sábado, fevereiro 01, 2014

PROFISSÃO : PRAXANTE

"
 
 
"Há boas e más pessoas a praxar como há bons e maus professores e bons e maus médicos"
 
                                                      Notícia de jornal, 29-1-2014
 
 
 
Desconhecia que praxar fosse profissão.
 
 Menos ainda que estivesse ao nível das relacionadas com dois dos mais importantes sectores da sociedade: Educação e Saúde!
 
Nuno Crato, actual Ministro da Educação, descobriu finalmente existirem "abusos intoleráveis" nas praxes(mais vale tarde que nunca). Depois desta sua estrada de Damasco, que medidas irá tomar para impedir cenas animalescas e humilhantes como a que ilustra este texto ?
 
Porque o grave também é a submissão idiota de meninas tontas e que devem certamente concordar com  debilóides machistas do género dos alarves sorridentes da foto e do  deputado Peixoto, do PSD, que  - depois da "peste grisalha" - descobre que "a baixa de natalidade tem a ver com a emancipação da mulher".
 
Cuidado, porque é a esta gentalha sem valores nem senso que o futuro do país pertence e que nós iremos encontrar como advogados, médicos, políticos, docentes, ....
 
Se as mortes do Meco ( não sendo o primeiro caso grave , mas sim  o de mais gente envolvida) não tiverem resposta exemplar por parte  do Poder, das Universidades e Politécnicos, das famílias , das Associações de Estudantes e de quem está em situação de sofrer praxe, podemos ter a absoluta certeza de que tudo só irá de mal a pior daqui para o futuro.
 
E toda a praxe responsabiliza a instituição seja onde for praticada, pois os alunos são sempre seus. Aliás, é também uma maneira de defender a sua reputação.
 
Os pais deveriam ser obrigados a pagar  caução pelos disparates cometidos pelos jovens que têm a cargo. Talvez assim se lembrassem  de que os outros dos outros somos nós.
 
Não auguro um futuro brilhante a nenhum país que tem à frente grunhos capazes de cometer todo o tipo de grosserias, humilhações e agressões sobre os seus semelhantes.
 
Por isso,  continuo a defender o que  defendo há décadas: fim definitivo desta selvajaria e punições pesadas para quem não cumprir  -  expulsão (caso de alunos) e retirada de alvará (caso do estabelecimento de ensino).

36 comentários:

  1. Respostas
    1. Oxalá o actual bando no Poder também assine, amiga!

      beijinhos

      Eliminar
  2. Cá estou eu para assinar quantas vezes for preciso São!

    Congratulações pela tua sensibilidade.

    Sigo teu espaço com prazer.

    Meu abraço,bom final de semana

    ResponderEliminar
  3. Bem vinda!

    Fui até seu espaço, mas como não me entendo com o Google , deixei uma série de comentários, mas desconheço se foi no seu blogue.

    Espero que volte sempre e meu grato beijo pelo apoio!

    ResponderEliminar
  4. Que as praxes não sejam animalescas como os seus dux e afins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As praxes todas elas são um exercício de violência gratuita sobre seres humanos e, como tal, só t~em que ser proibidas em todas as áreas!

      Estão esperando o quê?!

      E se há criaturas tão parvas e vazias que acham que estas selvajarias são "experiências de vida", lutem então por ideias e algo que valha a pena em vez de torturarem os seus semelhantes e se fazerem matar estupidamente e , depois, ninguém assumor responsabilidades!!

      Esoerando que volte sempre que lhe seja possível, desejo-lhe bom resto de domingo

      Eliminar
  5. Algumas das praxes no Canadá e EUA têm dado muito mau resultado. Tb aqui estão a “rever” esta tradição que toma proporções perigosas e humilhantes.

    Os jovens cidadãos de hoje serão os líderes de amanhã!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que sentido tem esta estupidez?!

      Todos os países civilizados deveraim pura e simplesmente acabar com estas práticas totalmente estúpidas .

      Como bem dizes, que se pode esperar de bom para o futuro quando estas criaturas tiverem responsabilidades no futuro do seu país ( ou , nalguns casos) da Humanidade?!

      Abraço

      Eliminar
  6. Olá, querida São!

    Parabéns, por mais uma vez tratar "à ribalta" assuntos tão importantes, como o que refere no seu bem escrito texto.

    PRAXANTE E IGNORANTE SÂO DUAS "PROFISSÕES" DE HONRA, ESTATUTO E MUITO ABUNDANTES. Não sabia?

    Na Notícia de Jornal de 29-01-2014 quem fez tão absurda afirmação? A São sabe? Não pode ter sido Nuno Crato, não pode, ou então, endoideceu.

    Lamento, lamento muito que a FAMÍLIA, sobretudo as famílias, pais encarregados de educações e responsáveis por estes jovens, na maior parte dos casos, sem nada dentro do cérebro, não tomem uma posição e não saibam educar os seus filhos.

    A ESCOLA DÁ INSTRUÇÃO E A FAMÍLIA, SE FOR "NORMAL", EDUCA.

    Pois aí, é que reside o principal problema: as famílias não têm estrutura MENTAL, REPITO, MENTAL, para encaminhar os seus filhos/as, porque elas já são destruturadas.

    Quanto às palavras do deputado Peixoto, só tenho de ter pena da burrice e da ignorância (ao que deixa transparecer) que, de vez em quando acometem deputados da maioria governamental.

    Então, este homem não sabe, que a fraca natalidade se deve a tantas outras causas, que não só a emancipação da mulher? Não acredito. Não posso acreditar. Apetecia-me perguntar-lhe: ó caríssimo senhor deputado, e quem não quer ter filhos?

    Quanto às estúpidas meninas, que tão bem conheço, devem e têm sempre de pensar (mas elas coitadas, só tem cabeça para ter cabelo) que vivemos numa sociedade patriarcal, ou seja, o homem domina. Não quero dizer com isto, que saiam para as ruas e tirem a roupa interior, para se afirmarem, não, NÃO, mas sim, alertar-vos que cada pessoa tem o seu espaço, a sua identidade e a sua finalidade.

    Tenham orgulho por terem nascido mulheres, mas pensem, e não se deixem HUMILHAR. Cabeça erguida, diálogo, entendimento, carinho, mas lógica, muita lógica. Não façam as tristes figuras que fazem, só porque leles pedem, é "da praxe", não, NÃO FAÇAM, porque vocês têm vontade própria e são GENTE. Mantenham uma posição de mulheres de cabeças pensantes, não se deixem humilhar, REPITO, amem e deixem-se amar, com tolerância e decência, porque caso assim não o fizerem, quem vai paga a "fatura" serão vocês, SIM, VOCÊS, porque são vocês que ficarão com filhos nos braços para tratar, zelar e educar, enquanto eles sacudiram logo a "água do capote" .

    NÃO É LIÇÃO DE MORAL, É REALIDADE.

    Obrigada, São, por este tempo "de antena", e mais uma vez, concordo com as sua palavras: PENALIZAÇÃO E PUNIÇÕES BEM PESADAS PARA ESTA IRRESPONSABILIDADE.

    Bom fim de semana.

    Beijinhos, com estima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desconheço a autoria da frase, mas também creio que não será de nenhum membro do Governo; seria o cúmulo!!!

      Como sabe, não foi com o meu voto nem apoio que Passos e Portas
      chegaram onde estão, mas ainda lhes dou o benefício da dúvida em certas matérias. Aliás, ouvi Portas condenar veementemente as "praxes violentas e estúpidas, tendo as Universidades que assumir as suas próprias responsabilidades".

      A Família tem obrigação de educar, concordo de todo. Mas considero que a Escola não se reduz só à transmissão de conhecimentos ,embora seja essa a sua principal função. Acho que também deve ter uma vertente pedagógica.

      As famílias, elas próprias, já - nalguns casos - não têm valores e/ou estrutura estável. Outras não têm hipótese por muito que se esforcem, por causa da distância entre a casa e o local de trabalho e dos horários que têm.

      Conheço situações de ambos os casos, até por motivos da minha profissão.

      Os deputados do PSD são, actualmente, de um nível muito baixo. Peixoto, se pudesse e fazendo fé ao que tem dito, mataria as pessoas de idade e as mulheres voltariam à situação de parideiras sem direitos como na ditadura!

      O caso do Referendo inventado a meio do processo de co-adopção ( não interessa agora se se está de acordo ou não ) é paradigmático!

      Disciplina de voto, num caso de consciência?! E toda a gente obedece , pensando alguns "redimir-se" através de uma Declaração de Voto?! Quem me surpreendeu agradavelmente e aqui lhe deixo o meu aplauso como já lhe deixei uma crítica, foi Teresa Leal Coelho!

      Passo aqui para aquilo que , para mim, é feminismo e que , como muito bem afirma, todas nós deveríamos ter orgulho em ter nascido Mulher e não permitir que nos humilhem e desprezem!

      Ainda me perguntam se sou feminista e se há ainda razão de ser para o Feminismo?! Face a cenas repugnantes e humilhantes como esta, quem tem ainda dúvidas??

      Não tem nada a agradecer, terá sempte todo o tempo de antena, rrrs

      Grato abraço pelo apoio e pelo excelente contributo, Mila

      Eliminar
  7. RETIFICO: encarregados de EDUCAÇÃO e SUAS palavras.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. De acordo São e quanto pior a universidade maior a praxe - é isto que costumo dizer.
    Que país é este? Será um país?

    Beijinho

    (gosto muito deste cabeçalho!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem não tem qualidade tenta sempre colmatar com a quantidade...

      Acho que de país já tem muito pouco: o povo anda amodorrado e quem foi colocado no Poder e arredores através de uma campanha vergonhosa contra Sócrates e de mentiras desmedidas - contando sempre com o apoio do reformado de Boliqueime - está a destruir Portugal com zelo e propositadamente!

      Boa semana, Aninhas

      Eliminar
    2. Obrigada por gostares do cabeçalho.

      Já tinha tido esta foto durante muito tempo, porque acho uma ternura "as três graças", rrss

      Abraço grande

      Eliminar
  9. Mi queridisima Sao.

    Que magnifico crítico y a la vez objetivó.

    ResponderEliminar
  10. Te aprecio y admiro mucho.

    Eres un ser humano muy sensible ante las necesidades de su pueblo.

    Abrazos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muchissimas gracias pelo teu inestimável apreço, estimado Ricardo.!

      Depois de viver uma ditadura duríssima como foi a de Salazar-Caetano e das humilhações sofridas só por ser Mulher, tenho o dever de lutar para que o meu povo seja digno e responsável!!

      Bem hajas, meu querido amigo!

      Eliminar
  11. Boa noite, São

    Um post muito oportuno. Que quem de direito seja chamado a assumir a responsabilidade, pois as instituições não podem lavar as mãos e dizer que tudo se passa cá fora.

    Um bom domingo.

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que concordamos.

      Toda a gente tem que assumir as suas próprias responsabilidades desde as famílias às instituições, passando pelo Governo 8seja ele qual for).

      Penso que estas criaturas, principalmente no ensino privado nada mais têm que fazer do que andar a passear-se e a gastar o dinheiro dos pais ....e mão é assim que se preparam para a vida!

      Se querem "experiências de vida" tentem arranjar trabalho , ajudem, façam algo de útil,,,se calhar em casa nem fazem a cama e , depois, andam de rastos com pedras atadas, a atirar-se para piscinas no Inverno e a lamber escadas!!!

      mas que maturidade tem esta gentinha?! Nenhuma e é o país que ficará em mãos destas!

      Querida Olinda, que seja feliz a sua semana, rrs

      Eliminar
  12. Bom dia, São!

    Como está?

    Reli o meu comentário e lá encontrei mais uns erros de digitação, que pretendo corrigir.

    RETIFICO: ELES e PAGAR a fatura.

    Bom domingo.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, linda!

      A menina é mesmo virgem: perfeccionista, rrsss

      Boa semana, Mila!

      Eliminar
  13. Olá, São!

    Este ritual das praxes combina lindamente com o resto que tem vindo a acontecer neste país. De brando costumes, diz-se - e que dá para desculpar muita coisa: Até um conhecido psicólogo, pregador frequente cá na praça, admite que o tal dux possa estar a passar por um período de perda de memória selectiva, e assim não pode dar explicações sobre o que aconteceu.Se calhar o homem até tem razão, quem sou eu para dizer que não...?

    Esperemos que passado o burburinho, não fique tudo na mesma...

    Um abraço e bom Domingo
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois poderá estar amnésico selectivamente, mas eu não o creio...ou então teve um traumatismo craniano que lhe chegou ao encéfalo e, ainda assim, a determinada zona.

      É por essas e outras é que ninguém assume responsabilidades de nada: nem derrapagens das verbas de obras públicas, nem fiscalização acerca do modo como as IPSSs gastam os nossos impostos, rigorosamente nada!

      Já quando foi das violações dos´garotos casapianos, Carlos Amaral Dias se encarregou de convidar uma "especialista" para dizer que provavelmente era tudo invenção!!

      Portanto, continuemos assim, com o do Pingo Doce a dar lições de moral e a sediar-se na Holanda para pagar menos impostos e ainda ter milhões de benefícios fiscais, só para exemplo.

      Não vale muito a pena nós estarmos preocupados com tudo isto. A nossa vida está feita e a partir de agora se estas gerações em vez de lutarem por aquilo que vale a pena acham que têm de fazer "experiências de vida" de rastos e com pedras atadas e/ou se se deixam humilhar como essas estúpidas da foto...o problema é deles!

      Quando lhes cair o mundo em cima, acordarão!!

      Grande e amigo abraço

      Eliminar
  14. Boa, São! Concordo em absoluto!! Estes meninos têm é dinheiro e facilidades a mais na vida! Estou farta de escrever isto por todo o lado: andei cinco anos na Faculdade, fartei-me de dar explicações durante esse tempo para arranjar algum dinheirinho até porque o meu pai morreu-me a meio do curso sem me avisar e nem tinha tempo, nem autorização para brincadeiras. Praxes? O que era isso de praxes? Naquele tempo só em Coimbra e mesmo assim nada deste circo que começou a acontecer com a "liberalização" das faculdades privadas e do acesso dos meninos às mesmas. (Bolas! Pareço uma fascista a falar...Mas não sou. Tu entendes.) Agora os maiores praxantes são estes fulanos do "governo" que praxam os velhos ( e não só) todos os dias...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu que fui profissional de Educação, área onde desempenhei todas as funções menos as de Ministra e semelhantes, acho que se passou de um extremo a outro (aliás, como em todos ou quase todos os aspectos da sociedade) : deixou de haver a necessária autoridade para fazer respeitar limites, que são necessários e indispensáveis.

      Responsabilidade é coisa que estas gerações desconhecem. Quase jurava que se lhes mandassem fazer a cama lá em casa e lavar a louça não o fariam, mas depois obedecem caninamente a uns idiotas que vão chumbando e por isso se tornam Dux ( ou marqueses ou não o quê nem me interessa).

      Se estão tão interessados em ter "experiências de vida" as famílias deveriam também ajudar nessa vontade: não lhe dando dinheiro para gasolina nem para fins de semana nem para festivais e saber a fundo o que andam, afinal, a fazer...que é para não terem desgostos assim ou para que outras famílias não tenham provocados pelos seus jovens.

      Um dia destes um senhor disse(-me) que proibir era má ideia porque eles arranjariam maneira de dar a volta e continuar e que a melhor maneira era ensiná-los a dizer não!

      Não deixo de concordar com ele até certo ponto, mas se algumas das famílias de quem morreu no Meco se declaram contra as praxes e sabiam do envolvimento dos filhos nessas actividades - ainda por cima para aplicar a outros!! - como é que, não sabendo dizer elas próprias Não, irão ensinar a recusar aquilo que é de recusar?!

      Bom serão, Graça

      Eliminar
  15. Desta vez tenho de discordar. Claro que não acho piada nenhuma a praxes, nem a claques de futebol, etc. e tal. Mas proibir as praxes? E porque não as claques de futebol? E depois disso, que mais se irá proibir, qualquer grupo de 5 ou mais pessoas juntas? Ah, pois é, isto de proibições é muito complicado...

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos cá para a diversidade de opiniões: é isso que dá cor à vida, rrss

      Eu vivi em ditadura até aos 24 anos: além do que a sofreu a população em geral, suportei ainda a discriminação sexual.

      Como deves imaginar, não tenho simpatia rigorosamente nenhuma por proibições e coisas semelhantes.

      Mas se , como sempre, as leis e regulamentações não são cumpridas , passa-se a uma medida mais drástica.

      Aliás, praxes académicas ou não e as ditas claques (que vandalizam tudo por onde passam e viajam, por vezes, nos tejadilhos dos autocarros) na minha opinião deveriam ser mesmo proibidas.

      É por existirem prisões para quem comete actos ilícitos que a sociedade deixa de ser livre?

      Abraço de excelente semana, rrss

      Eliminar
  16. Una demanda necesaria para hacer una sociedad mejor. Besos, querida amiga. Feliz semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que sim, que esta selvajaria tem que acabar mesmo. O caso do meco deverá ser exemplar.Aliás, há muitos anos que se deveriam ter tomado as necessárias medidas e fazê-las cumprir!

      Boa semana, querido amigo mio

      Eliminar
  17. Imagens chocantes. Dos do Meco não sinto grande pena pois eram todos veteranos pertencentos à comissão de praxe!
    Um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chocantes e totalmente abjectas!

      lamento amorte porque é são vidas desperdiçadas, mas - escrevi e disse e continuo a assumir - que foi preferível a morte deles do que a morte dos colegas aquém pretendiam fazer este tipo de vpraxe violenta!

      Aliás, a praxe é sempre algo de mau, pelo que não existe essa falsa dicotomia entre "boas" e "más"

      Seja(m) feliz(es)!!

      Eliminar
  18. Os alemães deviam deixar de mandar dinheiro para cá para manter as universidades abertas, já estamos bem servidos de doutores, que dá para fechar as universidades durante 10 ou 20 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas estas criaturas são alguma vez doutor@s?! Só de boçalidade!!

      Bom dia

      Eliminar
  19. Quando me alertaste para esta questão na caixa de comentários, não me apercebi da dimensão da coisa! Hoje vi um video do Prós e Contras onde havia jovens a dizer que amam a praxe e que têm direito a ser humilhados. Ainda bem que quando esta malta chegar ao poder eu já devo estar a fazer tijolo!
    Uma boa noite sem.. praxes :-)

    ResponderEliminar
  20. Meu amigo, só lamento não ser eu a praxá-los: garanto que nunca mais na vida queriam praxes.

    E que fique bem claro, não haveria humilhações - embora achem que têm esse direito ( e , consequentemente, acham que têm também o direito de humilhar as pessoas mesmo contra sua vontade).

    Conheci um jovem que, muito aborrecido com o irmão mais novo afirmava que "aquele rapaz tem diarreia de galinha na cabeça"...desgraçadamente, estamos perante gerações inteiras que nem isso têm!

    Não te parece que já está no Poder e arredores muita criatura com esta boçalidade? Eu acho que sim...mas , concordo, isto vai ficar ainda pior!

    Beijinhos e bons sonhos, sem pesadelos praxísticos, rrss

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue