Mensagens
NOBEL DA PAZ 2025
- Obter link
- X
- Outras aplicações
_(cropped).jpg)
O Nobel da Paz deste ano foi entregue a Maria Corina Machado. Sinceramente, não me parece a melhor escolha, apesar da sua luta contra o regime venezuelano. Assumiu posições controversas, no mínimo, e ofereceu simbolicamente o prémio a Donald Trump. Temos de reconhecer que , apesar de todas as pressões , o Comité não cedeu e não o concedeu ao alucinado que está destruindo a democracia nos EUA. Pelo menos isso. No entanto, quem mereceria a distinção, sem ponta de dúvida, é Francesca Albanese, Relatora da ONU sobre a situação dos palestinianos nos territórios ocupados por Israel.
CITAÇÃO : RUI TAVARES GUEDES, 8/2025
- Obter link
- X
- Outras aplicações

"A forma como tantos países com tradição democrática têm assistido em silêncio, ao que se passa em Gaza é reveladora do mundo em que vivemos e da erosão dos valores que devíamos todos compartilhar, até por estarem inscritos na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na própria criação das Nações Unidas. Quando, deliberadamente, como se fazia nos antigos cercos da época medieval, se matam populações à fome, não pode haver estratégia que desculpe o "bruto " que comanda esse extermínio. Por muito menos, por exemplo, já se encetaram intervenções de forças internacionais , para impedir situações que não chegavam a esta barbárie. E é cada vez mais inadmissível que Israel continue a proibir que observadores e jornalistas internacionais entrem no território para poderem , em liberdade, contar o que realmente se passa."
CITAÇÃO : FILIPE LUÍS, 2025
- Obter link
- X
- Outras aplicações
" Condena-se o terrorismo palestiniano - e, por arrasto, o terrorismo islâmico - , mas ninguém fala do papel do sionismo na alimentação do monstro. Durante a Segunda Guerra Mundial houve projectos , delineados por Hitler e partilhados com o seu provisório amigo Estaline, para erradicar o povo judeu do continente europeu, transferindo-o para a ilha de Madagáscar. Ao ouvirmos falar dos projectos do governo de Israel , em conluio com o promotor imobiliário Donald Trump , para a erradicação , da Faixa de Gaza, de todos os palestinianos - deixando , talvez, alguns, para servirem à mesa... - , para que ali nasça uma nova << Riviera >> , não podemos deixar de pensar como a História se repete, mesmo que os protagonistas se invertam. O desafio da comunidade internacional é o de impedir que se chegue à fase das câmaras de gás. E o reconhecimento do Estado da Palestina é um passo nesse sentido."
CITAÇÃO : JOSÉ CARLOS DE VASCONCELOS
- Obter link
- X
- Outras aplicações

"Tragicamente, são estes os tempos que vivemos : Tempos de Trumps. O pior, na sua terrível desumanidade e crueldade, aquele - Netanyahu - que Trump apoia, inclusive fornecendo-lhe armas, quando poderia talvez ser o único a conseguir travar a chacina que implacavelmente prossegue. As imagens rasgam-nos o coração e suscitam sempre a mesma dolorosa interrogação : como é possível ? Como deveremos chamar àqueles que, apesar de todas as mentiras e luvas protectoras, se sabe terem as mãos tão tintas de sangue ? E não só de sangue , porque não "sangram " as crianças que morrem de fome, nem (talvez) as que jazem sob os escombros dos bairros, das casas, dos hospitais bombardeados."