quinta-feira, novembro 07, 2013

CITAÇÃO - EUGÉNIO FONSECA

"Temos cada vez mais pessoas a cair na pobreza extrema, na pobreza mais severa. Não só há mais gente pobre, como mais gente muito, muito pobre.
 
O desenvolvimento do país não se faz apenas com euros, faz-se com pessoas, porque são elas que fazem gerar os euros.
 
Os políticos enquanto servidores do bem comum  e não enquanto servidores de interesses pessoais ou corporativos têm que defender as populações e sobretudo os mais fragilizados entre as populações."
 
 
                                         EUGÉNIO FONSECA
                        (Presidente da Cáritas Portuguesa, 17-10-2013)
 

26 comentários:

  1. "Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome."
    Mahatma Gandhi

    Pena que o mundo não seja regido por princípios de equidade...

    Beijinhos Marianos! :)

    ResponderEliminar
  2. Gandhi tinha a sabedoria dos índios norte-americanos, por exemplo.

    Só que uma errada ideia de progresso tudo destrói à sua frente , enriquecendo uns tantos à custa do sofrimento de milhões.

    Abraço grande

    ResponderEliminar
  3. Amiga São,
    "Eles" e são todos "eles" estão loucos! Só pensam "neles" e o Povo que "lixe"!Criámos um "MONSTRO" e não sabemos o que fazer para o acabar... Que o Papa Francisco nos ilumine para que saibamos poder VIVER com DIGNIDADE! O dinheiro não é tudo mas sem um mínimo não se consegue VIVER!
    Um beijinho muito amigo

    ResponderEliminar
  4. E, segundo noticiam os jornais hoje, os mais ricos estão cada vez mais ricos.
    Isto é tão revoltante, que só me apetece fugir daqui.
    Um resto de bom dia, amiga

    ResponderEliminar
  5. O fosso entre ricos e pobres está ficando um abismo , porque a classe média está a ser deliberadamente destruída por este bando de escroques , reformado algarvio incluído.

    Amigo,se fugires, leva-me, por favor!

    ResponderEliminar
  6. Deus o oiça, meu caro amigo LUÍS!

    Porque , realmente, esta quadrilha sem ética nem competência está a desgraçar a vida de milhões de pessoas!!

    Abraço com afecto.

    ResponderEliminar
  7. Olá, São!

    Eu nunca imaginei que aqui chegaríamos; embora tivesse a noção de que tínhamos fazer algumas correcções, mudar de rumo para garantir a todos o essencial - e sobretudo àqueles que menos têm.

    Mas acordámos tarde de mais, e entregues a um bando de gente sem consciência nem escrúpulos, cujo único objectivo hoje é destruir o pouco que resta do estado social;tudo liberalizando, vendendo, fazendo a vontade aos amigos e poderosos.É vergonhoso o estado a que chegámos: como país, estamos tão pobres como há muitas décadas não estávamos, e mais iremos ficar.Enquanto uma larga minoria está cada vez mais rica, e a sugar o orçamento geral do estado...Que vergonha de democracia- que dela só tem o nome...

    Um abraço
    Vitor

    ResponderEliminar
  8. Meu caro amigo, nós já não estamos em Democracia, estamos em ditamole!

    E não há ninguém inocente: o reformado de Boliqueime foi quem iniciou este imenso desastre e, não obstante, a maioria dos portugueses votou para todos os cargos que ele se propôs. E na reeleição para a Presid~encia já se sabia das acções do BPN, da inventona das escutas, da casa algarvia de férias.

    Quanto a Portas, só quem é tonto ou igual a ele é que acredita numa sílaba do que diz , depois da vergonha dos submarinos, da condecoração norte-americana, ...

    E Passos? Era do conhecimento geral que não tinha experiência nenhuma nem de trabalho nem de funções governativas para agarrar o país na complicada situação em que este estava....e que ele e o seu bando de crápulas (Cavaco incluído) piorou !!

    Um a grande tristeza e revolta é o que eu sinto, agora quando já tudo deveria estar calmo!

    Bom serão, Vítor

    ResponderEliminar
  9. Os sectores progressistas católicos tardam em se fazer ouvir. Ou porque se calam ou porque impedem que se oiçam...

    Eugénio Fonseca tem poderes para nos fazer chegar mais que palavras de circunstância!

    Mas fez bem São em compromete-lo com o que vai dizendo...

    ResponderEliminar
  10. Assim como as marés, as crises tem um acento de demora sofrido, mas quando passa surgem os cidadãos mais fortalecidos, aceitando cada alegria com gratidão.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Esperar algo de útil dos políticos que estão no governo é inútil porque já se viu que lá estão para se servir e não para servir.
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
  12. Eu nem esperaria algo de útil deste bando de servos de interesses que não são portugueses.

    Gostaria , sim , que respeitassem o país!!

    Mas como o reformado algarvio acha que está tudo bem , dá-lhes aval para tudo , sendo assim cúmplice do sofrimento que nos impõem e da destruição do país!

    Mas , reconheçamos, toda esta gentalha foi eleita !

    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. O drama, bella, é que com o bando que está no Poder , totalmente apoiado pelo reformado que vagueia pelo Lar de Belém, a crise só se acentua e não há saída à vista...

    Bons sonhos, CLARICE!

    ResponderEliminar
  14. Conheço Eugénio há décadas, sempre o achei empenhado...mas , neste momento, os católicos progressistas estão remando contra a maré!

    Veja-se o caso de D. Januário Torgal Ferreira, do padre Mário de Oliveira (Lixa), de frei Fernando Ventura!

    Bons sonhos, ROGÉRIO

    ResponderEliminar
  15. Parece que este mundo e estes políticos andam do avesso. Desvalorizam a pessoa e valorizam o dinheiro...
    A continuamos assim eles nunca ouvirão a voz e o grito do povo...

    A fome hoje é um grito ensurdecedor que a comunicação social teima em calar...não podemos ficar pela caridade de certas organizações...

    ResponderEliminar
  16. Só um comentário - REVOLTANTE!!
    Bfds!!

    ResponderEliminar
  17. São...uma bela citação...pertinente e perspicaz!
    pena que não chegue aos ouvidos menos atentos da nossa classe política!
    Bj

    ResponderEliminar
  18. Revoltante e miserável da parte do bando que , através de mentiras, foi eleito e está completamente protegido por uma criatura mesquinha que vagueia , indiferente à sorte dos portugueses, pelos corredores do Lar de Belém.

    Bom final de semana, PEDRO.

    ResponderEliminar
  19. MARIA DA GRAÇA, o Governo e o reformado algarvio sabem bem o que se passa, até mais do que nós...só que , inclusivamente, escondem os estudos estrangeiros e silenciam os dados nacionais sobre os milhares que emigram (em muitos casos , pela segunda vez), a subida em flecha dos suicídios diários, a entrega pelas famílias das suas crianças às famigeradas e idolatradas IPSSs, os milhões de refeições nas pomposamente chamadas cantinas sociais, ....

    Bom final de semana

    ResponderEliminar
  20. Penso que o Estado tem obrigação de prestar apoio à sua população, mas não em termos assistencialistas.

    Ninguém pretende a caridadezinha , modelo salazarista seguido por Mota Soares (CDS),o das actuais cantinas sociais ; da maioria esmagadora das IPSSs(sustentadas com os nossos impostos)e de Isabel Jonet e afins.

    Nunca pensei izer isto, mas concordo em absoluto com Manuela Ferreira Leite: "Sinto-me enjeitada, sem ninguém que nos defenda"...nem sequer Cavaco Silva, que se porta como aquilo que sempre foi, isto , uma mesquinha criatura.

    Bom final de sema, LUÍS

    ResponderEliminar

  21. Um sistema económico-financeiro que não serve, pois que beneficia uns tantos em detrimento da maioria.

    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar
  22. Não é essa a marca de água do capitalismo? Ainda mais acentuada no tempo presente, porque algumas cabeças iluminadas incompreensivelmente acharam ( ou fizeram crer) que a "mão invísivel" regularia os mercados!!!

    Querida Olinda, um abraço.

    ResponderEliminar
  23. Querida amiga; adorei o vídeo e a musica é tristinha, mas é linda!
    Quanto aos políticos, creio que estamos vivendo a pior crise da época nesse aspecto. Cada um que entra, só se preocupa com o próprio bolso e a população, cada dia mais pobre, com menos condições de sobreviver.
    Bom fim de semana! Beijos

    ResponderEliminar
  24. Lucinha, minha querida, a canção coimbrã é de raiz trovadoresca e a que ouviu foi cantada por um dos maiores nomes de artistas de língua portuguesa: José Afonso, falecido há muitos anos.

    Na época era , como todas as que ele compôs, uma canção de resistência contra a ditadura.

    Infelizmente, há uma outra dele, proibida de passar na rádio até 25 /4/1974, chamada "Os Vampiros" que está tão actual como se fosse escrita hoje, porque os políticos , na esmagadora maioria, se servem do povo só para enriquecerem e nos esmagam com cortes e impostos: em Portugal, estão aumentando os suicídios diários!!

    Abraço forte, minha linda

    ResponderEliminar
  25. Políticos a defender populações? só se for o Hugo Chávez, que tinha essa mania. Os políticos defendem interesses de classe, e para a classe dominante o país está ótimo e a render muito dinheiro.

    ResponderEliminar
  26. Sim, que os multimilionários aumentaram. Por isso, Passos tem toda a razão: ele e as criaturas cujo interesses defende estão no bom caminho.

    Quanto ao povo, bem pode ir passando fome, frio e emigrar, quando não se suicida , pura e simplesmente!

    Bom resto de domingo.

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue