segunda-feira, outubro 22, 2012

HALINA BIRENBAUM SOB(RE) O HORROR NAZI



" L´ESPOIR EST LE DERNIER À MOURIR - Une adolescente sous la terreur des nazis" é o livro que Halina Birenbaum  escreveu para deixar testemunho da sua dolorosa experiência de viver entre os dez e os quinze anos sob o terror  de Adolfo Hitler. Foi um dos livros que comprei no complexo de extermínio humano de Auschwitz-Birkenau em 25/7/2012.

 Nascida em Varsóvia, os anos entre 1939 e 1945 viveu-os numa Polónia ocupada pelo regime nazi, que tinha como objectivo assassinar oitenta por cento da população do país para repovoação por alemães, sendo os vinte por cento restantes destinados a trabalho escravo. Em proporção foram assassinados mais polacos que judeus no campo de concentração de Auschwitz.

A razão era aquilo que Hitler designava como "espaço vital" da Alemanha, para expansão da raça superior. Aliás, uma das motivações do médico Joseph Mengele nas suas pesquisas exaustivas sobre crianças gémeas era a de conseguir que as mulheres arianas procriassem gémeos para mais rápido crescimento alemão.

O seu drama iniciou-se aos dez anos  no gueto de Varsóvia e prolongou-se  até aos quinze , passando pelos campos de concentração de Majdanek, Auschwitz-Birkenau, Ravensbruck e Neustadt-Glewe.

Numa idade já de si complicada, foi sujeita a vivências terríveis , marcantes para toda a vida.

Denuncia a cumplicidade e cobardia da Autoridade Judaica do gueto de Varsóvia face aos invasores alemães  e recorda particularmente a "selecção da rua Mila. Tristemente célebre(...), foi a primeira do género e  viu partir 100 000 judeus de Varsóvia para Treblinka."

Viu morrer , de forma bárbara, não só familiares como outras pessoas. Ficou também a saber que as próprias  vítimas podem ser carrascos das demais vítimas a viverem nas mesmas péssimas  e precárias condições que elas e conseguirem ser ainda mais cruéis do que os opressores.

Quem já leu livros de sobreviventes dos campos de concentração , tem sempre um choque com o facto de quem os alemães escolhiam para o cargo de Kapo exercer o seu poder de uma maneira geralmente muito dura sobre os seus companheiros/companheiras de infortúnio.

Dá testemunho também da coragem de Mala, uma jovem belga, condenada à morte pela forca à frente de todos os prisioneiros após a sua captura numa fuga que durou algumas semanas: enquanto a comandante do campo discursava à assistência , cortou as veias dos pulsos e feriu no rosto o SS que se lançou sobre ela. Do que resultou ser selvaticamente agredida e levada de seguida para o forno crematório.


"Depois do pesadelo da espera , saímos vivas da câmara de gás(...)

Recontaram-nos e meteram-nos nos comboios, sentadas no chão(...)Dois SS ficaram também  na carruagem (...) A minha segunda viagem para o desconhecido começava. Nós pensámos que não poderia ser pior que em Majdanek(...)

Estava-se em pleno Verão. O comboio avançava lentamente, a viagem durava já há dois dias e duas noites.Tínhamos fome e sede.Fora-nos proibido mudar de posição sob pena de morte.(...) Jamais imaginara que permanecer sentada pudesse ser uma tal tortura. De repente, a minha vizinha mexe-se ligeiramente. O SS urra uma ameaça, que ela ignora implorando que a deixe levantar. Sem esperar a resposta , tenta erguer-se, apoiando-se nas costas da filha adolesente, sentada à sua frente. O SS aponta-lhe a espingarda . Semi-levantada , continua a pedir-lhe  piedade. Retivemos a respiração. O SS, homem já velho, iria verdadeiramente atirar?(...) Ele fez fogo. Estupefactas, olhámos a mulher cair lentamente(...), a vida a fugir-lhe com uma rapidez incrível. O soldado(...) ficou como se nada tivesse acontecido. Fez-se imediatamente um silêncio terrível, só  entrecortado pelos soluços convulsivos da rapariga que sustinha sobre as costas o cadáver ainda quente da  mãe.

Compreendemos, mais uma vez, que as nossas vidas não valiam nada para estes carrascos.(...) O SS ordenou o lançamento do corpo para fora da carruagem e disse à orfã :" Tu também não viverás muito mais tempo! Silêncio!" (...)

O destino quis que  eu assistisse a estas duas desaparições : a  da mãe e, mais tarde, a da filha."

(Excerto do livro, com tradução minha do francês)


E é por tudo quanto se sabe do horror nazi que quando ouço ser o partido  "Aurora Dourada"  já a terceira força política da Grécia e a Hungria estar a discriminar ciganos e judeus, que fico deveras preocupada.

Ainda mais, quando a União Europeia está a desfazer-se e a Alemanha ,pela terceira vez, a ter a responsabilidade maior da degradação na Europa.

30 comentários:

  1. Andas isnpirada, São.
    Últimos posts muito bons.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Uma obra que gostaria de ler.

    beijinhos, querida amiga

    ResponderEliminar
  3. O que o homem é capaz de fazer...

    ResponderEliminar
  4. O meu grato abraço pelas palavras tão gentis!

    Bem hajas, FILOXERA

    ResponderEliminar
  5. Enviei e-mail.

    A obra não é um Nobel de literatura, mas também não é isso que interessa, mas sim o testemunho de quem viveu aquele pavoroso período.

    Uma excelente semana, NININHA

    ResponderEliminar
  6. Por isso se diz que o lobo do homem é o proprio homem, não é?

    Tudo de bom, RUI

    ResponderEliminar
  7. Já lhe respondi, Sãozinha. É um amor...uma bênção nas nossas vidas!
    beijinhos mil

    ResponderEliminar
  8. Minha menina linda, já foi resposta.

    Bons sonhos.

    ResponderEliminar
  9. Que pena não haver livros à venda quando eu lá fui!
    O que o Adolfo não conseguiu pelas armas quer a Ângela consumar pela economia.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Ora aí está um livro que gostaria de ler. Mas em português... De qualquer forma, teria de ser num período mais ou menos calmo, porque já entendi que ler livros que nos deprimem (OK, mesmo que históricos!), nem sempre é a melhor maneira de observar a realidade que nos rodeia...

    Tal como tu, também estou bastante preocupada com esses sinais que nos chegam da Europa, para nem falar do que por cá se passa!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  11. É tão importante avivar a memória de todos sobre o horror da II guerra! especialmente nestes tempos de vazio mental...

    Sempre atenta, minha amiga.


    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  12. Um livro interessante, convém avivar a memória do pessoal mais esquecido.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Assim também considero, porque - ao contrário do que por aí se afirma - a História repete-se e ainda não acabou!

    Bons sonhos

    ResponderEliminar
  14. ANA, temos a obrigação de relembrar que a guerra e o fanatismo são coisas sem sentido e que , para além de destroçarem as vidas das pessoas, nada resolvem.

    Como dizes, os tempos são de vacuidade e é desse vazio sem valores e sem esperança que surgem horrores como foi o nazismo, só por exemplo.


    Um terno abraço, amiga

    ResponderEliminar
  15. Em Junho de 2003 já havia uma papelaria em Birkenau, que foi onde comprei um livro e , mesmo no interior de Auschwitz, também já existia um quiosque de vendas.

    A Alemanha tem tendências imperialistas e , talvez seja um exagero, mas ou a Europa a desfaz de vez ou é regularmente lançada para o caos por ela.

    Um abraço, LINO

    ResponderEliminar
  16. TETÉ, se estás à espera de um período mais ou menos calmo, acho que será difícil.Isto se te referes à situação do país e da União Europeia.

    Havia também livros noutras líguas, como o inglês. Mas eu não o domino suficientemente . Leio bem o castelhano e o francês e consigo ler o catalão.

    E cada vez mais acho crucial que as novas gerações estejam informadas de que foram possíveis ter a funcionar fábricas de tortura e assassassínio de pessoas.

    Pessoas de todas as nacionalidades, idades e crenças religiosas...e não só judeus, que estão a comportar-se vergonhosamente na sua relação de poder e crueldade com os palestinianos.

    É indispensável saber -se a verdade da construção de Israel e da expulsão e assassaínio dos árabes. Coisa que ainda os sionistas continuam fazendo, porque a extrema-diteira fala na reconstrução do Grande Israel, que lavaria à destruição de vários dos países circundantes.Aliás, nós sabemos o que Israel fez ao Líbano!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Interessante e realista esta mensagem!

    ResponderEliminar
  18. São, deixo-te um enorme abraço. Sobre o post e fotos, desculpe, mas decidi nunca mais sequer entrar por essa porta de horrores. Que nunca seja esquecido, mas não consigo analisar mais do que já me obrigam as mídias e os novos horrores.
    beijão.

    ResponderEliminar
  19. Não é possível definir o que é mais horripilante:se a bestialidade nazi ou a cobardia das vítimas, carrascos das outras vítimas.para mim, nada disso acabou. Nós , humanos, continuamos os mesmos, apenas esperando uma oportunidade para reproduzir de forma igual ou pior estas ignimínias.

    ResponderEliminar
  20. Rosamarela fica atemorizada e concrda com LÊ.

    ResponderEliminar
  21. Penso, RUI, que deveria ser obrigatória a leitura nas Escolas de testemunhos doq ue se passou no nazismo, na época de Estaline, no período da Inquisição.

    Só assim poderíamos consciencializar as novas gerações.

    Uma boa semana

    ResponderEliminar
  22. O que mais me aterroriza é que o presente está a abrir portas para situações igualmente perigosas, ROSAMARELA.

    A Nova Ordem Mundial que os senhores de fortunas obscenas pretendem impor , está a ser posta em a funcionar através da austeridade e de Governos - fantoches, com figuras sinistras com António Borges a manobrar na sombra.

    ResponderEliminar
  23. Compreendo totalmente a tua decisão. Porque eu própria acho que nunca mais entrarei em nenhum campo de concentração!

    Nem da segunda vez que estive em Auschwitz-Birkenau o horror foi menor!

    Na actualidade, com bem diz, já existem bestialidades suficientes para nos inquietar,


    Abraço apertado, CLARISSE

    ResponderEliminar
  24. Querida LÊ, o testemunho mais desgarrado(r) que li sobre a conduta de prisioneiros entre si foi no livro de Primo Levi intitulado "Se isto é um homem..."

    Infelizmente, muita coisa deste tipo está acontecendo sem que saibamos : diamantes de sangue, escravatura do coltran, enxofre tirado em condições inumanas da beira de um vulcão, seitas de todo o tipo, tráfico de seres humanos para todos os fins.

    A crueldade humana não conhece limtes, desgraçadamente.

    Um abraço apertado, minha amiga.

    E obrigada pelos seus comentários.

    ResponderEliminar
  25. São
    Um horror incalculável, sem medida!
    Só de recordar essas imagens me faz mal porque as vi in loco.
    Vi as câmaras de tortura, os apetrachos com que arrancavam as unhas uma por uma, etc.
    Chego a perguntar-me se noutra encarnação não deveria ter estado lá....já que tudo se repete, só que noutras situações/épocas.
    E quem seríamos n
    os? As vítimas ou as sanguinárias? as anti-regime, ou as denunciantes?
    Não sabemos.
    Por isso, devemos fazer com que nada igual ou semelhante se opere em parte alguma.
    É nossa OBRIGAÇÂO, preservar o mundo e principalmente o local onde decidimos nascer!
    A propósito: fiquei muito triste por ver qual era agora a imagem que escolheu para se identificar. A bandeira com uma risca negra ao meio!
    POR FAVOR NÃO SE DEMITA DE SER PORTUGUESA! TENHA HONRA NISSO! FOI-LHE DADA A OPORTUNIDADE DE VIVER AQUI.... ONDE ESCOLHEU!
    ESTÁ AGORA A CONTRARIAR OU A DESPREZAR ESSA BENESSE QUE LHE FOI CONFIADA PARA QUE AÍ EVOLUÍSSE!
    AME O SEU PAÍS! FAÇA DELE UM NOVO PARAÍSO Á SEMELHANÇA DAQUELE PARA ONDE PRETENDE IR QUANDO "PARTIR".

    EU POSSO ESTAR ZANGADA COM QUEM NOS GOVERNA - O MAL ESTÁ A INSTALAR-SE POR TODO O MUNDO,MAS ISSO SÓ DEUS OS DEVE JULGAR. A CADA DIA QUE PASSA TODOS SE JULGAM SUPERIORES A DEUS E JULGAM O OUTRO SEM DÓ NEM PIEDADE! - MESMO SE NÃO TIVEREM RAZÃO.
    ESTO IGUALMENTE ZANGADA POR VER O QUE ESTÃO A FAZER AO MEU PAÍS.
    MAS CONTINUO A AMÁ-LO E CHORO SENTIDAMENTE POR O VER MORIBUNDO.

    LEMBRA-SE DA FRASE DE KENNEDY? QUANDO DISSE:
    "Não perguntes o que a tua pátria pode fazer por ti. Pergunta o que tu podes fazer por ela."

    CADA UM PAGARÁ PELO QUE FEZ! NÓS NÃO TEMOS NADA A VER COM ISSO. DEVEMOS É PROSSEGUIR COM A NOSSA VIDA INFLUENCIANDO SE POSSÍVEL OS OUTROS. OU SEJA: ENSINÁ-LOS A PESCAR!
    QUEM JULGA, É JULGADO.

    Um beijo triste,
    eternamente amiga
    M.



    ResponderEliminar
  26. MInha querida:
    A tarjeta negra significa só que estou muito triste pela maneira como Portugal está a ser destratado e desrespeitado por quem o (des)governa,

    Nunca disse nem direi nem sequer gosto de ouvir ou ler quando alguém afirma ter vergonha de ser português/a : jamais tive ou terei,

    Mas tenho, isso sim, vergonha e muita pena de que algumas pessoas o sejam: porque nem amam nem defendem o país!

    A maneira (internacional e antiga) de protestar e de aviso de risco de um país é inverter a bandeira
    . Como um senhor disse: não gosto de ver a bandeira ao contrário, embora Cavaco assim a tivesse içado neste derradeiro feriado do 5 de Outubro, em que Passos fugiu para o estrangeiro e o povo foi afastado de belém e de todas as cerimónias.

    É essa a razão do traço negro sobre a bandeira: é por amar o meu país e por considerar que os seus largos séculos de História merecem mais respeito por parte da Europa e, principalmente, por parte do Governo e de quem o rodeia.

    Desistir de Portugal? Mas jamais!!

    Quanto ao horror das guerras, concordo plenamente: devemos , sem nenhuma dúvida, denunciar a sua vilania e tentar tudo para que estas perversões não aconteçam.

    Mas, infelizmente, estão acontecendo coisas pavorosas , que nem imaginamos.

    Um dia destes pus junto a uma foto no facebook esta invocação. "Que DEus ilumine os carrascos" e, de verdade, peço a DEus que lhes toque o coração para nosso bem, mas ainda mais para o bem deles mesmos.

    Um abraço com muito apreço e toda amizade, amiga.

    ResponderEliminar
  27. Minha Querida Amiga São,
    Ao ler o seu post fico siderado com tanta malvadez! O homem (que até se diz racional), por vezes, é o mais irracional dos animais...
    É bom relembrar o Holocausto pois já há muitos a querem negá-lo!
    Um beijinho amigo e solidário.

    ResponderEliminar
  28. Querido amigo, a perseguição que Hitler fez desabar sobre polacos, ciganos , judeus, alemães deficientes e opositores - só por exemplo - é algo de atroz!

    Numa só noite foram gaseados e queimados milhares de ciganos em Birkenau!

    Não consigo entender como os judeus tomam para si o exclusivo do sofrimento causado pelo nazismo e jamais tiveram ou têm uma única palavra sobre os milhões de vítimas que aquele regime hediondo causou.

    Aliás, Israel tem bastantes erros a resolver, desde a sua construção até hoje.

    Serena noite.

    ResponderEliminar
  29. errata "apetrechos" de tortura

    Bj

    ResponderEliminar
  30. Não era necessário a errata, deu para perceber, amiga
    Beijinhos

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue