sexta-feira, maio 23, 2014

ELEIÇÕES EUROPEIAS


Acaba hoje a campanha eleitoral para as eleições europeias  a realizar em 25/5/2014.

Acho-a a mais pobre de todas quantas já existiram no período democrático.

Não se discutiu nada do que  é realmente importante para a União Europeia(U.E.) e  nos vai afectar a vida: Tratado Comercial entre  E.U.A. e U. E., a crescente cisão entre o Norte e o Sul,  o euro como moeda única, o castigo dos países com défice e a complacência com os que têm superavit, o caminho para o federalismo, o medíocre papel desempenhado por Durão Barroso, a subida estonteante da Extrema-Direita e perigos daí decorrentes.


Centrou-se tudo  -  muito mal, muito pobre, muito baixo nível - na desastrosa política da coligação PSD/CDS no Poder, com a benção de Cavaco , cujo discurso ao país hoje será  novamente  de  fazer ir ás lágrimas pela mediocridade.

Resultado deplorável : as pessoas  extenuadas pelos sacrifícios impostos pela Troika e por um Governo que se pôs do lado  dos credores e se serviu do ajustamento para destruir tudo quanto é público  - sem se importar rigorosamente nada com o sofrimento da esmagadora maioria da população, afastam-se das urnas. O que faz perigar a Democracia.

Não é a abstenção que resolve a corrupção  e tudo quanto de mau existe na classe política, de certeza absoluta!

E quem entrega o seu destino pessoal e colectivo nas mãos de outrém, além de perder  o direito a protestar,torna-se cúmplice de quem nos quer destruir.

Pessoalmente, nunca admirei Pilatos e a sua lavagem de mãos.

BOM VOTO !!

44 comentários:

  1. São... tal como sabe...percebo pouco de política...mas ao ler o seu texto...assino por baixo!
    Bj e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria da Graça, não é necessário entender de política...é só estarmos com alguma atenção.

      Ou acha que eu sou politóloga ? rrrssss É assim que agora se diz, não é?

      Tudo de bom e grande abraço

      Eliminar
  2. A coisa da feia, e pode ficar pior. Aqui tampouco se está bem, com manifestações de descontentamento todo dia. E quem paga o pato somos nós.
    Beijos, querida,
    Renata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma pena , minha amiga, que o mundo esteja caminhando para o caos...

      Abraço muito terno, Renata

      Eliminar
  3. Subscrevo o teu texto, São, palavra por palavra...
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço a tua companhia, dá-me mais força!

      Abraço grande, Graça

      Eliminar
  4. Sabes, São, penso que o povo português está muito mal informado sobre o que se passa no parlamento europeu e muitos nem sabem o que isso é. Não vi ninguém a explicar ao povo o que significam estas eleições e por isso acredito que abstenção vai ser grande. Os partidos limitam-se a andar nas ruas, a visitar mercados e a dizerem mal uns dos outros. Sempre a mesma coisa, mas agora acho ainda pior, pois trata-se da Europa e o povo nada entende sobre isso.Claro que no Domingo lá estarei. Se lutámos tanto para ter o direito de voto, é nossa obrigação ir às urnas. Não entendo a ausência de tanta gente neste acto de cidadania. Beijinhos, amiga e um bom fim de semana
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo. A maior parte das pessoas não faz ideia para que serve o Parlamento Europeu . Penso que a distanciação também passa pelo facto de tudo se ter decidido sem a participação das populações.

      Nestas próprias eleições , Merkel já veio dizer que é a Alemanha a decidir que será o Presidente da Comissão, quando oficialmente nós estamos também a votar nesse sentido.

      Péssimo sinal e total desrespeito , provando a hegemonia da Alemanha, muito devida à mediocridade de Durão , que espero não seja jamais eleito Presidente da República Portuguesa.

      E , sim, devemos votar : nós, mulheres , ainda mais já que a Ditadura nos roubou esse direito, transformando a Mulher num objecto que pertencia ao pai ou ao marido!

      Bom final de semana, Mila

      Eliminar
  5. Muito bem, São!! Nunca falto! Lá estarei a votar/vetar...

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seremos duas e , deixa-me dizer-te, gosto da tua companhia!

      Abraços e sê feliz, Gracinha

      Eliminar
  6. Lá estaremos a votar.
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. A campanha foi desastrosa!
    Espero que a abstenção não atinja o nível que já avançaram...talvez 70%!
    Se for assim é muito mau!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois espero também que não atinja esse número pavoroso de tão alto, meu Deus!

      A campanha foi má e a comunicação social também não ajudou nada.

      Abraço e bom final de semana

      Eliminar

  8. Uma campanha em que as farpas uns aos outros foi a tónica.
    Não falaram da Europa, do Parlamento Europeu, nem do que será preciso fazer para se tomar um outro rumo em relação à moeda única e às próprias instituições europeias. Uma pobreza de espírito!

    Lá estarei a votar!!!

    Muito oportuno este seu post, querida São.

    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que nem o PS nem a coligação estiveram muito interessados na discussão europeia, porque basicamente estão de acordo e , consequentemente, perderam-se em disparates.

      Até porque Assis e Rangel têm pensamento próprio sobre a Europa e nada disso veio à tona.

      E a comunicação social está a ser muito má em Portugal, também.

      Seremos duas a votar e isso agrada-me.

      Grato abraço, querida Olinda, e feliz fim de semana

      Eliminar
  9. Aqui tbm teremos eleiçoes esse ano... explodem greves e manisfestaçoes por todo lado... nao sei onde tudo isso ira parar...

    Beijos São...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, greves e manifestações ( melhor se não houver violência) são sinal de vitalidade e de que o povo despertou. isso é muito bom.

      Se há verbas fabulosas para estádios de futebol porque motivo as pessoas são atendidas no chão dos hospitais e outras situações semelhantes?

      Um abraço grande com votos de excelente fim de semana :)

      Eliminar
  10. Lá estarei, mas confesso que tudo isto foi deplorável.

    Beijinho, minha amiga (ando na recta final).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aninhas, tens razão : tudo isto foi confrangedor...mas temos mesmo que votar!

      Grande abraço e ...força para a recta final, minha linda :)

      Eliminar
  11. Olá,São!

    Se muitos são os Portugueses, e não só, alheados das eleições para o PE, razões não lhes faltarão.Já que os eleitos muito pouco mandam, e até à última alteração verificada, quanto passaram a ter voto sobre o o orçamento, pouco mais eram do que figurantes principescamente pagos...

    Depois, a UE de democrática pouco tem: Os que realmente lá mandam não são eleitos; são escolhidos a dedo, por quem no fundo neles manda, sem que nós sejamos visto ou achados.O Durão Barroso é, entre outros,disto um magnífico exemplo; a quem o lugar foi oferecido como recompensa por aquela vergonhosa figura que fez nos Açores.Pessoalmente, acho que a UE tal como está já pouco faz pelo cidadão comum, e cada vez mais gente terá esta percepção.E o não votar não terá a ver com preguiça ou falta de sentido de cidadania, mas sim com o sentimento de que tal gesto não passará de tempo perdido. É esta a minha convicção.

    Um bom fim de semana, e um abraço amigo
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não posso estar mais de acordo contigo, meu amigo.

      No entanto, tendo consciência disso, não lhes facilitarei a vida , cruzando os braços : lutarei até ao fim porque como dizia Palmira Bastos "as árvores morrem de pé"!

      Abraço grande e feliz fim de semana, Vítor

      Eliminar
  12. Concordo contigo, mas também é preciso dizer que a comunicação social teve muitas culpas no cartório, porque apenas reproduziu as tiradas com soundbytes. As entrevistas aos candidatos nas televisões também passaram à margem das pessoas.
    Bom FDS e bom voto, amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, mas isso a mim já não me surpreende, porque comunicação sicial portuguesa ( a estrangeira não sei) anda pelas ruas da amargura...

      Meu amigo, bom fim de semana e excelente votação, :)

      Eliminar
  13. Subscrevo, infelizmente, São. Partilho dos teus receios, mais, temo-os. Retrocedemos a olhos vistos nos ideais originários da UE...
    Enquanto tiver consciência de mim, nunca prescindirei de votar. Parece-me que ainda é um dos poucos deveres/direitos da "Democracia".
    Bjo, amiga São :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha amiga, pois estamos com idênticos receios e com perspectivas iguais : o ideal da União Europeia está a ir por água abaixo e aos povos quase nada mais resta do que votar, embora até isso se esteja a transformar numa ilusão: num referendo italiano recente sobre , penso, a privatização da água o resultado foi esmagadoramente contra. No entanto, o Governo italiano está ser fortemente pressionado pela UE(leia-se Alemanha) para ignorar a vontade popular.

      Amanhã vamos votar , segundo nos dizem , para o Parlamento Europeu e também para o Presidente da Comissão : Merkel já anunciou que está escolhido!!

      A Ucrânia está numa situação dramática pela estupidez com que foi gerida a crise do país pelo Ocidente, que obrigou Putin a defender os interesses da Rússia.

      Odete, grande abraço :)

      Eliminar
  14. A politica, é tal que nos tem desiludido, ao longo destes anos, dizem uma coisa, quando tem o poder fazem outra... E se dentro do território Nacional, ainda os vamos conhecendo e as suas acções, lá fora, qual é peso do "canto" da Europa, o que fazem os nossos representantes, se é que nos representam, ou representam o bolso deles!?
    Mas de qualquer das formas estamos, lá, somos Europeus... Sinceramente, não sei que vou fazer, não estive atenta à campanha, farta de palavreados...
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho esperança no futuro da União Europeia, mas nem por isso deixarei de votar, pois não abdico dos meus direitos nem deixo nas mãos de ninguém o meu destino e o do país .

      Talvez não consiga evitar a tragédia que pressinto, mas ficarei de consciência tranquila.

      Anime-se e vote :)

      Beijinhos pata vós

      Eliminar
  15. Só havia voto de braço no ar (e com a G-3 na outra mão, de preferência), isto de votar às escondidas, atrás da cortina para ninguém ver, para não assumir as consequências da sua ação, é algo muito bem desenhado para que o povo soberano se entretenha de quatro em quatro anos. bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar até tens razão, esta coisa de voto secreto dá azo a situações estranhas : só conheço uma pessoa ( e admiro-a por isso, embora discorde da sua opção) que , aqui, disse ter votado neste Governo e ainda, na altura, não se ter arrependido.

      De resto, até parece que CDS/PSD e Cavaco fizeram um golpe e se apoderaram do Poder : ninguém os votou!!

      Enfim...

      Tudo de bom

      Eliminar
  16. Também nunca admirei Pilatos !
    Aguardemos o resultado das Eleições do próximo Domingo .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto que partilhemos essa não-admiração...e , sim, esperemos , mais ainda o das legislativas!

      Beijinhos

      Eliminar
  17. .

    .

    . votar . e que a amnésia . não se apodere de nós .

    .

    . bom voto .

    .

    . um beijo meu . um bom fim de semana .

    .

    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que seja como dizes, meu amigo, que assim seja!

      Beijo reconhecido.

      Eliminar
  18. Olá, bom dia.
    E chegamos ao fim de semana. Com saúde, paz espiritual. uns com os seus desejos, outros com as suas manias, e outros sem desejos e sem manias. Mas, o importante, é que atravessamos, mais esse mar de nuances, vivos.
    Que o Criador, tenha sempre compaixão de nós. Precisamos.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que o Grande ESpírito nos ilumine.

      Gostaria de saber a sua opinião sobre o que posto.

      Bom fim de semana

      Eliminar
  19. Concordo 100% contigo, amiga - uma verdadeira miséria!
    É assim que querem que os jovens se interessam pela política?
    Se até os "menos jovens" já começam a ficar saturados...
    Resta-nos aguardar.

    Bom fim de semana.
    Um beijo
    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo!

      Os mais velho, mesmo fartos desta miséria de campanha(s) , ainda têm a memória da Ditadura e de quão importante é votar....o pior são as gerações mais novas que consideram ser a Democracia algo consolidado e que não têm a mínima ideia do horror que é viver sob ditadura!!

      Abraço com todo carinho, desejando-te uma feliz - mas não silenciosa - ausência, meu caro Miguel :)

      Eliminar
  20. O ir votar , prende - se com o respeito que me merecem os que lutaram para que este direito exista .
    Apenas .

    Um abraço , São

    ResponderEliminar
  21. Sim, mais do que tudo isso. Mas no nosso caso, ainda mais porque a Ditadyra nos roubou esse direito exclusivamente por discriminação sexual.

    Beijinhos, Maria, e bom domingo

    ResponderEliminar
  22. Olá, amiga. Bom dia! Compreendo seu lamento. Aqui também não é muito diferente: Corrupção! Miséria! Infração altissíma no país da copa e muita violência. Que Deus nos ajude á todos!! Bjos e bom domingo. Paz no coração de todos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda , linda!

      No entanto, vocês ainda lutam , ainda vêm para a rua ...e nós ? Nada!

      Uma tristeza o estado em que o mundo está.....

      Oxalá Deus nos ajude mesmo, qye bem necessitamos.

      Bom resto de domingo, Cidinha.

      Eliminar
  23. Perante os resultados, há quem tenha cada vez menos votos e continue a cantar vitória...é surpreendente a corja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anda tudo em modo de maluquice , mas também que se pode esperar de políticos sem experiência de vida e que saem de um povo que vai aplaudir o assassino de duas mulheres indefesas e que tenta matar outras duas,sendo uma a própria filha?!

      Abraços

      Eliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue