Meu caríssimo Urbano, no dia em que o seu corpo será cremado , não posso nem quero nem devo deixar passar em claro o agradecimento público pela amizade com que me honrou e pela generosidade imensa de ter escrito um prefácio para o livro onde recolhi alguns dos meus poemas...e que, claro, jamais chegou a ver a luz do dia editorial.
Portugal , com a sua partida, fica ainda mais pobre e triste; perde(mos) o seu sorriso, o seu profundo humanismo, a sua convicção ideológica. Que nunca alterou, mas que também nunca o deixou pactuar com , por exemplo, barbaridades como o esmagamento da Primavera de Praga pelos tanques de uma URSS invasora e impiedosa.
A sua sensibilidade e abertura permitiu-lhe sempre viver amizades verdadeiras com pessoas bem diferentes do seu quadrante político. Por isso, se deu sempre muito bem com Mário Soares e Helena Roseta é madrinha do seu casamento com a Ana( e aqui, desculpe a frontalidade que sempre soube ser a minha, não entendo o nascimento de uma criança que teve como pai alguém com idade para ser seu bisavô).
Necessário, porém , não esquecer o seu casamento com Maria Judite de Carvalho, grande escritora, e de que nasceu a Isabel.
Necessário, porém , não esquecer o seu casamento com Maria Judite de Carvalho, grande escritora, e de que nasceu a Isabel.
Li, como sabe, a sua obra quase toda e tenho como obras maiores "Os Insubmissos" e "Bastardos do Sol" , além de muitos dos seus contos ("A Samarra" é inesquecível).
Temos também em comum a paixão pelo Alentejo, por aquela terra de gente sofrida, explorada e, ainda hoje, esquecida.
Não esquecemos , nunca esqueceremos, o assassinato a sangue frio de Catarina por Carrajola, tenente da GNR, e da impunidade de quem matou.
Partilhámos o convívio de José Afonso, outro ser humano rico e que sempre ficará na memória de quem lutou contra a ditadura de Salazar e Caetano.
Aqui lhe deixo um comovido abraço, já de saudades.
Que vá em paz!
Que vá em paz!
Um privilégio teres estado tão próximo deste grande Homem em todo o sentido da palavra!
ResponderEliminarUm ser humano excepcional!
Abraço
Sinto pela perda. Fica tudo que fez.
ResponderEliminar
ResponderEliminarHomenagem justa e sentida a um Grande Escritor.Concordo consigo, querida São, ficámos mais pobres. Mas, Urbano Tavares Rodrigues será imortalizado pelas suas obras e e pelos seus amigos.
Bjs
Olinda
Escrevi, por aí, num post que listava a sua vasta obra: Pegue-se num livro, um só que seja. Abra-se em qualquer página, uma basta. Leia-se um parágrafo, um só, e dará para entender a dimensão da sua alma humana.. não morreu! Estes homens nunca morrem... nós não deixaremos! E a dor da perda doí mais se não honramos, por ignorância ou incoerência, a sua memória!
ResponderEliminar(o prefácio que lhe escreveu, prova certamente o que eu digo aqui)
Olá, São!
ResponderEliminarPara além de bom escritor, era também um rico ser humano e pessoa decente,atributos que vão faltando neste nosso reino de gente pequenina e mesquinha.
E não dei conta de que no seu funeral lá estivesse alguém conhecido em representação do pr, ou do governo...
Bom resto de Domingo e uma abraço
Vitor
Pois eu também não!
ResponderEliminarMas sendo ele comunista convicto,amigo intimo de Cunhal, com o caixão coberto a seu pedido, com a bandeira do partido, natural é que esta cambada de Direita e que o reformado de Boliqueime nem se dessem ao trabalho de se fazer representar no funeral de um dos nossos grandes escritores e melhores Homens.
Estas criaturas, além disso , não têm cultura para poderem ter ideia de perdas assim.
Um abraço com votos de bom domingo, amigo meu
Secalhar, está na hora de editar os seus poemas, e perpetuar ,o amigo também ...
ResponderEliminarBeijinhos e bom fim de semana
Uma perda que deixa a cultura portuguesa bem mais pobre.
ResponderEliminarUm abraço e uma boa semana
Uma bonita homenagem!
ResponderEliminarAbraço
Que lindo, São! E que sorte teres privado com um Senhor destes! Que tão esquecido foi por esta gentalha da "cultura". Saramago "safou-se" de ter sido esquecido porque foi Nobel, senão... enfim!
ResponderEliminarBeijo e votos de boas semana.
Grato abraço e boa semana, LINO.
ResponderEliminarBela homenagem.
ResponderEliminarMais uma grande perda.
És uma privilegiada minha amiga...
ResponderEliminarO homem parte, mas a obra fica.
A qualidade do literário é a sua intemporalidade.
Beijo grande.
(...e para quando o tal livro de poemas?)
Tenho consciência disso, que ao longo da minha vida tenho conhecido pessoas boas e decentes e não criaturas (embora , infelizmente, também algumas me tenham cruzado o caminho).
ResponderEliminarPanso que sim, que a obra de Urbano e de Judite ficará bem gravada.
O tal livro?...Pois não sei, linda!
Dorme bem, amiga minha
Cada vez mais , Portugal fica sem Homens e vão restando criaturas, desgraçadamente.
ResponderEliminarGrato beijo, ROSA CARIOCA
Concordo totalmente contigo. Felizmente, foi-me dada a oportunidade de conhecer e travar relações com alguns seres humanos verdadeiramente excepcionais!
ResponderEliminarROSA DOS VENTOS, que enhas uma semana tão agradável como as que acabaste de viver, rrss
GRAÇA, realmente agradeço a Deus ter-me proporcionado conviver com Pessoas de muito valor, algumas conhecidas publicamente e outras não.
ResponderEliminarEsta gentinha tem lá cultura suficiente para conhecer razoavelmente que seja a extensa obra de Urbano?!
Não vi nas exéquias ninguém que representasse nem o Governo nem o reformado de Boliqueime!!
Saramago não foi esquecido, mas foi maltratado: é só lembrar que o estafermo que vive em Belém nem sequer o mencionou na Feira do Livro de Bogotá...
Boa semana
Sim, porque isso ninguém pode destruir!
ResponderEliminarBeijo grato, DONA.
Oh,MINA, não é assim tão fácil: só publicam quem já tem nome firmado.
ResponderEliminarO livro de poemas exclusivamente meus que tenho publicado nem sequer foi este e foi uma homenagem da SFAL, com prefácio de um outro excelente e premiado escritor e jornalista, embora menos conhecido e de quem já aqui falei a propósito do seu mais recente romance: "Jazigo com Vista para o Mar".
Boa semana para vós.E , sim, que o povo acorde, finalmente!!
Cada vez Portugal está mais pobre de valores, de cultura, de ética, de Pessoas.
ResponderEliminarQuase só restam criaturas, infelizmente.
Abraço grande, ELVIRA
Querida OLINDA, viu alguém representando o POder nas exéquias? Eu não consegui descortinar ninguém...
ResponderEliminarCada vez mais , o nosso pais tem menos pessoas e mais criaturas.
Mas , sim, a sua figura será sempre lembrada por quem ama a liberdade , a cultura .
Bem haja!
Cavaco Silva começou a lê-lo. boa semana
ResponderEliminarDeixo o meu abraço num post de despedida a alguém cuja partida me tocou especialmente... e de forma estranhamente dura pois não o conhecia pessoalmente...
ResponderEliminarNão pude ir ao funeral por razões de saúde mas tê-lo-ia feito se se tivessem reunido as condições mínimas para me manter de pé mais do que dois ou três minutos.
Agradeço e retribuo esse abraço com muita ternura, desejando que consiga melhorar a sua saúde ...
ResponderEliminarTens a certeza? Urbano fez questão de ter o caixão coberto com a bandeira do PCP...e isso para o reformado de Boliqueime ( tal como para a actual coligação governamental e arredores) é pior que lepra : talvez por isso não vi ninguém a representar o Poder!
ResponderEliminarBoa semana, TÁXI
Prova, sim, ROGÈRIO.
ResponderEliminarE concordo: Pessoas assim jamais morrem, ao contrário das vis criaturas que por aí proliferam.
Peço desculpa pela demora da resposta, mas é que ainda não consegui ouvir o documentário ...
Boa semana
Lamento que tenhas perdido um amigo. E é preciso ser uma pessoa verdadeiramente simpática para fazer um prefácio ao livro de poemas de uma estreante... :)
ResponderEliminarQue descanse em paz!
Mais do que simpática, é ser mesmo generosa e dar apoio, como sempre deu, a quem começava e que, na sua opinião, tinha qualidade(alguma, pelo menos).
ResponderEliminarO meu grato abraço e beijinhos para ti.
Infelizmente, não tive a felicidade de o conhecer, mas o meu irmão mais velho conheceu-o ainda jovem e tinha uma enorme admiração por ele.
ResponderEliminarMerecida a homenagem que aqui lhe prestas.
Eu não conheci Miguel, o irmão dele e por quem não tenho grande simpatia pelo que sei dele.
ResponderEliminarMas foi pena não o teres conhecido, pois era um extraordinário ser humano.
Grato abraço por apoiares a minha sentida homenagem