sábado, janeiro 26, 2008

MULHERES SOB VIOLÊNCIA

Viva!

Como sabem, eu não considero que a defesa de determinadas causas se esgote em datas- símbolo, ou seja, devemos lutar sempre por aquilo em que acreditamos!

Assim sendo, venho hoje fazer ouvir a minha preocupação, a minha indignação e o meu lamento por todas as mulheres que continuam sob violência.

Em Espanha, há poucos dias atrás, duas jovens foram queimadas vivas pelos respectivos companheiros num espaço de tempo que não atingiu as vinte e quatro horas!!

Com toda a franqueza, considero que o país vizinho se encontra a braços com um seríisimo problema na população masculina : não é normal a ocorrência deste tipo de comportamento altamente agressivo repetindo-se ao longo de anos!!

Alguma decisão drástica terá que ser tomada.

Claro que a Igreja Católica , que mostrou a sua enorme preocupação com a hipotética dissolução do modelo de família tradicional sob o poder e o mando do homem numa manifestação em Madrid, não teve ainda uma só palavra nem de alerta nem de censura quanto a estas mortes!!

Na mesma linha, aqui em Portugal , Luciano Guerra , Reitor do Santuário de Fátima, afirmou muito recentemente que não tem a mesma gravidade o marido agredir a mulher diariamente ou de três em três anos!!

Relativamente às recentes alterações do Código de Processo Penal a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas irá enviar ao Governo uma proposta de correcção da Lei penal, porque protege o agressor em vez da vítima.

Eu pasmei quando li a entrevista em que Jorge Lacão defendia que não era erro ter substituído a pulseira electrónica do agressor pelo telemóvel dado à vítima, porque até era mais rápido esta comunicar a pedir socorro!!

A situação é tão simples quanto isto: a vítima apresenta queixa, mas como o agressor se compromete a apresentar-se às autoridades não é detido e regressa a casa. Como a maior parte dos assassínios conjugais acontece nos dias seguintes à apresentação de queixa, não é necessário ser muito clarividente para prever o negro futuro da mulher assim abandonada às mãos do homem que a vitimiza.

Se este enquadramento legal não é perverso e machista, então não sei o que seja!!





Segundo o meu querido amigo Gustavo Chaves, no Brasil esta luta contra a violência doméstica está avançada pelo facto de Maria da Penha ter ficado paraplégica em consequência das agressões do marido.

Se quiserem conhecer a legislação vigente , aí está:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11340.htm



Deixo-vos um endereço que considero muito útil:

http://www.violencia.online.pt/



Agradeço ao meu amigo Victor Nogueira ( http://kantoscriptoriumindex.blogspot.com/) o apoio dado através de :


http://kantoscriptoriumindex.blogspot.com/2007/12/srie-mulheres.e-lutas.html


e

http://kantoscriptoriumindex.blogspt.com/2007/12/srie-mulheres-angolanas-histricas.html

Ofereço-vos a excelente "cantaora" Estrella Morente numa magnífica "Zambra", dança árabe do Al-andaluz :

http://www.youtube.com/watch?v=RGFpKwgkpZs

Bom fim de semana!

88 comentários:

  1. são:
    Obrigada a sua visita, gostei de cá vir, há muito para ver e ler, voltarei com mais tempo.
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Isso é um grande problema, o brasil, creio, está na vanguarda desta luta com a lei 11.340/2006, apalidada de "lei maria da penha", recebendo este nome por se tratar de uma mulher que sofreu violência do marido, ficou paraplégica devido a isto e foi a luta contra a violência doméstica.
    Leia a lei completa em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11340.htm

    ResponderEliminar
  3. MARIA SIMPLESMENTE:
    Agradeço a visita e fico esperando vê-la cá mais vezes.
    Saudaçõpes!

    ResponderEliminar
  4. GUSTAVO CHAVES:
    Muito bom vê-lo aqui!!
    Obrigada pela informação : lerei, claro!
    Aqui é o que se vê, em Espanha é o desastre!
    Fique muito bem!

    ResponderEliminar
  5. Os dias disto e daqueloutro não chegam.Jamais!!!
    Fizeste bem em apelidar aquela mãe e sua criança em total desamparo de Nova Pietá.
    Xau.

    LUIZ

    ResponderEliminar
  6. A violência contra as mulheres (e não só) é uma vergonha e também uma enorme cobardia.
    Há que denunciar sempre!
    Um beijo São.

    ResponderEliminar
  7. GRAÇA PIRES:
    A violência, como bem dizes, é qualquer coisa de degradante!!
    Bem hajas!

    ResponderEliminar
  8. LUiZ:
    Os dias de luta são todos os nossos dias, acho eu.
    A vida renova-se e temos que adequar os símbolos à realidade presente!!
    Xau!

    ResponderEliminar
  9. Oi menina! É tá certa aqui no Brasil depois da Lei Maria da Penha as coisas tem melhorado muito.

    bjs
    O Sibarita

    ResponderEliminar
  10. O SIBARITA:
    Ainda bem, pelo menos o sofrimento dessa infeliz não caiu em saco roto!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Olá, São
    No que a mim se refere, os dois últimos links levam a lado algum.
    Assim, deves substituí-los pelos seguintes:
    http://kantoscriptoriumindex.blogspot.com/2007/12/srie-mulheres-e-lutas.html

    http://mundophonographo.blogspot.com/2007/11/do-rio-que-tudo-arrasta-5-sobre_27.html

    E se me permites sudiro que passes o tamanho do texto do post para médio.
    Bjo VN

    ResponderEliminar
  12. Ah!
    E se quiseres podes acrescentar este
    http://kantoscriptoriumindex.blogspot.com/2007/12/srie-mulheres-angolanas-histricas.html

    ResponderEliminar
  13. SÃO
    Caramba, é assim mesmo que se fala e é assim mesmo que se denuncia. Eu acho que este post devia ir para o SOL POENTE mas gostava que fosses tu mesma a colocá-lo. Eu repito os passos do convite.
    É infame que haja mulheres a sofrer desta maneira em países ditos desenvolvidos e em pleno século XXI.
    Beijinhos, minha querida

    ResponderEliminar
  14. Solidário estarei com esta causa.
    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Como é triste
    Que as pessoas se achem
    Correctas, inteligentes
    E comentam estas atrocidades,
    Por vezes até parece irreal

    Beijinhos
    luna

    ResponderEliminar
  16. Nada justifica a agressão, a lei está a ser benévola e, quanto a mim erradamente, estou a recordar casais com crianças menores, o trauma que isso deve ser para as pobres criança.
    Sobre a igreja nem me vou prenunciar pois entendoque ela é muito mais de Pilátos que, de outro qualquer.
    A educação para a família não existe, a família em si é o fruto da circonstância, os jovens casam mas querem continuar a fazer uma vida livre e a mulher como mãe, dona de casa e trabalhadora, continua a ser a mais prejudicada, neste mundo que continua a ser machista, e como se tudo isto não fosse o suficiente, a mulher ainda é vítima de agressões e maus tratos incluindo essa barbaridade que é a mutilação.
    São, este teu tema merece ser debatido todos os dias até que esses (homens sintam vergonha da sua cobardia.
    Um abraço
    josé manangão

    ResponderEliminar
  17. Olá São, estou solidária contigo nesta causa muito triste.
    Beijinhos de carinho e amizade.
    Fernandinha

    ResponderEliminar
  18. FERNANDA E POEMAS:
    Obrigada amiga por estares a lutar ao meu lado!
    Uma abraço bem apertado, linda

    ResponderEliminar
  19. POESIA NO POPULAR:
    O mundo continua machista e a igreja continua conivente e cúmplice , atá porque ela pr´pria exclui as mulheres do sacerdócio!!
    O cinismo impera!
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  20. A esse palhaço que disse a barbaridade sobre o espaçamento da violência contra as mulheres, era dar-lhe 8 chapadas, com intervalos de 4 minutos. Depois diziamos: "Calma, senhor padre, isto não tem o mesmo significado que dar-lhe as chapadas todas seguidas!". Talvez lhe fizesse luz no espírito...

    ResponderEliminar
  21. RAFEIRO PERFUMADO:
    AH!AH! Boa ideia, boa ideia!!
    Talvez assim aprendesse!
    Mas que fazer às alienadas que seguem as regras destas criaturas e acham tudo muito natural?!
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  22. MULTIOLHARES:
    Só que talvez não sejam assim tão inteligentes...
    Pelo menos, emocionalmente não o são!
    Espero o regresso!

    ResponderEliminar
  23. RENÉ:
    E eu grata pelo apoio ficarei.
    Espero o regresso.

    ResponderEliminar
  24. SILÊNCIO CULPADO:
    ÓI; minha querida!
    Eu não prometo conseguir: já sabes que sou ignorante internética. De qualquer modo, obrigada!

    "Bejinhos"

    ResponderEliminar
  25. VÌCTOR NOGUEIRA:
    ´Tá bom, farei amanhã.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
  26. Olá, São
    Creio que não tenho o teu mail e deste modo só posso falar contigo por este meio.
    Há uns comentários anteriores disse-te que as hiperligações estão incorrectas e que as duas últimas deviam ser substituidas por estas:
    .
    http://kantoscriptoriumindex.blogspot.com/2007/12/srie-mulheres-e-lutas.html

    http://mundophonographo.blogspot.com/2007/11/do-rio-que-tudo-arrasta-5-sobre_27.html

    E sugeri que poderias acrescentar esta outra.
    .
    http://kantoscriptoriumindex.blogspot.com/2007/12/srie-mulheres-angolanas-histricas.html
    .
    Tal como as hiperligações foram colocadas não faz qualqer sentido a sua manutenção.


    Bjo
    VN

    ResponderEliminar
  27. Há quem diga que os últimos serão os primeiros. Porque me respondeste em último, só depois vi a tua observação
    Lamento o incómodo
    Abraço
    VN

    ResponderEliminar
  28. VÍCTOR NOGUEIRA:
    A tua resposta foi a derradeira, porque é essa a minha estratégia, quando há uma assunto mais específico. Evita-se assim ao destinatário andar enrolado em respostas outras. Se fosses um visitante mais assíduo - e inteligente como és- ter-te-ias apercebbido disso.
    As tuas sugestões, que agradeço, foram todas realizads.
    Mas algo se passa com os links que, apesr de substituídos, continuam a desembocar numa página estranha.
    O e-mail chegará a tuas mãos.
    Nunca me incomodas, pelo que não tens nada a pedir desculpa-
    Já agora, gostaria de te ver por aqui mais vezes e de ter resposta quando comento lá nos teus espaços, porque muito francamente acho que a comunicação só o é quando se realiza em ambos os sentidos.
    Quero ainda agradecer-te a preciosa colaboração.
    Bem hajas!

    ResponderEliminar
  29. Essa é uma luta muito digna!

    Obrigado pela visita ao Chapa!

    Bom fim de Domingo,

    ResponderEliminar
  30. EDUARDO P L:
    Agradeço o apoio.
    Fico esperando seu regresso!
    Bom começo de semana.

    ResponderEliminar
  31. Nem sei que diga São! Para quando um olhar "de frente" sobre este problema porquem de direito?
    Depois há também a necessidade de consciencializar a nossa sociedade que, apesar da lei actual, continua a achar que "entre marido e mulher não metas a colher!"...Beijo..

    ResponderEliminar
  32. Amiga São...
    Como sabes, estou totalmente contigo nesta temática... É necessário tomar posições mais fortes para dar um basta a estes casos que se repetem... Mais ainda aos que se fazem anunciar pelas suas características e reincidência... e que as autoridades continuam a facilitar...

    Beijo para ti...

    ResponderEliminar
  33. AMIGONA AVÒ:
    ÓI, minha linda!
    O que custa sempre mais a mudar é a atitude mental, infelizmente!
    Mas temos que continuar lutano!
    Je t´embrasse, chérie!

    ResponderEliminar
  34. ALICE MATOS:
    Gosto de te saber a meu lado nesta ( e noutras ) luta.
    Algo tem que ser feito, mas como os maus tratos tantoa a crianças como a mulheres ocorrem em todas as classes sociais, claro que quem detém o poder acaba por não modificar nada!!
    Desejo que te encontres passando muito bem, querida amiga!

    ResponderEliminar
  35. Doce Amiga:
    Considero alguns pontos pertinentes contra a violência doméstica. A saber:
    1º É um acto cobarde contra todos os valores e princípios de boa Cidadania e de respeito mútuo entre duas pessoas que a ela se sujeitam: homens e mulheres.
    2º Os Seres ditos humanos nunca poderão assumir tal conduta que desprestigia e agride.
    Revela ausência de dignidade, de formação e de educação.
    3º O machismo deveria ter acabado há muito. Não tem cabimento na sociedade dos nossos tempos. É impessoal e revela uma conduta impópria e inconsciente de desrespeito para com a Humanidade.
    4º O entendimento e a aceitação do outro é necessária e direccionada para a compreensão de todas as mulheres, todas elas belas, imprescindíveis e com um valor imenso nas nossas vidas.
    5º Não seria agradável, sensato e coerente o RESPEITO por quem quer que seja. Só enalteceria e fascinaria o bem-estar, harmonia e sossego emocial a todos os níveis.
    Amiga São de pasmar, não sei se concorda, mas as atrocidades contra as mulheres são de seres sem educação, dignidade ou carácter inaceitável e que recorrem à violência só para "libertar" angústias, frustações e mal formação.
    Sempre a lê-la com muita delícia e encanto.
    Beijinhos amigos extensivos aos seus.
    OBRIGADO pelo que é. Imenso!

    pena

    ResponderEliminar
  36. PENA:
    Como não poderia concordar, caro amigo?!
    Claro que quem agride mulheres e crianças nem humanos são para lá da forma corporal!!
    Um abraço do tamanho da beleza da sua alma, abrangendo quem ama!!

    ResponderEliminar
  37. Excelente comentario, que subscribo contra la violencia sexista.
    Y estoy totalmente de acuerdo con tu opinión sobre la Iglesia Católica en este tema.
    ¿Solución? Un conjunto de cosas y tiempo: leyes, medidas policiales, educación y concienciación social. Y castigo también a las mujeres que hacen mucho daño a las causas de las víctimas de la violencia masculina denunciando agresiones falsas (cosa que está aumentando también).
    Saludos y gracias por tratar este tema, tan oportuno.

    ResponderEliminar
  38. A violência sobre as mulheres é uma maldade cobarde.

    ResponderEliminar
  39. Bater, seja em mulher seja em homem, é a maior das cobardias do ser humano. Nunca admitiria que minha mulher me batesse, bem como ela não admitiria que eu lhe fizesse o mesmo. Pai és filho serás, como será que os nossos filhos veriam uma situação dessas? Enquanto não houver respeito pelo ser humano, nada feito. Para haver amor é necessário cedências de parte a parte, quem assim não proceder , só tem uma coisa a fazer:-Separação.

    ResponderEliminar
  40. PEDRO OJEDA ESCUDERO:
    óptimo comentário o teu!
    Concordo que as mulheres que caluniam os homens , mentindo sobre violência doméstica ou abuso sexual sobre crianças deveriam ser penalizadas, sem dúvida!
    Muchas gracias,amigo!

    ResponderEliminar
  41. WALTER:
    Concordamos, amigo, toda e qualquer agressão é uma cobardia, principalmente se feita contra seres mais fracos.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  42. ESPAÇO DE JOÃO:
    Pois claro, respeito sempre e acima de tudo!
    Se a relação terminou, então melhor é o casal separar-se. Até para as crianças.
    Semana feliz!

    ResponderEliminar
  43. Excelente iniciativa Amiga,

    Todos os dias são dias para denunciar qualquer tipo de violência. Até porque ela é cometida todos os dias, infelizmente.
    Quanto à Igreja, parece-me que, nos tempos que correm, está mais preocupada com acumulação de riqueza e imagem do que qualquer outro bem. Tristemente...
    Os Estados e respectivas legislações não resolvem o problema da violência... Esta somente será resolvida pela mudança de mentalidades e cultura da paz, tolerância e respeito mútuo. Por isso, não podemos baixar os braços!

    Um beijo amigo,

    Maria Faia

    ResponderEliminar
  44. A igreja católica detentora da moral e dos bons costumes subjuga as mulheres!

    Será por ser dominada em EXCLUSIVO por homens?

    beijo

    ResponderEliminar
  45. MARIA FAIA_
    Agradeço o apoio.
    A Igreja é coerente: comtinua a considerar a mulher um bicho perigoso ; alem disso, esqueceu os ensinamentos do Mestre.
    Quanto aos políticos protegem quem nas classes altas agride e maltrata.
    A luta terá que ser nossa. Como sempre!
    Uma semana feliz, amiga!

    ResponderEliminar
  46. KAPIKUA:
    Sem dúvida.
    Mas o mais aviltante é um grande número de mulheres concordar com a aviltação do seu próprio sexo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  47. É por este motivo que a maioria das agressões não são denunciadas.
    As mulheres não têm proteção alguma, e sabem que depois terão de voltar à casa e aguentar dores maiores. Por isso preferem calar-se.
    Absurdo é pouco para uma situação dessas.
    Boa semana, querida!
    Bjos

    ResponderEliminar
  48. Nunca é demais falar deste assunto. Porque em vez de se esgotar, ele renova-se todos os dias.
    Um abraço amigo

    ResponderEliminar
  49. Es una verdadera tragedia esta situación que se vive en todos, los sectores sociales y en todos los paises.
    Aqui en Argentina, existen leyes y disposiciones, pero el flagelo es dificil de erradicar
    Hay que preocuparse y seguir luchando.
    Beijos, mi amiga

    ResponderEliminar
  50. KARINA:
    Olá, querida!
    As mulheres são a maioria a nível mundial , mas encontram-se dominadas por uma minoria que defende aguerridamente os seus próprios interesses. O mais grave é a alienação de muitas mulheres, que acabam por fazer o jogo dos dominantes e agressores!
    A minha esperança reside em pessoas joves e lúcidas como tu!
    Um abraço bem grande, linda!

    ResponderEliminar
  51. ELVIRA CARVALHO:
    Ei, linda!
    Como tem razão, amiga!
    Feliz semana.

    ResponderEliminar
  52. RODOLFO N:
    ´Hola, amigo!
    Sim, a luta tem que ir além das legislações.
    Tem que haver uma mudança de mentalidades : é o mais difícil!
    Beijo-te, caro Rodolfo!

    ResponderEliminar
  53. nunca é de mais alertar para estas situações, porque enquanto elas existirem, não podemos baixar os braços! Fizeste muito bem em lembrar!

    ResponderEliminar
  54. FEEL IT:
    Agradeço o apoio.
    Fico esperando o regresso!
    Feliz semana!

    ResponderEliminar
  55. São, ainda não por todo o Brasil, mas já existem delegacias especiais para mulheres e alguns serviços de proteção. Mesmo que demore a justiça é preciso que as denúncias continuem.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  56. CLARICE:
    Mas aqui nem por isso, pois se dá uma no cravo e outra na ferradura!
    Por issp, é como dizes, temos que seguir denunciando e lutando!
    Graças a DEus, nunca tive esse problema por perto, mas também não permitiria que me agredissem sem resposta. Depois, seria o fim!
    Feliz semana, amiga!

    ResponderEliminar
  57. A violencia sobre as mulleres é un gran problema que na miña opinión so se pode arranxar ca educación,educación en igualdade e sen proteccionismos que tantas veces fan pequenos favores ó noso xénero,educación na denuncia xa que todos temos a obriga de dar voz a moitas desas víctimas que viven na máis cruel das obscuridades.
    En canto a postura da igresia non podo deixar de decir que so aumenta ó meu ateísmo,xa no Antigo Testamento as mulleres eran relegadas a actrices secundarias.........
    Beijo e sabes que contas comnigo.

    ResponderEliminar
  58. VERMELLA:
    Muito te agradeço o apoio.
    Também acho que só com uma Educação para a Igualdade de sexos esta aberração se poderá resolver!
    Una aperta!

    ResponderEliminar
  59. São

    Poucas coisas me deixam mais desiludido com o ser humano do que a violência dentro de casa ou de instituições.
    É a forma mais cobarde de violência, já que as vítimas são sempre pessoas dependentes e/ou mais fracas ou simplesmente indefesas, crianças, a mulher (na esmagadora maioria dos casos) os idosos.
    Devemos lutar para passar a mensagem de que estes criminosos estão ao nível de quaiquer outros criminosos violentos e que não poucas vezes, para além de o crime se repetir, tem contornos de particular crueldade.
    Quaiquer actos e atitudes de condescendência, por parte das autoridades e da sociedade, para com estes criminosos, constitui uma vergonha para todos nós.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  60. A mulher é tão, tão doce e terna que merecia estar no podium da beleza e do encanto.
    É um Ser Humano maravilhoso.
    Que seriamos de nós sem elas???????
    Condeno veementemente o machismo e todas as formas de violência sobre elas.
    Beijinhos amigos de encanto, doce amiga.
    Sempre a lê-la com consideração e respeito

    pena

    ResponderEliminar
  61. "a vítima apresenta queixa, mas como o agressor se compromete a apresentar-se às autoridades não é detido e regressa a casa". Li e pasmei...

    vivemos numa sociedade violenta. mas a violência familiar é uma tragédia porque muitas vezes escondida. e nesta como em outras matérias e lei deve proteger os mais fracos.

    parabéns pelo post.

    ResponderEliminar
  62. Minha amiga linda! Faço minhas suas palavras. Estamos num mundo, onde não há o menor respeito pelo ser humano. Principalmente a mulher. Aqui no Brasil, existem casos de entristecer. Também as leis são vagas e os culpados não cumprem penas. E assim, o número cresce assustadoramente.
    Tenha uma semana feliz!
    Beijos

    ResponderEliminar
  63. SÃO
    vim dar-te um beijinho porque, como sabes, estou sempre contigo em causas como estas.

    ResponderEliminar
  64. Amiga São,

    Estou de passagem rápida apenas para agradecer a mensagem de aopio deixada no meu blog e dier que o Lourenço já foi para casa.

    Beijinho e boa semana :)

    ResponderEliminar
  65. SAMUEL:
    Obrigada por ter vindo e, principalmente, por ter exposto claramente uma abordagem totalmente correcta a um crime cobarde e que recai sobre os seres mais indefesos da sociedade e de cima a baixo.
    Bem haja, meu caro!

    ResponderEliminar
  66. PENA:
    Querido amigo, do coração lhe agradeço a presença e o carinho!
    Um grande, grande abraço!

    ResponderEliminar
  67. Minha querida São

    Não sei o que poderei comentar, porque o texto permite-me condenar - o que é, para um homem normal, o mínimo dos mímimos - mas não me permite explicar e, muito menos, adiantar soluções.

    Repugna-me esta violência obscena e cobarde e, paradoxalmente, apetece-me dizer que quem a exerce também deveria ser de igual maneira agredido e violentado. Eu sou bastante defensor do «olho por olho, dente por dente». Não sou daqueles moralistas que vivem defendendo os direitos de quem não respeita os direitos de ninguém.

    Mas por aqui íamos longe - e com muita polémica, não é?

    Em resumo: estou solidário com tudo o que dizes.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  68. HERÉTICO:
    Obrigada, mas penso que só cumpro o meu dever de denúncia.
    As leis portuguesas, parece-me, erram sempre o alvo, isto é, não protegem os ofendidos e facilitam a vida de quem ofende!!
    Fica bem!

    ResponderEliminar
  69. MONTE CRISTO:
    Pois seria polémico, seria.
    Muito te agradeço o apoio, como não esperaria outra coisa de um ser humano recto e justo como tu, querido amigo!
    Bem hajas!

    ResponderEliminar
  70. OLHOS DE MEL:
    Minha querida, infelizmente a sociedade está a afundar-se em desamor e violência!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  71. SILÊNCIO CULPADO:
    Obrigada, linda!
    Daqui te envio sinceros votos pela excelente qualidade de "Escola- Igualdade de Oportunidades"!!!
    Bem hajas, amiga!

    ResponderEliminar
  72. KA:
    Feliz notícia, essa!!
    Obrigada por ter a gentileza de me informar, amiga!
    Tudo de bom para o Lourenço e família e também para si!

    ResponderEliminar
  73. Boa noite São

    Estas personagens que utilizam a violência doméstica, não são homens, são cobardes.
    Confesso-te que começo a estar farto das palavras pois não têm levado a lado algum.
    A violência continua em Espanha em Portugal e por esse mundo fora. A vontade que tenho é passar aos actos.
    Repara que estes miseráveis, mesmo depois de serem detidos e postos perante o juiz, acabam por sair na maioria das vezes. Que justiça é esta? Que gente é esta?
    Ah se eu pudesse...
    Um grande beijinho
    José Gonçalçves

    ResponderEliminar
  74. Amiga, quanto ao teu,comentário lá no meu canto (qualquer dia faço como tu -começo a responder lá)é como dizes. Tudo é muitocomplicado e as histórias de vida cruzam-se e têm muitas vezes dois lados...histórias de pais e filhos nem sempre são vitoriosas!E há cada história...eu vou contando, como sabes...olha a de ontem teve uma reviravolta!
    beijão...

    ResponderEliminar
  75. A violência doméstica são um crime que merecia outro tipo de punição. A covardia deve ser castigada com mais severidade.

    ResponderEliminar
  76. Junto ao teu e de todas as mulheres o meu Grito.
    Jinhos

    ResponderEliminar
  77. JOSÈ GONÇALVES:
    Pois se eu pudesse, talvez as coisa não estivessem tão graves.
    Aos pedófilos castrava-os cirurgicamente, aos angariadores de escravatura sexual faria com que estivessem nessa situação durante , no mínimo, dois anos sem folgas nem feriados.
    Aos agressores faria com provassem o mesmo tipo de agressões!
    Só há uma coisa que não podemos esquecer: as relações sado-masoquistas que por vezes se estabelecem entre o casal e que ninguém é capaz de romper...e eu conheci um caso destes profissionalmente: é verdadeiramente dramático!
    Abraço, amigo!

    ResponderEliminar
  78. AMIGONA AVÓ:
    Pois eu , ingénua, pensei que a reviravolta fosse boa, mas fiquei abismada!!
    Segundo a minha opinião, a GNR deveria ser avisada de novo, até porque já o convocou anteriormente.
    Abraço, querida!

    ResponderEliminar
  79. RUI CAETANO:
    Concordo de todo.
    As penas são demasiado benevolents.
    Saudações.

    ResponderEliminar
  80. MARIA CLARINDA:
    Obrigada, a tua voz é importante nesta luta!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  81. WALTER:
    Não sou mulher de desistências e com apoios como o teu tenho mais força ainda!!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  82. Passei para deixar um abraço, e a informação de que tem mais um mimo no Sexta-feira

    ResponderEliminar
  83. Olá São,

    Já tive oportunidade de fazer um post acerca deste assunto.Infelizmente no pais vizinho ou aqui, estas atitudes cobardes que alguns pseudo machos cometem tem que começar a ser punidas severamente e não branqueadas pela igreja católica ou com medidas idiotas como aquela que Jorge Lacão sugeriu.

    Amiga um beijinho para ti
    Joy

    ResponderEliminar
  84. Victor Nogueira disse...
    Ts ts
    Os ou as minhas escassas comentadoras brincam com o João Baptista, que tal como o verdadeiro pode ser que um dia destes perca literalmente a cabeça, não por encanto de Teresa, mas sim entregue numa bandeja a um qualquer Herodes por artes duma Salomé instigada pela sua mãe Herodias.
    Saudações
    Victor Manuel

    ResponderEliminar
  85. ELVIRA:
    Obrigada de coração, minha amiga!
    Beijinhos, muitos!

    ResponderEliminar
  86. JOY:
    Folgo com a tua lucudez, amigo!
    A igreja católica só não continua a fazer archotes de mulheres vivas porque já não pode, mas continua a discriminá-las!!
    Abraços.

    ResponderEliminar
  87. VÍCTOR NOGUEIRA:~
    Já sabes que as mulheres quando sentem as coisas muito s+erias tentam disfarçar por vezes, amigo!
    Abraço.

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue