quarta-feira, dezembro 01, 2010

PORTUGAL E A CRISE



Portugal e a crise é o tema que nos últimos tempos mais temos ouvido e lido. Evidentemente, cruzam-se no nosso país duas crises: a internacional e a nossa. Só que a nossa não é de agora. É velha de séculos. Mais propriamente e sem cair em exageros nascemos já em crise. Pois não é da crítica situação das relações pessoais e políticas entre Dª Teresa e seu filho Afonso(e respectivos apoiantes) que o Condado Portucalense evoluiu para um país independente?...

Além disso, os problemas que nos afligem repetem-se até à náusea. Basta ler as biografias dos reis e raínhas que nos governaram ou nem tanto para ficarmos conscientes de que os diagnósticos se assemelham como duas gotas de água desde sempre. O que nos falta, segundo me parece, é organização, rigor e disciplina para efectuar o trabalho necessário ao levantamento do país.

Se, por exemplo, pegarem em textos de Eça de Queirós ou de Guerra Junqueiro( para não citar outros muito anteriores) ficarão estarrecidos com a actualidade dos mesmos : parece terem sido escritos hoje de manhã!

Não, não é a pobreza do solo em riquezas naturais que nos desgraça, mas sim a incapacidade de planificarmos, concretizarmos e avaliarmos! A improvisação e o repentismo caracterizam-nos e se isso é bom numa emergência, não são, efectivamente, as melhores ferramentas para criar uma sociedade rica, justa e com objectivos definidos!

Como se esta realidade não fosse mais do que suficiente para nos manter num atrasado estado  de desenvolvimento, a corrupção é um tumor maligno que ninguém a nível político está verdadeiramente interessado em tentar, pelo menos tentar,extirpar.

E temos ainda um péssimo hábito, instaurado por essa asquerosa instituição chamada Inquisição e agravado pela ditadura Salazar-Caetano: cultivamos a submissão, a subserviência, o medo! Ah, e não esqueçamos o desporto nacional: a inveja!

Ora como pode um país, qualquer que seja, construir seja o que for de bom num caldo de cultura deste género?! Porque, é preciso ter esta realidade em linha de conta, os políticos que ascendem ao poder saem desta sociedade e não doutra!!

Para cúmulo da nossa infelicidade, a classe política mundial tornou-se, também ela, de uma mediocridade atroz em todos os campos!! Veja-se o exemplo desastroso de Bush nos EUA, que sendo o mais grave, não é o único.

Penso que o planeta se encontra numa encruzilhada complicadíssima, pois a juntar ao que atrás foi dito as próprias religiões enquanto igrejas organizadas estão a dar à sociedade exemplos totalmente deploráveis, começando pela que é a mais próxima de nós em todos os sentidos: a Igreja Católica!

Relativamente a Portugal a esperança que nos resta está virada para as novas gerações, para o que possam vir  a realizar no futuro.

E tudo quanto possam construir para grandeza do país, terá alicerces na Educação que receberem!

Nesse sentido, é perfeitamente indispensável a manutenção de um Pré-Escolar e de uma Escola Pública de qualidade!!

Cuidado, muitissimo cuidado, portanto, com quem advoga o desmantelamento do sistema público de educação sob pretexto de uma liberdade de opção que até já existe sem entrave de espécie alguma.

Espero que vos tenha deixado matéria para profunda reflexão.

NOTA: O texto foi publicado na imprensa regional em Outubro 2010.

56 comentários:

  1. rosamarela está de acordo com tudo.

    ResponderEliminar
  2. São,

    São tudo verdades o que acabo de ler.
    Quanto eu lamento que, de uma vez por todas, as pessoas não saibam escolher clube e a equipa certa para governar o país!

    Uso estes vocábulos, porque vejo o meu povo embasbacado com a 'bola', e desinteressado por estas quatro linhas, que se chama Portugal.

    Um abraço
    César

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente, o povo português está a ser bestializado com doses cavalares de futebol ...já reparou certamente que todos os cansi t~em programs de longa duração para o tema

    Como se fosse insuficiente, aparecem também uns programs inconcebíveis e a RTP, que pagamos com os nossos impostos, demitiu-se por completo dos serviços mínimos que sejam de um verdadeiro serviço público, limitando-se a transmitir concursos e séries!

    O meu grato abraço.

    ResponderEliminar
  4. As relações pessoais e políticas de D.Teresa e seu filho, não estão na origem, só, na fundação de Portugal. Isso é o que diz a história oficial.Já nos tempos da ocupação romana, havia já um sentimento de lusitanidade,cristão. Por outro lado, os Templários desempenharam um papel importante na ideia de fundação do país.

    Quanto ao restante artigo, há uns certos pontos que não resistia de comentar, mas em breves momentos como o deste, é difícil desenvolver.

    Há uma coisa: eu a julgar que a democracia nos dava essas correcções e dificuldades tão nossas e antigas!

    Sempre a considerar.

    ResponderEliminar
  5. .

    . desde que nasci que sempre se falou em crise .

    .

    . e passaram quarenta anos .

    .

    . ou conquistamos batalhas, ou perdemos a guerra... .

    .

    . um beijo .

    .

    ResponderEliminar
  6. Tem razão, também sei que é só oficialmente que a História de Portugal começa em Dª. Tareja e seu filho.

    Só que acheu inadequado , para o tem em análise, pormenorizar tanto.

    Os Templários apaixonam-me assim como os Cátaros, sobre quem o Papa Inocêncio III lançou uma Cruzada impiedosa, de onde surgiu a temível e bárbara Inquisição.

    Será sempre bem vindo.

    ResponderEliminar
  7. Querido PAULO, após novecentos anos de permanência, creio que seremos capazes de continuar superando a eterna crise.

    Um apertado abraço, meu amigo.

    ResponderEliminar
  8. Olá querida, obrigada pela visita, e por seu carinho, chuva? aqui temos um calor de mais de 40 graus, chove pouquíssimo, o vento é quente e forte, moro no sertão nordestino do Brasil, chuva aqui é benção, refrigério e fartura, Deus nos abençoou com um rio farto que banha-nos, e com lindas belezas naturais, mas a chuva quando vem traz alegrias, e lindos arco-íris de esperança e amor, por isso amiga chuva é muito bem vinda, aqui onde a necessidade dela faz é precisa. Beijos.

    ResponderEliminar
  9. Eu passei uma semana em Fortaleza, sei quanto pode ser quente aí, rrss

    Nesse caso, sim, concordo. Até porque li os livros de Jorge Amado e "A Morte Severina" de Cabral Neto-

    O drama dos retirantes foi uma das tragédias humanas que ficaram em meu coração até hoje!

    Um terno abraço.

    ResponderEliminar
  10. Subscrevo. Isto já nos transtorna até à náusea.
    Um grande beijo, São.

    ResponderEliminar
  11. Minha Irmã-de-coração

    Por certo que o texto deixa pistas para reflexões e a mim muitas para preocupação. Aflige-me muito essa situação calamitosa a que uma elite política tonta (para não dizer pior) tem arrastado o país.
    Como diz o ditado: o que nasce torto tarde ou nunca endireita. Mas tal seria possível de contrariar se houvesse dignidade e um pouco de sentido de serviço público, nas intenções dos governantes. Humildade e abnegação faltam aos nossos políticos (a todos em geral).
    Como os nossos governantes, na sua imensa falta de imaginação, sempre seguiram os modismos estrangeiros, também agora seguem o exemplo dos néscios, como referes. A mediocridade está na ordem do dia! O grave é que não estamos em situação de encaixar, sem graves dores sociais, as consequências dessa mediocridade.
    Pombal estabeleceu directrizes para um favorável desenvolvimento nacional (a criação do ensino público foi uma delas). Ao longo do tempo esses exemplos têm vindo a ser desbaratados e abandonados. Esperemos que o bom senso prevaleça no final, nem que seja apenas para salvar o ensino público.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  12. Um pedido de esclarecimento a um dos comentadores. Posso?

    Não entendi bem essa de "sentimento de lusitanidade, cristão". Que eu saiba Viriato e as tribos lusitanas que se levantaram contra a ocupação romana não eram cristãos. Nessa altura ainda nem o próprio Jesus, o Cristo, era nascido.
    Ou não entendi o sentido da afirmação, ou então ela é tendenciosa no facciosismo religioso.

    Abraços

    ResponderEliminar
  13. Eu nem posso comentar muito a respeito porque vejo a crise de Portugal de longe, mas aqui no Brasil-sil-sil crise é tão comum que até nem sabemos quando não estamos nela.
    Beijos querida, parabéns pelo texto

    ResponderEliminar
  14. E o pior é que nem saídas enxergamos, amiga.

    Beinjinho, GRAÇA.

    ResponderEliminar
  15. E que alternativas? Nenhumas!

    LUIZ

    ResponderEliminar
  16. Amigo, Portugal desde o início que se debate com problemas intrincados. Excepções temporais: ouro dos descobrimentos, ouro do Brasil, ouro da União Europeia.

    A iniciativa de Ensino para as classes altas efectuada por SEbastião José não teve ~exito, porque as criaturas achavam não ser necessário, os títulos lhe bastavam.


    Enfim, e assim continuamos pobres de espírito

    Um abraço grande.

    ResponderEliminar
  17. SERGINHO, meu bem, pois nós como decerto leu, já nascemos em crise e assim continuaremos, pelos vistos...

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  18. è como dizes a crise existe desde sempre ou de uma forma ou de outra, só que antigamente as pessoas viviam com dificuldade mas com o que tinham, hoje estão endividadas pois ambicionam o que não podem ter, depois há os governantes a corrupção e tantos mais outros vermes a minar a vida dos mais desprotegidos
    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Minha linda, os mesmos que nos acusam de vivermos acima das nossas posibilidades são aqueles que vivem com ordenados e prémios acima das possibilidades do país e isto é o cúmulo da perfídia e do cinismo!!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  20. Oi,
    Sou alguém que conheceu o inferno das drogas, que fez alicerce e morada nesse lugar. Sofri todos os horrores, ou boa parte deles e hoje me encontro limpa, sem drogas, mas consciente que tenho uma doença, sem cura, progressiva e fatal. Não tenho um intuito específico escrevendo isso, não estou procurando criticas, conselhos ou julgamentos, sou conhecedora da causa que escrevo, não há teoria. Sou apenas mais uma com vontade de colocar pra fora todos os bichos da minha história.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  21. Agradeço que quando voltar comente o que eu aqui tiver colocado.

    De resto, lhe desejo boa sorte e força de vontade para continuar sem se drogar.

    Fique bem.

    ResponderEliminar
  22. Para ManDrag

    Tem razão. É verdade que ao tempo de Viriato Jesus Cristo não era nascido.
    No entanto, o facto de eu defender os valores cristãos, e ter feito uma escrita apressada, não quer dizer que seja faccioso.
    Fez bem em denunciar o erro.

    ResponderEliminar
  23. Excelente matéria para reflexão a que aqui nos deixa, sem dúvida. Assim, para começar, apenas lembro que a História do período áureo dos Descobrimentos é bem reveladora das nossas características como povo e da qualidade dos nosso governantes, que sempre tiveram especial apetência ( e sabedoria) para desbaratar a riqueza que a Providência ( chememos-lhe assim...) nos proporcionou.

    ResponderEliminar
  24. O seu comentário vem na linha do que eu respondi a Serginho, penso.

    è uma pena, de facto, que quem temtido responsabilidades no país - desde o início até hoje !!-repita os mesmos erros sempre...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  25. LUIZ, alternativas políticas existem, mas o bom povo português parece ser masoquista e vota sempre Cavaco, PS , PSD!

    Fica bem

    ResponderEliminar
  26. Admirável e Estimada Amiga Sublime:
    "...Espero que vos tenha deixado matéria para profunda reflexão..."

    Despois de ler atentamente a sua visão sóbria, sensata e coerente sobre a crise instalada no Mundo e no nosso país de sonho, só me apetece dizer numa frase, como dizem cá no norte ignorado da capital: ESTAMOS FEITOS AO BIFE!
    Parabéns.
    Abraço amigo ao que concebe de forma actualizada, precisa e de pensar imenso nas suas palavras lucidas e de transformação para a nossa harmonia, pacatez e sossego.
    Sempre a admirar o seu precioso talento e brilhantismo no que faz fabulosamente.
    MUITO OBRIGADO pela sua visão política fantástica.

    pena

    ResponderEliminar
  27. e continuamos lado a lado, de mão dada nas nossa revoltas!
    o afundamente é mais que certo!
    não há volta a dar...
    cada um puxa pela âncora que quer e nem todas têm o mesmo caminho...
    ai a nossa vida, minha irmã, vamos rastejando dia após dia nas mãos destes "ditadores democratas"!!!
    beijinhos grandes, cheios de revolta e nojo!

    ResponderEliminar
  28. "EStamos feitos ao bife! "e de que maneira, meu querido amigo e de que maneira!!

    O Norte é ignorado pela capital, mas o Alentejo também o é.

    Aliás, eu considero que o(s) Governo(s) que nos têm arrasado só se interessam por eles mesmos e pelas suas clientelas e amiguismos

    Porque a própria cidade de Lisboa, enfim...

    Um abraço com toda a estima e consideração, meu carissimo PENA.

    ResponderEliminar
  29. Óptima expressão essa a de ditadores democratas, pois só respeitam a forma da democracia, nunca a sua verdadeira essência, mana!

    Bem hajas, querida xará!

    ResponderEliminar
  30. São

    Eras tu nininha? Gorduchinha...
    Mas a beleza da "nena" dos lacinhos é fantástica. Coisa linda...«O tempo volta para trás».
    Quanto ao texto, futebol, concursos com todo o mundo a dar gritos programados; é o que temos.

    jokitas

    ResponderEliminar
  31. Não sou eu, meu Amigo, é minha neta que completará um ano em 21 deste mês.

    Como é uma criança bonita pôde dar uma mulher que o não é?buuuua´´aaá´

    pois, estamos todos a ser empalados por esta corja que tem o pder mundial e se não importa rigorosamente nada em destroçar a vida de quem quer que seja


    Um abraço, querido Zé

    ResponderEliminar
  32. Ai, valha-me Deus... a CRISE...!

    Já perdi a esperança de me curar dela, esgotaram-se os remédios na farmácia...
    Na verdade nem sequer tinha dinheiro para os comprar....

    ... há que distraír o povo com qualquer coisa, para que não tenha tempo de reparar nas coisas importantes e graves que acontecem neste país.

    Beijos São

    ResponderEliminar
  33. Eu assinava por baixo, sem qualquer hesitação.
    Cumps

    ResponderEliminar
  34. Meus ENCANTOS, a diversão aí está nas doses cavalares de futebol e nos programs mais que estúpidos!!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  35. E, caro GUARDIÂo, para mim seria um orgulho.

    Saudações amigas.

    ResponderEliminar
  36. uma excelente analise das nossas mazelas... históricas! e dos empasses de hoje.

    gostei

    abraços

    ResponderEliminar
  37. Vindo de ti, eis um enorme elogio que me orgulha muito!

    O meu agradecido beijo.

    ResponderEliminar
  38. *
    e a culpa de um povo inerte,
    como escrevia Guerra Junqueiro
    á 124 Anos !!!
    *
    " Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes,a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas . . . "
    *
    in - Guerra Junqueiro
    escrito em 1886.
    ,
    brisas de revolta,
    ficam
    ,
    *

    ResponderEliminar
  39. Mi muy querida Sao,

    Mientras subsistan la corrupcion y la injusticia social todo seguira en crisis en cualquier parte del mundo.

    Un post excelente!!!!!!!!!

    Un beso grande..

    ResponderEliminar
  40. Tudo o que aqui está escrito é matéria mais que suficiente para reflexão claro mas, ainda acredito que vamos ser capazes de continuar a superar esta crise que há tanto nos acompanha,desesperar é que não, se bem que eu estou quase...
    bjs

    ResponderEliminar
  41. Emaranhados poderes!
    Difícil evoluir a partir da exploração do mais fraco. O povo evolui, a nobreza quase nunca. Então chega o poder democrárico e faz uma salada geral, com a lei do que leva mais vantagem. Complicado. Concordo contigo, os problemas não são novos nem recentes, ganharam notoriedade por algum motivo e não é humanitário, com certeza.

    Obrigada por assinar novamente a caixinha de seguidores.
    Abraço e bom final de semana.

    ResponderEliminar
  42. Amigo POETA , concordo de todo e já o tenho dito e escrito muitas vezes: a responsabilidade também passa, de facto, muito por nós!

    Um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  43. Querido amigo, coberto de razão estás: a corrupção é um mal que tudo contamina.

    Um grande abraço e muchissimas gracias, considerado e estimado RICARDO.

    ResponderEliminar
  44. Pois, também concordo em que a esperança deve estar presente para que levemos de vencida mais esta fase cr+itica de uma crise crónica.

    Mas, tal como a LILÁ(S) , estou cansada de lutar para muito pouco.

    Um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  45. ÓI, CLARICE, meu bem!

    O Brasil foi colonizado por nós, alguma da nossas mazelas tinha que ter.

    Mas como canta Ana Carolina ,não importa o ínicio, importa onde se chega!

    E vocês são um país com enprmes e inúmeras potencialidades, ainda jovem.

    Nós é que andamos um bocado abalados , para cúmulo numa Europa , também ela, periclitante.

    Nada a agradecer, achas que , porventura, deixaria uma ligação que dura desde o meu aparecimento na blogosfera?

    Um abraço apertado, amiga

    ResponderEliminar
  46. São,

    concordo com tudo! Um texto muito consciente e verdadeiro.



    Carinhoso beijo querida amiga.

    ResponderEliminar
  47. Obrigadissima , minha querida.
    Todo o meu afecto para si.

    ResponderEliminar
  48. O exemplo desastroso de Bush/Barack, por que um é continuação do outro.

    O defeito está nos próprios portugueses, somos assim e não há nada a fazer.

    ResponderEliminar
  49. Sim, a política externa do imperialismo não se alterou, de facto.

    O povo português é um fenómeno que eu sou incapaz de perceber.

    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  50. Ola Sao, ja estou habituada a encontrar nos seus "posts" uma lucidez que espelha realismo. Mas nunca tao forte como esta analise retrospectiva da nossa evolucao. Esta-nos nos genes. Uma heranca maligna. Tambem acredito que a esperanca, esta nas novas geracoes. Mas ate nisso somos uns castradores. Sempre a cortar-lhes as hipoteses de serem diferentes!

    ResponderEliminar
  51. Ola Sao, ja estou habituada a encontrar nos seus "posts" uma lucidez que espelha realismo. Mas nunca tao forte como esta analise retrospectiva da nossa evolucao. Esta-nos nos genes. Uma heranca maligna. Tambem acredito que a esperanca, esta nas novas geracoes. Mas ate nisso somos uns castradores. Sempre a cortar-lhes as hipoteses de serem diferentes!

    ResponderEliminar
  52. Brilhante análise, ótimo texto.
    Aplica-se tambem ao lado de cá do Atlântico

    ResponderEliminar
  53. Obrigada pela generosa apreciação , amiga.

    Será que conseguimos alguma vez sair deste círculo fechado? Duvido!

    Um bom natal e feliz 2011, TAGARELAS.

    ResponderEliminar
  54. Querida Dona, agradeço sua amabilidade e lamento que o Brasil esteja nesta mesma situação.

    Um Natal de amor e um óptimo 2011 lhe desejo, no meu abraço.

    ResponderEliminar
  55. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue