terça-feira, maio 28, 2013

RUI DE CARVALHO E O GOVERNO PSD/CDS

"Senhores Ministros:
Tenho 86 anos e sempre honrei o meu país sem pedir nada em troca.

Continuei a votar, a despeito das mentiras que os políticos utilizaram para me afastar do Teatro Nacional. Contudo , voltei já coxo pelo desencanto das políticas culturais de todos os partidos, sem excepção, porque todos vós sois cúmplices da acrescida miséria com que se tem pintado o panorama cultural português.

Hoje, para o Fisco, deixei de ser Actor...e comigo, todos os meus colegas Actores e restantes Artistas deste país - colegas que muito prezo e gostava de poder defender.

Tenho 86 anos, volto a dizer, para que ninguém esqueça o meu direito a não ser incomodado pela raiva miudinha de um Ministério das Finanças, que insiste em afirmar, perante o silêncio do Primeiro-Ministro e os olhos baixos do Presidente da República, de que não sou actor, que não tenho direito aos benefícios fiscais, que estão consagrados na lei.

Estamos a reduzir tudo a zero...a zeros, dando cobertura a uma gigantesca transferência dos rendimentos de quem nada tem para os que têm cada vez mais.

A cegueira dos senhores do poder afasta-me do voto e tem de mim a imagem de mais um velho, de alguém  que se pode abusiva e irresponsavelmente tirar direitos e aumentar deveres.

O que mais me agride é sobretudo o nojo pela forma como os seus serviços se dirigem aos contribuintes, tratando-nos como criminosos.

Aproveitem e aprendam rapidamente, porque não têm muito tempo já. Aprendam que quando um povo se sacrifica pelo seu país, essa gente é digna do maior respeito...porque quem não consegue respeitar, jamais será merecedor de respeito."

               RUI DE CARVALHO
             (Facebook, Maio 2013)

Este excerto do longo texto do actor reflecte a verdade dos factos.

Sómente , Rui de Carvalho esquece-se de ter apoiado sempre o PSD  e todos os seus candidatos - incluindo Pedro Passos Coelho -  e Cavaco Silva, sendo até mandário de candidatura deste.

Só quando o actual Governo, eleito também  com o seu público apoio e voto , toca nos Artistas decide levantar a voz com indignação - e , mesmo neste momento, sem uma palavra de denúncia  contra as políticas mortíferas com que Passos e Portas estão destruindo o país e milhões de vidas.

Será que já se esqueceu da enorme quantia gasta pelo mesmo Teatro Nacional, que lhe paga a reforma, na feira de vaidades (incluindo a dele) que foi o "Rei Lear"?!

Para lhe satisfazer  a vontade de encarnar a personagem de Shakespeare , a peça esteve quinze dias em cena , custando uma fortuna aos contribuintes que, na sua maior parte, não puderam assistir porque os bilhetes tinham que ser obrigatoriamente comprados na bilheteira.

Que pena só aos 86 anos , Rui de Carvalho ter descoberto que "quem dorme com animais vadios, acorda com pulgas".

Mais lamentável ainda é que as pulgas não mordam só quem colocou  estes "senhores ministros" no Poder!!

45 comentários:

  1. Apesar de "tudo"... "mais vale tarde que nunca".

    ResponderEliminar
  2. Concordo, mas repare que quem lê todo o texto fica com a impressão de que se os artistas, principalmente ele, tivesem sido poupados ao saque do fico , Carvalho não abriria a boca.

    É que não denuncia as políticas mortíferas do Governo sobre o país nem fala nos milhões de vidas destroçadas por elas.

    Bom dia.

    ResponderEliminar
  3. Demorou muito a ver o óbvio, mas apoiou muito quem agora critica, mesmo sabendo que outros já sentiam na pele os seus desmandos. Quando nos toca, dói mais...
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
  4. Ele não sabe escrever ator. Burro velho pode ter um corretor automático.

    Aos 86 anos é que está em boa idade de perceber a vida, e de como ela custa. A mamã do Portas também anda a escrever, é algo que dá com a idade. boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL aiiiiiii actor e actor, e facto e fato? não quer dizer que ele não sabe. quer apenas dizer que aprendeu muito antes de si.

      Eliminar
  5. Olá, São!

    A raça humana - nós- em larga medida somos mesmo assim; tendemos a olhar o mundo e a dele formar opinião segundo a nossa posição e interesses.Este senhor colou-se ao poder, como muitos outros, pensando que assim garantiria o seu estatuto e condição de vida."Teve azar" e agora, confesso deu-me pena quando o ouvi falar, como me dá muita pena ouvir tantos outros, neste situação miserável em que vivemos.

    E quanto a vaidades, tens toda a razão: o dinheiro público alimentou muitas, enquanto houve - e ainda alimenta, embora menos.Como por exemplo a do Mario Soares com a sua fundação - que já levou muitos milhões de euros dos cofres do Estado, espólio esse que bem poderia muito ser entregue a instituições já existentes - com a mesma utilidade que hoje tem.

    Mas nós fomos assim: escondendo a verdade, gastámos o pouco que tínhamos, e também o que já não havia...

    Um abraço amigo; boa semana.
    Vitor

    ResponderEliminar
  6. Olá de novo/correcção.

    Quis escrever: "espólio esse que muito bem poderia ser entregue..."
    Vitor

    ResponderEliminar
  7. Só acordou porque lhe bateram à porta!
    Sempre esteve do lado da cambada que nos desgoverna!

    ResponderEliminar
  8. Olá, estimada São!

    Como tem passado?

    Gosto da sua lucidez e da sua frontalidade, doa a quem doer.
    Nem sempre comungo das suas ideias, aliás, a maior parte das vezes, não comungo, mas gosto de ler aquilo que escreve e/ou publica.

    Pois é, este GRANDE E TALENTOSO ator, burguês dos "sete costados", só agora se lembrou de explanar as suas ideias, porque estão a "tocar" no mundo artístico, no "seu" teatro.
    Rui de Carvalho sempre teve carisma, boa apresentação, postura, relevância, um "senhor", resumindo, mas não conseguiu passar esses genes, na totalidade, ao seu filho, (ainda bem, pensa, diz a São) tal como o Dr. Mário Soares, "animal" político, por natureza, excelência e nascimento, em relação ao seu filho, Dr. João Soares, nome do avô, tal como bem sabe, aliás, melhor que eu.

    Não podemos andar a "dois carrinhos", penso que é assim que se diz, mas, sim, assumirmos aquilo que somos, pensamos, queremos e defendemos, mas com lógica, sem palas e em consciência.

    Votei neste governo, não estou arrependida, nem um pouco, (claro que há gente que a ele pertence ou pertenceu, que eu abomino) e não sou nem burra, nem desumana, nem inconsciente, nem rica, nem elitista, mas sou sulista (o político que disse esta frase, é tão deficitário. Parece que está sempre doente, mas é médico. Incongruências da vida).

    A paleta cromática tem muitas cores, e eu, escolhi a minha, a que mais me agradou. Classifiquem-me, se quiserem dar-se a esse trabalho.

    EU SEI QUEM SOU, O QUE FAÇO E O QUE QUERO.

    Foi pena quando o CDS e o PCP, não queriam aceitar o euro, como nossa moeda, não tivessem dado ouvidos a estes partidos (não "pertenço" a um nem a outro).
    Gosto, particularmente de Jerónimo de Sousa, porque é um homem são, convicto e muito leal para com o seu semelhante.
    Paulo Portas é dos políticos mais inteligentes deste país, mas gosta de show off, de se fazer esperar, enfim... é Portas com Sacadura Cabral.

    Há muita gente com fome, fome de espiríto, isso há, neste país, porque o corpo, mal alimentado, no sentido da qualidade e não da quantidade de alimentos ingeridos (vai responder-me que as pessoas não têm dinheiro para comprar produtos bons. Não, o problema não reside aí, porque se comprarem legumes, por exemplo, e carne ou peixe, que a Lidl vende a preços muito acessíveis, faz-se uma refeição racional e não "animal"), não pode ter uma mente "sã". Além do mais, as pessoas, não sabem organizar as suas vidas, Se ganham 10, gastam 11 ou pedem créditos para fazerem férias.

    Pois, até agora, e penso que no futuro, assim será, a menos que haja uma ecatombe mundial (não sou bruxa, mas sei orientar-me, sou como a formiga, cujo comportamento é discutível) nada nem ninguém me "morderá", nenhuma pulga, como diz no final do seu texto, mas volto a dizer-lhe que não sou nem burra, nem inconsciente, nem elitista, nem rica, nem ingénua, nem fanática, nem vejo só em frente e que vivo no planeta terra, e que estou sempre atenta àquilo que vai acontecendo por cá e pelo mundo fora.

    Tenha um dia de Primavera, que só chegou no calendário.

    Beijos, com estima, apreço e consideração pela pessoa que é.

    ResponderEliminar
  9. Querida neninha
    Para que não me esqueças :), venho deixar um abraço bem apertado (daqueles de partir ossos...)e desejar uma semana muito feliz.
    O tempo não dá para mais...

    Beijinhos, querida, e tudo de bom para ti.

    ResponderEliminar
  10. A indignação do actor, que aliás, admiro, só vem provar que o governo não favorece quem o apoiou. É um bom sinal e um bom exemplo. Porque simplesmente, não há dinheiro. E isto custa muito a compreender, aos "amigos" dos pobrezinhos; arrumadores de carros. dos ceguinhos, dos amoladores de tesouras, das mulheres-a-dias.

    A São continua a insinuar e a lamentar, até chamando-os de totós (como já li noutro lado)os portugueses que votaram nos partidos que formam o actual governo. Isso é uma presunção sua que parte de uma ideia meramente ideológica, mas que esconde, dando "ares" de uma independência que, desculpe que lhe diga, não sabe esconder. Estude melhor a história de Portugal a partir da I República e tire daí conclusões o que é a esquerda jacobina que ainda hoje influência negativamente o Portugal de hoje.

    Perante o descalabro das políticas socialistas dos últimos anos, e perante o quadro de opções que se apresentam normalmente aos portugueses, onde queria que os portugueses votassem? Na CDU (eufemismo) de PCP ou no Bloco, ambos com uma política irresponsável perante a Europa, vindo de sectores minoritários da sociedade, continuando a vender ilusões, empurrados pelas Centrais Sindicais ideologicamente formatadas na luta de classes?
    Os portugueses já disseram não desde o início de Abril.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  11. Pois, até apetece dizer "bem feito" a quem votou neles e os apoiou na corrida "ao pote"...
    Um beijo, querida amiga São.

    ResponderEliminar
  12. Assino por baixo!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Acordou tarde, mas acordou! :)

    De qualquer das formas, isto fez-me lembrar um poema de Bertold Brecht: "Primeiro levaram o negros, mas não me importei com isso..."

    Beijocas, São!

    ResponderEliminar
  14. Como concordo com a tua frase ...
    " Mais lamentável ainda é que as pulgas não mordam só quem colocou estes "senhores ministros" no Poder!! "


    Um abraço , São

    ResponderEliminar
  15. Quando ouvi isto na televisão, pensei o mesmo, São! De facto a carta está muito bem escrita e está cheia de verdades, mas o senhor Rui de Carvalho, o grande ator, foi daqueles que apoiou, juntamente com a atriz Eunice Munhoz, estes energúmenos com esta ideologia super neoliberal e de extrema direita!

    ResponderEliminar
  16. Tenho que concordar com o Nilson...
    Estou cansada, São. É um final de ano lectivo incomparável.

    Beijinho de boa noite.

    ResponderEliminar
  17. Admiro muito o Ruy de Carvalho, mas não gostei desta carta, São. Ele tem apoiado tudo quanto é direita ( os baracinhos ao Coelho durante a campanha, lembras-te?) e agora veio com esta carta onde só pensa nele...
    Uma boa noite para ti

    ResponderEliminar
  18. Como actor, também o aprecio muito.
    Até acho que é uma pessoa educada e simpática. Mas , como disse à sua filha Paula em resposta ao reparo que me fez , nada elimina o apoio público de anos e em todas as circubstâncias ao PSD ,a Cavaco ( quando já se sabia de coisa estranhas e nunca explicadas) e até a Passos ( quando era sabida a sua total impreparação para ficar à frente do país numa situação , ainda por cima, complicadissima) - além de que dá a impressão de que se os aristas não fossem prejudicados ou se o Governo recuar Rui de Carvalho continuará a apoiar incondicionalmenet a coligação PSD/CDS sem se preocupar minimamente com as vítimas deste Governo.

    Fica bem, Carlos

    ResponderEliminar
  19. O actor acreditou que estaria acima da ralé, pois é Artista e o país deve-lhe muito.

    Modéstia à parte, não lhe deve mais do que a mim (e a mais uns largos milhares de portuguesas e portugueses).

    Veremos se volta a fazer campanha e a dar o seu público apoio ao PSD...

    Tudo de bom, Zé POVINHO

    ResponderEliminar
  20. Ator é resultado do novo Acordo Ortográfico, acho eu(que do alto dos meus 63 anos, continuo a escrever em português).

    Mas a mãe do Portas ao menos não fez campanha...ao contrário dests criatura que andou sempre a bater palmas ao PSD e a seu prestígiar Cavaco, Passos e tutti quanti.Aliás, estava no seu direito. Mas não venha agora dizer que o enganaram!!

    Spo (me ) falta ver a sua colega Eunice Muñoz também rasgando as vestes de indignação.

    Até logo, TÁXI

    ResponderEliminar
  21. MARIAZITA, fico grata pelo abraço, que retribuo.

    Espero que estejas bem de saúde assim como o resto da tua família.

    Bem hajs, neninha minha.

    ResponderEliminar
  22. VÍTOR, lamento mas não tenho pena de Rui de Carvalho ; tem uma reforma, ainda trabalha em novelas, tem uma casa onde pode viver, ninguém da sua família teve que emigrar, está cheio de medalhas e condecorações, tem uma série de pessoas a afirmarem que é um ser extraordinariamente generoso e que o seu estatuto é intocável.

    Apoiou publicamente o PSD em todas as circunstâncias assim como os seus candidatos, já se conheciam situações bastante mázinhas de Cavaco quando foi mandatário da sua candidatura, mesmo sendo clarissima a total impreparação para agarrar o país na situação complicadissima em que estava fez questão de aparecer ao lado de Passos Coelho na campanha eleitoral, nunca em tempo algum abriu a boca para defender fosse quem fosse dos abusos deste Governo _ nem sequer agora!

    Obviamente que tem todo o direito de tomar as atitudes que tomou ao longo de largos anos. Só que não pode vir agora alegar que o enganaram e querer fazer de nós perfeitos idiotas: só tem que assumir as consequências das suas opções!!

    ResponderEliminar
  23. Mário Soares correu o mundo à nossa custa e a Fundação também é uma situação que , para mim , deveria ser resolvida .

    O descalabro começou com o Primeiro Governo de Cavaco e foi num crescendo de doidices até Socrates , cuja maioria absoluta contou com o meu voto contrariado - mas que não repeti.

    Abraço grande VÍTOR

    ResponderEliminar
  24. E vamos ver se acordou ou se abriu só um olho...

    Porque quem lê o texto inteiro com atenção percebe perfeitamente que a sua única preocupação é com os Artistas, principalmente ele.

    Creio que se o Governo der uma reviravolta e recuar face à classe artística, Rui manda retirar a carta...

    Ele preocupou-se em defender o cão que matou a criança em Beja , mas jamais teve uma palavra a favor das vítimas destas políticas de desastre da actual coligação PSD/CDS!!

    Fica bem, ROSA.

    ResponderEliminar
  25. Se há uma coisa que os autistas, não são é arrogantes .
    Entre muitas outras características, são os seres mais honestos e transparentes do universo.
    E quem lida com eles sabe do que falo!
    E com todo respeito e admiração pelo ator ,e pela pessoa!
    Peço desculpa, enquanto mãe de adulto com perturbação do espetro do autismo, esta correlação com autismo saiu-lhe mal.
    Tudo resto é legitmo, e solidarizo-me com a sua indignação e revolta!

    Beijocas

    este foi o comentário que deixei na referida página

    ResponderEliminar
  26. Ah! Agora assustei-me: é que eu nunca uso esse tipo de analogias e não estava a perceber.

    Eu acho que Carvalho tem razão naquilo que diz.

    Uma coisa que me aborrece é dizer que foi enganado e não foi!

    A outra , que inclusivamente me magoa,é que aqui há tempos tivesse defendido o cão que matou a criança (dizendo até algo que não corresponde à verdade, isto é, que não há raças de cães perigosas)e nestes momentos tão duros para tantos milhões de pessoas suas compatriotas, provocados pelos politicos que ele promove há largos anos, não tenha uma única palavra de solidariedade para com elas!

    Para quem é católico praticante, parece-me bem pouco cristã esta falta de compaixão para quem sofre!

    Beijinhos para vós, MIna

    ResponderEliminar
  27. Querda MILA, sabe porque gosto de si? Por essa sua maneira de assumir as suas opções e convicções e de estar aberta às das outras pessoas.

    Sinceramente, penso que se tivessémos de trabalhar ou conviver no quotidiano, seria uma experiência agradável (pelo menos, para mim).

    De facto, nem Rui de Carvalho nem Mário Soares têm descendência à altura.

    Sou de Esquerda, sempre fui e serei, mas também não sou cega, sectária e, muito menos, ligada a qualquer Partido.

    Não tenho paciência para fanatismos , seja em que área for.

    Reconheço que existem pessoas sérias , honradas , com valores e ética em todos os Partidos assim como em qualquer deles há uma fauna que só pensa nos seus interesses e se vende por um prato de lentilhas.

    Também aprecio Jerónimo de Sousa, porque é genuíno.Assim como admirava Miguel Portas e Sá Carneiro e respeito Daniel de Oliveira e Pacheco Pereira, por exemplo.

    Passos é um menino mimado que nunca trabalhou e que está totalmente impreparado para a dura tarefa que fez tudo para conseguir.Quanto a Paulo Portas , muito inteligente, mas nada confiável!!


    O povo português é o principal responsável pela situação , porque na hora de votar uma parte nem sequer se dá ao trabalho de pensar o futuro do país e outra funciona como o faz com o seu clube de futebol: faça o que fizer , aqui está o voto e pronto!

    Mas se é assim, então assumam as consequências das suas opções, o que já se torna bem mais complicado.

    E é isso que censuro em Rui de Carvalho: tomou a decisão legítima de apoiar o PSD em tudo e dar a cara por todos os seus candidatos durante todos estes anos.

    Não pode agora achar que somos idiotas e vir dizer que o enganaram, só porque desta vez o prejudicado é ele!

    Eu votei Sócrates da primeira vez , embora não muito convencida. Á segunda já não votei nele.

    Em Cavaco jamais votei, até porque, por inerência de funções, fiz parte da sua comitiva durante um dia inteiro e o senhor é totalmente postiço e ...outras coisas mais.

    O que falta ao ovo português é cultura e educação, mas isso é uma coisa que convém muityo a quem está no Poder, seja quem seja: assim a manipulação é mais fácil.
    Ainda por cima saímos de uma época de trevas e superstição de quase meio século.

    Realmente pessoas existem que não organizam adequadamente as suas vidas, mas a Banca (porque lhe convinha ) fez publicidade enganosa . Sabe que já em plena crise , dois Bancos me contactaram para crédito?

    A mim, também nenhuma pulga me morderá, porque se há coisa que sou é livre!

    Minha linda, é muito bom conhecer alguém assim com quem se pode trocar impressões ...nem que seja só através de uma maquineta.

    Desejo-lhe bons sonhos e a abraço com estima e consideração.

    ResponderEliminar
  28. São,

    Nestas coisas divergimos e muito, eu tenho-me calado, vivo serena, consoante o que DEUS quer. A minha côr é encarnada e verde com a esfera no centro: sou PORTUGAL! Sou fruto dum povo que levou novos mundos ao mundo! E esses novos mundos chamaram-se: Consciência Cristã, Ensinamento, Conhecimento!
    Hoje Portugal está povoado de novas gentes:
    maledicentes, desordeiras, arruaceiras, mal educadas, egoístas, mal formadas, sem quaisquer escrúpulos quando se trata de dinheiro!! - seja ele retirado para limpar as vigarices duns tantos, ou retirado á força, para que os demais AJUDEM O SEU SEMELHANTE, PORQUE O ESTADO NÃO PODE SER O GARANTE PARA TUDO! A SOCIEDADE TEM A RESPONSABILIDADE DE OLHAR PARA QUEM NUNCA TEVE A ABASTANÇA, QUE SE VÊ AINDA HOJE - E NÃO CONSIDERO APENAS QUEM ROUBA OU CONSENTE! REFIRO-ME A SI, E AOS OUTROS, QUE AQUI SE REBELIAM E APONTAM O DEDO A ALGUÉM QUE DEU A CARA, ATRAVÉS DUMA CARTA!...
    ELE TAMBÉM ESTEVE NA MARCHA SILENCIOSA, ELE ESTEVE NA MANIFESTAÇÃO A FAVOR DA CULTURA!
    SE ELE FOSSE DOUTRA CÔR, NOMEADAMENTE A SUA, A SÃO, NATURALMENTE JÁ O IGNORARIA.

    Também fiz parte do Teatro D. Maria - dirigi o gabinete de protocolo - durante o tempo necessário para a estreia da peça: "PASSA POR MIM NO ROSSIO - encenada pelo Filipe". Saía de lá muitas vezes, ás 4 e 5 da manhã. Sabe quanto auferia? 60 contos! - foi mesmo por amor á camisola a pedido da Agustina Bessa Louis. Jantares pagos por mim, e transportes...não sobrava quase nada.
    A São e todos os que aqui comentaram, sabem lá o que é sacrificar-se em prol da ARTE? A maioria das verbas do Teatro Nacional, vinham do mecenato, senão as peças não podia ser levadas á cena. Quem não respeita a vontade da maioria, não deveria sequer opinar! Ao contrário, ainda tem a veleidade de emitir juízos de valor sobre quem não conhece!
    Aconselho-a vivamente a debater esses assuntos com a sua consciência, com DEUS a quem a Saõ chama de Grande Espírito!

    E é MENTIRA o que refere quanto aos dinheiros para o Teatro! Não sei se sabe/m, mas o Orçamento de Estado sempre teve uma verba destinada á Cultura, mesmo fraca que fosse. O mesmo acontece para com os outros Ministérios!
    Onde está esse "esclarecimento" dos politizados e responsáveis quando votam afinal??

    Eu e muitos outros sabemos o que tráz a maioria de mau humor e o porquê de incitarem a posturas como estas!
    É o facto de já não poderem gastar, comprar, ter, possuir, como outrora, e assim manterem o mesmo padrão de vida.
    Então apontam os canhões em todas as direcções - e não interessa se infundamentadas a quem se dirigem.
    Também fui uma das "medalhadas", e não foi por isso que fui mais beneficiada. Porque razão o Ruy seria???
    Não comungo nem aplaudo: QUEIXUMES, GRITARIA, MALEDICÊNCIA, PALAVRÕES, VELEIDADES COMO A QUE ASSISTIMOS, INJUSTIÇAS, INVEJAS, INTERESSEIRISMO, XICO-ESPERTISMO. E OUTROS TANTOS, QUE AJUDAM Á IGNORÂNCIA,INCOMPETÊNCIA, VULGARIDADE, VIOLÊNCIA, RAIVA, REVOLTA.
    A FALTA DE CATEGORIA, E DE NÍVEL EDUCACIONAL, IGNORANDO LIMITES, É DEPLORÁVEL!

    São, tenho pena, uma enorme pena que este discurso, partisse de quem afinal, ainda tem pão na mesa, tem casa, viaja, mas se manifesta contra tudo e todos.
    Como actriz que fui, bailarina e professora, pianista até aos 20 anos e a partir dos 26 anos, assessora de varios Ministros e Secretarios de Estado de todas as fracções políticas sem benesses - sinto-me envergonhada com o que li aqui.
    E já reformada desde 92, sem que me reduzissem 1 cêntimo, porque me distancio do ordenado mínimo nacional em 25EUROS, se fosse a reboque dos seus posicionamentos há muito que andaria por aí aos tiros!De que me valeria?
    Aplaudo pois, o amigo, o actor, o ser humano de bom carácter, de seu nome: RUY DE CARVALHO.
    Bemdita a ARTE que ele e tantos representam.
    Deixo o meu grito de indignação:
    PAI, PERDOAI-HES PORQUE ELES ESTÃO SEDENTOS POR DINHEIRO E NÃO DÃO VALOR AO QUE "AINDA" TÊM.
    POR ISSO NÃO SABEM O QUE DIZEM, OU O QUE ESCREVEM!

    Sempre,
    Mariz

    ResponderEliminar
  29. Que grande confusão, Amiga, a sua.

    Se o seu amigo esteve na manifestação em prol da Cultura, eu também estive.

    Não me sacrifiquei pela Arte, de facto, porque não foi nessa área que trabalhei. Mas , garanto-lhe , que na minha profissão os meus sacrifícios e a minha dedicação não foram menores que os seus.

    Claro que o Estado não pode nem deve ser garante de tudo e que as pessoas têm que se responsabilizar por si e, acho eu, também pelo seu semelhante.

    A crítica que faço é que o Governo seja ele de que cor ou Partido seja ( foi injusta quando disse que eu não criticaria se fosse da minha cor, coisa que não tenho. Assumindo que sou de Esquerda, mas quem me tiver seguido com atenção sabe que critico também essa zona de espectro político)não dê oportunidades iguais a toda a gente, que peça sacrifícios a uns e poupe outros.

    E, creia ou não, não é por mim que falo, pois estive anos sem viajar (uma vez nem dibheiro tive para o barco que atravessa o Mar da Palha).

    o que me dói é ver o Governo aconselhando pessoas a emigrar, o que me indigna é ver pessoas que trabalharam desde os onze anos para receberem uma pensão diminuta en quanto ao fim de dez anos Assunção Esteves, por exeemplo, tem um aóptima reforma (tão boa que até a prefere ao salário do cargo que ocupa, o que me parece mostrar não muita consideração pela função).

    No caso de Ruy de Carvalho, que admiro como actor, o que me choca é que só tenha falado dele (e dos colegas)sem se lembrar de quem está em péssimas condições ( e, obviamente, não falo de mim!!).

    E, desculpem-me, não aceito que venha dizer ter sido enganado.

    Fiquei decepcionada porque achei que a Mariz me faria a justiça de não me julgar tão mesquinha.

    Desejo-lhe o melhor do mundo.

    ResponderEliminar
  30. Comecemos por aquilo em que concordamos: admiro o talento de Rui de Carvalho, acho-o uma pessoa simpática e educada...e, já agora, era bem giro quando era novo, rrss

    Só que, exercendo o seu legítimo direito de escolha política durante anos , não venha argumentar ter sido enganado! Eu creio que muitas pessoas o foram como creio que existem genuínos sociais-democratas e que, consequentemente, votaram PSD.

    De facto, o CARLOS deve andar muito cansado, porque , de certeza, não foi nos meus escritos que leu "totós", simplesmente porque nunca utilizo o termo.

    Costumo dizer "cabeças iluminadas", "luminárias", "inteligências raras" e, só uma vez em que estava em dia mesmo não, escarrapachei em letra de forma um termo mais forte ( e que também nunca mais utilizei, porque acho que excessivo):"acéfalos".

    Não existe dinheiro? Tem a certeza? É que eu não tenho, acho é que está (muito ) mal distribuído.

    Não favorece quem o apoiou? Bom, aí eu tenho a certeza de favorecer: quem são os "especialistas" de vinte e poucos anos contratados por este Governo, por exemplo?


    Terá que fazer o favor de me explicar essa da minha falta de indepedência, que não entendi.

    Sou jacobina? ...Maoísta?...Marxista?...Trostkyista? Nunca li nenhum livro destas criaturas, acredite.

    Claro que sendo assumidamente de Esquerda, isso nota-se. Mas não estou enfeudada a nenhum Partido, até porque não sou pessoa capaz de obediências cegas seja a quem for( essa foi uma das razões do mau relacionamento entre minha mãe e eu).

    Quato aos Sindicatos, penso há muito tempo que deveriam repensar a sua organização.Por exemplo, Ana Avoila ainda deve estar no início do século passado.

    O descalabro do país não se deveu exclusiovamente aos Governos socialistas.Num relatório internacional realizado há alguns anos os dois piores Primeiros-Ministros em Democracia sabe quem eram ? António Guterres e Durão Barroso.

    Em quem votar? Eu traço o boletim de voto quando as alternativas não me agradam.

    E como já lhe tenho dito, eu faço sacrifícios ...mas que me apresentem resultados!!!

    Além disso,o insuspeito Bagão Félix critica asperamente o Governo pela perseguição feroz aos reformados , quantificando as perdas e as ilegalidades cometidas contra estas pessoas. Assim como Manuela Ferreira Leite.

    Saudações.

    ResponderEliminar
  31. Acho, NILSON, uma calamidade o que está ser feito na área da Cultura.

    Por exemplo, o FITEI avançou sem um ínico apoio estatal.

    João Lourenço e Maria do Céu Guerra anunciam que , se esta política cultural continuar, encerram portas.

    Rui de Carvalho tem toda a razão ao levantar a voz, só que durante anos deu a cara por Cavaco e , sabendo da inexperiência total governativa de Passos , apelou ao voto nele.

    Consequentemente, não pode dizer que o mistificaram, até porque é inteligente, instruído, culto e está muito próximo do Poder.

    E ficar-lhe-ia muito bem enquanto cidadão ter uma palavra de solidariedade com as pessoas desempregadas, com as crianças subnutridas, com quem tem de emigrar, com a "peste grisalha".

    Um abraço, Poeta.

    ResponderEliminar
  32. Esperemos que tenha acordado, pois mais vale tarde que nunca.

    E , como lhe escreveram nos comentários: como é que um actor que tanto interpretou Brecht não se lembrou do seus alertas?

    Bom resto de dia, TETÉ

    ResponderEliminar
  33. Folgo que estejamos em sintonia, MARIA!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Rui de Carvalho e Eunice Muñoz deram a cara durante anos e anos , pois agora só têm que aguentar .


    Será que Rui de Carvalho acreditou que esta gente, que fez tudo para chegar ao Poder, respeita seja o que for ? É impossível !

    Bom resto de dia , GRAÇA.

    ResponderEliminar
  35. Porque razão este Governo está a fazer a vida num inferno às pessoas - mormente funcionários públicos , docentes, reformados?!

    Abraço solidário, ANA.

    ResponderEliminar
  36. Olá, São. Boa tarde! Saudades! Ando um pouco ausente. Más é sempre bom passar por aqui. A politica sempre nos decepciona! desejo que todos vcs possam ainda vir a ter governantes concientes, da dignidade de uma nação! Bjos e meu carinho.

    ResponderEliminar
  37. Que bom vê-la por aqui, rrss

    Oxalá sim , que Portugal consiga vencer esta provação, pois está sendo muito doloroso-Principalmente para quem menos tem.

    Abraço com carinho.

    ResponderEliminar
  38. A São ESCREVEU:

    "...Teatro Nacional, que lhe paga a reforma, na feira de vaidades o "Rei Lear"?!"

    RESPOSTA: FOI TUDO PAGO PELOS MECENAS!!!! UMA VELEIDADE IMPERDOÁVEL APENAS E SÓ PARA ATINGIR ALGUÉM QUE NÃO PODE DEFENDER-SE! ISSSO É GRATUITIDADE PURA!SEM FUNDAMENTO E NEXO.

    ..."a peça esteve quinze dias em cena , custando uma fortuna aos contribuintes..
    ... bilhetes obrigatoriamente comprados na bilheteira."

    RESPOSTA: ONDE É QUE SE COSTUMAM COMPRAR OS BILHETES?
    ERA UMA PEÇA QUE TEVE UM TIMMING CERTO, PORQUE HAVIAM PROGRAMAÇÕES JÁ AGENDADAS!!e já disse que foi tudo pago pelos mecenas !!!não crie confusões na mente de outros, PORQUE NA SUA JÁ ESTÁ TUDO MUITO CONFUNDIDO A SEU PRAZER!


    "O actor acreditou que estaria acima da ralé, pois é Artista e o país deve-lhe muito.."

    ACIMA DA RALÉ??INJURIOSO!E DEVE!!!

    "ao contrário dests criatura que andou sempre a bater palmas ao PSD..
    ..não tenho pena de Rui de Carvalho ; tem uma reforma, ainda trabalha em novelas, tem uma casa onde pode viver, ninguém da sua família teve que emigrar, está cheio de medalhas e condecorações, tem uma série de pessoas a afirmarem que é um ser extraordinariamente generoso e que o seu estatuto é intocável."

    E A SÃO? TAMBÉM NÃO TEM CASA? TEVE ALGUÉM DE FAMÍLIA QUE EMIGRASSE? ÃO FOI MEDALHADA COMO ELE,EU,E OUTROS... PACIÊNCIA! NEM TODOS PODEM TER ESSE MÉRITO...MAS A MALEDICÊNCIA TEM LIMITES!E SIM É UM SER HUMANO COMO POUCOS NADA QUE SE COMPARE A SI OU AOS EMAIS NA SUA MAIORIA AQUI. JAMAIS O RUY PROFERIRIA ALGO SEMALHANTE A SEU RESPEITO SE FOSSE O CONTRÁRIO. ATÉ A ACARINHAVA, PERCEBE? NÃO! NÃO PERCEBE PORQUE ISSO ESTÁ MUITO ALÉM DE SER HUMILDE E GENEROSA COMO ELE É!

    "a sua única preocupação é com os Artistas, principalmente ele"

    ESTÁ NO SEU DIREITO DE QUERER COMO A SÃO AQUILO A QUE TEM DIREITO NA VIDA!!! OU SÓ A SI É QUE É PERMITIDO DIZER TUDO?? ATÉ INJURIAR??

    "Ele preocupou-se em defender o cão que matou a criança em Beja , mas jamais teve uma palavra a favor das vítimas destas políticas"

    DEPOIS DISTO SOU EU QUE ESTOU CONFUNDIDA? SIM ESTAVA A SEU RESPEITO. AGORA JÁ NÃO,
    TEM AQUI TUDINHO O QUE ESCREVEU E QUE EU COMBATI JUSTAMENTE!

    ..."não tenha uma única palavra de solidariedade para com elas!"

    ELE É MAIS SOLIDÁRIO DO QUE A SÃO A AVALIAR PELO QUE ESCREVE!

    CONTINUANDO:

    "Para quem é católico praticante, parece-me bem pouco cristã esta falta de compaixão para quem sofre!"

    APRECIAÇÃO INFELIZ E GRATUITA. CONHECE-OS???

    "Passos é um menino mimado que nunca trabalhou e que está totalmente impreparado para a dura tarefa que fez tudo para conseguir.Quanto a Paulo Portas , muito inteligente, mas nada confiável!!"

    E LÁ VEM OUTRA APRECIAÇÃO PUBLICA INFELIZ

    "Em Cavaco ...o senhor é totalmente postiço e ...outras coisas mais."

    RESPOSTA: NINGUÉM É LIVRE PROFERINDO CONSTANTEMENTE FRASES ASSIM! LIBERDADE É OUTRA COISA: É NÃO JULGAR, É AMAR O PRÓXIMO, ´
    E COLOCAR A CONSCIÊNCIA ACIMA DE TUDO.
    UMA PESSOA ATENTA AO PRÓXIMO NÃO SE INDIGNA POR LHE TEREM RETIRADO DA REFORMA PARA A
    S O L I D A R I E D A D E! - COMO A SÃO O FEZ! JÁ NÃO SE LEMBRA???

    ESTÁ A COMPARAR-SE AO QUE DIZ DO RUY DE CARVALHO "QUE ELE SÓ SOUBE ESCREVER AGORA PORQUE LHE TOCOU PELA PROA!" E A SÃO NÃO??? OLHE 1º PARA SI!
    É POR ISSO QUE PORTUGAL NÃO AVANÇA...NINGUÉM PRESTA PARA SI E PARA MUITOS COMO A SÃO.

    "E com todo respeito e admiração pelo ator ,e pela pessoa"

    NÃO LI EM PARTE ALGUMA QUE O RESPEITASSE"PELA FORMA COMO COMENTOU A SUA PESSOA.OU ENTÃO NÃO SABERÁ O QUE ISSO É!

    LAMENTO TER SIDO OBRIGADA A DAR UM MURRO NA MESA, MAS A SUA POSTURA, A SUA PERMANENTE RAIVA E FANATISMO DOENTIO POR QUEM NÃO LHE MERECE RESPEITO POR NÃO SER DE ESQUERDA ULTRAPASSOU TODOS OS LIMITES.

    SER-SE L I V R E, NÃO É DEITAR O LIXO MENTAL CÁ PARA FORA! É APRENDER A SER MELHOR!!!!!!

    Sempre...
    Mariz

    ResponderEliminar
  39. Fico surpreendida porque considero que, espiritualmente está mais avançada do que eu e não esperava que fizesse julgamentos de intenções.

    Principalmente , quando sabe que não temos o direito de julgar e que S. Mateus escreveu"assim como medires assim serás medido, assim como julgares, assim serás julgado" .

    Não julguei o seu amigo , discordei dele e tenho direito a tal. Além disso, nem eu nem ninguém que aqui comentou atacou a Cultura.E, como pode constatar, há duas pessoas que votaram PSD e não estão arrependidas: aceito isso, embora não seja essa a minha posição. Mas estamos em Demicracia, felizmente.

    Gostaria de que Ruy de Carvalho ( a quem admiro como actor) levantasse a voz em defesa dos mais desprotegidos e dos que em situação desesperada com a mesmma veemêmcia que usou para se opor ao abate do cão que matou uma criança em Beja( e nem estou a colocar em causa se tinha ou não razão ),e não só em defesa dos seus interesses( e colegas).

    Continuo a não conseguir crer que um homem inteligente, instruído, culto e próximo do Poder estivesse enganado quanto a Cavaco Silva tantos anos seguidos e que considerasse Passos Coelho competente para resolver a dificilima situação em que o país estava ...e que este Governo só tem vindo a agravar.

    Como não admito a quem quer que seja que me injustice e faça sobre mim juízos que tenho o rigoroso cuidado de não fazer sobre quem quer que seja, lamento muito , mas a nossa relação finda aqui e agora!

    Que DEus a proteja e nos ilumine a todos.

    ResponderEliminar
  40. ó São"
    moralismos e frases bíblicas para cima de mim não! sempre a tenho aertado para a forma azeda e maledicente com que trata os assuntos e com quem não comunga com os seus ideiais!

    NJURIOU, DEBOUCHOU, JULGOU FOI A SÃO QUE ESCREVEU COMEMTÁRIOS JUNTO OS SEUS PARIS, PORQUE SE ALIMENTA DA NEGATIVIDADE. DIZER O QUE DISSE DE UMA PESSOA TÃO GENEROSA, HUMILDE, FLEXÍVEL COMO O RUY É PURA MALDADE!! E ISSO É FEIO MUITO FEIO E ATÉ SE PODE CONFUNDIR COM DOENÇA! TIVE O CUIDADO DE TRANSCREVER TUDINHO PARA QUE LÊSSE BEM O QUE A SUA MENTE DEBITA! E AGORA EU É QUE JULGO?????

    É NATURAL. O EGO NÃO GOSTA E SOFRER DESAIRES DITOS FRONTALMENTE COMO A SÃO FEZ COM O RUY DE CARVALHO. ESSE SIM É UM AMIGO E A QUEM SEMPRE DECENDEREI PORQUE EM TODOS ESSES ANOS NUNCA O OUVI DIZER MAL DE NINGUÉM, COMO A LEIO A SI - ESSA É A IFERENÇA - E NÃO ADITO A NINGUÉM QUE DIGAM MAL DOS M,EUS AMIGOS INJUSTAMENTE COMO É O CASO. DIGO E REPIO QUE SE FOSSE O CONTRÁRIO O RUY JAMAIS - REPITO - JAMAIS TOMARIA ESSAS LIBERDADES E VILANAGENS SOBRE A SUA PESSOA.

    LAMENTO MUITO TER CHEGADO A ESTE PONTO DE LHE DIZER O QUANTO OS SEUS VALORFES SÃO AFINAL DÉBEIS!

    MARIZ

    ResponderEliminar
  41. O QUE A SÃO FEZ MAIS - BASTA LER O QUE TRANSCREVI - FOI EMITIR JUÍJOS DE VALOR E AGORA TENTA COLOCAR EM MIM OS SEUS DEFEITOS???? ESSES NÃO OS TENHO! DESAFIO-A A QUE ME APONTE UM BLOG, UM COMENTÁRIO SEQUER SOBRE TAL - NA IMENSÃO EM QE SE ENCONTRAM NOS SEUS POTS.

    NÃO ME INTERESSAM POLÍTICAS E A SÃO NÃO TEM O DUREITO SÓ PORQUE ELE É PRO POFER CE O JUKGAR INFAMEMENTE. TENHO DITO. JULGU-O COMO PESSOA E NÃO PELA CÔR. mAS COMO NÃO TEM POR ONDE PEGAR O SEU VENENO TEM DE DESTILAR PR ALGUM LADO SENÃO REBENTA!

    PRA MIM, CHEGA! FAZ-ME MAL LER TANTA COISA FEIA, DESAGRADÁVEL SOBRE TUDO E TODOS!


    m.

    ResponderEliminar
  42. REspeito a sua decisão.

    Que Deus a acompanhe e mim também!

    ResponderEliminar
  43. Rosamarela está embasbacada ao quadrado.

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue