verdade é difusa e intocável .

Visível só em parte. Ofuscante quando demais.

A verdade é a mais livre das transparências.

E pensar que ela é possuível

a mais ingénua das ilusões.


A verdade existe, mas não é de ninguém.






Arquivo do blogue