domingo, maio 11, 2014

A ARTE DO AZULEJO
















26 comentários:

  1. Muito bonito. Nem sempre prestamos a devida atencao.
    Bom domingo, Sao.

    ResponderEliminar
  2. Acreditas que ainda não visitei o Museu do Azulejo, embora já tentasse?...

    O aspecto apetitoso da tua canja encantou-me tanto que deves ter chegado só por dedução de que eu pretendia escrever "aroma " e não "arina", rrss

    ESpero que te recomponhas rápido e tenhas um excelente domingo.

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto muito dos painéis de azulejos. Sempre vejo com atenção e se possível fotografo.
    Um abraço e um bom Domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora já somos duas...e como o seu olhar m+agico as coisas ainda se tornam mais fascinantes.

      Abraços

      Eliminar
  4. Os azulejos portugueses são simplesmente lindos. Lindas fotos, São.
    Beijos e bom domingo,
    Renata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Azulejaria ibérica é muito bonita, sim.

      Grato beijo, amiga querida.

      Eliminar
  5. arte bem portuguesa, de que gosto muito.
    bom domingo.
    beijo
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas os azulejos de motivos geométricos árabes são deslumbrantes, também.

      Tudo de bom e abraços, rrs

      Eliminar
  6. Hermosos!!!! En Buenos Aires en la estaciones de subterráneos, hay muchas adornadas así...
    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui já não se usam actualmente tanto, mas ainda temos estações assim adornadas...

      Obrigada por me ofereceres "Los Nocheros"

      Apertado abraço e que seja feliz, meu amigo!

      Eliminar
  7. Lindíssima a arte de azulejaria antiga por onde muitas vezes passamos sem prestar a merecida atenção.
    Felizmente, a São sempre partilha com os seus leitores, esses belos locais
    por onde passa.

    Obrigada, bom resto de Domingo e uma semana feliz.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre gostei de azulejaria e fico fsacinda, por exemplo, com a àrabe!

      grato abraço pela visita e pelos votos de boa semana, que retribuo.

      Eliminar
  8. Olá, São!

    Bela mostra que nos trazes aqui; duma muito velha arte, em que nós ao longo dos tempos temos sido grandes artistas. E que de tantos belos painéis termos, em quase todos os recantos e lugares, nem sempre os valorizamos como eles mereciam...

    Uma boa semana e um abraço amigo
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As velhas estações dos Caminhos de Ferro têm alguns dos mais belos painéis de azulejo que conheço assim com muitas igrejas.

      Num estilo diferente e que me parece mais complexo é a azulejaria árabe com os seus temas geométricos e diversos coloridos: fascinam-me.

      Um abraço com estima e votos de feliz semana, Vítor

      Eliminar
  9. Pessoalmente, gosto muito de azulejaria, tive muita pena de ter perdido a exposição na Gulbenkian...

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também aprecio muito e fico fascinada pelos azulejos árabes, que acho uma verdadeira maravilha!

      Essa não perdi e até a comentei aqui: era espectacular...só tive pena de não me poder integrar em visita guiada

      Boa semana e melhor saúde, bella

      Eliminar
  10. Hoje, os teus posts estão a levar-me ao passado. Este fez-me recordar uma das melhores exposições de azulejaria portuguesa que vi na vida. Foi em Colonia del Sacramento, nos idos de 90!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se as memórias que te evoco são agradáveis, ainda bem... caso contrário, pelo desculpa!

      Dorme bem, amigo mio

      Eliminar
  11. É uma das artes mais bonita essa da azulejaria... fiquei simplesmente encantada com as que vc mostrou aqui...

    Beijos São...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Portugal temos muitos ainda e em Espanha temos os árabes que são uma maravilha

      beijinhos, meu bem

      Eliminar
  12. Na minha escola temos uma colega ceramista, lá nos vai ensinado umas coisas, aliás a escola tem vários painéis de azulejo pintados por nós nas férias mas, é uma arte bem difícil!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino que sim...

      Porque não colocas fotos? Seria interessante!

      Sonhos rosinha, Lilá

      Eliminar
  13. Poderia ate dizer que sim... pq alem de ter uma foto muito parecida com aquela... sou assim... bem branca, cabelo preto bem comprido, ela ali rindo com o rosto abaixado parece muito comigo... mas nao sou eu... qualquer dia postarei uma minha querida...

    Beijos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero bem que sim , que eu tenha o prazer de a conhecer, pelo menos em foto de computador, rrss

      bem haja, Frida!

      Eliminar
  14. Sou fã de azulejos. Adoro ver recantos (o n.º da minha casa é em azulejo, assim como as casas de banho o são, pintados à mão - um tempo em que ainda me pude dar a esse luxo), fachadas... Tenho algumas fotos. Seia bom que reabilitassem, é uma marca de excelência em Portugal.
    Bjo, São :)

    ResponderEliminar
  15. Já somos duas, rrss

    A tua casa deve ser bem bonita, assim com esse requinte...

    Concordo com a necessidade de conservação da azulejaria , pois é nossa marca de água....mas estas criaturas não têm grande apreço pela Cultura - a começar pelo próprio Secretário

    Grande abraço, Odete, rrss

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue