Penso que é Moscovo, aliás não tenho dúvidas. Povo sofrido. Todas as ditaduras, sejam elas de esquerda, ou de direita são más. Quanto à Democracia também não vejo melhoras. Chego à conclusão que nós humanos é que não sabemos respeitarmo-nos uns aos outros...depois acabam por vir os extremos...que é sempre muito mau para todos. Lindas fotos e deve ter sido um belo banho cultural. Forte abraço Mer
Espero que tenhas entregue beijinhos meus ao Putin. hahaha!
Sei que adoraste todos os momentos, tanto a beleza dos monumentos, como a verificação in loco dos locais que tanto sofrimento trouxeram ao povo russo. Afinal a Russia indiscutivelmente faz parte da complexa história europeia.
Fico feliz por saber que continuas realizando os teus sonhos e conferindo a tua vasta cultura.
Um grande abraço, com muita saudade
PS: e para a próxima não desapareças assim, pelo menos manda um email avisando
Por ordem: 1-Praça Vermelha 2-Teatro Bolshoi(encerrado para restauração) 3-Estátua de camponesa e operário premiada em Paris no início do século XX : via-se da janela do meu quarto de hotel. 4-Rua Arbat, pedonal. 5-Instituto de Ciências. A estrutura que o encima não funciona por "falta de sol". 6-7 :Convento das Donzelas. 8-Templo de Cristo Salvador. 9-Universidade. 10-Estátua de Pedro, o grande, no rio Moscova. 11-Entrada no Convento das Donzelas. 12- Kremlin.
Russas e negras tb...para além da nacional, do outro lado da família...uma mistura explosiva, doce Sãozinha! São nada os meus olhos! N seja modesta!;) jinhos mil
Lindas fotos. Se olharmos com atenção fotos de todas as partes do mundo vemos como todas exibem beleza, todas traduzem a necessidade humana de comviver com o belo, a harmonia e a paz. Isto nos torna todos iguais não é ?Iguais no amor e na necessidade de ser feliz. Bjs Lê
Por certo sabes que esse Templo do Cristo Salvador já não é a construção original, pois essa foi mandada dinamitar por Estaline, para aí construir o Palácio dos Sovietes, que acabou por nunca ser feito. Depois da queda do regime Soviético a Catedral foi reconstruída segunda a traça original.
A Universidade de Moscovo, um arranha-céus com a estonteante altura de 240 metros (embora não pareça em foto devido à sua elegante silhueta), faz parte do conjunto arquitectónico das Sete Irmãs. É um dos muitos ex-libris da cidade.
Por fim apareces em pose ao lado do Canhão do Czar, no Kremlin moscovita. Canhão que nunca disparou um único tiro. Se todos os canhões e demais material bélico pudessem se vangloriar do mesmo!...
Gostaria ainda de dizer que Kremlin significa fortaleza, cidadela fortificada, pelo que podemos encontrar um kremlin em muitas cidades russas.
Sabes bem que eu não estou aqui a ensinar a missa ao padre, pois tu já sabes de tudo isso que falei acima. Apenas me lembrei de legendar algumas das tuas fotos para os teus visitantes que tiverem a paciência de ler os outros comentários.
Agora vou ver o jogo de Portugal com a Costa do Marfim. Boa sorte, Portugal!
Nena, que viagem, hein? Imagino o quanto deves ter gostado. Não vou dizer que tenho inveja, apenas porque não sou invejosa :) Direi apenas que também eu gostaria de visitar uma cidade que já vi inúmeras vezes em fotos, e que tem monumentos de uma beleza espectacular. Quem sabe, um dia? Feliz por te ter de novo entre nós. Muito feliz, mesmo.
Amigo querido, sabias que Estaline queria fazer uma estátua de Lenine a coroar esse Palácio onde os helicópteros pousariam numa das mãos ? O tipo era doido de todo!!
E Portugal lá conseguiu não perder...mas cada vez mais me parece que ficaremos pela fase de grupos.
Sim, amiga querida, sabia desses megalómanos devaneios, que felizmente não se concretizaram, pois seria tudo construído à custa de trabalho escravo; como maioria de todas as suas obras de propaganda (excepção do Metro de Moscovo, que o povo da cidade se ofereceu para construir a seu próprio esforço, mas à custa de muitas vidas humanas em acidentes de trabalho). Estaline, já sabemos, era uma criatura execrável.
Lá escapamos por esta, num jogo insosso e enjoativo. Mas não é com empates que se ganham campeonatos e os brasileiros estão aí à coca esperando para se aproveitarem de qualquer deslize. E como vamos sempre com o rabinho entre as pernas nos jogos contra o Brasil... Bem pode uma pessoa torcer por eles, se se mantiverem a jogar como uns tontos sem rumo, nada feito.
Aliás, todo o período soviético foi pródigo em criaturas aberrantes, mas agora também o povo russso, coitado, não está muito melhor: quem manda a sério é Putin, que não é flor que se cheire.
Portugal lá vai a caminho de se vir embora, penso.
andaste longe, xaá querida! e gostaste??? nunca andei por lá, já teria querido e gostado mesmo, vejo sempre fotos e reportagens lindíssimas, mas há coisas... não sei se me interessaria ainda! tenho outros destinos à frente, msmo que repetidos... beijinhos grandes
Xará e amiga podes crer que te interessaria, pois há coisas lindas de morrer. Graças a Deus, conheço um pouco do mundo e mesmo assim fiquei de boca aberta frente a bastante do que vi.
Sou suspeita, porque adoro os templos ortodoxos, mas mesmo em edifícios civis t~em coisas mirabolantes!
Estou a lembrar-me , por exemplo, da sala de ambar do palácio de Catarina. Que conhecia atrav+es de documentário televisivo e que nunca pensei oider extasiar-me ao vivo perante aquele deslumbramento.
Ah! Sempre foste a São Petersburgo, também! Que bom!... Foi a volta completa. Fico muito feliz por ti. Acredito que deva ter sido um passeio de êxtases. hahaha
E os grandes salões do Kremlin de Moscovo? e os jardins do Peterhof? Tanta coisa deslumbrante que por lá se oferece ao visitante...
Beijinhos
PS: quanto aos dirigentes russo de hoje... o Putin diz mata e o Medvedev esfola logo. Uma dupla de desconfiar mesmo.
Pena não teres visto os salões do Kremlin. Mas decerto vistes outros deslumbrantes nos palácios do Báltico. O que não faltou nesse obsceno período imperial da história russa foi extravagância.
E agora vamos assistir ao Torres e cia derrotando a Suiça.
Embora um pouco atrasada venho dizer-te de como gostei de ver as tuas fotos. Sempre adorei a arquitectura russa. Tenho andado um pouco adoentada e nem sempre com forças para as minhas visitas, mas já tinha passado por aqui para te ver. E que belíssima viagem! Os meus parabéns pela escolha e obrigada pela pertilha. Beijinhos
Belíssimas fotos!!! Que maravilha!
ResponderEliminarBeijos na alma, querida!
Obrigada, linda!
ResponderEliminarUm abraço apertado.
Moscovo?
ResponderEliminarEntão agora já bem sei por onde andou esses dias todos caríssima!
Beijos
Sabia que tenho origens russas, minha querida Sãozinha?:)
ResponderEliminarLinda...como sp.
bjis mil
não colocaste as mais óbvias... :)
ResponderEliminarAdoraria fazer essa viagem, um dia quem sabe estarei eu aqui a mostrar as minhas fotos!
Beijo grande
Penso que é Moscovo, aliás não tenho dúvidas.
ResponderEliminarPovo sofrido.
Todas as ditaduras, sejam elas de esquerda, ou de direita são más.
Quanto à Democracia também não vejo melhoras.
Chego à conclusão que nós humanos é que não sabemos respeitarmo-nos uns aos outros...depois acabam por vir os extremos...que é sempre muito mau para todos.
Lindas fotos e deve ter sido um belo banho cultural.
Forte abraço
Mer
Espero que tenhas entregue beijinhos meus ao Putin. hahaha!
ResponderEliminarSei que adoraste todos os momentos, tanto a beleza dos monumentos, como a verificação in loco dos locais que tanto sofrimento trouxeram ao povo russo. Afinal a Russia indiscutivelmente faz parte da complexa história europeia.
Fico feliz por saber que continuas realizando os teus sonhos e conferindo a tua vasta cultura.
Um grande abraço, com muita saudade
PS: e para a próxima não desapareças assim, pelo menos manda um email avisando
Moscovo, sim, meu caro.
ResponderEliminarPor ordem:
1-Praça Vermelha
2-Teatro Bolshoi(encerrado para restauração)
3-Estátua de camponesa e operário premiada em Paris no início do século XX : via-se da janela do meu quarto de hotel.
4-Rua Arbat, pedonal.
5-Instituto de Ciências. A estrutura que o encima não funciona por "falta de sol".
6-7 :Convento das Donzelas.
8-Templo de Cristo Salvador.
9-Universidade.
10-Estátua de Pedro, o grande, no rio Moscova.
11-Entrada no Convento das Donzelas.
12- Kremlin.
Um abraço grande.
Ai, sim?!
ResponderEliminarQue giro!!
Linda?!Isso são os seus generosos olhos, minha querida!
Que DEus a acompanhe, NININHA.
Caro KAPIKUA, não percas as esperanças: eu esperei quarenta anos para visitar o Egipto!
ResponderEliminarNão coloquei, mas vou colocar, rrss
Um abraço para ti e muitos beijinhos para as tuas meninas.
Querida MER, não posso estar mais de acordo : o problema é nosso, desgraçadamente!
ResponderEliminarObrigada por gostar: eu vou colocar mais, porque , efectivamente, a cultura russa e os seus monumentos são de uma tremenda riqueza.
Um abraço apertado.
Russas e negras tb...para além da nacional, do outro lado da família...uma mistura explosiva, doce Sãozinha!
ResponderEliminarSão nada os meus olhos!
N seja modesta!;)
jinhos mil
Irmão-do-coração, quantas vezes me lembrei de ti: irias adorar!
ResponderEliminarMoscovo surpreendeu-me positivamente: a única coisa que me não agradou foi a estatuária, muito formal e pesada.
Um saudoso abraço.
NiNINHA, é essa mistura que faz de si a pessoa interessantissima que é!
ResponderEliminarE não sou modesta, querida, só que a menina ainda não me viu ao vivo, rrss
Um apertado abraço.
Lindas fotos. Se olharmos com atenção fotos de todas as partes do mundo vemos como todas exibem beleza, todas traduzem a necessidade humana de comviver com o belo, a harmonia e a paz. Isto nos torna todos iguais não é ?Iguais no amor e na necessidade de ser feliz. Bjs Lê
ResponderEliminarMuito prazer na sua presença aqui. E concordo de todo com sua perspectiva: o ser humano necessita de afecto e beleza.
ResponderEliminarComo consigo acessar seu blogue?
Um abraço.
Preciosas fotos querida amiga, y realmente trae el aroma de lugares lejanos y bellos...
ResponderEliminarBeijos
Lindas as fotos, São.
ResponderEliminarPor certo sabes que esse Templo do Cristo Salvador já não é a construção original, pois essa foi mandada dinamitar por Estaline, para aí construir o Palácio dos Sovietes, que acabou por nunca ser feito. Depois da queda do regime Soviético a Catedral foi reconstruída segunda a traça original.
A Universidade de Moscovo, um arranha-céus com a estonteante altura de 240 metros (embora não pareça em foto devido à sua elegante silhueta), faz parte do conjunto arquitectónico das Sete Irmãs. É um dos muitos ex-libris da cidade.
Por fim apareces em pose ao lado do Canhão do Czar, no Kremlin moscovita. Canhão que nunca disparou um único tiro. Se todos os canhões e demais material bélico pudessem se vangloriar do mesmo!...
Gostaria ainda de dizer que Kremlin significa fortaleza, cidadela fortificada, pelo que podemos encontrar um kremlin em muitas cidades russas.
Sabes bem que eu não estou aqui a ensinar a missa ao padre, pois tu já sabes de tudo isso que falei acima. Apenas me lembrei de legendar algumas das tuas fotos para os teus visitantes que tiverem a paciência de ler os outros comentários.
Agora vou ver o jogo de Portugal com a Costa do Marfim. Boa sorte, Portugal!
Meu estimado RODOLFO, Moscovo foi para mim uma agradável surpresa, exceptuando as pesadas estátuas muito formalizadas.
ResponderEliminarFuerte abrazo por cima do azul do mar.
Pois não facilitaste nada.
ResponderEliminarMas as fotografias mostram beleza.
Queremos mais.
LUIZ
¡Qué buen viaje!
ResponderEliminarlol! Nem preciso!:)
ResponderEliminarA beleza é td o que irradia de si nestas fotos onde sorri!
Lindas fotos, São. Bela viagem. Por acaso não encontrastes o fantasma de Lenin vagando desconsolado pelas ruas de Moscou?
ResponderEliminarBeijo.
A beleza está em toda a parte e o olhar bateu em cheio em motivos que merecem ser fotografados.
ResponderEliminarAbraço do Zé
um belo conjunto de fotografias para nos dar a conhecer melhor uma bela cidade, as melhores fotos ficam sempre guardadas no nosso coração, bj.
ResponderEliminarNena, que viagem, hein?
ResponderEliminarImagino o quanto deves ter gostado.
Não vou dizer que tenho inveja, apenas porque não sou invejosa :) Direi apenas que também eu gostaria de visitar uma cidade que já vi inúmeras vezes em fotos, e que tem monumentos de uma beleza espectacular.
Quem sabe, um dia?
Feliz por te ter de novo entre nós. Muito feliz, mesmo.
Abraço e carinho.
São,
ResponderEliminarNós não somos invejosas mas lá que estas fotos nos fazem uma invejinha da boa, lá isso fazem.
Percebemos que te divertiste e isso também é muito bom.
Beijossssss
Terás mais amostras da Rússia, LUIZ.
ResponderEliminarE se era paraa adivinhar...
Boa noite.
Belíssima, meu estimado PEDRO.
ResponderEliminarAté porque contactei compatriotas tuas de extrema simpatia.
Repousa bem esta noite.
NINOCAS , a minha flor é um encanto!
ResponderEliminar"Bejinhos", linda.
Caro JENS, quando eu colocar as fotos respectivas verás porque motivo não encontrei Lenine assombrando Moscovo, rrss
ResponderEliminarUma noite serena.
Caro ZÈ, agradeço o apreço.
ResponderEliminarUMa noite boa.
Viva, DULCE!
ResponderEliminarSim, o melhor se grava em nossa alma.
Mas é bom recordar através das fotos.
Uma boa noite.
Minha querida MARIAZITA: adorei!
ResponderEliminarMoscovo é bem mais bonita do que eu esperava.
E verás ainda mais fotos, que só pecam por defeito acerca dos temas escolhidos por mim.
Um abraço grandeeee , nena.
Bem vinda, TITE!
ResponderEliminarEu também sinto essa "invejinha" de vez em quando, rrss
Um abraço ilone, amiga.
Amigo querido, sabias que Estaline queria fazer uma estátua de Lenine a coroar esse Palácio onde os helicópteros pousariam numa das mãos ? O tipo era doido de todo!!
ResponderEliminarE Portugal lá conseguiu não perder...mas cada vez mais me parece que ficaremos pela fase de grupos.
Uma noite serena para ti.
Sim, amiga querida, sabia desses megalómanos devaneios, que felizmente não se concretizaram, pois seria tudo construído à custa de trabalho escravo; como maioria de todas as suas obras de propaganda (excepção do Metro de Moscovo, que o povo da cidade se ofereceu para construir a seu próprio esforço, mas à custa de muitas vidas humanas em acidentes de trabalho). Estaline, já sabemos, era uma criatura execrável.
ResponderEliminarLá escapamos por esta, num jogo insosso e enjoativo. Mas não é com empates que se ganham campeonatos e os brasileiros estão aí à coca esperando para se aproveitarem de qualquer deslize. E como vamos sempre com o rabinho entre as pernas nos jogos contra o Brasil...
Bem pode uma pessoa torcer por eles, se se mantiverem a jogar como uns tontos sem rumo, nada feito.
Haja deus!...
Aliás, todo o período soviético foi pródigo em criaturas aberrantes, mas agora também o povo russso, coitado, não está muito melhor: quem manda a sério é Putin, que não é flor que se cheire.
ResponderEliminarPortugal lá vai a caminho de se vir embora, penso.
Beijinhos.
Que belos dias certamente foram esses!
ResponderEliminarUm grande abraço, zogia
Foram , sim...mas ser turista dá uma canseira!
ResponderEliminarBeijinhoooos, minha linda.
Eu não tenho blog minha linda. Falta-me paciência. Mas pode acessar meu e-mail
ResponderEliminaragenorvoc@gmail.com
Beijinho Lê
andaste longe, xaá querida!
ResponderEliminare gostaste???
nunca andei por lá, já teria querido e gostado mesmo, vejo sempre fotos e reportagens lindíssimas, mas há coisas... não sei se me interessaria ainda!
tenho outros destinos à frente, msmo que repetidos...
beijinhos grandes
Obrigadissima. Mas blogue é engraçado e uma maneira de comunicar, sabe? E podemos sempre determinar a frequência dos textos...
ResponderEliminarUm abraço, LÊ.
Xará e amiga podes crer que te interessaria, pois há coisas lindas de morrer.
ResponderEliminarGraças a Deus, conheço um pouco do mundo e mesmo assim fiquei de boca aberta frente a bastante do que vi.
Sou suspeita, porque adoro os templos ortodoxos, mas mesmo em edifícios civis t~em coisas mirabolantes!
Estou a lembrar-me , por exemplo, da sala de ambar do palácio de Catarina. Que conhecia atrav+es de documentário televisivo e que nunca pensei oider extasiar-me ao vivo perante aquele deslumbramento.
Um abraço graaandee, linda.
Ah! Sempre foste a São Petersburgo, também! Que bom!... Foi a volta completa. Fico muito feliz por ti.
ResponderEliminarAcredito que deva ter sido um passeio de êxtases. hahaha
E os grandes salões do Kremlin de Moscovo? e os jardins do Peterhof? Tanta coisa deslumbrante que por lá se oferece ao visitante...
Beijinhos
PS: quanto aos dirigentes russo de hoje... o Putin diz mata e o Medvedev esfola logo. Uma dupla de desconfiar mesmo.
Medvedv é , segundo, as guias russas , uma mera figura decorativa, que pouco aparece e, consequentemente, Putin continua(rá) com todo o poder.
ResponderEliminarDos jardins de Peterhof só vi o mais pequeno, pois nesse dia chovia a cântaros.
Nos salões do Kremlin não entrámos.
De qualquer modo, eu colocarei fotos e acho que vais apreciar muito.
Um abraço, lindo.
Pena não teres visto os salões do Kremlin. Mas decerto vistes outros deslumbrantes nos palácios do Báltico. O que não faltou nesse obsceno período imperial da história russa foi extravagância.
ResponderEliminarE agora vamos assistir ao Torres e cia derrotando a Suiça.
Viva España!
Aí está o palácio de Pedro, como te prometi.
ResponderEliminarEspero que gostes.
Abraço.
Olá São,
ResponderEliminarEmbora um pouco atrasada venho dizer-te de como gostei de ver as tuas fotos. Sempre adorei a arquitectura russa.
Tenho andado um pouco adoentada e nem sempre com forças para as minhas visitas, mas já tinha passado por aqui para te ver.
E que belíssima viagem!
Os meus parabéns pela escolha e obrigada pela pertilha.
Beijinhos
Te desejo de coração a solução rápida e definitiva desses problemas de saúde.
ResponderEliminarObrigada por gostares, linda.
Bem hajas!
Que saudades!
ResponderEliminarEntão vai aparecendo, porque colocarei mais aqui e no SÃO.
ResponderEliminarAbraço.