sexta-feira, fevereiro 17, 2023

LUÍS MIGUEL , A VÍTIMA ESQUECIDA ...

 Lembram-se do assassínio do jovem madeirense Luís Miguel ?... e do padre brasileiro  frederico cunha ?... e de josé noite?... e de teodoro faria , bispo do funchal (Madeira) entre 1982 - 2007 ?... Sabem quem é miguel albuquerque?...

Falemos , então sobre crimes sexuais praticados por elementos do clero católico sobre crianças e jovens e da protecção que tiveram da respectiva hierarquia...e não só.

o padre frederico, era secretário particular de teodoro faria e padrinho e também amante de josé noite.

Quando , com 15 anos, foi encontrado nas falésias do caniçal o corpo de luís miguel, as pistas conduziram ao sacerdote e o seu afilhado engendrou uma estória para o ilibar  ( teve uma condenação por essa mentira).

de qualquer modo, o assassínio foi levado a tribunal , que em 10/3/1993, condenou frederico cunha a treze anos de prisão e a pagar indemnização aos pais da vítima ( escusado será dizer que nunca a receberam ).

durante todo o processo, teodoro faria , que já o tinha protegido anteriormente  ,defendeu vigorosamente o predador sexual - comparando-o inclusivamente a jesus cristo, perseguido e humilhado injustamente. para mim, que nem sequer sou cristã, é uma blasfémia !

em 1998, na sua primeira saída precária , frederico cunha fugiu de automóvel alugado até madrid , onde apanhou um avião para o brasil . ainda hoje não se sabe oficialmente como substituiu o passaporte , que estava apreendido, nem quem pagou as viagens.

 Miguel albuquerque, militante do PSD  e Presidente do Governo Regional da madeira, decide homenagear teodoro faria , dando o seu nome a uma avenida em 2017 - esquecendo a sua cumplicidade com um abusador sexual de crianças assim como o seu completo desprezo pelas vítimas.

Estas sinistras criaturas traem quem afirmam representar, quem é católico e toda a sociedade em geral , com uma arrogância ilimitada - confiantes na sua impunidade.

quem comete actos assim tão vis e cobardes merece prisão perpétua , pura e simplesmente. porém , dada a negligência e o descaso relativamente ás vítimas - assim como o encobrimento e protecção destes patifes - creio que o resultado da comissão presidida por pedro strecht em termos de acções concretas por parte da igreja católica será parco ou mesmo nulo.





31 comentários:

  1. Es una historia que se repite, una infamia diría Borges de unos clérigos y una Iglesia no ha sido capaz de afrontar esta desvergüenza, y quiere taparla. Aquí, en Colombia han querido silenciar a los periodistas que con fundamentos han querido denunciar los abusos de pederastia. DE no haber acudido a instancias de las altas cortes, estos periodistas hubieran sido puestos en la picota y revictimizados. Un abrazo. Carlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Igreja é um antro de malfeitores, não melhor que qualquer Mafia!

      Os pedidos públicos de desculpa não servem de nada se não forem acompanhados de acções concretas de auxílio às vítimas e se a Justiça não aplicar punições severas aos predadores e a quem os encobriu e protegeu!!

      Desconhecia esse facto no teu país.

      Abraço, boa semana

      Eliminar
  2. Lembro-me bem deste caso, um horror!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desgraçadamente, não serviu de alerta a ninguém ( nem à Igreja nem às famílias) e as crianças continuaram a ser violentadas e os predadores a serem protegidos.

      Boa semana, abraço.

      Eliminar
  3. Crimes como estes são imperdoáveis.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para gente decente são imperdoáveis.Para os canalhas que protegem estas sinistras criaturas três avé-marias , dois pai-nosso - acrescentando em alguns casos mais graves - um acto de contrição , limpam tudo abrem o caminho do paraíso.

      Abraço e boa semana

      Eliminar
  4. Foi, diz-se o próprio estado português que facilitou a fuga do padre para o Brasil. Vergonhoso.
    Feliz fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente.

      Aliás, a criatura nem deveria ter saídas precárias... e um passaporte não se arranja assim tão facilmente como isso. Eu tive que entregar o caducado.

      Que a vergonha cubra estes criminoso e quem os protege!!

      Saudações amiga , semana boa.

      Eliminar
  5. Confiar em homens que vestem saias não é boa ideia. Sejam padres, sejam juízes, nunca se saberá se o Frederico é culpado ou não, confiar na palavra de um juiz não basta, só quem conheceu os intervenientes e esteja a par do assunto o poderá esclarecer.
    Uma coisa que me deixa perplexo em toda esta produção jornalística de abusos, onde estão os pais, onde estão as mães, que meteram os filhos na religião? São eles os primeiros culpados, mas nenhum aparece para ser julgado por um homem... de saias, um juiz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo : os pais e as mães continuam alegremente a expor as suas crianças a estes patifes sem sequer se preocuparem com o que lhes possa acontecer!

      Aliás, nunca entendi para que serve o clero e , ainda menos, como é que as pessoas o segue mais aos seus preceitos(que notoriamente não cumprem ).

      No entanto, também existem crianças abusadas que, de todo, não têm família e se encontram em instituições religiosas - neste caso, católicas.

      Tudo de bom.

      Eliminar
  6. Respostas
    1. A Lei de Retorno existe e funciona: não escapam!


      Provavelmente, a Justiça não lhes tocará , mas não ficarão impunes.

      Beso

      Eliminar
  7. Se acreditassem no que apregoam, receavam o castigo divino ou quanto mais não seja na tal vida lá no céu versus inferno.
    Criminosos, mafiosos, que nem são gente nem animais e a eles se juntam os que abusam do poder que lhes é concedido por quem neles vota confiando na sua governação.
    Bom fim de semana, se conseguirmos não pensar nestas coisas!
    Beijinho São

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acreditar , acreditam ... e, por isso, rezam quatro pai-nossos, cinco avé-marias e, nos casos mais graves, três actos de contrição e têm o caso resolvido .

      Este género de crimes nunca deveria prescrever e os canalhas que os cometeram estão abaixo dos animais . Pelo que deveriam cumprir prisão perpétua .

      Se alegarem que a pedofilia é uma doença, como provavelmente alguém fará, então recorra-se , sim à castração química. Porque entre os direitos dessas criaturas e os das crianças, estes têm prioridade!

      E quem os encobriu deve sofrer também punição.

      Boa semana, meu amigo. abraço.

      Eliminar
  8. Lembro -me bem desta triste história 😕
    Bom domingo São

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suspeito que as únicas pessoas que não se lembram , são a Igreja e os seus fiéis - como Maria João Avilez, que já mostrou o seu descontamento quanto à "perseguição ".

      Abraço, boa semana.

      Eliminar
  9. Nossa!!!
    Que caso macabro, amiga, a gente sabe de muitos 'casos', correm o mundo!
    Jamais se espera isso de um religioso, mas eu sempre tive comigo, que padres deveriam casar, terem família, serem seres normais. Tenho uma crônica que falo disso, é antiga. E tenho essa posição há muito tempo, desde adolescente. Sou rebelde com tais assuntos quando vêm à tona. Imperdoável.
    Uma feliz semana pra você, querida São.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda, minha amiga!

      Há poucos dias , uma Comissão de Abusos Sexuais sobre Menores na Igreja Católica em Portugal apresentou resultados da sua investigação : quase cinco mil crianças e adolescentes foram vítimas de elementos do clero.

      A média de idades ronda os onze anos e a mias nova tinha três.

      A indignação foi maioritária. No entanto, já se iniciaram as manobras de diversão : um dos padres acusados , acompanhado por três advogados de defesa e um batalhão da comunicação social , apresentou-se na Procuradoria Geral da República , que o mandou apresentar no local correcto; acusações de perseguição à Igreja , quando , afinal, existem abusos sexuais até nas famílias, ....

      Estou plenamente convicta de que a Igreja nada fará, até porque se recusa a suspender de funções os cerca de cem sacerdotes altamente indiciados de práticas sexuais abusivas e cujos nomes lhe foram entregues pela Comissão.

      Boa semana, querida Taís , e alegre Carnaval, se possível.

      Eliminar
  10. Amanhã vou eu publicar algo acerca deste nojo público.
    Esta matilha não tem perdão.
    Ardam no Inferno que sempre utilizaram como desculpa para amedrontar inocentes.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ofendamos os animais.

      A Igreja é uma associação mafiosa na medida em que existem criminosos utilizando o seu poder sobre as vítimas e beneficiando da proteção dos seus superiores hierárquicos.

      Que escondem ,talvez até a nível pessoal, os bispos Manuel Linda, Jorge Ortiga e o de Beja ?? ...

      São crimes ignóbeis que não podem deixar de ser punidos severamente.

      E espero que os católicos sejam os primeiros a exigir essa punições.

      Boa semana

      Eliminar
  11. Não conhecia este caso, que culmina com o nome do abusador a uma rua. Que lata, para não dizer coisas mais feias acerca do Miguel Albuquerque. Mas a imprensa não pega neste caso, pelo menos eu não vi nada.
    Beijo, querida amiga São.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu querido amigo, sugiro que leias novamente o texto. Miguel Albuquerque homenageou Teodoro Faria, não Frederico Cunha (seria escandaloso demais !!).

      Este caso deveria ter alertado toda a gente para o que acontecia de perverso na Igreja - incluindo as famílias!

      Beijinho e tudo de bom.

      Eliminar
  12. Esperemos que o trabalho da comissão não fique por isso mesmo... e sejam aplicados os merecidos castigos por esses hediondos crimes.

    Obrigada pela tua presença no Aniversário do meu blog. Ele agradece, e diz que gostou muito de te ver lá...😊

    Uma semana feliz.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duvido muito de que a Igreja faça alguma coisa de sério neste tema.

      O cinismo dos bispos Manuel Linda e o de Beja é revoltante!!

      Diz ao teu blog que tenciono regressar,

      Beijinhos, boa semana

      Eliminar
  13. Ninguém vai ser condenado quase posso afirmá-lo. É muito assustador...
    Tudo de bom, São.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a mesma convicção.

      E pelas manobras de diversão que estão já montadas , ainda alguns se apresentarão com vítimas de calúnias ou doentes ...
      E , depois, toda a gente se mostra muito preocupada com os direitos dos pedófilos, mas nunca ouvi falar nos das crianças...

      Beijinho, Amiga, boa semana

      Eliminar
  14. Olá, amiga São, concordo inteiramente com a sua posição
    quanto a esse abuso de padres contra quem quer que seja,
    em especial a menores de idade. Aqui , um conhecido meu, que era padre, veio da Itália para uma paróquia de Porto Alegre. Aqui, jovem ainda, esse padre conheceu uma jovem com quem namorou e se casou, e teve 3 filhos. Claro, foi impedido de exercer toda as suas funções de padre por ter contrariado o celibato clerical. Certa vez ele me disse que esse celibato leva muitos padres a cometer crimes como esses que você menciona, estragando a vida de muitas crianças e mulheres. Enfim, à muitas famílias. Esse conhecido, que faleceu no ano passado aos 91 anos, sempre foi a favor da extinção do Celibato da Igreja.
    Uma boa semana, amiga São.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse aspecto, a Igreja Ortodoxa conseguiu, segundo a minha opinião, uma solução melhor : os religiosos que vivem em conventos têm celibato obrigatório, mas para os popes é opcional.

      Muito injusto o que aconteceu a esse padre, pois se viesse casado de outra religião e se convertesse, seria aceite!!

      O cristianismo, principalmente na versão vaticanista, tem que se debruçar sobre si mesmo e modificar muitos comportamentos.

      Considero perfeitamente inútil a existência de clero em qualquer religião.

      Bom resto de semana, meu amigo, abraço.

      Eliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue