sexta-feira, agosto 09, 2013

PAPA FRANCISCO, Entrevista no Brasil



Francisco, até agora, humanizou o Papado. Tal como antes  já o fizera João Paulo I ( nome escolhido por Albino Luciani, bispo de Veneza).
 
Também quis combater a corrupção e os interesses da Cúria e aproximar o Vaticano das pessoas, mas morreu de  ataque cardíaco durante a noite. Na tarde desse mesmo dia entregara ao Secretário de Estado a lista de nomes , onde se encontrava o do próprio Secretário, que seriam afastados dos respectivos cargos.
 
Estranhamente,  a Cúria limpou os aposentos antes da polícia chegar e não permitiu a autópsia do corpo.
 
Embora crente numa Entidade Superior não estou ligada a nenhuma religião, pois considero não haver necessidade alguma de mediação entre nós e esse Ser :  o divino e o sagrado habitam em cada pessoa.
 
Ainda assim, espero sinceramente que este Papa sul-americano consiga modificar o que é indispensável ser melhorado e que não morra súbita e inesperadamente.
 
Esta entrevista é de uma abertura extraordinária, pelo que sugiro que a ouçam até ao fim e reflictam sobre ela.
 

26 comentários:

  1. Hoje ,já não vou ouvir a entrevista.
    Mas infelizmente,também tenho dúvidas que deixem este papa cumprir a sua missão.
    Embora tenha sido educada na igreija católica , ao crescer também como muita gente fui me afastando e criando a minha própria religião a do bem:)
    Este ser humano, é realmente especial, e nestes tempos conturbados...
    Até acreditei na noticia falsa que correu hoje, de que daria 50% da fortuna da igreija, aos povos de Àfrica, e acredito até que se ele poudesse o faria.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tb estou a gostar bastante deste Papa. Ouvi a entrevista noutro blogue e admirei o seu à vontade, a sua simplicidade.
    É para dizer “Que Deus o proteja”.

    ResponderEliminar
  3. [...Embora crente numa Entidade Superior não estou ligada a nenhuma religião...]

    É o meu caso.
    Sinto-me confortável com os valores cristãos que me foram transmitidos que, aliás, assenta a nossa civilização.
    Não tenho prestado grande atenção ao novo Papa porque como deixa entender o texto da São, é difícil haver uma transformação na Igreja Católica, por muito boas intenções do seu líder. Porque existem muitos interesses, mistérios (que não se podem revelar) que poriam em causa tudo.
    No preciso momento em que houve a necessidade de divulgar para o mundo os ensinamentos, através de uma Instituição (Igreja)chega o momento em que o princípios que deram origem a essa Instituição se esbatem no tempo, passando outros valores a serem considerados - a preservação de uma orgânica, centralizada, hierarquizada, económica-financeira bem estruturada de interesses múltiplos - que a todo o custo é necessário manter.
    Como religião é re-ligar o homem ao divino, pessoalmente não preciso de intermediários.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. Por mim ainda não estou convencido!
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Uma entrevista de 29 minutos, São? Sorry lá, mas tenho coisas melhores em que ocupar o tempo. E não é porque antipaze com este Papa, antes pelo contrário, mas para a Igreja mudar realmente era preciso bastante mais do que uma entrevista. E, tal como referes, não me parece que a este ou a outro seja permitido fazê-lo realmente... Conversas (são como os chapéus)... há muitas! :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  6. Olá, São!

    O Vaticano é quase como que um reino: poderoso, autónomo e independente; fechado ao mundo, rico, com finanças e justiça própria.Onde, coisa "estranha" para uma instituição religiosa, se faz lavagem de dinheiro como num qualquer outro banco pecador cá deste nosso mundo terreno...

    E vai ser necessário esperar para ver se as palavras têm correspondência nos actos...Oxalá que sim!

    Bom fim de semana; abraço amigo.
    Vitor

    ResponderEliminar
  7. Este Papa está realmente a ultrapassar todas as minhas expectativas e a entrevista- que já tinha lido- é excelente. Tenho-me lembrado muitas vezes - e até comentei isso num post do Pedro- se não terá o mesmo fim de João Paulo I...
    Um excelente fds, amiga.

    ResponderEliminar
  8. Assisti a entrevista logo na primeira vez que ela foi transmitida (aqui a Tv repete e repete e repete as coisas até à saturação furiosa). É um homem dum pensamento muito claro e que sabe dialogar, o que é muito raro em evangelizadores.
    Para mim a frase que me fico marcada, na minha esquiva memória, de toda a entrevista foi: "Um jovem que não protesta não me agrada."
    Muitos se opõem e outros louvam este papa tão fora dos cânones, mas eu, que tal como tu, minha querida Irmã, não me filio em instituições religiosas para me relacionar com o divino, mantenho-me atento e observador. E agradado com o que até agora tenho visto e interpretado.

    Um longo abraço de muita saudade

    ResponderEliminar
  9. Todos estão gostando, evangélicos, protestantes, espíritas e até os ateus... e até eu. Abraço

    ResponderEliminar
  10. Eu não estou muito confiante que consiga como papa ir muito longe nem modificar muita coisa.

    E ainda tenho que esperar para ver como irá continuar, esperando que se conserve como até agora parece ser: simples, humano e aberto.

    África necessita de uma política que se preocupe com o bem estar das pessoas, com dirigentes sérios e que não façam riquezas pessoais enormes enquanto a população sofre horrores e de que o Ocidente e, agora , a China não se aproveitem dos recursos naturais e escravizem os africanos.

    Que tudo cora como deseja, MINA, e um abraço para vós,amiga

    ResponderEliminar
  11. Também estou gostando...porque me faz lembrar Albino Luciani e porque é muito diferente de João Paulo II, que muito me desagradou!

    Tudo de bom, TOSSAN

    ResponderEliminar
  12. CATARINA, só posso dizer Amén!

    Abraços

    ResponderEliminar
  13. CARLOS, desta vez estamos em absoluta e total sintonia!

    Assino por baixo todas e cada uma das suas palavras.

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  14. ...e voltei, São!

    Depois de uma curta pausa de fuga ao calor, cá estou para te dar boa tarde!

    Sobre este Papa? Provavelmente mais humanizado que o anterior, mas ainda não me convenceu. A arte da Retórica é algo de muito subtil...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Eu também não espero milagres, LINO. Mas , pelo que tem dito, merece o benefício da dúvida...

    Abraços

    ResponderEliminar
  16. Bem vinda sejas, linda!

    Concordo contigo e por saber que, por vezes , este tipo de pessoas consegue ser ainda mais perigoso que criaturas como João Paulo II, só lhe dou o benefício da dúvida e fico esperando para ver.

    No plano laico, esperava muito mais de Obama...e, afinal, visitou Israel logo no início do segundo mandato, Guantánamo continua por encerrar e cada vez mais se utilizam drones!

    ANINHAS, bom fim de semana, rrss

    ResponderEliminar
  17. Por enquanto, sabemos que ele sofre da famosa dor "ciática"... esperemos que não aparece mais nenhum "mal súbito"...

    ResponderEliminar
  18. TETÉ, pois é como dizes e embora eu lhe esteja a dar o benefício da dúvida, não acho que consiga a remodelação de que a Igreja necessita e isto pelos motivos que o Carlos muito bem aponta.

    Bom final de semana

    ResponderEliminar
  19. Sofre de ciática? Coitado, isso é muito doloroso, mas não mata ninguém.

    Mas receio bem que se começa a mexer a sério na Cúria, acorda morto...

    Bom fim de semana, ROSA CARIOCA

    ResponderEliminar
  20. VÍTOR, porque achas tu que João Paulo I morreu subitamente? Porque o seu desacordo acerca das funções do Banco do Vaticano com Marcinkus(sempre protegido depois por João Paulo II) já vinha desde os tempos em que era Bispo de Veneza!

    É por estas e por outras que eu não preciso de mediadores entre mim e o Grande Espírito(ou o que lhe quiserem chamar)

    Quanto a Francisco, pois também estou à espera de acções...mas tenho a impressão de que se tenta mexer a sério naquele ninho de víboras que é a Cúria, deve escorregar numa das escadarias , bater com a cabeça e morrer.

    Bom fim de semana, amigo meu

    ResponderEliminar
  21. Meu amigo, também considero muito boa a entrevista e agradam-me os sinais que tem dado, mas ainda não tenho razões para embandeirar em arco.

    E como tu, tenho a vaga impressão de que lhe acontecerá o mesmo que a Albino Luciani se tomar a sério o objectivo de colocar algumas coisas no devido lugar dentro do Vaticano...

    CARLOS BARBOSA, bom fim de semana

    ResponderEliminar
  22. MANDRAG, Francisco tem dado mostras de aceitação e de abertura e eu espero que não seja só propaganda,,,

    Vejamos se passa das palavras à acção, até porque aí é que vai mostrar o que vale, sendo que coloca em risco a sua vida. Como aconteceu a João Paulo I!

    Irmão meu, abraço apertado de matar saudades.

    ResponderEliminar
  23. Estive ontem com uma jovem que esteve lá. E que veio maravilhada.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  24. Ah, sim? Que interessante!

    O genro duma amiga minha esteve também num encontro destes com João Paulo II e gostou.

    Pessoalmente, não gosto do Papa polaco por vários motivos, mas reconheço que teve alguns gestos razoáveis.

    Esperemos que Francisco nem nos desiluda nem morra de dpença súbita...

    Bom resto de domingo, amiga, e beijinhos à sua menina

    ResponderEliminar
  25. Estamos em tempos europeus de sugar o cidadão (os que não produtivos, claro) e de dizem coisas fofinhas, a ciência já permite que isto se reproduza, li que os ingleses aprovaram um método de reprodução com mistura de material genético de três pais, ora, pegado-se no respetivo, (no material genético), do Papa Chico, do Obama e de uma senhora sorteada num reality show, teríamos o futuro da humanidade.

    Também li, mas tenho que ver aquilo melhor, que cientistas criaram um sistema laser que prevê quanto tempo de vida nos resta, vou já propor isto ao Governo na aplicação dos cortes barra poupanças, se um reformado vai morrer dentro de um mês ou dois não é preciso cortar barra poupar nada.

    ResponderEliminar
  26. Pois, também já li assim umas coisas dessas a trio e , inclusivamente vi uma foto de uma criatura resultante de uma experiência, que me deixou altamente preocupada...se é que é verdadeira, claro.

    A Francisco dou o benefício da dúvida, mas tenho quase como certo que se realmente tentar mexer a sério no Papado e arredores, morrerá subitamente como aconteceu a João Paulo I... e o Papa polaco escapou por sorte, quando já não tinha utilidade.

    A minha sugestão para os nosso amados governantes é , como alguém escreveu num poema, demitir o povo!!

    Boa semana

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue