segunda-feira, novembro 19, 2012

"ATÉ AO FIM DA TERRA", DAVID GROSSMAN


"Até ao Fim da Terra" é o mais recente livro do premiado escritor israelita David Grossman e foi distinguido com  Prix Médicis Étranger, National Jewish Book Award, JQ Wingate Prize  ,além de ser considerado o melhor livro de 2011 pela revista "Lire".


O meu interesse despertou quando li uma entrevista dada pelo autor à revista "Visão" , onde explica que sendo defensor da existência de Israel e sentindo o perigo que o Irão representa, se insurge contra a política de guerra e agressão contínuas efectuada por Benjamim Netanyahu (actual Primeiro-Ministro) e sionistas  sobre os palestinianos porque os judeus têm o dever de entender as razões que lhes assistem.

Segundo as suas próprias palavras, começou a escrever em Maio de 2003 e "tinha o sentimento  - ou mais exactamente o desejo - de que o livro que estava a escrever o protegesse". O rapaz que queria salvaguardar através da escrita era seu filho e cumpria o  período de serviço militar (obrigatório para ambos os sexos, excepto para os religiosos ultra-ortodoxos, que ironicamente pretendem a reconstrução do Grande Israel - o que implicaria a destruição de vários países .  A semelhança com o "Espaço Vital " de Hitler e consequente extermínio de 80% da população polaca é deveras impressionante).

Infelizmente,  a vida de Uri, começada em 1985, terminaria dentro de um tanque do Corpo de Blindados em 12/8/2006 e trouxe uma mudança ao livro:" o eco da realidade em que foi escrita a última versão."

O volume tem 681 páginas , mas a escrita é muito interessante e , consequentemente, aconselho vivamente a sua leitura.

Considero que daria um excelente filme.



O romance tem como tema central a teia de relações complexa e intrincada de Ora, Avram e Ilan, e  através dela o surrealismo que é a existência naquela região.

No Prólogo  este trio judeu conhece-se em 1967 num hospital evacuado , onde estão de quarentena aos cuidados de uma enfermeira árabe.

Em 2000, Ora - cujo divórcio de Ilan era recente - leva Ofer (filho dela e de Avram) para uma acção militar de emergência contra os palestinianos para o qual ele se tinha voluntariado , no táxi  que estava sempre ao seu dispor e que pertencia a Sami, árabe.

Para ela foi um choque , porque o jovem já cumprira o serviço militar obrigatório e tinham planeado uma viagem a pé pelo país. Então decide que para o proteger terá que empreender essa mesma Caminhada.    E decide também que o pai do rapaz, que nem o conhece, a irá acompanhar.

Chama o táxi , mas vê-se confrontada , através de Sami, com a dura realidade de pessoas sem abrigo nem protecção e em constante risco de vida, sómente por motivos raciais. Só depois de entregarem uma criança árabe doente a quem o pudesse auxiliar, vão buscar Avram, farrapo humano desde  o regresso da sua terrível experiência como prisioneiro de guerra.

Tudo se complica ao ponto de Sami em plena noite, os fazer sair do carro e os abandonar em sítio desconhecido, regressando a casa em pragas e lamentos contra a absurda situação em que ali se é obrigado a viver.

E é nesta caminhada , dura e longa, que Ora vai contando a Avram a sua vida com Ilan , que viajara para  a América do Sul com Adam (filho de ambos) após o divórcio.

Ao longo dos dias e das noites , percorrendo caminhos e tendo vários encontros, o homem consegue reestruturar-se e ir tomando conhecimento duma vida em família que nunca teve.Assim como da razão do divórcio e que teve a ver com o facto de nem sequer Ofer se ter lembrado de um velho árabe atirado durante muitas horas para dentro de uma câmara frigorífica, nu.

O romance acaba com Avram , após ter visto Ofer pela primeira vez  e em fotografia, assumindo a responsabilidade de , em caso de morte do rapaz, nunca se esquecer dele.

Finalmente, Ora deita-se no solo e "pensou: que fina é a crosta da terra."

30 comentários:

  1. Bom, gostei da tua indicação, o livro parece-me deveras interessante. Embora tenha outros à frente, em fila de espera já há mais tempo... :)

    Obrigada e bons sonhos!

    ResponderEliminar
  2. Excelente sugestão de leitura!
    O tempo não cresce e há tanto para ler.

    O médio Oriente é mesmo um barril de pólvora, sempre prestes a explodir, é um tema infelizmente sempre atual.

    beijinhos

    ResponderEliminar

  3. Boa noite, querida São

    E pensar que essas teias continuam na ordem do dia, e fazendo vítimas, cujas raízes entroncam na própria História. Para quando virá a paz para aqueles povos?

    Beijinhos e uma boa semana.

    Olinda

    ResponderEliminar
  4. São, parece que o livro é bem interessante.
    Dicas excelente.

    Beijos e ótima semana!

    ResponderEliminar
  5. Tanto "sumo" literário que anda por aí à espera de ser espremido! Na minha vida já devo "bebido" uns cem livros de literatura obrigatória! Bebi outros tantos de literatura "de trazer por casa" e mais uns quantos que ninguém recomendou e comprei por acaso mas que vieram a tornar-se grandes referências para mim! Actualmente leio os livros à velocidade da luz! Não deveria ser assim! Gostaria de saborear cada frase como se saboreia um bom vinho! Mas o raio do tempo cada vez é mais curto! No entanto acho louvável fazeres recomendações literárias! Vou colocá-lo na minha lista dos "pendentes"! A fila ainda tem uns quantos para serem atendidos! Mas o raio do tempo!...
    Um abraço e uma boa semana para ti!

    ResponderEliminar
  6. Ai, ai, ai....não contes o final...Ó mulher!!! bem , mas aguçaste-me o "apetite" e vou levar a sugestão.7

    Obrigada e tem uma excelente semana
    BS

    ResponderEliminar
  7. A verdadeira amizade jamais é esquecida
    por mais distante que eu esteja meu pensamento estará sempre contigo.
    Linda é nossa amizade estou passando por uma chuva
    não chamaria de tempestade , pois tudo Jesus resolve.
    Sem sua amizade e dedicação não teria sido possível continuar
    meu coração faz uma festa quando vejo seu carinho no meu blog.
    Nessa segunda feira estou passando para desejar uma semana abençoada por Deus.
    E aproveitar para deixar meu carinho e mil beijos meus.
    Carinhosamente ,Evanir.

    ResponderEliminar
  8. No meu grato abraço , retribuo seus votos, linda-

    ResponderEliminar
  9. Eu achei!

    Lhe agradeço a informação , que já recolhi, sobre "As Madrugadas de Jenin".

    Tudo de bom para si, esperando que regresse, rrss

    ResponderEliminar
  10. BLUE SHELL, a derradeira frase é aquela, mas tudo está em aberto.

    Penso que te agradará.

    Excelente semana para ti, linda

    ResponderEliminar
  11. Eu tenciono ler mais este autor, porque tem uma escrita fácil e que não cansa. Embora um tudo nada diferente daquilo a que estou habituada.

    Além disso, o português é correcto e não existem nem gralhas nem coisas surrealistas, como , por vezes, acontece.Estou a lembrar-me. só por exemplo, do segundo volume de "As Brumas de Avalon" - um verdadeiro desastre.

    Boa semana, TETÉ

    ResponderEliminar
  12. MINA, o tempo é tão curto, realmente...mas se puder , leia. Acho que não se arrependerá.

    O drama da Palestina deve-se à má consciência europeia e ao poder sionista nos EUA.

    Uma boa semana

    ResponderEliminar
  13. OLINDA, minha amiga, a paz virá quando os judeus , melhor, os sionistas e os EUA entenderem que os palestinianos têm direito a um Estado e deixarem de massacrar pessoas tão semitas quanto eles, mas que vivem num campo de concentração chamado Gaza!

    Uma feliz semana

    ResponderEliminar
  14. Eu assi o considero.

    E quanto ao filme, já sabemos que ficam sempre aquém dos livros, mas acho que seria muito bom.

    Uma feliz semana, SMAREIS

    ResponderEliminar
  15. Parece interessante mas ando com três entre mãos que não me atrevo a balançar-me a mais...por enquanto!

    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Pois , te compreendo muito bem !

    Eu , como estou aposentada, tenho mais tempo...mas continuo a comprar livros como se não tivesse já 63 anos e um montão deles à minha espera!

    Eu até elaborei uma lista : já tinha ultrapassado os mil e trezentos(entre os obrigatótirios, os profissionais e o lúdicos), mas acabou por desaparecer com o disco rígido do computador...

    Também comprei muito livro só quase por acaso e a esmagadora maioria foi muito boa.

    Um abraço ..e boas leituras, rrs

    ResponderEliminar
  17. Estás lendo três livros em simultâneo?! O máximo, e raramente, foram dois, rrss

    Se leres, dirás depois o que achaste, sim?

    É que eu só coloquei a frase final do livro por ela não o encerrar: tudo está em cima da mesa.

    Um beijo, ROSA

    ResponderEliminar
  18. As leituras em atraso amontoam-se na estante, mas tomei nota da sugestão.
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
  19. Deve ser bem interessante. Mas tenho uma data deles para ler. Quando trabalhava pensava que, na aposentação, leria e veria filmes sem fim. Puro engano...

    Obrigada pela sugestão.

    ResponderEliminar
  20. Então cá fico esperando a sua opinião, meu caro ZÉ.

    Tudo de bom

    ResponderEliminar
  21. Gracinha, pois...também eu assim pensava, e também assim não foi, rrrssss

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  22. Não li, mas pela tua descrição é um bom livro.
    Obrigado pela sugestão.
    Beijo, querida amiga.

    ResponderEliminar
  23. Olá, São!

    Depois do que já li sobre a formação do estado de Israel, e do que dentro dele e à sua volta tem vindo a acontecer há décadas, confesso que sempre fico de pé atrás quando alguém é parte interessada naquilo que escreve...

    E, curiosamente, de novo por lá grassa a guerra e a destruição, "recriação fiel" do que no passado tem acontecido...
    Abraço; boa semana.
    Vitor

    ResponderEliminar
  24. Li uma referência ao livro e uma notícia sobre a posição do autor no Courier Internacional, mas segui em frente...
    Agora, depois de ler o seu post, fiquie curioso sobre o livro
    Tenha uma boa noite!

    ResponderEliminar
  25. Querido NILSON, se leres diz depois o que pensaste acerca dele, sim?

    Boa semana

    ResponderEliminar
  26. VÍTOR, bem vindo!

    Israel tem um a Mossad , que é uma polícia tenebrosa e temível; a máquina de propaganda judaica funciona tão perfeitamente que exclusiviza a perseguição e o sofrimento e nem sequer fala em nenhum outro dos povos vítimas de Hitler nem do extermínio, também programado, de 80% do povo polaco
    nem dos ciganos, de cuja etnia foram assassinadas famílias aos milhares numa só noite em Birkenau.


    A construção de Israel foi feita sobre assassinatos de aldeias inteiras pelos judeus enquanto os palestinianos dormiam e utilizando todas as técnicas terroristas.

    Neste momento, não respeito Israel e , como todo o respeito pelas vítimas, já estou cansada dos judeus.

    Só que, desgraçadamente,tem o apoio incondicional deos EUA!!

    E assim se transformou Gaza num campo de concentração onde as câmaras de gás foram substituídas por bombardeamentos e invasões terrestres.

    E a situação piora mais ainda porque Netanyahu é uma criatura sem ética de espécie alguma e tem como aliada no Governo a extrema-direita.Que , para minha total perplexidade, se alia à extrema-direita europeia!!

    Quanto ao livro, podes lê-lo porque o autor não toma partido e a maneira como aborda as relações entre os dois povos é boa.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  27. Espero que seja curiosidade suficiente para o ler , rrsss


    CARLOS, serena noite .

    ResponderEliminar
  28. O objetivo de Israel foi e será sempre correr com os palestinianos para a Jordânia, nunca existirá essa treta dos dois Estados, que vinha do Mitterand, e que a dupla Bush / Obama adotou para entreter o pagode.

    ResponderEliminar
  29. Eu só espero que Israel coloque em Jerusalém , em honra dos palestinianos,um memorial semelhante ao que está no Largo de S. Domingos em Lisboa...nem que seja daqui a outros quinhentos anos.

    Netanyahu detesta Obama e , por isso, deu apoio público ao Mit R., aquela rara inteligência irada por as janelas dos aviões não se abrirem!

    Fica bem

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue