terça-feira, outubro 29, 2024

CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO TARRAFAL DE SANTIAGO

 





O campo de concentração do Tarrafal de Santiago ( Cabo Verde ) foi inaugurado em 29 de Outubro de 1936 e encerrado em 25 de Abril de 1974 ( mais precisamente, 2/5/1974).

Estiveram lá como prisioneiros  - e alguns  morreram  - nomes importantes da Oposição à ditadura de Oliveira  Salazar - Marcelo Caetano.

O pequeno cubículo designado como a "frigideira " em que os presos eram encerrados durante tempo indeterminado situava-se no exterior do campo, mas já não existe.

Outra das torturas infligidas era a de amarrarem o preso, a quem negavam alimentação,   junto à cozinha . 

Na foto do meio está o posto médico, onde se pode ler a  repugnante afirmação do médico responsável pelos prisioneiros : " Não estou aqui para curar, mas para passar certidões de óbito."

Graças à pressão internacional, o campo esteve encerrado durante um período, Caetano reabriu-o para os presos políticos ligados aos movimentos de resistência e libertação das antigas colónias portuguesas. Só foi encerrado com a queda da ditadura em Abril de 1974.

E ainda existe quem tenha saudades da ditadura !!!


NOTA:
Embora tenha visitado o campo, as fotos  não são da minha autoria. 

sexta-feira, outubro 25, 2024

CITAÇÃO : ALEXANDRA CORREIA

 "O desvario israelita com que retaliou os ataques que sofreu a 7 de Outubro de 2023 - os quarenta e dois mil palestinianos mortos, as escolas e hospitais atacados, as crianças esfaimadas , a recusa em deixar entrar ajuda humanitária, os ataques às organizações não governamentais, as suspeitas de crimes de guerra - são pedras no sapato, sim, sobretudo na opinião pública, mas tiram o sono a estes senhores das armas ? "



sexta-feira, outubro 18, 2024

IGREJA CATÓLICA PORTUGUESA


 

A Igreja Católica Portuguesa (ICAR)  está atingindo o máximo limite do descaramento relativamente ao cinismo com que trata os crimes de pedofilia praticados sobre crianças e adolescentes por alguns dos seus elementos.

Como o interesse material se sobrepõe a tudo e a importância dada  ás vítimas é nula, a hierarquia católica está congeminando estratagemas atrás de estratagemas para não lhes pagar as devidas indemnizações .

Usaram todo o tempo que quiseram  após o resultado da Comissão independente e agora exigem que as vítimas decidam em seis meses. Além disso, pretendem que revivam mais uma vez  os traumas perante três  comissões com a maioria de elementos da organização criminosa que as abusou e , obviamente, sem garantia de que a decisão lhes seja favorável. 

Não há nada  -  nem dinheiro nem pedido de perdão  - capaz de apagar  as terríveis e indeléveis marcas que os abusos provocaram. No entanto, é necessário que a ICAR não fique impune.

Incompreensivelmente , é esta seita cristã, coberta de crimes e sangue, que milhões de criaturas ditas pensantes seguem cegamente e transmitem às gerações mais  novas.

O que me consola, é que os criminosos, seus cúmplices e apoiantes  irão parar ao pior dos Infernos  de todos quantos inventaram!

quinta-feira, outubro 10, 2024

GENOCÍDIO PALESTINIANO EM NÚMEROS







 







E os sionistas e apoiantes afirmam  que  "não é um genocídio"  Alguns acrescentam  " quando muito é uma acção de extermínio." 

Eu gostaria que alguém tivesse a gentileza de me explicar ( com desenho, se possível ) qual a diferença  - além do cinismo semântico -  entre as duas situações.

A História , se ainda existir e não for adulterada, julgará severamente todos os responsáveis  por esta hedionda  mortandade, que Israel e seus cúmplices por acção e omissão estão  efectuando no Médio Oriente.

sábado, outubro 05, 2024

CARLOS AUGUSTO PEREYRA MARTINEZ : " GRIS " ( 29/9/2024)

 GRIS

El dia se ha puesto

gris,

con esa tristeza de

las muchachas que

venden flores en el

mercado.

Ojalá pasaran los

muchachos de la

banda ,

con sus trompetas,

clarinetes, trombones y

tambores

que el dia no puede más

con est mortaja de dolores.




Arquivo do blogue