Mensagens

MAIORIDADE DE "são " : BALLAKÉ SISSOKO & VINCENT SÉGAL

Imagem
O "são "  atinge hoje os dezoito anos. Neste aniversário marcante quero festejar com todos os amigos e amigas que o acompanharam até agora. Quero também lembrar quem deixou de estar presente por opção e, particularmente, quem  já está noutra dimensão. Não referirei nomes para não cometer o desagradável acto de a lista não ser completa. A quem me honra e alegra com a sua presença, os meus profundos agradecimentos, esperando que assim o continuem fazendo. A quem , infelizmente, já não está entre nós , mas continua na minha memória, desejo paz e luz . Para dar brilho à festa , deixo um duo que muito aprecio e que espero também vos agrade. Estreito abraço !

FELIZ NOVEMBRO : Beethoven Egmont Overture Sergiu Celibidache Berlin 1950

Imagem

PARA LAÍS : STEFANO LANDI - PASSACAGLIA DELLA VITA

Imagem
Completam-se precisamente agora vinte e cinco anos que me deixou um dos dois seres que sempre me amaram incondicionalmente : Laís.   Era uma cadela dálmata lindissima , muito doce, e viveu comigo desde os dois meses, morrendo com onze anos, três meses e onze dias. Uma saudade  enorme e sempre presente.

EXCERTO DE "MURAL " : MAHMOUD DARWICH ( 13/3/1941 - 9/8/2008)

Imagem
 Morte, espera que eu faça a mala : escova de dentes, sabonete, lâmina de barbear, água-de-colónia e roupas. É o clima ameno, lã ? Há mudanças de clima na eternidade branca ? Ou ele permanece igual, seja Outono ou Inverno ? Bastar-me-à um livro para matar o não-tempo ou precisarei de uma biblioteca inteira ? E em que linguagem comunicam lá, coloquial ou formal ?

PRESIDENTE DA COLÔMBIA NA ONU

Imagem

NOBEL DA PAZ 2025

Imagem
O Nobel da Paz deste ano foi entregue a Maria Corina Machado. Sinceramente, não me parece a melhor escolha, apesar da sua luta contra o regime  venezuelano. Assumiu posições controversas, no mínimo, e ofereceu simbolicamente o prémio a Donald Trump. Temos de reconhecer que  , apesar de todas as pressões ,  o Comité  não cedeu e não  o concedeu ao alucinado que está destruindo a democracia nos EUA. Pelo menos isso. No entanto,  quem  mereceria a distinção, sem ponta de dúvida, é  Francesca Albanese, Relatora da ONU sobre a situação dos palestinianos nos territórios ocupados por Israel.

CITAÇÃO : RUI TAVARES GUEDES, 8/2025

Imagem
 "A  forma  como tantos países com tradição democrática têm assistido em silêncio, ao que se passa em Gaza é reveladora do mundo em que vivemos e da erosão dos valores que devíamos todos compartilhar, até por estarem inscritos na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na própria criação das Nações Unidas. Quando, deliberadamente, como se fazia nos antigos cercos da época medieval, se matam populações à fome, não pode haver estratégia que desculpe o "bruto " que comanda esse extermínio. Por muito menos, por exemplo, já se encetaram intervenções de forças internacionais , para impedir situações que não chegavam a esta barbárie. E é  cada vez mais inadmissível que Israel continue a proibir que observadores e jornalistas internacionais  entrem no território para poderem , em liberdade, contar o que realmente se passa."