Esta obra sobre as diversas tribos índias norte-americanas que os colonos brancos, civilizados e cristãos, levaram deliberadamente à extinção quase total , encerrando em campos de concentração até hoje os sobreviventes das chacinas e seus descendentes, é uma recolha interessante e comovente acerca dos mitos, das lendas e dos discursos dos ditos "selvagens".
Divide-se em três partes:
I- Nota Aos Mitos e Lendas
É onde se encontra a mitologia de várias tribos: Navajo, Iroqueses, Cherokees, Micmac, Pés Negros,Sioux, Winnebago,
Hopi e Tlingit.
II- Nota À Oratória
Aqui falam na primeira pessoa, por exemplo, chefes tão conhecidos e respeitados como Tecumesh (Shawnee) , Touro Sentado (Sioux), Pachgantschilias (Delaware), Serpente às Manchas(Creek).
III - Mito e Anti-Mito
Textos escritos por índios nossos contemporâneos, analisando a maneira como na actualidade a sociedade norte-americana encara os índios.
O que me tocou mais fundo , sem dúvida, foram as palavras e os sentimentos de pessoas com valores de honra e apreço pela vida, a quem tudo foi roubado através de Tratados nunca cumpridos por uma raça autodenominada superior...e que , em termos de ética e lealdade, era , ela sim, a selvagem. Até pela maneira cruel e bárbara como destroçou toda uma cultura.
Infelizmente, o espírito predador que fundou os EUA continua presente no imperialismo com que , arrogantemente, trata o planeta e o resto da Humanidade.
Infelizmente, o espírito predador que fundou os EUA continua presente no imperialismo com que , arrogantemente, trata o planeta e o resto da Humanidade.
.
ResponderEliminar.
. comovido pelo post da Laís . desejo.te um bom fim de semana .
.
. e acerca dos EUA . muito será desvendado a curto.prazo .
.
. uma coisa é certa . estive lá uma vez . e não mais lá voltarei . por isso . o oriente é e será sempre o meu destino . de eleição . onde o PIB de cada país . é e será sempre . a felicidade estampada no rosto das pessoas . refiro.me aos países do sudeste asiático . obviamente .
.
. um beijo meu .
.
.
E que interessante parece, querida amiga minha.
ResponderEliminarUm gde xi coração e votos de um excelente fds:))
Venho aqui reproduzir parte dum curto diálogo que tive com um jovem amigo meu, brasileiro. Não comento, nem descrevo tudo o que ia na minha cabeça e no meu coração:
ResponderEliminar- Qual as origens dos teus pais? Pelo que vejo és mestiço.
- O meu pai era de origem portuguesa e a minha mãe índia.
- Então qual era o povo, ou tribo da tua mãe?
- Não sei. Ela veio lá do interior.
- Já foste a Portugal? Gostarias de ir lá, conhecer a terra do teu pai?
- Nunca fui. Não faço questão de ir.
Um óptimo fim-de-semana para ti, minha Irmã!
Abraço com muita saudade
Olá, São!
ResponderEliminarNão mudaram, nem mudarão; está-lhes na massa do sangue continuar a ser o que são, e que sempre foram:Predadores sem escrúpulos, para quem os Índios eram um estorvo, impedimento ao avanço da "civilização", tal como eles a viam...E muitos de nós também; que olhávamos os guardadores de vacas como heróis, e os chamados pele-vermelhas como selvagens - já que assim nos foi "ensinado" através da muita leitura de há alguns anos atrás, e dos muitos filmes.Os poderosos sempre tiveram o poder e dispuseram dos meios para colonizar a mente dos "mais fracos", tal como ainda hoje acontece...tristemente.
O que a Europa dita civilizada fez em termos de colonização não é razão para nos vangloriarmos, mesmo tendo em conta que os tempos eram outros, e a percepção do mundo bem diferente.
E por aqui me fico; bom fim de semana e abraço amigo.
Vitor
Há sempre novos índios a abater... (índio é todo aquele que se mexe e lhes contraria a avareza)
ResponderEliminarOs EUA e Israel são irmãos de peito e tudo destruirão à sua passagem, sem dúvida.
ResponderEliminarBom fim de semana, Rogério
Pode crer que é bem interessante...e ainda existem outros de que aqui falarei, porque a História inventada pelos colonizadores brancos dos EUA é uma chorrilho de aleivosias e mentiras.
ResponderEliminarSabe quem introduziu o cortar do escalpe aos inimigos mortos? Ao contrário do que nos mostram nos filmes, não era esse o costume índio e quem p cpmeçou a utilizar foram os ditos civilizados!!
Bom fim de semana, querida NININHA
Caro amigo, a colonização é - tal como a Inquisição (estou a ler agora "História da Inquisição Portuguesa : 1536-1821")- uma mancha sobre a Europa e as atrocidades feitas , mesmo para a época em que foram cometidas, são na sua maior parte vergonhosas e injustificáveis.
ResponderEliminarDesgraçadamente, os EUA não emendaram a mão e têm , neste momento, o maior poder bélico mundial...mas acabarão por cair!
Abraço de bom fim de semana, VÍTOR.
MANDRAG, eis a prova de como a colonização portuguesa não foi assim tão diferente das demais, como nos querem fazer crer.
ResponderEliminarAté porque Portugal foi o derradeiro país europeu a deixar de ter colónias e bem depois da segunda metade do século XX...
Abraço amigo.
Querido amigo, tu sabes como adoro viajar, mas nunca tive vontade de ir aos EUA, cuja sociedade (com excepções) considero patológica!
ResponderEliminarComo é possível que nada façam para impedir massacres recorrentes com armas de fogo em mãos nem se sabe de quem?
Como é possível apoiarem incondicionalmente os sionistas a esmagarem os palestinianos sem que abram boca sobre direitos humanos?!
Gostaria de ver o Grande Canyon, o Parque de Yellowstone, S. Francisco, as cataratas de Niágara,mais algumas belezas naturais...mas quanto ao resto, nem pensar!!
Reconhecido abraço pelo teu carinho, que retribuo, PAULO
Uma vergonha para todos nós, a nível mundial: a voracidade da vontade de poder! Fizemos o mesmo com os índios do Brasil. Bem pregou o Padre António Vieira (aos peixes...)
ResponderEliminarBeijinho e bom fim de semana.
ResponderEliminarOs que se julgam donos do mundo! :(
Que vale tudo :(
beijinhos e bom domingo
Interessantes notas, mt refletivas!
ResponderEliminarBom domingo, boa semana!
Enquanto existir esta desenfreada sede de poder , continuarão a existir predadores e índios .
ResponderEliminarUm beijo , São , e boa semana
A situação dos aborígenes no Canadá também não é de louvar ou mais exatamente a forma como o governo canadiano os trata.
ResponderEliminarOs EUA não vão cair. Para bem de todos – apesar de tudo – não podem cair, São.
GRAÇA, toda a colonização é , mesmo tendo em conta a época que a contextualizou,uma mancha sobre quem a efectuou.
ResponderEliminarTal como a Inquisição é um ferrete
sobre o Cristianismo.
O mais grave é que ambas ainda existem, embora com outras designações e invocando outros pretextos.
Portugal , como sempre, oscilou entre o melhor e o pior: libertou o Brasil sem uma gota de sangue através de um membro da própria Casa Real e foi o último país a ter colónias.
Acho uma violência inominável que , em pelno século XXI, alguns países (EUA, Canadá e Austrália, pelo menos)mantenham os nativos em campos de concentração, embora os designem pomposamente por Reservas.
Abraço com votos de excelente semana.
Julgam-se e, por enquanto, ainda o são por causa do seu poder bélico desmesurado.
ResponderEliminarMas todos os impérios caem e o dos EUA não fugirá à regra...a menos que , antes, destruam tudo com bombas atómicas ( como ,já sem necessidade alguma , fizeram com Nagasaki e Hiroshima).
Bom domingo, MINA
Se lhe despertou o interesse para ler livros onde falam os vencidos, fico feliz!
ResponderEliminarBom domingo, RUI.
Mi querida Sao.
ResponderEliminarEl indígena es el original poblador de América, y al que primero se despojó por la ambición del oro.
Te dejo un abrazo grandísimo!!!!!!!!!
Qualquer semelhança com tribos dizimadas de outro país, não é mera coincidência...Lamentável!
ResponderEliminarParabéns, pela reportagem!
Um abraço,
da Lúcia.
Infelizmente, minha amiga, toda a colonização -não importa efectuada por quem - só fez malfeitorias sobre os povos conquistados!
ResponderEliminarAbraço grande, Lúcia, e obrigada, rrs
ResponderEliminarOlá São,
Pela resenha, percebe-se que é uma obra muito interessante.
A cultura indígena nos traz grandes e significativos exemplos, como o respeito pela mãe Terra, o ecologismo espontâneo e o respeito pelos mais velhos, entre outros tantos. Os índios sofrem e sofreram em razão de atitudes discriminatórias, que precisam ser urgentemente revistas.
Beijo.
Também há uma tribo na Europa, que está cercada por dentro e por fora, e estará praticamente extinta antes de 2020. boa semana
ResponderEliminar
ResponderEliminarQuerida São
Muito obrigada por nos trazer os ecos da voz dos 'índios americanos'.É preciso não esquecer estes povos e mudar a versão que nos inculcaram, através de filmes de cowboys e livros aos quadradinhos. E também outros actos do passado que mudaram o rumo da História como a 'Conferência de Berlim', 1884-1885, onde foi levada a cabo, pelas potências coloniais, a partilha e ocupação de África, trabalho de gabinete, a régua e esquadro, com total desrespeito pelos grupos humanos, pelo seu espaço e pela sua cultura, com todas as consequências que todos nós conhecemos.
Bjs e boa semana.
Olinda
São
ResponderEliminarPena que as vozes de quem sabe...de quem está atenta...e alerta...não chegue aonde deva chegar!
Boa proposta de leitura...vou ver se o compro!
Bj e boa semana!
O tema é interessante.
ResponderEliminarDeve valer a pena ler.
São, querida amiga, tem uma boa semana.
Beijo.
Muito interessante!
ResponderEliminarUm abraço
Fiquei muito curioso, amiga. Obrigado pela partilha. Uma boa semana
ResponderEliminarPenso que irias gostar. Boa semana para ti, caríssimo, que aminha começou com um enorme desgosto: morreu uma amiga de infância.
ResponderEliminarNem de propósito, hoje publico uma brincadeira acerca do tema.
ResponderEliminarNeninha querida do meu coração
ResponderEliminarAntes de mais nada... um abraço muito apertado de parabéns pela passagem de mais um ano deste teu magnífico espaço!
Se a memória me não falha... o "filhotinho" já tem seis aninhos, certo? É (quase) 3 mesitos mais velho que o priminho «CASA»... :)
Que o possamos parabenizar por outros tantos, no mínimo...
Quanto ao teu post de hoje não posso deixar de concordar com o texto. Aliás, tenho uma simpatia enorme pelos índios e tudo que lhes diz respeito.
Mas... como me "acusam" de estar sempre a pôr água na fervura :), não posso deixar de recordar as atrocidades que outros povos cometeram noutras regiões: os portugueses em África, os espanhóis no México, etc., etc., etc., dominando, torturando e escorraçando os naturais do seu habitat. E o que se faz ainda hoje???
Mas... hoje é dia de festa!
Haja alegria!
Parabéns mais uma vez.
Abraços apertados e beijos repenicados
Mariazita
(Link para o meu blog principal)
Mais uma boa sugestão. Tenho que ler, mesmo no meu apertado tempo. A aculturação é uma forma de genocídio os USA perpetuam essas ideias...
ResponderEliminarCom o texto, concordo. Os USA não me seduzem em nada. Tenho ali um cunhado há 26 anos...sei do que falo.
Bjs
A mim também não.Adorando viajar como adoro, nunca senti entusiamos nenhum pelos EUA e cada vez mais acho aquela sociedade eivada de algo profundamente doentio!
ResponderEliminarSe leres, acho que gostarás.
Beijinhos amigos, ANA
Eu já estive em Fortaleza e passei também por algo semelhante, rrrss
ResponderEliminarBom serão, PEDRO
Pode crer que é, LINO. Principalmente os discursos e as intervenções, a mitologia nem tanto.
ResponderEliminarBeijinhos
Querido amigo, eu que sou fascinada por tudo quanto é genuíno, adoro este tipo de conhecimentos.
ResponderEliminarA primeira parte foi a que menos me interessou, mas as outras duas são tocantes.
Bom serão, NILSON.
MARIA DA GRAÇA, este livro é interessante, mas eu vou falar ainda de outros acerca do mesmo tema.
ResponderEliminarGrato beijo
OLINDA, minha querida, a colonização foi o horror que toda gente conhece e a descolonização foi efectuada de sem respeito nem cuidado provocando as terríveis consequências que refere!
ResponderEliminarBom serão
Olá, bom dia.
ResponderEliminarO tempo é de luzir. Então cada um de nós que busquemos o nosso Sol.
Ele paira, e nos convida ao aquecimento do cotidiano. Não por que queremos, mas por que o tempo, exige em exposição, que cada um de nós, busquemos o nosso lugar. Abraços.
Querida neninha minha, gratíssimo e apertado abraço pela tua ternura, que retribuo, como sabes, rrss
ResponderEliminarToda a exploração do ser humano seja feita ontem , hoje ou amanhã é horrenda .
Penso que a raça branca tem um enorme peso na consciência para resolver. E, nos tempos presentes, podemos -desgraçadamente - juntar Israel , pelas atrocidades cometidas sobre os palestinianos.
Tudo, mas tudo mesmo, de bom na tua vida, MARIAZITA!
Buscar o nosso lugar e fazer o nosso caminho sem minguém prejudicar é o objectivo da nossa evolução.
ResponderEliminarBons sonhos, JOSÉ MARIA
MARIA, concordo de todo!
ResponderEliminarOu a Humanidade aprende de vez que as pessoas são todas possuidoras de iguais direitos ou esta vergonha que é a exploração de criaturas sem escrúpulos sobre seres indefesos não terá mesmo fim.
Bons sonhos
Assim é, infelizmente, como afirmas, meu estimado amigo.
ResponderEliminarQuando deixará a Humanidade de ser tão ambiciosa??
Besos, RICARDO.
CATARINA, os EUA cairão pela simples razão de que todos os impérios chegam ao fim.
ResponderEliminarTalvez não vejamos a queda, mas ela é inevitável.
E , desculpa a franqueza, não terei pena alguma.
Abraços
Bem vinda, VERA!
ResponderEliminarOs povos primitivos estão em contacto com a Natureza e integrados nela, ao contrário desta civilização que em nome dum progresso mal entendido nada respeita.
Sabe que há um empresário de mina nos EUA que se recusa a limpar as escórias residuais da extracção argumentando que Jesus virá muito em breve à Terra? Mas essa convicção não o impede de continuar enriquecendo sem se importar nem com o planeta nem com os seres humanos ...
Bem haja!
Pois ...se calhar , tens mesmo razão, porque não estou a ver que essa tribo prossiga por muito mais tempo a sua aventura de nove séculos. E como tudo tem um fim...
ResponderEliminarDorme bem, TÁXI