UCRÂNIA
A Ucrânia necessita de cem mil milhões de euros anuais e pede setenta mil milhões de dólares. Portugal contribuiu, no mínimo, com cinquenta milhões de euros.
Entretanto descobriu-se uma rede de corrupção ao mais alto nível , envolvendo quatro ministros e o maior amigo de Zelensky .
E hoje demitiu-se o seu chefe de gabinete também por suspeitas de estar ligado a esta rede de corrupção.
Sabe-se que num país em guerra , tudo é mais difícil de controlar. No entanto, é estranho que o presidente ucraniano tivesse há tempo querido reduzir o poder da agência contra a corrupção levando a que os seus aliados mostrassem desacordo. Assim como é estranho a fuga atempada para Israel do seu maior amigo, que até uma sanita em ouro tinha.
Dito isto, respeito a decisão de Zelensky em permanecer no país quando a Rússia o invadiu e lamento-o pela difícil situação em que Trump o colocou com o pseudo Plano de Paz mais recente.
Não sou fã de Zelensky. Num passado não muito distante, armou-se em ditador e estava determinado a acabar com a liberdade de expressão, ameaçando os partidos à esquerda.
ResponderEliminarE mais não digo.
Um abraço
Também não é pessoa que me agrade e ninguém me convence ser um democrata.
EliminarMuita gente parece ter esquecido as notícias sobre a Ucrânia antes da invasão : ilegalização de partidos de Esquerda, desfiles de um grupo nazi com as respectivas bandeiras e integração desse grupo no exército, proibição da Língua russa, incêndio de um sindicato causando a morte de largas dezenas de pessoas, campo de treino da extrema-direita, menor pressão do que a de Putin sobre os oligarcas.
E agora, além da mobilização forçada de jovens para a frente de batalha, este tremendo escândalo de corrupção no seu círculo mais próximo .
Abraço, bom fim de semana.
L'Ucraina ha il paese distrutto e ora si scopre anche la corruzione!
ResponderEliminarNa Ucrânia sempre houve corrupção, mesmo antes da guerra.
EliminarA corrupção na Ucrânia foi sempre o prato principal do governo, mesmo muito, antes da invasão da Rússia. A corrupção foi sempre uma das razões para a Ucrânia não entrar para a União Europeia. Noto com interesse, que a maioria dos portugueses têm uma grande admiração pelo líder ucraniano que, provavelmente, não é o HOMEM com letra minúscula como lhe chama o nosso amigo Pedro Coimbra. Confesso que nunca gostei do Zelensky, mas depois daquela cena na sala oval da Casa Branca, fiquei com pena dele.
ResponderEliminarAbraço da amiga de longe 🌺
Nunca gostei nem gosto de Zelensky e concordo contigo : penso que o nosso amigo Pedro Coimbra está muito equivocado quanto à criatura.
EliminarPar mim, não é nem nunca foi democrata. Aliás, uma das provas contundentes disso é o facto de um nazi português , com penas de prisão por isso mesmo, ter ido defender a Ucrânia aquando da invasão.
Além disso, já poderia ter feito eleições, mesmo reconhecendo eu a dificuldade de as realizar num país em guerra.
Minha amiga, te abraço, bom fim de semana.
Temos todo o interesse em ajudar financeiramente os políticos ucranianos generosamente, os bolsos europeus são profundos o suficiente.
ResponderEliminarEstás ironizando ou a sério ? É que eu não descortino esse interesse.Até porque não vejo como esta teoria de que a Rússia quer atacar a Nato se possa concretizar. E se Durão Barroso alinha nisso, então , a pouca credibilidade esvai-se por completo.
EliminarAbraço, tudo de bom.
Claro está que é pura ironia!!
EliminarBem me parecia :) :)
Eliminar"Eles" querem um acordo que satisfaça as necessidades de todos, exceto as do povo ucraniano.
ResponderEliminarNova tirinha publicada. 😺
Abraços 🐾 Garfield Tirinhas Oficial.
É isso mesmo.
EliminarAlém disso, a Europa é completamente ignorada, mas também por responsabilidade própria.
Abraço.
La guerra seguirá y siempre será por los intereses creados. Te ,mando un beso.
ResponderEliminarAqui neste caso , é isso bem patente.
EliminarBeso , buen finde.
La codicia humana no respeta nada.
ResponderEliminarBesos.
Pois não.
EliminarPorém , neste caso é ainda mais vergonhoso : são os teus e meus impostos que estão a suportar a guerra.
Besos.
Lá, como cá, as Finanças são o suporte dos políticos. Já não há que admirar, né?...
ResponderEliminarBeijo,
SOLO da Esteva
Infelizmente, não é mesmo para termos surpresas.
EliminarNo entanto, façam isso sem ser com o dinheiro alheio.
Abraço.
Selensky, al parecer no quiere ser más la marioneta de TRump, pero no se puede negar que tanto Trump, la Otan, y la Unión Europe, tienen interés en Ucrania, no sólo por lo que representa geopolíticamente, sino por sus riquezas en minerales y tierras como pan coger. Un abrazo. Carlos
ResponderEliminarConcordo plenamente com a tua análise.
EliminarCom a invasão da Ucrânia , Putin foi considerado criminoso de guerra . Porém , a União Europeia , a Nato (Otan ) e os EUA nada se importaram com os crimes de guerra do mesmo Putin durante as guerras da Chechénia , porque eram muçulmanos e pobres.
Abraço.
Uma guerra esconde tanto problema e este é um deles! 🫣
ResponderEliminarBj São
Concordo, só que a corrupção no caso da Ucrânia só se agravou , pois vinha de antes da guerra. E Zelensky é cúmplice, pois nada fez para a travar dado que deixou os oligarcas à vontade e , já em guerra, quis retirar poder à entidade que combate esse flagelo.
EliminarPortanto, será bom que a União Europeia repense no seu auxílio económico à Ucrânia.
Abraço, boa semana .
E eis senão quando aconteceu aquilo que julgava mais difícil de acontecer..
ResponderEliminarConcordo com tudo o que li aqui!
E esta, hein?
Beijo irónico
Ora ainda bem que concordas!
EliminarNada é impossível neste nosso mundo.
Abraço-te.
Quem está a perder e irá perder mais é o povo ucraniano.
ResponderEliminarNão vejo solução que lhe seja minimamente favorável.
Abraço
Sem dúvida , o povo ucraniano está encurralado.
EliminarLamento quem está a morrer de ambos os lados.
Abraço.