Manoel de Oliveira completa cento e cinco anos hoje: muitos parabéns , felicidades e que continue a ser muito premiado!
Tem, por incrível que pareça, um novo filme em mente . Será sobre o Velho do Restelo , mas não consegue obter os trezentos e cinco mil euros para o concretizar.
Talvez seja o tema que incomode muita gente ligada ao actual Poder o empecilho, talvez.
No entanto, "Sei Lá" uma das obras-primas de Guiducha Rebelo Pinto, essa séria candidata ao Nobel da Literatura(aliás, foi uma tremenda injustiça ter sido José Saramago o laureado em vez desta escritora ímpar) já tem assegurada a sua adaptação ao cinema.
Assim vai a cultura em Portugal...
A celebração do 105.º aniversário de Manoel de Oliveira começou já no passado dia 6 de Dezembro, com a Casa da Música a dedicar-lhe um concerto da Orquestra Sinfónica do Porto com a 9.ª Sinfonia de Mahler, e que contou com a presença do vosso amado primeiro-ministro Passos Coelho; só foi pena que o PCP se tenha esquecido do cheque no valor de 305 mil euros para o Manoel de Oliveira realizar o Velho do Restelo.
ResponderEliminarO nosso querido Pedrinho foi a pior praga que nos caiu em Portugal desde que a Democracia começou...e , garanto-te, não é por eu ser de Esquerda que assim o considero.
EliminarSempre critiquei, sem olhar a Partidos, quem achei que não estava a desempenhar bem o respectivo cargo. Mas esta criatura ultrapassa todos os limites,
Passos foi ao concerto como Cavaco foi ao enterro de Mandela, ou seja, porque é politicamente correcto.
E fico por aqui,,,
Tudo de bom.
Com um homem do lixo a fingir que manda é natural que para o lixo haja financiamento.
ResponderEliminarUm abraço
Talvez fosse melhor ser mesmo um varredor de rua, porque esse , pelo menos, saberia o que custa a vida e certamente não faria o mal que esta criatura e seu bando, com o apoio do reformado algarvio, estão fazendo ao país e às pessoas...
EliminarAbraços
Ó São, desculpe, eu sei que não estou no espaço que me é devido, mas eu adoro as suas críticas a Cavaco Silva e a Pedro Passos Coelho.
EliminarO nome próprio Pedro, lembra, logo Inês. Ai, se eu me chamasse Inês!
Beijos.
Mila, o nosso Pedrinho é um homem bonito, bem educado...só que, lamentavelmente, não consegue acertar uma e está muito mal rodeado, o que me parece ainda pior ( então, chama para o Governo, um Maçães que considera , só por exemplo,Sara Palin , completamente sem cultura geral , o melhor da Democracia americana?)
EliminarMesmo sem me chamar Inês...seria bem capaz de o catrapiscar, rrrss
Vê, como nós sabemos o que é "bom", São!
EliminarNão acertou à "primeira", mulher, falo, nem à segunda, acho. Ai, se eu fizesse parte do governo! Está a ver, não está? Eu acho que os olhos LINDOS que ele tem, ficariam vermelhos, toldados, arrendados, sortidos como o meus vestido(s) e sapatos comprados POR MIM, e não à custa de ninguém.
Há gente, em todos os governos que não sabe o que diz. Lembra-se do "JAMAIS" e da falta de compostura do Engenheiro Sócrates, quando falavam outros ministros da oposição? Estava, sempre, em amena cavaqueira com o Ministro das Finanças, o "beiçudo", como eu lhe chamo, ainda hoje, que parecia que sabia tudo? E lembra-se de um ministro do anterior governo, magro, ruim, frio, gozão, ai tantos adjetivos que eu tinha para o classificar, que falava sempre pelo PS, acho que era dos "Assuntos Parlamentares", que não tinha NENHUM tento na língua? Era completamente sarcástico, mas depois e após a demissão do Sócrates, abrandou a caixa dos "pirolitos". Só podia, não é?
Ah, ah, menina São! Ok, nós partilhávamo-lo, em dias diferentes. Coitado do homem. Nós somos serenas, responsáveis e honestas.
Com a São, não falavam de política, ou então, ia dando-lhe umas sugestões, enquanto..................... (ai ando tão esquecida...)!!!!!!
Eu e ele podíamos falar de tudo, mas deixávamos a política para outras alturas, porque tínhamos mais que fazer.
Beijos, minha linda (não sei quem me costuma dizer isto)?
POis, é o que eu digo, O nosso Pedro não consegue, o pobre, acertar em nada...nem nas mulheres, rrs
EliminarEra capaz de lhe dar umas sugestões, aliás como teria sido capaz de o fazer com Sócrates...mas parece-me que esse nem teria a delicadeza de me ouvir, porque, sim, lembro-me perfeitamente da crispação e da falta de jogo de cintura em que se desmanchava face a críticas quer da oposição quer nas entrevistas.
Mas temos que reconhecer uma coisa: foi mesmo alvo de uma campanha negra, revelada agora por uma das criaturas que se prestou a fazê-la, um tal Fernando Sá.
Teixeira dos Santos, que foi considerado o pior ministro da Finanças, traiu ainda por cima Sócrates, pois nem sequer o avisou de que iria dar uma conferência de imprensa a dizer que Portugal iria pedir empréstimo...e não me venha ele agora dizer que a sua lealdade maior era com o país. Eu até acho que sim, mas deveria ter tido a decência de informar o Primeiro Ministro da sua decisão!
Tem razão: em todos os Governos existem assim umas criaturas que seria bom " jamé" terem aparecido.
A si, gostaria de a ver no Governo ligada à Cultura: além de saber que só gastaria o seu próprio dinheiro no que vestisse e calçasse, acho que conseguiria dar uma nova dimensão à área...ou muito me engano.
MInha linda ( rrrrrsss) , beijinhos e divirta-se, sim?
Enfim, neste momento, estamos entregues a jotinhas: temos um no Governo e outro na Oposição...o que não me tranquiliza nada, de verdade.
Olá, querida São!
ResponderEliminarEu gosto imenso de si, porque sabemos ser "gozonas" e "sarcásticas", na altura certa (sabe uma coisa? Tenho inveja do namorado, vinte anos mais novo que ela, Guiducha,com quem namorou há um anito e tal, mas já acabou. LINDO)!
Parabéns a Manuel de Oliveira, que SOMA E SEGUE.
Beijos, com estima.
PS: creio que ainda não me deu a honra da sua visita. Há um poemazinho no "Afetos e Cumplicidades". Obrigada!
Agradeço essa sua honrosa estima, que -como sabe - é retribuída!
EliminarQuanto ao namorado mais novo , dispenso. Mas como deve imaginar não é por moralismo ou coisa equivalente : é só mesmo por questão de gosto e por não ter pachorra para desmamar crianças. rrrs
Acabei de comentar o seu "poemazinho", mas eu já lá estivera antes ...e tanto num blogue como noutro aparecia a frase de que não existiam mensagens!
Minha querida, que seja excelente o seu domingo.
Ojalá pueda conseguir su nuevo proyecto un hombre que ya ha dado tanto. Qué injustos tiempos estos.
ResponderEliminarBesos, querida amiga.
Pois, oxalá consiga, embora eu não seja sua admiradora incondicional.Mas pensar que não tem dinheiro para fazer um filme e que um livreco abaixo de toda a classificação vai passar a filme, é de nos fazer doentes!
ResponderEliminarbesos, querido Pedro
Um fenómeno mundial de longevidade e de entrega a uma arte.
ResponderEliminarSão, tem um bom resto de semana.
Beijo.
E Portugal continua a ser o que António Vieira afirmou :e que eu digo assim: o país não valoriza nada do que tem de bom.
EliminarNo que tica a Manoel de Oliveira nem o facto de ser apreciado ni estrangeiro o salva ao contrário do que aconteceu com Pauleta que para chegar à Selecção teve que or jogar para um clube de futebol francês importante, sem nunca ter jogado na primeira divisão em Portugal...
Querido Nilson, tudo de bom e um abraço grato
Sobre o Manoel, já viste lá no CR a minha homenagem e mais não digo. Quanto à Guidinha, talvez o filme seja um sucesso. Os tugas pelam-se por porcaria. É o que temos...
ResponderEliminarUma noite tranquila, amiga
Concordo de todo com a tua homenagem.
EliminarUm povo a quem a televisão privada oferece programas em que se discutem o "cheiro dos puns"e o futebol é omnipresente em todos os canais durante horas...é mais fácil de dominar.
Bons sonhos, amigo
Somos um país de fitas... e não é só de agora.
ResponderEliminarFitas, sim...e de mau gosto ,para cúmulo!
EliminarAbraço
E, cá entre nós, também não ajuda ser do Norte...
ResponderEliminarAcha? DE facto, nós sabemos que tudo se centraliza em Lisboa, mas sendo ele uma figura prestigiada internacionalmente , talvez isso o ajude a ultrapassar essa barreira,,,
EliminarBons sonhos
Vergonha!
ResponderEliminarInominável!!
EliminarTu sabes que nem sou grande apreciadora dos seus filmes, com excepção de "Aniki-Bobó", que acho uma ternura, mas acho indecente uma situação destas!!
Bom dia, lindo
Estou como tu. Independente de gostar ou não dos filmes dele, não deixo de reconhecer o imenso valor artístico da sua obra e o prestígio que ele traz para Portugal.
EliminarBeijinhos, num abraço apertado!
Claro, toda a gente tem o direito de gostar ou não, mas temos que reconhecer o prestígio que as pessoas t~em, como é o presente caso.
EliminarTe desejo alegres festas, Natal com paz e amor e um 2014 bem melhor que 2013, meu bem!
São...fiz parte do Agrupamento de Escolas Manoel de Oliveira...e tive o privilégio de trabalhar o filme Aniki Bobó com os meus alunos!
ResponderEliminarUm homem maravilhoso...que tem a sorte de conseguir manter uma mente repleta de sonhos!
Parabéns a ele por tudo o que fez e pela idade maravilhosa que tem!
(Meu avô paterno faleceu com 107 anos...e pouco antes de falecer...com lágrimas nos olhos disse-me: _ Como gostaria de voltar ao Bié- Angola! e eu contemplando o seu olhar azulado... pensei: "Também eu avô!"
Eu imagino o prazer que foi trabalhar um filme assim...
EliminarPara mim, a idade é ou não maravilhosa se a pessoa tem saúde e projectos, como Manoel de Oliveira tem e não propriamente a idade em si.
Quanto a Angola , infelizmente, nunca lá fui...e com os cortes que nos estão fazendo nas aposentações, duvido que consiga ir!
Bom domingo, Maria da Graça.
Já não há Velhos do Restelo, são todos Novos das Olaias.
ResponderEliminarrrrsss rrrsss
EliminarÉ por isso que a sabedoria escassa e o arrivismo abunda.
Esperando que te encontres bem, desejo-te uma festas alegres, um Natal com saúde e paz e um 2014 bem melhor do que 2013, num grande abraço.
Olá, São!
ResponderEliminarA cultura, por cá, vai como o resto.E pôr as pessoas a usar a massa cinzenta é coisa arriscada, que se não recomenda - e eles não são parvos...
Por este andar, o senhor até parece ser eterno, e por cá querer ficar para sempre, se o deixassem...
Que faça muitos mais, e bons!
Um abraço amigo
Vitor
Sim, sabem muito bem o que fazem...e o risco tremendo que é um povo educado !
EliminarNisso discordo completamente de António Gedeão, quando diz "Eles não sabem que o sonho comanda a Vida...", ai , sabem, sabem! Por isso o destroem .
Te desejo , num grande abraço, umas festas alegres, um Natal com amor e paz e um excelente 2014, meu amigo.
Concordo com tudo que aqui foi dito , sobretudo no que se refere ao valor literário e pensante de Margarida Rebelo Pinto .
ResponderEliminarUm beijo , São .
Minha linda, o valor de Rebelo Pinto é inversamente proporcional à sua vaidade!
EliminarBom domingo, Maria.