sábado, julho 09, 2022

PASSEIO POR AMESTERDÃO (HOLANDA)

Os canais de Amesterdão cruzam toda a cidade e estão ladeados de casas muito estreitas, com escadas íngremes . Cordas pendem nas fachadas para mudança de móveis.

A Holanda possui um muito bem sucedido negócio de diamantes, exclusivamente na mão de judeus.  Atrás de mim, um dos importantes  edifícios relacionados com essas pedras preciosas. Além das inevitáveis e omnipresentes bicicletas, donas e senhoras de todo o país - em detrimento até dos direitos dos peões.




Fachada do Museu Van Gogh , um dos muitos museus desta Praça.


Um dos muitos barco-casa existentes nos canais da cidade. Este nem é dos mais bonitos. Começaram por ser uma resposta à falta de habitação .


Dois aspectos de Amesterdão , vista dos canais.

O Bairro da Luz Vermelha é , durante o dia, vulgaríssimo , como se pode ver. No entanto, as lojas vendem produtos um pouco exóticos...

                                         

O Museu de Cera "Madame Tussaud" situa-se nesta Praça...


... e as  filas de espera são enormes,


mas  tive o gosto de ser recebida por Messi !



Atrás do grupo, está a entrada para a casa onde Anne Frank , família e mais pessoas se esconderam durante cerca de dois anos dos nazis. Devo dizer que é imperdoável , não existir um degrau de acesso facilitador ao espaço mais interessante do edifício, isto  é, o dito "anexo" e assim muitas pessoas ficarem impossibilitadas de o visitar, como foi o meu caso.



 

O Mercado das Flores é imperdível pela variedade e beleza dos espécimes expostos.

28 comentários:

  1. Confesso que gostava de visitar. Fotos fascinantes.
    .
    Feliz fim de semana. Cumprimentos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que possa concretizar esse sonhos, meu amigo!

      Saudações, boa tarde :)

      Eliminar
  2. Deve ser um belo passeio mas eu já tenho dificuldades em viajar em grupo.
    Não tenho pedalada para andar atrás de guias que não se adaptam à idade dos turistas.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu costumo viajar com grupos que conheço bem e, consequentemente, os guias são quase sempre os mesmos. E quando não são , esclareço logo as coisas, isto é, que tenho o meu próprio ritmo . E, claro, há situações em que não acompanho mesmo: por exemplo, irei a França , mas não subirei à igreja do Mont Saint-Michel.

      Porém, tens razão : as agências deveria ter em conta as idades dos grupos com que trabalham e os guias também.

      Boa semana, abraço

      Eliminar
  3. Minha amiga, não conheço a Holanda. Fiquei encantada com as fotos, mas especialmente com a tua visão crítica. Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei mais da Holanda nesta segunda vez.Até porque Amesterdão já não tem a praça do palácio real a transbordar de drogados.

      Gratos beijinhos :)

      Eliminar
  4. Interesante periplo. Las fotos oportunas. Los canales lo más excitante. Una ciudad limpia Amsterdan. Además de ganarle espacio al mar, Los países bajos despiertan el interés turístico, y los disciplinados que son para el manejo de la libre venta de marihuana, y la exposición en vitrinas de la prostitución. Un abrazo. carlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei mais de Amesterdão agora do que quando a visitei há décadas atrás : está mais limpa e os drogados não se amontoam na Praça onde agora funciona o Museu Madame Tussaud.

      Não andei muito tempo , á noite , no Bairro Vermelho por várias razões, mas esperava ver também prostitutos masculinos expostos, pois também os há.

      Te abraço

      Eliminar
  5. Boa noite de sábado, querida amiga São!
    Que passei bom! Rostos felizes que reconheci quando eu também passeava assim. Era muito bom antes da Pandemia.
    Aproveite tudo por aí, amiga.
    Pena não ter podido visitar a casa da Anne!
    Imagino a beleza do Mercado de Flores num lugar onde as espécies inusitadas podem se expandir.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda, amiga!

      Eu consegui visitar a parte onde funcionava o depósito e os escritórios , cujas salas estão completamente vazias - só com fotos de algumas das pessoas e da invasão , além de excertos do "Diário " da adolescente, nada mais.

      Por exemplo, a amiga junto a mim na foto, não conseguiu subir nem o primeiro lanço das escadas ingremes da casa.

      Depois , chega-se à estante original com livros que tapava a entrada para a zona onde o grupo se escondeu e o desnível é brutal e, segundo quem conseguiu subir e enfrentar mais dois terríveis lances de escadas, o espaço também está vazio !!

      Profundamente lamentável!!

      Enquanto a minha pobre saúde me permitir, tenciono continuar viajando.

      Querida Rosélia, abraço carinhoso e grato com voto de saúde e boa semana :)

      Eliminar
  6. Estive em Amesterdão e adorei 👏👏👏
    Lindos olhares 💗

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei da cidade mais desta vez do que da anterior, mas detestei a prepotência dos ciclistas.

      Beijinho

      Eliminar
  7. Bello viaje. Es un hermoso lugar para conocer. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, mas cuidado com as criaturas das bicicletas, que nada respeitam e andam a uma velocidade enorme !!

      Besos

      Eliminar
  8. Amsterdam no me gustó.
    La encontré sucia, muchos drogados por el centro y las bicicletas son conducidas por asesinos.
    El resto de Holanda sí que me gustó.

    Besos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim , os condutores de bicicletas são um perigo e de uma arrogância a toda a prova .

      Pelo que vi na capital da Eslovénia , embora em muito menor escala, é uma característica dos utentes de bicicleta !!!

      Aqui em Lisboa está ser promovida a maior utilização de bicicletas: espero sinceramente não assistir a cenas tristes na capital do meu país!!

      Da primeira vez também vi o centro da cidade com uma multidão imensa de drogados, mas desta vez , não ... e passei várias vezes pela praça.

      A Holanda é muito bucólica.

      Besos

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Sim muito agradável e um tempo a condizer!

      Beso, querido amigo, boa semana :)

      Eliminar
  10. Gostei de apreciar os teus olhares e ler as tuas resenhas minha amiga
    Um país interessante. O mercado de flores deve ser magnífico
    Beijinhos e uma excelente semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O país é bonito e - tal como o Dubai - mostra uma vontade inquebrantável de quem luta contra uma Natureza nada favorável.

      O mercado é uma delícia.

      Grande abraço, e tudo de bom, minha amiga :)

      Eliminar
  11. A Mariana vai lá voltar no próximo mês.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que a estadia seja agradável...

      Agradeço e retribuo

      Eliminar
  12. Respostas
    1. Desta vez , fiquei a conhecer melhor...

      Abraço, meu amigo, tudo de bom :)

      Eliminar
  13. Obrigada, minha Amiga por partilhares as imagens da tua viagem. Gostei de te ver.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata, minha querida pela tua sempre generosa presença!

      Beijinho com voto de excelente semana :)

      Eliminar
  14. Que maravilha, São querida, está aí uma cidade que gostaria de visitar, escrevi um conto...eu nela! Está no blog, um dia eu reposto.
    Diria que foi ou é uma cidade dos meus sonhos...
    Tanta coisa para ver!
    Uma ótima semana, muita saúde e paz para você continuar viajando e nos trazendo essas cidades lindas para conhecer.
    Beijinho, aplausos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amesterdão agradou-me muito mais agora do que quando estive há muitas décadas atrás. pois , por exemplo, a praça onde está o palácio real já não está invadida por drogados.

      Porém, a maneira como conduzem as bicicletas , não respeitando os peões, é muito perigosa e chocante.

      Gostarei de ler seu conto.

      Beijinho, minha querida Taís, semana linda lhe desejo.

      :)

      Eliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue