segunda-feira, junho 11, 2012

PORTUGAL : CABEÇA SANTA


       Das Termas de S. Vicente(Pinheiro) ...

              a Cabeça Santa são dois quilómetros.

 A igreja é monumento nacional e integra a Rota do Românico do Vale do Sousa. Deve o nome à devoção de Dª Mafalda, infanta portuguesa( filha de D.Sancho I), por uma caveira ali existente. Mas esse crânio desapareceu há décadas, segundo notícias recentes publicadas.
Infelizmente, o senhor responsável pela chave não estava em casa: assim só pude fotografar o exterior do templo...

 maravilhar-me com os arredores...

e ajudar os festejos.

18 comentários:

  1. Cabeça Santa?
    Onde fica isso?
    Um abraço e boas férias

    ResponderEliminar
  2. Cabeça Santa fica no concelho de Penafiel.

    O tratamento aos ossos(literalmente) já findou, minha amiga.

    Um grande beijo.

    ResponderEliminar
  3. Talvez até já tenha passado por lá pois sendo perto de Penafiel já fui lá muitas vezes mas nunca ouvi o meu cunhado falar de tal curiosidade, nem sequer vi a notícia do roubo da cabeça na televisão.

    Andamos sempre a aprender.

    Obrigado São pela aula.

    ResponderEliminar
  4. Amiga, eu soube agora e por acaso do roubo e daquilo que a população pensa: foi no último dia e porque li o jornal.

    Um abraço verdeeeeee

    ResponderEliminar
  5. Olá, São!

    Por acaso, até sei onde fica; não muito longe de Entre os Rios, sítio bem bonito, com uma bela marginal até ao Porto. Mas já vi que não foste para as águas, ou foste...?

    Abraço amigo; boa semana.

    Vitor

    ResponderEliminar
  6. E sabe sempre tão bem arejar para novas paisagens... para recuperar as baterias, que por esta altura do ano já estão um bocado gastas! :)

    Espero que tenhas tido umas ótimas mini-férias! :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  7. Não conheço, não senhora!
    Andas a passear por aí!... Que bom! Aproveita.

    Beijinho e boas férias.

    ResponderEliminar
  8. Estive em tratamento do esqueleto(literalmente) nas Termas de S.Vicente duranmte quinze preciosos dias, através da Inatel.

    Como optaram por nos levar a ver pinguins e tartarugas e patos, eu fiz um giro por minha conta: estive em Entre-os-Rios, sim, mas não fui até ao Porto .

    Boa semana, VÍTOR|

    ResponderEliminar
  9. Foram duas semanas bem boas, excepto na alimentação, mas houve um dia em que me banqueteei fora, rrss

    Um abraço, TETÉ.

    ResponderEliminar
  10. GRACINHA, já acabou a época termal para mim, este ano, buááa´

    Mas tu vais ficar a conhecer mais desta região de Penafiel : vou falar dela em mais posts, rrss

    Boa semana para ti

    ResponderEliminar
  11. bom lugar para passear
    sem dúvida alguma!

    lindo, lindo e lindo!

    ResponderEliminar
  12. Bem o pode afirmar, meu bem, rrrss

    Abraço grande

    ResponderEliminar
  13. Sim, senhora, afinal estive longe, de acertar rsss embora fosse a Norte, e mais umas termas que fiquei a conhecer:-)
    Pena é que não seja um meio mais acessível.
    Nunca fiz já precisava, deve ser retemperador.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  14. Também nunca fizera, mas gostei imenso : foram quinze dias sem ver televisão, jornais e afins e os tratamentos foram bem agradáveis.

    Santa noite aí em casa.

    ResponderEliminar
  15. Apesar de conhecer grande parte do norte, ou talvez por isso vi logo que não conhecia.
    É que nunca fui a Penafiel.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  16. Penafiel é uma cidade agradável onde passara só uma vez e sob chuca, no ano ano passado.

    A região é muito bonita.

    Muitas e saborosas sardinhas neste dia de Santo António, amiga

    ResponderEliminar
  17. Ah, em Portugal não há cabeça santa, há cabeça enfeitada.

    ResponderEliminar
  18. rrsss isso dizes tu...

    Beijinhos

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue