sexta-feira, agosto 10, 2012

ANTERO DE QUENTAL: "OCEANO NOX"



Junto do mar, que erguia gravemente
A trágica voz rouca, enquanto o vento
Passava como o voo do pensamento
Que busca e hesita, inquieto e intermitente,



Junto do mar sentei-me tristemente,
Olhando o céu pesado e nevoento,
E interroguei, cismando, esse lamento
Que saía das coisas, vagamente...




Que inquieto desejo vos tortura,
Seres elementares, força obscura?
Em volta de que ideia gravitais?


Mas na imensa extensão, onde se esconde
O Inconsciente imortal, só me responde
Um bramido, um queixume, e nada mais...

     ANTERO DE QUENTAL
(18-4-1842 - 11/9/1891)

30 comentários:

  1. Genial a maneira como separaste os quartetos e os tercetos do soneto através de fotos lindíssimas. :D
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. A inquietude, que tanto nos apoquenta!?

    Aqui esbatida pelas belas imagens.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Um atormentado o nosso Antero...
    Soneto muito bem acompanhado de fotos maravilhosas!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito de mais esta publicação!
    As fotos com Antero de Quental, diria que ficou divinal!

    ResponderEliminar
  5. Amei este post, querida amiga minha, mas tê-lo-ia amado ainda mais se não sentisse por detrás destes belíssimos versos uma tristeza contida.

    Vamos lá sorrir!
    Lembre o 1º mar, quentinho que só ele, nesta altura, e sorria muito!:))

    Mil beijinhos nossos

    Ah...já lhe disse que gosto muito de si?

    ResponderEliminar
  6. Isso é que é passear!
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Bela composição, São(zita)! Mas concordo com o comentário da nossa querida Nina!

    Beijinhos e bons passeios.

    ResponderEliminar
  8. Com saudades estou fazendo minha
    visita na sua casinha virtual.
    Sei, que Domingo não é Dia dos Pais
    em Portugal mesmo assim tenha um Domingo feliz .
    Que Deus abençoe grandemente sua familia
    paz amor e luz.
    Convido você a pegar dois selinhos a esquerda
    do meu blog.
    Estarei sorteando 2 livros meu para Portugal
    o endereço dos blogs esta com link no selinho.
    basta colocar o selo no seu blog e
    fazer inscrição no blog de Portugal
    dizendo quero participar do sorteio do livro.
    O sorteio será feito em Portugal
    no dia 10/09/012 Dia do meu aniversário.
    Minha festa esse ano será com minhas amizades virtual.
    Conto com seu apoio para essa linda festa .
    Beijos no coração,Evanir.

    ResponderEliminar
  9. Minha querida amiga; que poema mais lindo e imagens maravilhosas! Li ouvindo a musica de lá do blog e ficou perfeito o entrosamento da musica, imagens e poema... Sabe que perdi até o fôlego?
    Estou quase sem vir a net, porque aqui, onde meu netinho mora é lenta demais. Mas vou ficar aqui até o aniversário de primeiro aninho dele.
    Bom final de semana! Beijos

    ResponderEliminar
  10. Olá, querida São
    Mesmo no silêncio dele, a gente se sacia contemplando o mar...
    Deus te cubra de bênçãos e te faça feliz!!
    Bjs festivos de paz

    ResponderEliminar
  11. O Antero gostava muito de se sentar, aliás morreu sentado num banco de jardim. bom domingo

    ResponderEliminar
  12. Vim trazer um xi coração (porque sei que lhe vai saber bem).

    Boa noite, querida amiga

    ResponderEliminar
  13. Grande Antero.
    Bem "dividido" pelas tuas magníficas fotos.
    Beijo, querida amiga.

    ResponderEliminar
  14. O meu grato, grato abraço pelas tua gentileza. LOL

    Bom domingo

    ResponderEliminar
  15. A inquietação é sempre algo que nos acompanha, acho. Mas a de Antero era de tal ordem que o levou ao suicídio.

    Um abraço grato, MINA

    ResponderEliminar
  16. De facto, Antero não conseguiu achar um certo equilíbrio que que permitisse enfrentar a vida.

    Foi isso que tentei ao intercalar as fotos de um mar sempre sereno

    O meu grato beijo, ROSA

    ResponderEliminar
  17. RUI, o meu grato beijo pelo seu amável comentário vom desejo de feliz domingo.

    ResponderEliminar
  18. Meu anjo , cada vez que a menina aqui entra , tudo fica mais luminoso, sabia?

    Um abraço com imenso carinho, NININHA.

    ResponderEliminar
  19. LINO, tenho que compensar os anos de chumbo em que , uma vez , nem tive dinheiro para pagar a travessia de barco entre as duas margens do Tejo, rrrss

    Um abraço

    ResponderEliminar
  20. Com a vossa gentil simpatia , as coisas vão-se levando, GRACINHA...

    Um grato abraço

    ResponderEliminar
  21. Agradeço, EVANIR.
    Mas como pode verificar , não tenho selos no blogue. Se não se importar , poderei colocá-lo no "Compagnon-de -Route" Me informe da sua decisão, sim?

    Bom domingo

    ResponderEliminar
  22. LUCINHa, meu bem, que bom vê-la aqui e ler seu generoso comentário.

    Desejo que essa sua estadia com seu netinho seja gostosa demais, rrss

    Abraço de matar saudades, querida

    ResponderEliminar
  23. ORVALHO DO CÈU, o mar é tão profundo e infinito que nele cabem todos os sentimentos e emoções.

    Que seja feliz seu domingo,e o desejo que expresso num grato abraço

    ResponderEliminar
  24. Antero deveria ter um desequilíbrio acentuado...

    Já passei pelo jardim onde se suicidou a tiros de pistola.

    Fica bem, TÁXI

    ResponderEliminar
  25. Minha querida e doce NININHA, a menina é uma jóia sem preço.

    O meu estreito e carinhoso abraço, com muitos beijos de gratidão.


    Deus a proteja e aos seus (Diogo, em especial)

    ResponderEliminar
  26. Há um outro soneto dele que aprecio ainda mais, mas não o consigo encontrar para aqui o vcolocar...

    O meu grato beijo pelo teu apreço, querido NILSON

    ResponderEliminar
  27. Olá querida São,

    Mesmo não gostando de mar, reconheço o talento de Antero de Quental, ser muito sofrido e desnquadrado da sociedade, que acabou por suicidar-se nos Açores.
    A sua poesia mostra-nos, isso mesmo, e as suas fotos enquadram-se muito bem nela.

    Beijinhos da Mila.

    ResponderEliminar
  28. Bem vinda, Mila!

    Eu adoro mar , acho-o das coisas mais belas que Deus criou.

    Tanto em tempestade como em calma aquele espaço infinito é , para mim, maravilhoso e fascinante.

    Para a próxima encarnação tenho que o ver da minha janela, rrss

    Antero foi , realmente, uma pessoa sofrida e inadaptada. A sorte é que não viveu nos dias de hoje, caso contrário ter-lhe-iam colocado um rótulo clínico qualquer...

    Minha amiga, desejo-lhe bom resto de fim de semaan

    ResponderEliminar
  29. O mar... sempre tão inspirador, de poetas e não só. :)

    ResponderEliminar
  30. Para mim, um fascínio. Sempre.

    Tudo de bom

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue