terça-feira, março 16, 2021

UM ANO DE PESADELO

 A primeira morte por COVID  em Portugal foi anunciada há precisamente um ano.

Ninguém imaginaria estarmos ainda hoje a viver um pesadelo destas dimensões. E sem fim à vista.

Um vírus que tem devastado impiedosamente todas as sociedades, mais ainda aquelas que não tiveram dirigentes e responsáveis à altura de uma situação totalmente nova e surpreendente em todos os aspectos.

Muitas coisas aconteceram  neste período e nem todas boas.

De maneira desconcertantemente rápida foram criadas vacinas , começando a ser aplicadas . No entanto, a indústria farmacêutica colocando o lucro acima de tudo, como é hábito, vende a quem dá mais e não respeita compromissos assumidos anteriormente . Isto para países que podem adquirir uma qualquer vacina, obviamente. Porque para os que não podem, não existe nem sequer hipótese de salvação.

Pessoalmente, não confio em nenhuma das vacinas e , infelizmente,  existem situações que reforçam essa falta de confiança.

Pelo que li,  nem as farmacêuticas nem os Governos se responsabilizam pelas possíveis consequências adversas da vacinação. Para cúmulo , apareceram casos mortais após  a vacinação com a da AstraZeneca. Pelo que está suspensa em vários países, Portugal incluído desde ontem.

Tenho a convicção de que , tal como o Toyota,  a situação veio para ficar . O que é trágico para a minha geração, porque não terá tempo para recuperar deste recolher obrigatório e do corte físico de relações afectivas.  

Conclusão : nascemos sem liberdade e morremos sem liberdade.

Somos, efectivamente, uma geração maldita!!




22 comentários:

  1. Um texto que me emocionou. Sem dúvida que o covd-19 "nasceu" para matar. Mas a verdade é que, também, existe muita irresponsabilidade. Tantas mortes e continuam a haver festas com muita gente. Pessoas na rua a falar umas com as outras sem máscara. Pessoas a não respeitar o confinamento. Enfim, tantos e tantos casos que em nada ajudam a combater a Pandemia. As vacinas ajudam. Agora o problema da Astrazeneca. Oxalá que as coisas sejam tratadas e bem explicadas.
    O meu elogio para esta publicação
    .
    Um dia feliz
    Abraço poético.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão : a responsabilidade tem que ser individual e existem demasiadas criaturas que agem como se nada estivesse acontecendo ou fossem intocáveis.

      A minha enorme gratidão pelo seu comentário .

      Bom resto de semana

      Eliminar
  2. Realmente, es una situación difícil. De encrucijada, que nos ha puesto patas arriba la existencia. Pero si el mundo logró superar otras pandemias, pueda que logremos, a pesar de los contratiempos de las vacunas, salir de esta difícil situación. Un abrazo desde Colombia. carlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho esperança de que se consiga sair disto....embora não sei se de todo.

      Abraço agradecido e retribuido, Carlos

      Eliminar
  3. Entre a vacina matar-me
    e a falta dela me der a morte
    venha o Diabo e escolha

    Eu estou por tudo
    venha a vacina
    e depressinha!

    Abracinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se , por qualquer motivo, eu não tivesse hipótese de sair de casa...não a tomaria, mas como - se o Grande Espírito permitir - tenho ainda viagens pela frente, tomarei.

      Beijinho e bom resto de semana

      Eliminar
  4. Os primeiros casos apareceram estava eu no Porto.
    Uma tragédia que quero acreditar está a caminho do fim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tenha razão e se esteja mesmo a caminhar para melhores dias.

      Bom resto de semana

      Eliminar
  5. A situação no Brasil é desesperadora. Estou em casa escondida há um ano, saio só para médico. Governantes negacionistas, vacina demora e vamos assistindo esse caos.
    Feliz por ter notícias tuas pelo blog. Estou reduzida a poucas visitas por conta de minha visão(a leitura está cada dia mais difícil), mas é uma alegria ter notícias tuas.
    ]Fique bem e grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que alegria saber de ti! Espero que essa dificuldade consiga ser ultrapassada.

      Este ano saí ontem pela quinta vez e porque fui a uma consulta médica.

      Sim, , nós temos por aqui novas aterradoras da situação no Brasil.Uma compatriota tua acabou de me dizer que de ontem para hoje morreram quase três mil pessoas ...Que horror!!

      O quem mais (me) choca ainda é o discurso de indiferença e de insulto de Bolsonaro, sinceramente.

      Na medida do possível vai dando notícias.

      Um apertado abraço, desejando de coração que tudo te corra como
      desejas, querida Clarice!

      Eliminar
  6. Tivemos, pelo menos, o privilégio de ter vivido Abril, São...

    Forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, ao menos isso...

      Beijinho abraçado, minha amiga :)

      Eliminar
  7. Un año y espera que esto va para largo.
    Es un horror TODO.

    Besos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é só o primeiro ano, veremos o que ainda nos espera...

      É mesmo um horror!!

      Te abraço

      Eliminar
  8. Uma verdadeira tragédia a todos os níveis minha amiga.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, sim, e que vai piorar quando os apoios e as moratórias acabarem...

      Abraço e boa tarde, meu amigo

      Eliminar
  9. Como a compreendo minha amiga.
    Como disse a Maria João, para a nossa geração só valeu o 25 de Abril.
    Eu estou a ficar muito cansada, desgastada e preocupada com os meus filhos, que embora sejam de outra geração também a vida não lhes tem sido facilitada, e agora, estão numa vida adiada.

    Um abraço solidário e amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O fim da ditadura e de tudo o que ela implicou foi mesmo a luz da nossa vida...

      Relativamente aos nossos filhos, nada vai ser muito fácil, não...

      Terão que fazer como nós fizemos:lutar por aquilo que querem.

      Pessoalmente, passei pela tremenda aflição do meu filho ter estado cinco dias ventilado em coma induzido e de agora estar recuperando lentamente, embora já em casa.

      E guardo, obviamente, a preocupação das possíveis sequelas.

      Tudo isto sem o poder visitar, porque tenho 71 anos e Doença Pulmonar Obstrutiva CRónica.

      Frato abraço, minha querida e, infelizmente, a felicidade anda longe .Pelo que não encontro nem vejo

      Eliminar
  10. As coisas estão mesmo feias. E não se sabe tudo acerca deste vírus, que se calhar veio mesmo para ficar.
    Entretanto, a Agência Europeia disse hoje que não há razões objetivas para não vacinar com a AstraZeneca. E, digo eu, qualquer vacina ou medicamento tem os seus riscos. Na pílula, por exemplo, o risco é muito maior que na vacina que terá provocado os 40 casos (não sei de quantas mortes).
    Continuação de boa semana, querida amiga São.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viver implica risco de morte, sabe-se.

      O que não dá muita segurança, pelo menos no meu caso, são as contradições .Como, por exemplo, aconteceu relativamente ao uso das máscaras.

      Enfim, mesmo sem confiar nas vacinas e temendo resultados secundários a curto, médio ou longo prazo se me chamarem para ser vacinada, sê-lo-ei. Até porque, entre outras razões, não quero passar o resto da minha vida encafuada em casa.

      Meu querido amigo, te abraço e desejo bom fim de semana

      Eliminar
  11. oportuno e certeiro comnetário.
    como sempre...

    beijo, São

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata fico pelo teu apreço.

      Bom Dia da Poesia.

      Beijos

      Eliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue