Tirei esta fotografia em 3 de Junho de 2008, junto à entrada para as mulheres da enorme e importante mesquita xiita do Cairo.
Segundo a informação de Alexandre (o nosso guia), as mulheres têm os mesmos direitos que os homens e só por razões religiosas se vestem desta maneira.
Sei também que o Parlamento egípcio acaba de aprovar a proibição da ablação do clitóris e a proibição do casamento abaixo dos dezoito anos.
Só que o Partido da Irmandade Muçulmana , que está representado por independentes, logo levantou a voz opondo-se ao que afirma ser um desacato ao Corão.
Como se pode constatar, a Mulher continua a ser um ser a ostracizar e a menorizar seja qual for a religião.
Não consigo perceber que conceito têm estas criaturas da divindade, a sério!
Mas não foi Alá, Deus, Jeová ( sei lá quem mais) , quem criou ambos os sexos?! Como se arrogam os homens o direito de corrigir a sua obra?!
Pior ainda, como é possível que tantas mulheres se deixem alienar e aceitem passivamente o seu estatuto de seres considerados inferiores?!
Altamente preocupante é o inegável facto de esta desigualdade ser promovida no campo religioso, porque isso dificulta imensamente a solução do problema. Ao contrário do que se passaria se fosse uma questão meramente política.
E aqui está a razão de eu não pertencer a nenhuma religião e me dirigir e comunicar por via directa e sem mediação a Deus.