sexta-feira, maio 10, 2013

A CULTURA ACTUAL

"Foram desaparecendo do nosso vocabulário, afugentados pelo medo de incorrer na incorrecção política, os limites que mantinham a cultura separada da incultura, os seres cultos dos incultos. Hoje já ninguém é inculto ou, melhor dizendo,somos todos cultos.

Basta abrir um jornal ou uma revista para encontrar, nos artigos de comentaristas e articulistas inúmeras referências à miríade de manifestações dessa cultura universal da qual todos somos possuidores, como por exemplo,«a cultura da pedofilia»,«a cultura da marijuana»,«a cultura punk»,«a cultura da estética nazi» e coisas do estilo.

Agora somos todos cultos de alguma maneira, ainda que não tenhamos lido nunca um livro, nem visitado uma exposição de pintura, ouvido um concerto nem adquirido algumas noções básicas dos conhecimentos humanísticos, científicos e tecnológicos do mundo em  que vivemos." 

MÁRIO VARGAS LOSA
("A Civilização do Espectáculo")

32 comentários:

  1. Claro que o autor se considera culto, apesar de tantas inanidades que escreve!
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei de "A Festa do Chibo" e de um outro romance dele de que não recortdo agora o título.

    ESte livro , que é ensaio, também me está a agradar.

    Um abrtaço.

    ResponderEliminar
  3. Por falar em cultura... as favas do quintal estão quase a acabar.
    :)

    Bom Fim de Semana!

    ResponderEliminar
  4. Teria mais pena se fossem ervilhas, favas basta-me uma vez por ano, rrrss

    Bom resto de noite, rrrs

    ResponderEliminar
  5. Amiga minha, vim apenas deixar um xi coração.:)

    ResponderEliminar
  6. A propósito...como vai a cultura do nabo na Farville dos nossos facebook(s). Aí está a nossa cultura do infantilismo adulto actual. Os jornais e a televisão ajudam àquela tendência generalizada. Mas eu acho que isto é culpa do Passos Coelho e do Gaspar. Mais umas manifestações promovidas pela CGTP e toda a gente fica mais culta.
    Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  7. Que agradeço e retribuo, minha flor!

    Beijinhos e felicidades, amiga minha.

    ResponderEliminar
  8. Da cultura do nabo e da vida dos animais da quinta não lhe posso dar informações, porque - como o Carlos - acho perfeitamente isso uma actividade tola, tola, tola.

    Já coloquei várias vezes o aviso de que não jogo nada e que evitem enviar-me convites, porque estão a perder tempo.Mas já me disseram que é o proprio Face que os envia, usando o nome das pessoas...

    Os jornais e a televisão , pois...concordo consigo.

    Embora não sendo culpa deles , tenho as minhas desconfianças que nem um nem outro tenham grande cultura: Gaspar só vê Excel à frente ( e , pelos resultados, mal); Passos , não deve ter aprendido grande coisa com as "Doce" e também não abona muito a seu favor terminar a licenciatura quase aos quarenta anos.

    De Arménio Carlos também não espero grandes rasgos. Nesse sentido, Carvalho da Silva mostrou ser bem melhor: doutorou-se, inclusivamente.

    Bom final de semana

    ResponderEliminar
  9. Olá, São!

    Hoje tudo se "aprende e apreende em ritmo acelerado" o que, como se sabe, nem sempre dá bom resultado...
    Em que informação é confundida com conhecimento e cultura: basta consultar a senhora dona Internet, e está lá tudo...

    Bom fim de semana; abraço amigo.

    Vitor

    ResponderEliminar
  10. Amiga São,
    Na realidade a Cultura virou "cultura"! A instrução que se recebe na escola não é FORMAÇÃO! e isto vem a propósito com o Comunicado da Direcção da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto sobre a morte de um seu aluno nas festas da queima das fitas que então aí se realizavam!
    É por estas e por outras semelhantes que temos o que TEMOS... Só DESGRAÇAS! Agora o que conta é "TER" e não "SER"!
    Beijinhos amigos e solidários.

    ResponderEliminar
  11. Tens razão, VÍTOR!

    As pessoas confundem informação (mal digerida , as mais das vezes) com Cultura , que requer muito tempo e muita reflexão. E nem estou a falar exclusivamente de instrução su+erior...

    Abraço grande, amigo

    ResponderEliminar
  12. Amigo LUÍS, os valores é que estão em via de extinção e, para mim , a verdadeira crise é essa!

    Quando a honra, a ética, o pudor e a vergonha cedem ingloriamente à ganância, à promiscuidade e ao-vale-tudo...a sociedade e o(s) país(es)esrão à beira da ruína !

    Um abraço com muito carinho.

    ResponderEliminar
  13. Nunca li este livro, nem devo ler, que não costumo ler ensaios. Mas da ficção de Llosa gosto muito, doa a quem doer... :)))

    Quanto à ironia do texto, suponho que o autor também tem razão! Enche-se muito a boca com cultura, e depois se esmiuçarmos melhor é uma mão cheia de nada... ;)

    Beijocas e bom fim de semana para ti!

    ResponderEliminar
  14. Gosto do autor q.b., mas o que diz aqui é certeiro!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Somos todos cultos, graças a Deus Google, então Aguiar-Branco não citou Rosa Luxemburgo e Lenin no discurso de 25 de abril de 2010? perdeu tempo a ler? não. Foi ao "quotes", cultura garantida e faz-se um vistaço de sábio. bom domingo

    ResponderEliminar
  16. Há...o Rui Pascoal falou em favas....
    Será que as favas também são cultura ?
    Favas contadas...
    São este tempo e estas mudanças de cultura deixam-me muitas vezes aparvalhado...
    Nem sei ao certo se sou eu ou os outros que nunca cultivaram os seus conhecimentos e nem de favas sabem a raiz, o caule ou os frutos saborosos.

    ResponderEliminar
  17. Todos temos acesso a informação, realmente.
    Só hoje ude vir agradecer o teu carinho para comigo...mais uma vez. Obrigada, querida. Bshell /Isabel.

    ResponderEliminar

  18. Olá, querida São

    Agora ando um pouco ausente, com uma falta de tempo incrível.

    Deste autor já li também 'A Festa do Chibo'. Gostei muito.
    Em relação ao excerto do livro que nos indica, concordo que presentemente o que conta é o espectáculo e o que interessa não é 'sê-lo' mas 'parecê-lo'.

    Bom fim de semana.

    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar
  19. MInha amiga, "A FEsta do Chibo" agradou-me imenso...até pelo inesperado volte-face no final.

    Li , um outro que também me agradou, mas que já não me surpreendseu tanto.

    Quero ler um terceiro para saber se a técnica da surpresa é sistemática, porque se for...torna os livros muito prevísisveis.

    Este ensaio é muito agradável de ler e desmascara a futilidade da sociedade em que vivemos actualmente.

    Minha querida Olinda, boa semana

    ResponderEliminar
  20. Comprei este por gostar da ficção dele...e penso que te deverias arriscar, porque não é nada maçudo e fez-me rir( colocando-me numa embaraçosa situação na esplanada onde estava gozar o solzinho e a leitura)

    Beijufas , TETÉ

    ResponderEliminar
  21. Gostei imenso de "A Festa do Chibo" e adorei este ensaio.

    Bom resto de domingo, ANINHA

    ResponderEliminar
  22. Ás vezes os que parecem mais cultos, são os que menos são nas suas atitudes!
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  23. .

    .

    . querida são .

    .

    . vivemos num mundo de fora para dentro . quando deveríamos viver sempre de dentro para fora .

    .

    . e,,, quando nos apercebermos disso . já o mundo em que vivemos será tão apenas ou somente . superficial .

    .

    . a cultura é essencialmente um permanente estado de espírito . na demanda incessante do Conhecimento .

    .

    . um bom resto de domingo .

    .

    . um beijinho meu .

    .

    .

    ResponderEliminar
  24. Neste momemnto, querido Paulo, a essência do Ser está esmagad pel sipurema importância dada ao Ter e isso é que causa a crise, pois se perderam os valores humanos.

    Bem hajas, amigo meu.

    ResponderEliminar
  25. Assim é, RUI, porque instrução, cultura e carácter não são a mesma coisa, não.

    Boa semana

    ResponderEliminar
  26. Informaçaão temos, mas conhecimento?

    Será bom que saibamos decifrar o que lemos , o que vemos , o que ouvimos.

    Grato beijo, ISABEL!

    ResponderEliminar
  27. LUÍS, favas contadas sobre um futuro mais pobre são se assim continuarmos a ir à net ler bocados de temas e não lermos um livro completo e saborear o prazer da leitura e da reflezão.

    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  28. Às vezes, você se aborrece
    Porque ainda sou criancinha
    E sempre deixo marcas de dedos
    Nos móveis da casa inteirinha.
    Mas estou crescendo dia a dia
    E logo adulto vou ser
    E essas marcas de dedos
    Vão todas desaparecer.
    Agora deixo uma marca bem especial
    Pra você nunca esquecer
    Como eram meus dedinhos
    Antes de eu crescer.
    Agora somos adultos a saudade
    que sentimos já é nossa dos nossos
    pequeninos já adultos também.
    Feliz Dia Das Mães com muito carinho.
    Ser mãe de verdade é ser amiga
    dos filhos é ser seu porto seguro.
    Cabe a nós mães ser exemplo
    ser espelho onde nossos filhos possa
    contemplar e refletir passado e futuro
    com muito amor e fé acima de tudo.
    Mãe :fale do amor de Deus para seus filhos
    só assim eles terão orgulho de chamar te de (Mãe)
    Feliz Dia das mães carinhosamente, Evanir.
    Tem mimo na postagem fique a vontade para levar de lembrança.

    ResponderEliminar
  29. E assim se chega à cultura de pacotilha, aos plágios, ao definhamento cerebral!

    Abraço, TÁXI.

    ResponderEliminar
  30. Feliz Dia da Mãe para si, amiga!

    Grande e terno abraço, EVANIR

    ResponderEliminar
  31. Mais me preocupa a falta de conhecimento da língua (cultura ortográfica e gramatical, já para não falar do exíguo vocabulário) por parte de jornalistas de todos os órgãos de informação que, devido à sua posição de charneira entre os vários mundos culturais reconhecidos pelo autor do texto que citas, desinstruem o povo quando deveriam de o instruir ao informar.

    Beijos, um abraço.

    ResponderEliminar
  32. Sabes? Jornalismo em Portugal é algo em vias de extinção...e das calinadas linguísticas e gramaticais nem é bom falar.

    E que se está tudo transformando num espectáculo ( e sem grande qualidade) é um facto.

    Fica bem

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue