domingo, outubro 21, 2012

PENSAMENTO : MARX / ENGELS

20 comentários:

  1. Bom dia estimada São,

    Eu estou bem, obrigada.
    E a São como vai?
    Então não há nenhuma viagem no seu horizonte lá para o final do ano?
    Os voos estão baratíssimos para a maior parte dos países e os hotéis, tammbém.

    Os "velhos" e sempre atuais Marx e Engels, que estudei sobremaneira na Faculdade (em História era assim) e que na altura, as suas teorias, para os meus 20 anos, pareciam não ter grande significado.
    Alguns anos depois, percebi que, não há regimes perfeitos e o que eles preconizavam era, precisamente, um estado/regime perfeito, tal como Jesus o traçou.

    A "menina" é uma feminina e uma feminista. Fiquei feliz com as suas palavras, com o seu comentário, porque sei, porque tenho consciência, de que tem razão.
    Há MUITAS mulheres que sofrem de todas as maneiras e feitios.
    Não estando, inteiramente, de acordo consigo, há uma BOA E GRANDE parte dos homens, que merece sofrer, mas eu entendo a sua afirmação.
    Eu, na escrita e na VIDA, faço o que posso, o que sei, o que quero e sou senhora dos meus atos.
    Fui "dependente" economicamente dos meus queridos pais, tia e avô, mas com prazer Nunca nenhum deles me atirou nada "em/à cara".
    Tudo o que me deram, foi por amor.

    Não dependo de NINGUÉM, economicamente, tenho casa própria desde os 20 e poucos anos e isso tem sido a minha "arma", a minha bandeira, ao contrário de muitas mulheres, que dependem de uma criatura, chamada homem.
    Às vezes, dão jeito, só isso.

    Tenha um Domingo com sol, que parece querer aparecer, timidamente.

    Um beijo e abraço, com muita admiração.

    ResponderEliminar
  2. Rosamarela concorda com Marx.

    ResponderEliminar
  3. Eu também, embora não com a maneira com foi depois concretizada a sua proposta.

    Bom resto de domingo.

    ResponderEliminar
  4. Querida MILA, folgo que esteja bem e desejo que assim prossiga,

    Quanto a Marx e Engels , penso que têm razão em muita coisa.

    Simplesmente, sociedades perfeitas não são possíveis de construir e das tentativas que se conhecem , algumas foram um desastre completo.

    Viagens, pois fui à Polónoa em Julho e convidaram-me para uma a Chipre no próximo ano. Mas com o (des)Governo que temos e o saque feito à classe média...não sei muitp bem como será o futuro. Aliás, nem o presente sequer, já que parece estamos numa jangada ao sabor de ventos e marés.


    Desde os 33 anos que giro a minha vida como bem entendo, principalmente desde que já não tenho a responsabilidade de cuidar do meu filho.

    Nunca necessitei de companhia masculina em nenhum sentido, mas concordo: por vezes dão jeito. Mormente quando não se guia, como eu, rrrss

    O meu lema sempre foi "Antes só do que mal acompanhada!"

    Claro que nem todos os homens merecem sofrer, não podemos fazer generalizações, pois são sempre injustas.

    Feminista? Sempre!!

    Um abraço com gratidão e carinho.


    ResponderEliminar
  5. Infelizmente eles estavam certos.
    E não há "luz" que nos valha, nem no fundo do túnel...
    São, tem um bom resto de domingo e uma boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  6. Nesta sociedade moderna de consumo e economicista, não é fornecida educação, mas tão somente instrução para a cadeia produtiva.

    Beijos e abraços com muita saudade

    ResponderEliminar
  7. Amigo, haverá sempre luz nem que seja, como dizes, na crueldade do fecho.

    No meu abraço te desejo tudo de (muito) bom, NILSON

    ResponderEliminar
  8. Assim é, até porque quem detém o Poder, o real poder, não quer pessoas educadas - menos ainda um povo educado - porque sabe perfeitamente o risco que isso representa para si .

    Que seja excelente a tua semana, MANDRAG

    ResponderEliminar
  9. Como se costuma dizer, "é dos livros"...
    Dentro de alguns anos também todos darão razão às palavras de Mujica na Rio+20.
    Uma boa noite e uma boa semana

    ResponderEliminar
  10. Olá, São!

    Nesta vida nunca haverá soluções perfeitas para o que quer que seja, por muito que esta humanidade possa evoluir.E depois, ao lado positivo do que quer que seja, sempre haverá um negativo, que normalmente só será visível mais tarde.Como o aumento da produtividade: geralmente visto como avanço e conquista dos países mais evoluídos e industrializados - tendente a dar-nos melhores condições de vida.
    Mas que nos dias de hoje se torna cada vez mais um problema, bem difícil de equacionar a contento de todos.

    Cada vez mais as pessoas sobrarão em relação ao trabalho que há para fazer, aos postos de trabalho que há para preencher.O nosso "sucesso" em boa parte está na origem de tanto desemprego, e daqui não vai ser fácil sair...a não ser que muita coisa mude na forma como é encarado o direito ao trabalho e à dignidade que a ele está associado.

    E já me estendi muito para além do previsto...Boa semana; um abraço amigo
    Vitor

    ResponderEliminar
  11. Eles até podiam estar cobertos de razão, mas na prática o modelo deles não era melhor... :)

    Bons sonhos!

    ResponderEliminar
  12. Minha querida, infelizmente isso é algo que acontece sempre com as melhores ideias: quem as tenta concretizar nunca consegue ser fiel ao ideal.Tanto em política como em religião ,como em modelos de sociedade.

    Mas esta asserção está correcta e há muitos anos que vários estudos (não portugueses, claro) davam informação de que haveria milhares de pessoas devidamente habilitadas que jamais entrariam no mercado de trabalho.

    Infelizmente , nada foi feito para obviar a esse drama, porque o trabalho não é só uma questão de ganhar dinheiro , é também uma questão de realização da pessoa.

    Boa semana.

    ResponderEliminar
  13. Já coloquei esse discurso num dos meus espaços e também considero que , mais tarde ou mais cedo, serão obrigados a dar-lhe a razão que o assiste.

    Até lá, veremos o rumo que o Ocidente toma.

    Bons sonhos, CARLOS

    ResponderEliminar
  14. Bem vindo, VÍTOR!

    A tua análise está correcta e vem na linha da resposta que dei à Teté.

    A solução passa por uma mudança radical desta sociedade consumista e sem valores que , como um monstro, está devorando a Humanidade .

    E, ao contrário da afirmação idiota daquele Francis qualquer-coisa, a História ainda não terminou.

    Todos os sistemas, todos os impérios, todos os modelos findam.

    Nós até podemos não assistir, mas acontecerá! Até porque estamos em transição de ciclos e a mudança é inevitável.

    Boa semana, meu amigo

    ResponderEliminar
  15. Hace dos veranos estuve en Alemania y vi un campo de concentración y se me heló la sangre.

    Que horror!!!

    Besos.

    ResponderEliminar
  16. É mesmo de gelar o sangue, sim.

    Eu visitei o do Tarrafal de Santiago(Cabo Verde), um na Bélgica e duas vezes o de Auschwitz-Birkenau...e nada nos prepara par um horror daqueles.

    Petons.

    ResponderEliminar
  17. Quando a educação é voltada para a produção nada mais é que um desvio,uma focagem enlouquecida, uma cegueira obsessiva e irreal, uma fantasia perigosa e patológica do verdadeiro sentido da vida.

    ResponderEliminar
  18. Sem dúvida, amiga.

    Estarreço quando ouço dizer que as Universidades têm que estar ligadas ao mundo empreserial.

    É como se só a produção contasse e nada mais.

    Aqui, chegou-se ao despautério de retirar a Filosofia do programa das escolas!!

    Um abraço apertado, querida Lê.

    ResponderEliminar
  19. Tenho andado a pensar nesta frase e cheguei a uma conclusão: a insatisfação faz parte da organização da humanidade. Quem vive num regime comunista anseia a liberdade do capitalismo. Quem vive no capitalismo, agora que ele faliu, pensa que se calhar a solução é o comunismo.

    ResponderEliminar
  20. Daniel, meu amigo, não existem sistemas perfeitos...ou até talvez existam, só que como são seres humanos a fazer a sua aplicação, falham!

    Pessoalmente, creio que a pedra de toque da humanidade é a Liberdade!

    Mas - atenção - ser livre implica responsabilidade.

    E nada há que justifique as digerenças abissais entre as diversas maneiras de viver das pessoas.

    Como é possível haver quem morra de fome enquanto existe quem esbanje milhões em ninharias?!

    E esta situação poderia ser perfeitamente evitada, como sabemos. Talvez mesmo sem recorrermos a sistema específico nenhum: o senso de justiça chegaria.

    Houve uma luminária que afirmou o fim da História, claro que se enganou redondamente...como se equivoca quem diz que a História se não repete!

    De uma coisa tenho a certeza: a mudança é inevitável!

    Boa semana

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue