quarta-feira, dezembro 11, 2013

MANOEL DE OLIVEIRA, REALIZADOR PORTUGUÊS

Manoel de Oliveira completa cento e cinco anos hoje: muitos parabéns , felicidades e que continue a ser muito premiado!
 
Tem, por incrível que pareça, um novo filme em mente . Será sobre o Velho do Restelo , mas não consegue obter os trezentos e cinco mil euros para o concretizar.
 
Talvez seja o tema que incomode muita gente ligada ao actual Poder o empecilho, talvez.
 
No entanto, "Sei Lá" uma das obras-primas de Guiducha Rebelo Pinto, essa séria candidata ao Nobel da Literatura(aliás, foi uma tremenda injustiça ter sido José Saramago o laureado em vez desta escritora ímpar) já tem assegurada a sua adaptação ao cinema.
 
Assim vai a cultura em Portugal...
 
 

32 comentários:

  1. A celebração do 105.º aniversário de Manoel de Oliveira começou já no passado dia 6 de Dezembro, com a Casa da Música a dedicar-lhe um concerto da Orquestra Sinfónica do Porto com a 9.ª Sinfonia de Mahler, e que contou com a presença do vosso amado primeiro-ministro Passos Coelho; só foi pena que o PCP se tenha esquecido do cheque no valor de 305 mil euros para o Manoel de Oliveira realizar o Velho do Restelo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nosso querido Pedrinho foi a pior praga que nos caiu em Portugal desde que a Democracia começou...e , garanto-te, não é por eu ser de Esquerda que assim o considero.

      Sempre critiquei, sem olhar a Partidos, quem achei que não estava a desempenhar bem o respectivo cargo. Mas esta criatura ultrapassa todos os limites,

      Passos foi ao concerto como Cavaco foi ao enterro de Mandela, ou seja, porque é politicamente correcto.

      E fico por aqui,,,

      Tudo de bom.

      Eliminar
  2. Com um homem do lixo a fingir que manda é natural que para o lixo haja financiamento.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez fosse melhor ser mesmo um varredor de rua, porque esse , pelo menos, saberia o que custa a vida e certamente não faria o mal que esta criatura e seu bando, com o apoio do reformado algarvio, estão fazendo ao país e às pessoas...

      Abraços

      Eliminar
    2. Ó São, desculpe, eu sei que não estou no espaço que me é devido, mas eu adoro as suas críticas a Cavaco Silva e a Pedro Passos Coelho.
      O nome próprio Pedro, lembra, logo Inês. Ai, se eu me chamasse Inês!

      Beijos.

      Eliminar
    3. Mila, o nosso Pedrinho é um homem bonito, bem educado...só que, lamentavelmente, não consegue acertar uma e está muito mal rodeado, o que me parece ainda pior ( então, chama para o Governo, um Maçães que considera , só por exemplo,Sara Palin , completamente sem cultura geral , o melhor da Democracia americana?)

      Mesmo sem me chamar Inês...seria bem capaz de o catrapiscar, rrrss

      Eliminar
    4. Vê, como nós sabemos o que é "bom", São!
      Não acertou à "primeira", mulher, falo, nem à segunda, acho. Ai, se eu fizesse parte do governo! Está a ver, não está? Eu acho que os olhos LINDOS que ele tem, ficariam vermelhos, toldados, arrendados, sortidos como o meus vestido(s) e sapatos comprados POR MIM, e não à custa de ninguém.

      Há gente, em todos os governos que não sabe o que diz. Lembra-se do "JAMAIS" e da falta de compostura do Engenheiro Sócrates, quando falavam outros ministros da oposição? Estava, sempre, em amena cavaqueira com o Ministro das Finanças, o "beiçudo", como eu lhe chamo, ainda hoje, que parecia que sabia tudo? E lembra-se de um ministro do anterior governo, magro, ruim, frio, gozão, ai tantos adjetivos que eu tinha para o classificar, que falava sempre pelo PS, acho que era dos "Assuntos Parlamentares", que não tinha NENHUM tento na língua? Era completamente sarcástico, mas depois e após a demissão do Sócrates, abrandou a caixa dos "pirolitos". Só podia, não é?

      Ah, ah, menina São! Ok, nós partilhávamo-lo, em dias diferentes. Coitado do homem. Nós somos serenas, responsáveis e honestas.
      Com a São, não falavam de política, ou então, ia dando-lhe umas sugestões, enquanto..................... (ai ando tão esquecida...)!!!!!!

      Eu e ele podíamos falar de tudo, mas deixávamos a política para outras alturas, porque tínhamos mais que fazer.

      Beijos, minha linda (não sei quem me costuma dizer isto)?

      Eliminar
    5. POis, é o que eu digo, O nosso Pedro não consegue, o pobre, acertar em nada...nem nas mulheres, rrs

      Era capaz de lhe dar umas sugestões, aliás como teria sido capaz de o fazer com Sócrates...mas parece-me que esse nem teria a delicadeza de me ouvir, porque, sim, lembro-me perfeitamente da crispação e da falta de jogo de cintura em que se desmanchava face a críticas quer da oposição quer nas entrevistas.

      Mas temos que reconhecer uma coisa: foi mesmo alvo de uma campanha negra, revelada agora por uma das criaturas que se prestou a fazê-la, um tal Fernando Sá.

      Teixeira dos Santos, que foi considerado o pior ministro da Finanças, traiu ainda por cima Sócrates, pois nem sequer o avisou de que iria dar uma conferência de imprensa a dizer que Portugal iria pedir empréstimo...e não me venha ele agora dizer que a sua lealdade maior era com o país. Eu até acho que sim, mas deveria ter tido a decência de informar o Primeiro Ministro da sua decisão!

      Tem razão: em todos os Governos existem assim umas criaturas que seria bom " jamé" terem aparecido.

      A si, gostaria de a ver no Governo ligada à Cultura: além de saber que só gastaria o seu próprio dinheiro no que vestisse e calçasse, acho que conseguiria dar uma nova dimensão à área...ou muito me engano.

      MInha linda ( rrrrrsss) , beijinhos e divirta-se, sim?

      Enfim, neste momento, estamos entregues a jotinhas: temos um no Governo e outro na Oposição...o que não me tranquiliza nada, de verdade.

      Eliminar
  3. Olá, querida São!

    Eu gosto imenso de si, porque sabemos ser "gozonas" e "sarcásticas", na altura certa (sabe uma coisa? Tenho inveja do namorado, vinte anos mais novo que ela, Guiducha,com quem namorou há um anito e tal, mas já acabou. LINDO)!

    Parabéns a Manuel de Oliveira, que SOMA E SEGUE.

    Beijos, com estima.

    PS: creio que ainda não me deu a honra da sua visita. Há um poemazinho no "Afetos e Cumplicidades". Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço essa sua honrosa estima, que -como sabe - é retribuída!

      Quanto ao namorado mais novo , dispenso. Mas como deve imaginar não é por moralismo ou coisa equivalente : é só mesmo por questão de gosto e por não ter pachorra para desmamar crianças. rrrs

      Acabei de comentar o seu "poemazinho", mas eu já lá estivera antes ...e tanto num blogue como noutro aparecia a frase de que não existiam mensagens!

      Minha querida, que seja excelente o seu domingo.

      Eliminar
  4. Ojalá pueda conseguir su nuevo proyecto un hombre que ya ha dado tanto. Qué injustos tiempos estos.
    Besos, querida amiga.

    ResponderEliminar
  5. Pois, oxalá consiga, embora eu não seja sua admiradora incondicional.Mas pensar que não tem dinheiro para fazer um filme e que um livreco abaixo de toda a classificação vai passar a filme, é de nos fazer doentes!

    besos, querido Pedro

    ResponderEliminar
  6. Um fenómeno mundial de longevidade e de entrega a uma arte.
    São, tem um bom resto de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E Portugal continua a ser o que António Vieira afirmou :e que eu digo assim: o país não valoriza nada do que tem de bom.

      No que tica a Manoel de Oliveira nem o facto de ser apreciado ni estrangeiro o salva ao contrário do que aconteceu com Pauleta que para chegar à Selecção teve que or jogar para um clube de futebol francês importante, sem nunca ter jogado na primeira divisão em Portugal...

      Querido Nilson, tudo de bom e um abraço grato

      Eliminar
  7. Sobre o Manoel, já viste lá no CR a minha homenagem e mais não digo. Quanto à Guidinha, talvez o filme seja um sucesso. Os tugas pelam-se por porcaria. É o que temos...
    Uma noite tranquila, amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo de todo com a tua homenagem.

      Um povo a quem a televisão privada oferece programas em que se discutem o "cheiro dos puns"e o futebol é omnipresente em todos os canais durante horas...é mais fácil de dominar.

      Bons sonhos, amigo

      Eliminar
  8. Somos um país de fitas... e não é só de agora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fitas, sim...e de mau gosto ,para cúmulo!

      Abraço

      Eliminar
  9. E, cá entre nós, também não ajuda ser do Norte...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acha? DE facto, nós sabemos que tudo se centraliza em Lisboa, mas sendo ele uma figura prestigiada internacionalmente , talvez isso o ajude a ultrapassar essa barreira,,,

      Bons sonhos

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Inominável!!

      Tu sabes que nem sou grande apreciadora dos seus filmes, com excepção de "Aniki-Bobó", que acho uma ternura, mas acho indecente uma situação destas!!

      Bom dia, lindo

      Eliminar
    2. Estou como tu. Independente de gostar ou não dos filmes dele, não deixo de reconhecer o imenso valor artístico da sua obra e o prestígio que ele traz para Portugal.

      Beijinhos, num abraço apertado!

      Eliminar
    3. Claro, toda a gente tem o direito de gostar ou não, mas temos que reconhecer o prestígio que as pessoas t~em, como é o presente caso.

      Te desejo alegres festas, Natal com paz e amor e um 2014 bem melhor que 2013, meu bem!

      Eliminar
  11. São...fiz parte do Agrupamento de Escolas Manoel de Oliveira...e tive o privilégio de trabalhar o filme Aniki Bobó com os meus alunos!
    Um homem maravilhoso...que tem a sorte de conseguir manter uma mente repleta de sonhos!
    Parabéns a ele por tudo o que fez e pela idade maravilhosa que tem!
    (Meu avô paterno faleceu com 107 anos...e pouco antes de falecer...com lágrimas nos olhos disse-me: _ Como gostaria de voltar ao Bié- Angola! e eu contemplando o seu olhar azulado... pensei: "Também eu avô!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu imagino o prazer que foi trabalhar um filme assim...

      Para mim, a idade é ou não maravilhosa se a pessoa tem saúde e projectos, como Manoel de Oliveira tem e não propriamente a idade em si.

      Quanto a Angola , infelizmente, nunca lá fui...e com os cortes que nos estão fazendo nas aposentações, duvido que consiga ir!

      Bom domingo, Maria da Graça.

      Eliminar
  12. Já não há Velhos do Restelo, são todos Novos das Olaias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rrrsss rrrsss

      É por isso que a sabedoria escassa e o arrivismo abunda.

      Esperando que te encontres bem, desejo-te uma festas alegres, um Natal com saúde e paz e um 2014 bem melhor do que 2013, num grande abraço.

      Eliminar
  13. Olá, São!

    A cultura, por cá, vai como o resto.E pôr as pessoas a usar a massa cinzenta é coisa arriscada, que se não recomenda - e eles não são parvos...

    Por este andar, o senhor até parece ser eterno, e por cá querer ficar para sempre, se o deixassem...

    Que faça muitos mais, e bons!
    Um abraço amigo
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sabem muito bem o que fazem...e o risco tremendo que é um povo educado !

      Nisso discordo completamente de António Gedeão, quando diz "Eles não sabem que o sonho comanda a Vida...", ai , sabem, sabem! Por isso o destroem .

      Te desejo , num grande abraço, umas festas alegres, um Natal com amor e paz e um excelente 2014, meu amigo.

      Eliminar
  14. Concordo com tudo que aqui foi dito , sobretudo no que se refere ao valor literário e pensante de Margarida Rebelo Pinto .

    Um beijo , São .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha linda, o valor de Rebelo Pinto é inversamente proporcional à sua vaidade!

      Bom domingo, Maria.

      Eliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue