sexta-feira, novembro 22, 2013

MEIO SÉCULO DO ASSASSINATO DE JOHN F. KENNEDY

John Fitzgerald Kennedy , o trigésimo quinto presidente dos EUA foi morto a tiro em Dallas, Texas, em 23/11/1963.
 
Nascera a 29/5/1917 e ocupou o  cargo máximo do seu país de 1961 a 1963.
 
Casado com Jacqueline Bouvier e pai de duas crianças foi um raio de esperança naqueles anos,  juntamente com seu irmão Robert (também ele assassinado  anos mais tarde).
 
Na época, a aura que circundava  os Kennedy era algo de muito forte, transbordando para todo o mundo.
 
O casal , elegante e seguro, conquistava multidões e tornou-se referência incontornável.
 
Claro que havia sombras , mais tarde reveladas. Algumas , aliás, bastante pronunciadas. Até o casamento só fora salvo porque Jacqueline aceitou a larga verba oferecida por seu sogro a fim de não prejudicar a carreira política de JFK.
 
Mesmo politicamente houve episódios desastrosos, como o da Baía dos Porcos.
 
Suspeita-se de colaboração com a Mafia e são célebres as suas infidelidades conjugais.
 
Quanto ao chefe do clã, era amigo pessoal do senador MacCarthy, responsável pela caça às bruxas contra o comunismo, e, pior ainda, simpatizava muito com o regime  hitleriano.
 
No entanto, a sua luta e a de seu irmão Bob contra os preconceitos e em prol de maior justiça para todos  foi notável, tanto mais que  se confrontavam com o temível  Hoover, personagem sinistra e sem escrúpulos .

A ele devem o recomeço das suas vidas , as pessoas que na ilha açoriana do Faial sofreram a tragédia da erupção do vulcão dos Capelinhos, pois que  abriu a porta para poderem emigrar para os E.U.A.
 
Foram seus contemporâneos dois carismáticos chefes negros: Martin Luther King, pacifista, e Malcolm X, defensor da  luta armada. A profecia do último , feita  num encontro entre ambos, cumpriu-se: ambos foram assassinados.
 
Relativamente aos tiros que mataram Kennedy, ainda hoje se especula quem esteve , realmente, por detrás do  gatilho.
 
Nos meus catorze anos da altura achei estranhíssimo que Lee Harvey Oswald, acusado do crime, fosse baleado mortalmente no interior da própria esquadra quando ia ser transferido para uma prisão, assim como as notícias de que as testemunhas da morte do Presidente começaram a desaparecer ou a serem elas mesmas mortas.
 
Poderá ser uma teoria da conspiração, mas o objectivo foi mesmo o de  eliminar uma pessoa perigosa para  os  interesses de certos indivíduos.
 
Basta ouvir o discurso abaixo!
 




18 comentários:

  1. Olá, São!

    Os programas vários sobre a morte do Kennedy estão a ser apresentadas quase como se fossem uma celebração da pessoa, dado o estatuto de destaque de que gozava na sociedade Americana:uma estrela de ricas famílias.
    Quanto ao que terá levado ao seu assassinato, às forças que nele viam um estorvo para os seus planos, pouco ao nada deste aspecto é referido.Sobre o lado negro e feio daquela sociedade, onde uma grande parte do poder é oculto ou à margem da lei, pouco ou nada se diz - como é costume e convém à imagem a ser impingida a terceiros...

    Bom fim de semana; um abraço amigo.
    Vitor

    ResponderEliminar
  2. Morresse mais tarde e em circunstâncias diversas e, hoje, a história seria decerto diversa. Não deixa de ter algum mérito, contudo, o facto de ser visto quase como uma estrela de cinema, ajuda muito ao culto da sua imagem.

    Beijinhos Marianos! :)

    ResponderEliminar
  3. Amiga São,
    JFK de certa forma foi um "bluff" pois sempre viveu à sombra do CLÃ e do seu poder! Era um liberal que não convinha que continuasse no poder e... daí ter sido assassinado. Mais tarde o seu irmão foi igualmente assassinado pelas mesmas razões. As organizações secretas assim procedem em qualquer parte do mundo! Infelizmente são elas que detêm o Poder!
    Um beijinho amigo e solidário.

    ResponderEliminar
  4. As coisas que eu aqui aprendo sobre o mundo, com mais pormenor.
    Lembro-me da minha mãe dizer , que as pessoas quando morrem viram santas.
    Senão fosse o assassinato , a história seria outra.
    Assim ficou o ídolo.
    Beijinhos e b.f.s

    ResponderEliminar
  5. Caro VÌTOR, JFK teve um enorme valor , sem dúvida. Mas, como dizes, beneficiou de toda a riqueza e poder da sua família.

    Ontem apanhei casualmente um telefilme com a versão oficial e, cada vez mais, aquilo tudo soa a muito falso.

    Claro que a ninguém interessa dissecar quem quer impor a Nova Ordem Mundial e, desgraçadamente para nós, está a conseguir os seus intentos.

    EStes grupos secretos transversais a todos os países que JFK denuncia pretendem o POder e o dinheiro só lhes interessa na medida em que lho dá.

    Eu considero que a sociedade estado-unidense tem fortíssimos traços patológicos e um enorme dose de hipocrisia.

    Kennedy teve a sorte de viver numa época em que se não chegara ainda ao ponto de devassar a vida privada e gastar milhões e milhões de dólares num caso que só tem a ver com os protagonistas.
    Isto num país em que não há nenhuma protecção social e em que Obama não consegue implantar tanto quanto quer relativamente aos cuidados de saúde.

    Clinton sofreu a humilhação de ser exposto ao mundo inteiro por Mónica Levinsky, oportunista e calculista, que deu oportunidade às companhias tabaqueiras de se vingarem.

    Abraço de bom fim de semana, bom amigo



    ResponderEliminar
  6. MARIA EU, JFK foi um bom Presidente e teve a "vantagem" de ter sido assassinado ainda jovem, além de ser casado com uma mulher que soube estar e bem à altura.

    Não sei a sua idade, mas a minha geração ficou marcada e tinha-os como ponto de referência, embora depois tivéssemos que nos confrontar com a realidade.

    Nestes nossos tempos não existem referências, desgraçadamente. Só as pessoas ligadas ao espectáculo , dando demasiadas vezes péssimos exemplos.

    Abraço de bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. As sociedades secretas sempre existiram e existirão, até porque muita coisa está em jogo: a Nova Ordem Mundial pretende escravizar milhões e milhões de pessoas para que quem pertence a estes grupos determinem a maneira como viveremos .

    Estas perversas criaturas nem sequer se interessam pelo dinheiro em si mesmo, mas sim como meio para atingirem aquilo que realmente pretendem: o Poder!!

    E não têm, nem nunca tiveram convicções políticas, qualquer lhe serve desde que faça o que lhes convém: como tanto John como Bob não obedecram aos Cânones foram assassinados.Tal como foi o Papa João Paulo I e , temo, seja o actual.

    Meu amigo LUÍS, bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. MINA, se JFK continuasse à frente dos EUA muita coisa teria melhorado, mas que não teria ficado com esta imagem com que ficou, também acho que não.

    As coisas foram tão graves para os Senhores do Poder que a seu irmão Robert o assassinaram ainda antes de chegar à presidência do país.

    E veja-se o que aconteceu a Albino Luciani : morreu na noite em que que deu ao Secretário de Estado do Vaticano a lista de nomes que queria afastados da Cúria.

    Tenho muito receio de que Francisco também morra por acidente, por ataque cardíaco, por....

    Abraço de bom fim de semana para vós.

    ResponderEliminar
  9. De JFK ouvi num discurso de época afirmar: "Nunca perguntes o que o país pode fazer por ti, mas o que podes fazer por ele". Excelente frase que se aplica à nossa actualidade.
    Numa altura em que já se percebeu que o Estado português quase faliu, ainda há gente que reclama direitos e aumento de ordenados e ninguém quer fazer sacrificios.
    Todos desejamos o melhor, mas temos que compreender que, onde não há dinheiro, não se pode distribuir. O resto é querer enganar as pessoas.

    ResponderEliminar
  10. Ora seja bem aparecido, CARLOS!

    Também ouvi essa frase e não me parece mal que estejamos dispostos a fazer alguns sacrifícios para ajudar o país.

    Quando Manuela Ferreira Leita começou a fazer-nos apertar o cinto, eu refilei e uma colega de trabalho e amiga também, assumidamente de Direita, referiu esta frase de JFK.

    Continuo a manter a mesma resposta que lhe dei: não será por mim que Portugal se arruinará , mas que toda a gente colabore no esforço e que o Governo (seja ele qual for) me apresente resultados!

    Pelo que tenho assistido, não é isso que acontece: existem mais milionários do que em 2012 e resultados são o que sabe.

    Se não é possível aumentar salários (pelo menos o mínimo) , então não cortem.

    Nem façam com Franco, isto é, agir retroactivamente.

    Não faço ideia de como pensa o actual Governo irem as pessoas sobreviver com cortes a partir de 675 euros brutos.Enquanto isso, o elenco governamental cresce e cresce, com especialistas na casa dos 20 anos, cujo salário é muito bom.

    Portas, entretanto, apresenta um Guião para a Reforma de Estado ( já a decorrer, segundo Passos) que se fosse trabalho universitário teria negativa.

    Como se não bastasse , temos uma Esquerda cada vez mais dividida e sem respostas adequadas...

    Bom final de semana

    ResponderEliminar
  11. Tenho seguido alguns documentários sobre essa personalidade. Também acredito que, naquele contexto, teve algumas qualidades.
    Pessoalmente não sou muito do «culto da personalidade» seja de quem for.
    Pena também que nos tempos que correm os modelos sejam aquilo que temos.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Que bem me lembro o estado de choque em que o meu pai ficou quando ouvimos a notícia pela televisão. Tinha eu 15 anos. Não esqueci mais a brutalidade do momento.

    ResponderEliminar
  13. O culto da personalidade tmabém não me parece alho muito bom.

    Mas aconteceu ser um casal ainda jovem que revirou a Casa Branca e a maneira de estar.

    A popularidade andou sempre muito acima dos 60% e , na época, a sua acção a favor dos negros foi importante, até porque Bob era também uma pessoa com garra.

    E , mesmo com erros e sombras, foi uma referância.Agora nem com sombras nem coisa nenhuma temos modelos, excepto artistas ( e pobres jovens que só têm pela frente criaturas quase nuas e que se afundam em drogas e afins)

    Beijinhos, ANITA

    ResponderEliminar
  14. Também me lembro: foi qualquer de brutal, como dizes.~

    Como foram também os assassinatos de Bob e Luther King. O de Malcolm X , porque não conhecia bem o seu trabalho, não me chocou tanto, embota me lembre perfeitamente das cenas televisivas .

    Pena que não tenhamos referâncias neste mundo actual, mesmo que com coisas menos positivas.

    Bom domingo.

    ResponderEliminar
  15. Esta semana vi um documentário enorme sobre quem tinha disparado os tiros sobre JFK e a teoria era que um dos agentes do FBI também tinha acertado no presidente sem querer, depois de Oswald. Enfim, as conspirações foram realmente tantas, que o difícil é reconstituir o cenário tal e qual se passou...

    Beijocas e bons sonhos!

    ResponderEliminar
  16. E um mistério que permanece...

    ResponderEliminar
  17. Também vi, mas não me parece que seja isso.

    Aliás , a teoria mais sólida que ouvi até hoje foi a de que houve mais do que um atirador e que talvez fosse o próprio FBI, chefiado por Hoover,a assassinar o Presidente, por vários motivis; a guerra do Vietname, a oposição a sociedades secretas, a questão racial , por exemplo.

    Beijufas , TETÉ.

    ResponderEliminar
  18. E talvez para sempre, mas não creio nem um pouco na versão oficial nem que fosse um único atirador.

    Tudo de bom, PEDRO

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue