sábado, fevereiro 23, 2008

A JOSÉ AFONSO

Foi há vinte e um anos e eu ainda tenho nos olhos o teu corpo dentro do esquife, numa sala da antiga Escola Comercial de Setúbal...

E hoje tal como nesse dia frio e chuvoso, que coincidia com o estado de alma da multidão que te foi prestar homenagem, eu pergunto-me onde se perdeu o homem ainda jovem e vigoroso que me dava aulas de História Universal no Liceu de Setúbal no ano em que a ditadura o expulsou do Ensino.

Não foste um professor fácil nem cordato, mas a óptima aluna que eu era na disciplina achou interessante a tua abordagem.

Vejo-te também a cantar "Os Vampiros" no Naval Setubalense a luz aberta, com um público inquieto e participante, em mais uma daquelas tuas intervenções de pura generosidade a favor dos mais desfavorecidos.

Recordo-te , na vez derradeira que te vi em vida, no final de um espectáculo de Fausto a seres quase içado em força para o palco do Coliseu , que explodiu em aplausos intermináveis.

E atravessei as ruas e praças de Setúbal, cidade referência da minha vida, seguindo o teu caixão , coberto com um pedaço de seda vermelha despido de símbolos, mas não de simbolismo.

Desse dia amargo, ficou-me indelevelmente gravado o rosto pálido e desfigurado de José Mário Branco, o semblante grave de Sérgio Godinho, a figura breve e escura de Eunice Muñoz.

Sabes? Foi muito duro o teu desaparecimento.

Mas foste, pelo menos, poupado ao desencanto que nos sufoca como uma mordaça, ao esboroar quase completo de todos os sonhos , a esta falsa liberdade que a corrupção está minando impiedosamente!

Recordemos a tua voz ímpar:

http://www.youtube.com/watch?v=nAcjmNaGCPk

Onde quer que te encontres, eu te desejo Luz e Paz!!

64 comentários:

  1. Merecidas palavras de amiga, para o amigo e solidário, de tantas causas e tantas lutas,sempre do lado certo, o lado da amizade!
    Do seu livro Textos e Canções
    CITO!
    É forçoso ter um papel ao lado
    A humana ternura do metal fundente
    Dentro de nuvens,fechada numa lágrima
    Ouve-se tenir uma lembrança viva
    Paz para a sua eternidade.
    José Manangão

    ResponderEliminar
  2. POESIA NO POPULAR:
    Olá, amigo!
    Penso que José Afonso ainda não teve a homenagem que lhe devemos e ele merece, portanto aqui fica esta...embora modesta.
    Feliz fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Salve!
    A sua dádiva foi grande, assim como o seu contributo para o país em que escolheu nascer e para o povo que escolheu servir.
    Embora contemporâneo nunca o vi pessoalmente, mas isso pouco importa. As grandes almas provocam vagas de mudança que perduram por gerações. E o Espírito de Zeca Afonso perdurará muito para além das gerações que o irão esquecendo, mas nas quais continuarão florindo as sementes que ele deixou.
    Salutas!

    ResponderEliminar
  4. MANDRAG:
    VIVA!!!
    Como é bom encontrar-te aqui, Senhor dos Dragões!
    Só que a minha saudade ainda fica maior!
    Concordo com tudo quanto a+i deixaste!
    Feliz final de semana!

    ResponderEliminar
  5. ...
    Mas ainda assim devemos lutar para o fim da corrupção, por pior que seja uma democracia, jamais chegará aos pés de uma ditadura!

    ResponderEliminar
  6. GUSTAVO CHAVES:
    Absolutamente correcto: a pior das democracias será sempre preferível à " melhor" da ditaduras, obviamente!
    Caro amigo, fique bem !

    ResponderEliminar
  7. He ido al enlace que pones al final del texto, y al oír la canción y ver las imágenes, me ha recorrido el cuerpo una emoción profunda.
    Es un sentido homenaje a alguien que lo merece. Sin duda.
    Abrazos.

    ResponderEliminar
  8. Estou contigo amiga, nesta homenagem!

    (tens um prémio no meu cantinho)...beijos...

    ResponderEliminar
  9. Nunca uma homenagem "post mortem" é suficiente. Quando muito, recorda-se.
    É o caso.
    Lembro-me de, no ano passado, uma televisão catalã ter feito um grande espectáculo com artistas espanhóis e portugueses.
    Foi lindo. E sentido.
    José Afonso foi enorme.

    ResponderEliminar
  10. Oi São,

    Uma bonita e merecida homenagem ...
    hoje tb tenho a minha homenagem a este grande homem, precisamente com os VAMPIROS.

    beijinhos e bom sábado

    ResponderEliminar
  11. Ola Sao,
    Tao sentidas estas palvras! Emocionante. O Zeca faz parte de uma geracao de homens que esta em extincao. Eles queriam mudar o mundo. E conseguiram. Agora, aqueles que ainda acreditam que o podem fazer, sao apontados como lunaticos perdidos. Sonhadores irrealistas. Hoje esta na moda assumir que o mundo esta perdido. Nada a fazer. Cruzar os bracos e assistir na plateia.
    Grande Zeca, grande portugues, grande homem.
    Que sorte ter sido sua aluna! Desculpe-me um pouquinho de inveja!

    ResponderEliminar
  12. Sabia que ia encontrar aqui uma homenagem sentida e não pesquizada.
    Porque sabia da sua admiração pelo professor e pelo homem.
    Ontem andei pesquizando na net para fazer um post.
    Mas depois desisti. Resolvi que hoje punha só a voz de José Afonso, nos dois blogs.
    Bom fim de semana
    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Grande sonhador. O futuro encarregar-se-á de o tornar maior.

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  14. Uma homenagem mais que merecida a esse grande senhor de nome Zeca Afonso.

    Gostei, bjs.

    ResponderEliminar
  15. PEDRO OJEDA ESCUDERO:
    José Afonso ainda não teve o merecido reconhecimento, desgraçadamente!
    O seu empenho por uma verdadeira democracia foi sincero e levado às últimas consequências!
    Besos, querido Pedro!

    ResponderEliminar
  16. São,
    ESta homenagem é tão sentida e pessoal que chorei, chorei mesmo, sobretudo quando na parte final falas no nosso desencanto. Como o José Afonso (O Zeca) sofreria se assistisse a isto! Quanta luta inglória! Quanto retrocesso! Mas, nós vamos continuando e havemos de reacender nas próximas gerações essa luta, para merecermos a vida destes homens e mulheres que se deram pela liberdade.
    Bem hajas.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. AMIGONA:
    Rosário, muito pbrigada pela prenda!
    Sabia que me acompanharias nesta homenagem, amiga!
    Bom fim de semana, também com a tua neta!

    ResponderEliminar
  18. OBSERVADOR:
    Catalã?! Interessante, desconhecia.
    A homenagem que eu vi, também com artistas portugueses e espanhóis, principalmente galegos, foi na Televisão da Galiza.
    Por pequeno que seja, vale a pena tudo quanto se faça em prol da memória de um ser humano enorme e de um trovador de excepção como foi José Afonso!
    Bom fim de semana, amigo.

    ResponderEliminar
  19. ISABEL F:
    Olá linda.
    Fizeste bem em escolher "Os Vampiros", porque é uma das suas melhores canções e está actual, desgraçadamente!
    Um abraço, linda.

    ResponderEliminar
  20. TAGARELAS - MIAMENDES:
    Não se desculpe pela inveja, percebo-a perfeitamente. Mas , como eu disse, não foi fácil ser aluna dele.
    Só muito mais tarde, quando ele se dispôs a musicar dois ou três poemas meus é que a nossa relação melhorou, após um início que também deu algum estrilho.
    Só que ele era um homem capaz de recuar quando percebia ter errado, o que é verdadeiramente espantoso para alguém que tinha um valor acima de tudo!!
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  21. ELVIRA CARVALHO:
    Penso que se tive o privilégio de ser sua aluna, de o ter ouvido ao vivo , de ter um contacto mais estreito com ele no ínicio da doença que o matou e de ter faltado ao trabalho para o acompanhar à sua última morada...só o poderia homenagear com o meu testemunho pessoal!!
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  22. DESAMBIENTADO:
    O futuro se encarregará de mostrar que a utopia vale a pena!
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  23. JOSÉ NEVES:
    Obrigada por ter gostado .É gratificante alguém tão jovem apreciar José Afonso e o seu trabalho.
    Bem haja!

    ResponderEliminar
  24. BRANCAMAR:
    A minha homenagem não poderia ser nunca outra, sabes?
    E , sim, faremos tudo para que o futuro mereça tudo quanto estas pessoas sacrificaram em prol da liberdade e da democracia!!
    Um apertado abraço, Amiga!

    ResponderEliminar
  25. Querida Amiga

    Há coisas que não se explicam. E eu não tenho explicação para o facto de até hoje ter sido tão indelicada para contigo. Tens aparecido no meu blog, deixas registo e só hoje aqui vim deixar-te algumas palavras.Não foi a estratégia utilizada, desculpa dizer-te isto, que aqui me fez vir. Há algum tempo que venho sentindo assim como que uma má -consciência, um sentimento de culpa por não retribuir a tua gentileza nem com uma palavrinha. Não sei por que razão o não tenho feito. Desculpa mas não tem sido intencional. Aqui estou e eis que me deparo com alguém que esteve comigo, há 21 anos, junto deste amigo que , não tendo sido meu professor, me deu algumas aulas informais à mesa do café. Falando de História, como ele bem sabia e gostava. Tenho na minha memória o rosto do Zé Mário, muito abatido, a carregar o caixão, e o Sérgio Godinho ao lado.Perto deles, estava o Chico Fanhais.
    Choro amiga, a recordar isto tudo. Estou a vê-lo na Fuseta com o Pedro e a Joana, os filhos, a Zélia.
    Os amigos vêm-me à memória. Quanta saudade do Adriano e do Ary.
    Olha, São, hoje vim para recordar. Voltarei mais vezes.

    Mil beijinhossss com lágrimas

    ResponderEliminar
  26. São!
    Tomei conhecimento de Zeca Afonso hoje, ao ler huma homenagem no Sino da Aldeia, ouvi O País vai de carrinho e já estou a pesquisar mais músicas e vídeos. Junto-me a vocês nestas corretíssimas homenagens...
    Beijos!

    ResponderEliminar
  27. O Zeca passou momentos muito dolorosos. Não me refiro à saúde porque dessa nem quero falar. Foi um sofrimento enorme mas o Zeca levou na alma o sofrimento do povo, daquele que cava o pão, que o pesca numa luta desigual com o mar, que na fábrica, na minha, deixa a carne e a pele,e passa fome, frio, desconforto porque outros assim o impõem. Este foi o maior sofrimento deste andarilho da Liberdade.

    Beijinhossss

    ResponderEliminar
  28. Sentimentos de reconhecimnto e gratidão preservam as pessoas sempre próximas. Não conheço obra desse seu amigo, mas é comovente a homenagem.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  29. São, comoveste-me ao falar assim do Zeca. Sabes que tenho saudades dele, mesmo sem nunca lhe ter falado? Junto-me a ti nesta homenagem.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  30. Querida São, minha Amiga

    Tão necessário como recordar o Zeca, é mantê-lo vivo todos os dias, apontando a dedo os rostos e os nomes dos vampiros actuais.

    Eles estão aí, dependurados nas mesmas grutas, vivendo do mesmo sangue. Façamo-lo, para que ele não tenha cantado em vão.

    Vamos lá: «Se alguém se fia nos ser ar sisudo...»

    ResponderEliminar
  31. São
    Zeca Afonso deixou-nos um património único que nunca morrerá.E tal como fez falta antes, hoje também nos faz falta. A sua voz esguer-se-ia inconformada e chegaria onde não chegam os nossos gritos.
    Beijinhos, amiga

    ResponderEliminar
  32. amiga são, confesso que fiquei deveras comovida com a tua homenagem a este homem do povo que tanto nos deu e tão poucos sabem reconhecer
    ficará eterno na memória e no coração de muitos e será sempre lembrado pelos seus fados de coimbra, baladas e cantares
    Bem hajas, Zeca!
    e obrigada por tudo o que nos deixaste!
    para ti, são, um beijinho grande

    ResponderEliminar
  33. Bonita homenagem a alguém que fez da canção uma arma. Também foi professor no Liceu da Beira (Moçambique), e ainda muito jovem (eu) recordo-me de vê-lo e ouvi-lo a cantar o fado de Coimbra na Praça do Município. "O meu menino é de oiro" ficou para sempre na minha memória.
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
  34. Que delicada homenagem!!
    Beijinhos São e tem um desafio pra voce la no meu blog.Bom domingo!

    ResponderEliminar
  35. Linda Amiga:
    José Afonso foi uma personalidade marcante pela luta e pelo talento gigante, quer como compositor e vocalista, quer como cidadão exemplar, contra o então povo português oprimido.
    As suas melodias doces e encantadas permaneceram vivas na sua chama deixada e na abertura ao conhecimento lindo como são escutadas com maravilha por pessoas de todas as idades.
    A sua peculiar voz vai perpetuar-se para sempre no coração deste povo lindo e arrebatador: O Povo Português que nunca o esquecerá.
    Um mito, uma significação poderosa e imensa, uma voz inconfundível, um "sentir" harmonioso e belo da vida, um digno ídolo do Mundo inteiro que o tornou imortalizado para sempre.
    A sua obra poética e de músico são e serão sempre estimadas e ouvidas em todas as pessoas.
    Excelente Zeca Afonso!
    Linda, Amiga São. Pela actualidade sensata e doce, pelo brilhantismo e deslumbre, pela fascinante e terna escolha.
    Como é magnífica...?????????
    Como aqui é tudo tão maravilhoso e construído por um carinho e ternura que arrebata. Conquista e encanta.
    Olhe, doce Amiga, só me resta enviar-lhe um sorriso, um gesto simpático e uma amizade jamais ignorada em mim e no que sou.
    Excelente!
    Esta sua escrita cintila e brilha com tanta intensidade que ofusca de beleza e talento.
    Beijinhos amigos, sim?
    Sempre a respeitá-la e estimá-la imenso.
    O amigo, com muita consideração pela sua significação insuperável

    pena

    ResponderEliminar
  36. Querida amiga, graças por dar-me a conhecer a este ser humano que tanto lutou pela liberdade e a justiça de seu povo.
    Desde que me o apresentaste sempre o tive presente como um cantautor comprometido com a justiça a liberdade e a igualdade, entre as pessoas humanas.
    Zeca Alfonso, qual Cid, está ganhando batalhas depois de sua prematura morte.

    Em sua memória.

    Forte abraço estimada amiga.

    ResponderEliminar
  37. Por favor passe no Sexta-feira, quando puder.
    Obrigada
    Um abraço

    ResponderEliminar
  38. abraço. comovido. e solidárico. como o José Afonso defendia.

    bela homenagem!

    ResponderEliminar
  39. Querida Amiga,

    Recordamos a voz, o exemplo de luta e a fé num mundo melhor.

    Obrigado amiga.

    Beijo Amigo

    Maria Faia

    ResponderEliminar
  40. Linda homenagem!
    Há pessoas que, realmente, se fazem inesquecíveis.
    Bom restinho de final de semana!
    Bjos

    ResponderEliminar
  41. SOPHIAMAR:
    Nada há para pedires desculpa.
    Só que não utlizei nenhuma estratégia : tenho comentado, porque gosto da tua escrita e porque concordo com a Lídia ( Silêncio Culpado) quando diz que não devemos visitar só quem nos dá retorno.
    Mas, francamente te digo, que já estava a ponto de deixar comentários ou de te perguntar se te estava a incomodar.Nunca de te visitar.
    Aliás, toda a gente tem o direito de não estar disposta a corresponder ao interesse do Outro.
    Mas, felizmente, vieste : é o importante!
    Espero que voltes sempre, até porque temos uma amiga de que gostamos ambas muito : a Rosário ( Amigona Avó e Neta Princesa).
    Zeca Afonso estará sempre bem vivo na alma de quem ama a Liberdade e tem como ideal o sonho do 25 de Abril!
    Abraço-te!

    ResponderEliminar
  42. PAULO VILMAR:
    Uma pessoa tão consciente politicamente como tu, só poderia ficar interessada por Zeca Afonso, ser de liberdade e solidariedae!
    Isso toca-me: obrigada!
    Óptima semana!

    ResponderEliminar
  43. SOPHIAMAR:
    Talvez esse fosse o seu maior sofrimento, o de saber das injustiças que o povo descalço e faminto suportava na carne e na alima!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  44. CLARICE:
    José Afonso foi um dos maiores cantautores portugueses e um Homem totalmente comprometido com a Revolução e a Liberdade!
    Foi preso pela PIDE ( infame polícia política na ditadura de Salazar e Caetano) e foi expulso do Ensino por acção de um padre católico !
    Merece todas as homenagens que lhe sejam feitas e , a nível nacional, ainda não lha prestaram!!
    Que tenhas uma semana feliz, amiga!

    ResponderEliminar
  45. GRAÇA PIRES.
    José Afonso fez da sua vida "o protesto dos que nunca se rendem" como dizes no teu excelente poema e , desse modo, viverá para sempre no coração de quem ama a justiça e a liberdade!
    Uma feliz semana!

    ResponderEliminar
  46. MONTE CRISTO:
    Meu muito querido Amigo, tens a minha total concordância : a melhor forma de homenagear José Afonso é erguer a sua bandeira e lutarmos contra todas as injustiças!

    Vamos lá:

    No céu cinzento
    Sob o astro mudo
    Batendo as asas
    Pela noite calada
    Vêm em bandos
    Com pés de veludo
    Chupar o sangue fresco
    Da manada

    A toda a parte
    Chegam os vampiros
    Poisam nos prédios
    Poisam nas calçadas
    Trazem no ventre
    Despojos antigos
    Mas nada os prende
    ás vidas acabadas

    São os mordomos
    Do universo todo
    Senhores à força
    Mandadores sem lei
    Enchem as tulhas
    Bebem vinho novo
    Dançam a ronda
    No pinhal do rei

    No chão do medo
    Tombam os vencidos
    Ouvem-se os gritos
    Na noite abafada
    Jazem nos fosssos
    Vítimas dum credo
    E não se esgota
    O sangue da manada

    Se alguém se engana
    Com seu ar sisudo
    E lhes franqueia
    As portas à chegada
    Eles comem tudo
    Eles comem tudo
    Eles comem tudo
    E não deixam nada

    Uma semana boa, João Carlos!!

    ResponderEliminar
  47. SILÊNCIO CULPADO:
    Tens toda a razão, querida amiga.
    A asua voz cantaria todas as nossas desilusões de modo a que fossem ouvidas!
    Abraço-te !

    ResponderEliminar
  48. GAIVOTA :
    É bom partilhar contigo esta singela homenagem a alguém tão grande e único!
    Obrigada!
    Feliz semana.

    ResponderEliminar
  49. Linda homenagem.
    Desejo-lhe, onde ele estiver, essa mesma luz e paz.
    Beijocas grandes

    ResponderEliminar
  50. Oi São,

    Bom dia e boa semana.

    Não podia deixar de aqui vir para te dar os parabéns pelo teu texto na Silêncio, sobre a igualdade de oportunidades para os idosos ...

    a tua abordagem está espectacular ... completamente diferente ... e foca realmente uma grande realidade nossa:
    afinal somos considerados velhos a partir dos 35 anos ... sem dúvida ...

    não poder fazer voluntariado com mais de 40 anos???? brada aos céus ... e é revoltante ....

    parabéns uma vez mais e peço-te licença para (quando tiver uma imagem conviniente) colocá-lo no meu Blog ... poderá ser? ... se não concordares aceito e compreendo ...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  51. SEI QUE EXISTES:
    Linda, obrigada por me ajudares a ter esperança na tua geração!!
    Feliz semana.

    ResponderEliminar
  52. ZÉ POVINHO.
    Aquela voz era inolvidável, não é?
    Infelizmente , nunca estive em Moçambique!
    Feliz semana.

    ResponderEliminar
  53. NANA LOPES:
    Aceito o desafio, mas vou demorar um pouquinho...´tá?
    Abraço-a!

    ResponderEliminar
  54. PENA:
    Zeca Afonso foi um Homem exemplar e um Artista magnífico, sim!
    E o meu bom Amigo é um praticante de Anjo, como já tive ocasião de lhe dizer!
    Semana muito feliz para si e para os seus!

    ResponderEliminar
  55. DESiDERIO HERNANDEZ BENITO:
    Grata estou eu por ter conhecido alguém como tu, meu querido Amigo!!
    E também te agradeço comovidamente toda a divulgação que tens feito da música portuguesa no teu excelente "Mi Música Favorita"!
    Bem hajas, Desi!!

    ResponderEliminar
  56. KARINA:
    Minha querida, Zeca Afonso é e será sempre presente, porque a sua vida foi um exemplo de coerência e de digmidade!
    Feliz semana.

    ResponderEliminar
  57. MARIA FAIA:
    minha amiga, é muito bom ver-te a meu lado neste preito.
    E gostaria ainda mais se te voltasse a encontrar no teu espaço!!
    Grande e fraterno abraço, linda!

    ResponderEliminar
  58. HERÉTICO:
    Quero que o teu abraço fraterno e comovido , que retribuo, esteja sempre presente!!
    Zeca também o quereria.

    ResponderEliminar
  59. ELVIRA:
    Já passei. Muito obrigada e não lhe disse que concordo com o post porque já sabe o que penso sobre o tema.
    Bem haja!

    ResponderEliminar
  60. ISABEL F:
    Em primeiro lugar, quero agradecer sinceramente o teu gentil elogio.

    Em segundo, transmitir-te quão honrada me sinto com a tua proposta.

    Em terceiro, dizer-te que podes utilizar sempre que desejes o material que eu tenha.

    Bem hajas, minha querida!

    ResponderEliminar
  61. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  62. Linda homenagem São...
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  63. Só hoje te apoio neste justíssimo preito à maior voz portuguesa!

    LUIZ

    ResponderEliminar
  64. OLÀ:
    Bem vinda e obrigada!
    Zeca merece isto e muito mais!!
    Abraço.

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue