"HISTÓRIAS DA PIDE - QUANDO SALAZAR MANDAVA " DE JOSÉ PEDRO CASTANHEIRA
- "Em 21 de Maio de 1965, o Diário de Moçambique foi suspenso pelo governador-geral. Órgão da diocese da Beira, fundado por D. Sebastião Soares de Resende, o jornal era uma voz prestigiada e teimosamente independente.
A homília deste bispo, dita na Sé de Lourenço Marques, no 25º aniversário da Concordata e do Acordo Missionário, fora publicada na íntegra, não acatando os cortes da Censura. Um despacho do governador suspendeu o jornal por dez dias. Era mais um fator a agravar o conflito entre o bispo da Beira e o poder colonial.
D. Eurico Nogueira colocou-se de imediato ao lado de D. Sebastião e protestou junto do governador."
_ "Conhecedor do romance do velho marechal Craveiro Lopes com uma senhora casada, e na posse dos elementos de prova obtidos pela PIDE, alguém altamente colocado no interior do regime decidiu passar à chantagem. Com o objetivo de controlar os seus passos , de condicionar as suas incursões pela política, de o domesticar - no limite , de o silenciar."

Cuando se dan gobiernos fascistas y de dictaduras los gonernantes conforman una policía estatal para frenar el sentimiento de libertad y oposición.Aquí en Como la PIde, tuvismos al DAS, con un historial negro contra la libertad de pensamiento, vaya! en govbiernos declarados demócratas. Un abrazo. Carlos
ResponderEliminarNa ditadura declarada , espera-se tudo...
EliminarGovernos democráticos , por vezes, são mais de fachada do que na realiddae.
Abraço.
Amiga São,
ResponderEliminarA democracia muitas vezes depende de que lado da mesa o político está. Estes políticos fundam e trocam de partido com tanta frequência que perderam a credibilidade. No "Brasil", nosso atual vice-presidente, "Alckmin" (sempre de direita), que concorreu contra "Lula" diversas vezes, chegando a falar mal dele, é agora (segundo "Lula"), o mentor de seu governo (antes de esquerda).
Mas, mesmo assim, nos livramos de "Bolsonaro"... E isso já é algo positivo nessa união esquerda/direita contra a ditadura.
Abraços e tenha uma boa semana!!!
Sim, pelo menos, Bolsonaro está na prisão, o que é óptimo!
EliminarAqui estamos pior : Ventura ( chefe do Chega, extrema-direita ) é candidato a presidente da República e tem todas as hipóteses de passar à segunda volta. Além disso, Montenegro( primeiro ministro do actual governo PSD/CDS) é um oportunista sem vergonha que tem como guru Cavaco Silva , a criatura mais desprezível de todos estes cinquenta anos de democracia.
E, para cúmulo, existe quem tendo vivido a ditadura de Salazar e Caetano , vote nestas criaturas!!
Meu amigo, abraço e tudo de bom.
Gente tenebrosa e maléfica.
ResponderEliminarBoa semana
Patifes da pior espécie, sem decência nem escrúpulos !
EliminarGraças, igualmente.
Convém relembrar, principalmente aos vindouros, como é que se estabelecia a ordem no regime fascista de Salazar. Nem forma precisos três Salazares...
ResponderEliminarUma leitura a não perder.
Boa semana.
Um abraço.
Esta obra é uma daquelas que deveria ser de leitura obrigatória .Tal como "Quando Portugal Ardeu ", " Por Dentro do Chega ", "As Veias Abertas da América Latina".
EliminarTem a impressão de que as pessoas só aprenderão o horror de viver sob ditadura por experiência própria, mas depois não se lamentem!!
Abraço, meu amigo, tudo d ebom.
Desconhecia 🫣😘
ResponderEliminarVale a pena ler. assim como "Por Dentro do Chega " e "Quando Portugal Ardeu " ( estes do jornalista Miguel Carvalho ).
EliminarAbraço .
Só de pronunciar o nome já fico arrepiada. Leitura necessária, principalmente para quem desconhece o que se passou.
ResponderEliminarUm beijo.
Por isso o ofereci à minha neta, que completará 16 anos em 21/12/2025.
EliminarNo entanto, o que me perturba é pessoas que viveram na ditadura, votarem chega ...
Amiga, que tenhas alegres Festas, Natal de amor e um no ano de paz e saúde junto a quem amas.
Abraço com estima e carinho.
Nem é preciso um, nem dois, nem três salazares
ResponderEliminarNem é preciso uma PIDE, nem é necessária uma DGS
Actualmente são uma desnecessidade
E, hoje, já estamos quase nesse antigamente
Beijinho agradecido pela recomendação de leitura
Existe algo que não consigo entender : como é possível pessoas que viveram na ditadura votarem extrema direita?!
EliminarQue existiram erros neste meio século de democracia , existiram, mas , sinceramente, é de uma estupidez sem nome alguém acreditar que a extrema direita vai resolver o que quer que seja !!
Abraço, tudo de bom.
Cuántos canallas dirigiendo países...
ResponderEliminarE o pior e mais incompreensível é que estão sendo eleitos políticos de extrema direita !!
EliminarComo é possível ?!
Petons.