quarta-feira, novembro 13, 2013

POLÓNIA : CRACÓVIA

Depois de estarmos em Oswiecim
e constatarmos o horror do nazismo em Auschwitz (onde , em proporção, morreram mais polacos  do que judeus)

e Birkenau ( em que , numa só noite, foram gaseados e cremados milhares de ciganos - incluindo famílias inteiras)

seguimos pela margem do Vístula

e pelas suas belas paisagens

até Cracóvia(onde vi a casa em que viveu João Paulo II)
visitando a maior praça construída na Idade Média em toda a Europa

onde na torre mais baixa da igreja de Santa Maria ( com um interior lindíssimo e um retábulo maravilhoso) toques de clarim  ressoam , a horas certas( eu ouvi às 12H),como homenagem ao clarinetista que alertou a cidade em 1241 para um ataque mongol, morrendo ferido por uma flecha

e onde se pode admirar o antigo mercado da cidade

recuperado e cheio de peças magníficas em âmbar(que eu adoro e  a que, claro, não ressisti)
com os escudos das cidades polacas

bem vísiveis, como o de Cracóvia, nesta saída

para a praça, onde muitas pessoas se passeiam de charrete.

Fomos  até à judiaria

para jantar comida judaica(serviram-nos uma sopa vermelha, em que a maior parte das pessoas nem tocou)
e ouvir este magnífico trio tocando também  música hebraica, mas não folclórica.
Na manhã seguinte seguimos

para as justamente famosas

minas de sal

Património da Unesco.

1. Uma viagem carregada de marcantes momentos da História!
    Belos momentos que viveu!
    Tenha uma boa noite!

2. uauuu

isso é que é passear.

continuação de boas viagens.

beijo

3. Tudo muito bonito e conservado. Enquanto isto os novos radicais matam nas ruas, com os mesmos signos desenhados em corpos e bandeiras.
    Abraço.

4. Preciosos paisajes y momentos
    que seguramente serán inolvidable.
    Beijos !

5. Pode parecer sinistro dizer isto, mas gostava visitar Auschwitz...

Beijinho :)

6. Penso que toda a gente deveria visitar um campo de extermínio nazi porque é muito importante ver com os nossos olhos até que ponto pode ir a barbaridade humana!

Bons sonhos, MARIA

7. Estava nos meus planos para este ano, porque só conheci de passagem, há mais de 30 anos e gostava de lá voltar,mas o meu país não deixou :-)
    Contento-me assim com a tua belíssima reportagem, amiga. Obrigado
    Tem uma boa noite

8. Quero visitar.
    Mas não serei capaz de visitar os campos da morte
    Sei que não aguento

9. Querida São

Momentos da História que é preciso não esquecer.

Passeio excelentemente documentado. Imagens linda.

Beijinhos

Olinda

10. O teu e meu país está a impedir (-nos) muita coisa e ao mesmo tempo a fabricar multimilionários: o fosso é cada vez maior, porque a classe média está a ser esmagada. daqui a pouco seremos o antigo Brasil da Europa: existem os muito ricos e os muito pobres , com um vazio tremendo pelo meio.

Tudo de bom, CARÇOS

11. A Polónia é um país bonito, com cidades lindas, embora as pessoas não sejam de grande simpatia.

Auschwtiz era um complexo de três campos: o de concentração(Auschwitz , que é o original e com edifícios de alvenaria , porque eram instalações militares polacas),o de extinção humana(Birkenau, de barracões de madeira construídos pelos prisioneiros e onde Mengel e outros escolhiam na Rampa quem iria directamente para as câmaras de gás ou para trabalho escravo/experiências médicas),o de trabalho escravo ( de que já não existem sequer vestígios).

Compreendo a sua recusa em entrar, porque das duas vezes que lá estive , saí mal - até fisicamente.

No entanto, o que é mais chocante é Auschwitz, porque entramos nas câmaras de gás , vendo ao lado os fornos crematórios; há várias vitrines imensas com despojos, temos acesso ao temido Bloco da Gestapo com celas de tortura especifica abaixo do solo,emfim...um pavor!

Em Birkenau, o impacto maior é a conhecidíssima torre de entrada e a linha férrea com a Rampa, isto é, respectivo cais de desembarque.

Mas como os fornos crematórios foram destruídos ( um pela revolta de um dos sonderkomandos e os restantes três pelos próprios alemães) é mais "fácil " de visitar.

E , depois, o que torna tudo ainda mais complexo e doloroso é que os judeus estejam a fazer aos palestinanos o que os nazis lhes fizeram a eles.

Gaza é um campo de concentração , sem câmaras de gás , mas que de vez em quando é bombardeado até com o proibido fósforo branco.

Outra coisa que choca é o silêncio total sobre as demais vítimas de Hitler: ciganos, alemães deficientes, republicanos espanhóis, prisioneiros de guerra, opositores políticos, comunistas, homossexuais,...

Comecei, desde a adolescência, a tomar conhecimento através de vários suportes da tragédia da Segunda Guerra e só já adulta descobri que , afinal, não era o povo judeu a exclusiva vítima da intenção de extinção do nazismo!

Peço desculpa pelo tamanho...mas é uma assunto que desde sempre me tocou fundo.

Abraço, Pedro

12. Qualquer dia, falo sobre Auschwitz, mas será duro, porque as fotos mostram parte do horror que foi o nazismo.

Querida OLINDA, grato beijo.

13. Esta viagem , embora a Polónia seja um país onde não me importaria de voltar, teve o enorme contratempo de ser organizada por um padre polaco que deve ter confundido "peregrinação" com "expiação" e eu ainda não estou em tirocínio para santa, para mal dos meus pecados.

MARIA DA GRAÇA, que tenha um resto de dia agradável.

14. Acho que é mais "foi", porque com os cortes e a austeridade , não devo viajar muito mais, deverei regressar ao anos de chumbo em que não viajei sequer no país...

Tudo de bom, PIEDADE

15. Sim, têm esse cuidado.

Varsóvia foi destruída pelos alemães em cerca de 85% e ela lá está toda reconstruída...

Estou com muito receio da subida da extrema-direita europeia , ainda por cima aliada à extrema-direita sionista!!

Beijinhos , CLARICE

16. Estimado amigo, tens razão esta viagem tem momentos marcantes...

Grande abraço, RODOLFO

17. Invejo-a minha amiga, por ter visitado um local lindo, carregado de história e de emoções.

beijinho

18. Fiz essa viagem em 1994 e gostei, apesar de os autocarros da época serem se sumapau e o ar condicionado ser uma portinhola no tecto.

Um abraço

(JP2 nasceu em Wadowice, a 50 quilómetros de Cracóvia)

19. OI SÃO!
    APESAR DA CARGA NEGATIVA EXISTENTE NESTES LUGARES, ESTAR LÁ É COMO FAZER PARTE DESTA HISTÓRIA QUE SÓ TEMOS A LAMENTAR MAS, SOBRE A QUAL SE TEM QUE SABER.
    MAS, DEVE TER SIDO UMA VIAGEM INTERESSANTÍSSIMA.
    ABRÇS

20. Por mais de uma vez tive oportunidade de fazer esta viagem, mas ainda não o fiz. Os nossos salários são pequenos e assim aguardamos para uma nova data.
    Uma cidade fantástica.

21. A Polónia é um país encantador, embora as pessoas nem por isso. Aliás, como ficou sobejamente provado pelo padre que organizou a viagem,,,

Mostrarei mais tarde outras cidades, isto é, se o computador o permitir, porque neste momento tenho que fazer umas estratégias estranhíssimas para aceder aos meus blogues e nem pensar em entrar nos vossos!

Amiga FÊ, bom serão

22. Quando eu disse Cracóvia, queria dizer região, zona e agradeço-lhe a precisão, rrss

Eu estive aqui por duas vezes e a primeira foi um martírio porque saímos de Praga e, na altura, ainda havia fronteira entre a República Checa e a Polónia: uma viagem longuíssima, que só nos permitiu dar uma vista de olhos por Cracóvia(onde almoçamos e demos uma volta e aí, sim, vimos a casa de João Paulo II) e tivemos que escolher entre as minas de sal e Auschwitz.

Quando o meu computador regressar à normalidade, retribuirei a visita.

Bom serão, LINO

23. Tem toda a razão, CÉLIA , e foi por isso que , da primeira vez, escolhemos visitar Auschwitz em vez das minas de sal.

Penso que , e eu já entrei em alguns campos de concentração, é deveras importante ver com os nossos olhos como o ser humano pode causar sofrimentos terríveis ao seu semelhante.

Beijinhos.

24. Não perca a esperança , LUÍS, porque eu esperei quarenta anos para visitar o Egipto, mas visitei, rrss

E ainda não perdi o sonho de conhecer o Rio de Janeiro...

Abraços

25. Um país com muita História, ainda que alguma nada tenha de meritório. O património é rico, como se percebe.
    Cumps

26. Olá, São!

Para esses lados nunca fui; o pior que vi sobre esse Hitler foi no Museu de Cera, em Londres - um pálida amostra comparada com todo esse horror.
    E quanto ao facto de o holocausto ser associado a extermínio só de Judeus, será porque assim lhes convém ... E é também uma grande manipulação da história, para além de enorme injustiça para com todos os outros grupos.

Um abraço amigo.
    Vitor

27. O património é rico, mas também porque eles o preservam e têm memória, coisas que em Portugal são escassas

Tudo de bom, JoSÉ

28. Se leres a minha resposta ao comentário de Pedro Coimbra, ficarás com uma ideia vaga do horror que aquele mergulho num negro período humano causa.

O que se passa com os judeus (nisso, Hitler tinha razão) é que têm um poderio económico enorme e consideram-se o povo eleito de Deus .Aliás, este é um dos pontos de contacto com o nazis, que se consideravam a raça superior .

Talvez por isso nunca se lhes ouviu nem ouve uma única palavra lembrando as ouras vítimas de Hitler,,,

E se fizeres uma análise comparativa entre o nazismo e o sionismo, verás como são semelhantes ...e está à nossa vista a maneira brutal e desumana como fundaram Israel e como estão tentando eliminar a todo o custo os palestinianos!!

E assusta-me a aliança existente entre a extremas-direitas sionista e europeia, quando , por exemplo, a Aurora Dourada conseguiu lugares parlamentares na Grécia e Marine Le Pen está a subir muito em França.

Para ti, VÍTOR, bons sonhos

29. Viagens, encontros, partidas e chegadas... tempos de tempos, que foram tempos e ficaram num buraco chamado passado
    Aqui hoje é feriado. Lembram a proclamação da república brasileira.

Um feliz fim-de-semana para ti, minha querida Irmã

30. Pelo menos ficaram as memórias...e isso ninguém pode roubar nem apagar.

Meu querido, abraço com saudades de toda a gente

31. Não fui capaz de ir aos campos de concentração... Não fui capaz!

Beijinhos Marianos! :)

32. Não a critico, mas é importante que nos forcemos a entrar nestes lugares de horror: só assim temos a real (embora pálida) noção das barbaridades ali impostas a seres humanos por outros seres humanos.

E eu já visitei alguns e de todos eles saí muito mal, até fisicamente.

Em Auschwitz-Birkenau enteri duas vezes, mas acho que não me sujeito de novo a tão terrível experiência, agravada pela maneira muito semelhante como os judeus tratam os palestinianos e pelo seu total silêncio sobre as outras vítimas de Hitler!!

Boa semana

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"