sábado, janeiro 12, 2008

FALANDO DE AMIZADE

Bom dia!

Venho hoje falar-vos de amizade...

Não, não falo daquele sentimento grandiloquente escrito com maiúscula e que muitas vezes( demasiadas vezes!) se usa tão só como um adorno na lapela do casaco.

Falo do sentimento que se vive a todos os momentos, nas horas tristes e nas horas alegres, que se mostra nos pequenos pormenores, na atenção aos diversos e variados sinais vindos, ainda que de maneira muito ténue, do outro lado.

A amizade é a mais pura e sadia forma de amar, porque é uma escolha pessoal e aceita sem condições e oferece sem cobrar.

Como diz o meu amigo Pedro Escudero, amizade manifesta-se de especial maneira quando podemos estar juntos em silêncio.

Como já escrevi uma vez, o meio é virtual, os sentimentos não.

Por esse motivo , deixo aqui a soberba guitarra de Carlos Paredes em oferta aos meus amigos:

Desiderio Benito

Silêncio Culpado

Amigona Avó e Neta Princesa

José Gonçalves

Salvador Vaz da Silva

Sete Pecados Mortais


Meus queridos, 2008 será , de certeza, o ano da vossa vitória e da nossa alegria.

Um abraço muito fraterno!!

Escutemos :

http://www.youtube.com/watch?v=2x-F-cwo_y4

68 comentários:

  1. ... y sobre todo, este sentimiento se demuestra cuando uno/a puede estar junto al otro/a en silencio...
    Saludos.

    ResponderEliminar
  2. PEDRO OJEDA ESCUDERO:
    Tienes razón, o silêncio é pedra de toque, sí.
    Muchas gracias por mo recordares!!
    Vuelve!

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo.
    Amizade é divina mesmo, com ela vem todos os outros bons sentimentos.
    Se Deus criou algo mais bonito que a amizade, deve ter guardado só para ele...hehe.
    Bom final de semana.
    Bjos

    ResponderEliminar
  4. São, desculpa a intrusão, mas não ficaria de bem comigo se te não viesse trazer um beijinho, e já tarda!, pelas tua intervenção no blogue da Lídia-Silente (silente é um adjectivo que Fernano Pessoa usava «alguém que faz silêncio» e de que eu gosto muito!).

    Na verdade, o meu horário de trabalho é estranho de mais, tão madrugador, e nem sempre me posso desmultiplicar para visitar os meus do costume ou alguém pela primeira vez, como é agora o teu caso. Mas, ensonado, cá estou na mesma.

    Ainda bem que falas da Amizade que é, para mim, um olhar Justo, um Estar-Com que nos faz Justiça com que fazemos Justiça a alguém especial para nós.

    O teu novo amigo
    PALAVROSSAVRVS REX

    ResponderEliminar
  5. Amiga São, concordo plenamente contigo! Lindo...o eterno Carlos Paredes!
    Desejo-te um excelente fim de semana com tudo de bom para ti. Muitos beijinhos e um xi coração.

    ResponderEliminar
  6. Aramis:
    Vem sempre, gosto de te ver aqui!
    Feliz final de semana!

    ResponderEliminar
  7. KARINA:
    Ói, querida!
    Também acho: nada há mais bonito que amizade!
    Alegre final de semana!

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto de ter amigos. Mas que sejam de verdade.

    ResponderEliminar
  9. MISS VADER:
    Estamos em sintonia, até nos tempos: acabei de sair de tua casa!
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  10. Um abraço sincero como o som da guitarra de Carlos Paredes. Obrigado pelo voto e retribuo da mesma forma, a amizade sempre demonstrada até então. Abraços Pecadores.

    ResponderEliminar
  11. JOSHUA:
    Joaquim Carlos, meu novo amigo, estamos de acordo em muita coisa: gosto do Silente, amo Educação/ Formação, estou desiludida com muitas coisas!
    Mas também acho que não podemos desistir e devemos levantar a voz , sempre!!
    Espero que, mesmo ensonado, não deixes nunca de me dar um pouco do teu tempo, ´tá?
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  12. Sete Pecados Mortais:
    Que todos os teus sonhos se concretizem, Pecador!
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  13. Olha minha menina , gostei do teu post de hoje mas tenho que te perguntar onde é que eu fico aí na lista...cadê? que não vejo o meu nome ai escrevinhado???!!!
    Eu vou-te dar minha... eu ali preocupada com V. Exª a oferecer-lhe todos os dias o elixir da juventude, para esticar as rugas com uma boa gargalhada e vai ele nem me considera !!!
    Tá bem tá, prontus já percebi!!!
    Uns são filhos outros são enteados...

    Eheheheheheheheh, tou a brincar ja sabes que eu sou assim, sempre a abrir.

    fui.
    Bom fim de semana
    Beijão grande

    ResponderEliminar
  14. LAURENTINA:
    Agradece a Deus não estares, porque os motivos da lista não sáo os melhores, infelizmente!!
    Quando a razão for só de amizade, lá te encontrarás, linda!!
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  15. que nunca os dedos te faltem. para a escrita e a música de Carlos Paredes...

    ResponderEliminar
  16. São
    Fiquei emocionada com as palavras e com a associação ao Carlos Paredes.Grandes são os sentimentos e curtos os caminhos quando as pessoas se encontram e percebem que partilham de sentimentos e experiências comuns e que constroem afectos com base naquilo que partilham.
    Sinto-me feliz em ter-te encontrado e ter-te como amiga. Obrigada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Um belo sentimento, o da amizade, infelizmente muito esquecido nesta época de egoísmos. Viva a Amizade!
    Saudações amigas

    ResponderEliminar
  18. Sim! a Amizade verdadeira sente-se.
    Faz-se da nadas que são imensos de significação. Representam uma interioridade que se assemelha a relíquias lindas do sentir.
    Existir.
    Obrigado pela sua preciosidade amiga. Sincera. Inabalável. OBRIGADO!
    Beijinhos de uma amizade que me preenche no que sou.
    Com muito respeito

    pena

    ResponderEliminar
  19. Desculpe só um pormenor valioso e rico: Adoro Carlos Paredes.
    Um Ser gigantesco à parte.
    Excelente!
    Com estima

    pena

    ResponderEliminar
  20. HERÉTICO:
    Esqueceste o mais importante: que a tua companhia nunca me falte!!
    Bom resto de sábado.

    ResponderEliminar
  21. Amizade, o mais belo e rico sentimento de todos.


    Luiz

    ResponderEliminar
  22. SILÊNCIO CULPADO:
    Lídia, minha querida, o privilégio de te ter encontrado é imenso.
    Um abraço muito forte!

    ResponderEliminar
  23. PENA:
    Obrigada pela sua estima sempre bem vinda, meu excelente amigo!
    Também admiro muito o génio de Carlos Paredes.
    Bom resto de final de semana.

    ResponderEliminar
  24. SAVONAROLA:
    Bem vindo...e agora que conhece o caminho, não o esqueça, sim?
    Viva a amizade!
    Bom resto de sábado.

    ResponderEliminar
  25. OLassssssssssssssss, un saludo desde Madrid España. Gracias por tu visita a mi blog, hoy me he pasado por aquí, para ver el tuyo... Veo que es un blog muy sentido y muy cariñoso con las personas y con el lenguaje. Un blog solidario y muy, muy premiado, jajaja.

    Bueno, te seguiré, Obrigado.

    Moitos bicos, non sei si ti sabes que eu son galego... jajaj.

    ResponderEliminar
  26. Olá querida amiga São, passei para deixar-te um beijinho de muito carinho e amizade.
    Fernandinha

    ResponderEliminar
  27. wnOlá! Que bela e sincera homenagem, é isso que vale mais que tudo!

    bjs
    O Sibarita

    ResponderEliminar
  28. THIAGO:
    Graciñas.
    Ah, és galego? Óptimo! Assim nos entenderemos muito melhor!
    Volta sempre!
    Unha aperta!

    ResponderEliminar
  29. FERNANDA E POEMAS:
    Bem vinda! Também bom fim de semana para ti!
    "Bejinhos"

    ResponderEliminar
  30. Pois, minha amiga, brindemos à verdadeira amizade, aquela que não precisa de maiúsculas ou qualquer tipo de letra particular; brindemos à amizade que vem da alma, que inunda o coração dos que ainda acreditam.
    Tchim, tchim!
    Um grande "bem-haja" pela visita ao meu humilde e despretensioso espaço.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  31. SPECTRUM:
    Palavras muito bonitas, as suas.
    Agora que sabe o caminho, espero encontrá-lo bastas vezes por aqui!
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  32. SIBARITA:
    Graças, amigo, pela visita.
    Amizade é o mais precioso bem, a seguir à saúde.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  33. Já foi tudo dito. Magistral conceito. Fora das "cronicas elaboradas pré-defenidas que correm pela blogosfera.
    Conceito pessoal e verdadeiro. Beijo amigo.

    ResponderEliminar
  34. EFENETO:
    Graças a Deus, que ainda há quem aprecie quem pensa pela sua própria cabeça!
    Venha sempre!

    ResponderEliminar
  35. Querida amiga:
    Yo creo que la amistad no es un torrente ni es bulliciosa...es una suave brisa que aparece en los momentos mas indicados, y nos hace sentir el milagro de un sentimiento tan noble..
    Beijos

    ResponderEliminar
  36. Olá,

    Que bom que sentimos e vivemos verdadeiramente este grande sentimento. :)

    Miminhos meus

    ResponderEliminar
  37. São
    Gosto de você. Acabei de fazer um blogue ando por aí a espreitar e gosto de si. Você não se arma ao pingarelho. É autêntica. E escolheu como amigos três blogs que também aprecio: Silêncio Culpado, 7Pecados Mortais e a Amigona Neta Princesa. Os outros não conheço mas se você diz..
    Só há bons blogs com pessoas que saibam ser humildes e dar o melhor de si.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  38. RODOLFO N.:~
    Disseste-o de uma maneira tão poética, meu caro...
    Vem sempre!
    Besos.

    ResponderEliminar
  39. São,
    Belo pensamento sobre a amizade.
    Estamos totalmente de acordo, quando é forte sente-se mesmo no silêncio.
    Sempre maravilhoso ouvir Carlos Paredes.
    Obrigada
    Beijos

    ResponderEliminar
  40. MIMO-TE:
    Só o nome que escolheste revela logo a pessoa generosa que és!
    Bom domingo, mimosa!

    ResponderEliminar
  41. WALTER:
    Obrigada pela amabilidade .
    Vou tentar esta sempre à altura e não o desiludir! Sim, porque eu espero vê-lo aqui muitas vezes!!
    Que o seu recente blog tenha muito sucesso, sinceramente!
    Bom domingo.

    ResponderEliminar
  42. BRANCAMAR:
    ói, minha bela!
    O silêncio é a pedra de toque para muita coisa, não achas?
    E Paredes é sempre uma maravilha...
    Bom domingo.

    ResponderEliminar
  43. hComo estive sem PC desde antes do Natal; hoje eu só passo pra dizer que aos pouco vou colocando minhas visitas em dia e, na medida do possivel irei lendo e comentando.
    Deixo o meu beijo e desejos de um ótimo domingo, além dos votos de um Ano Feliz!
    Com carinho,
    Menina

    ResponderEliminar
  44. MENINA DO RIO:
    Bem regressada, Verónica!!
    Já estava sentindo tua falta!
    Agradeço e retribuo voto de feliz 2008 !
    Abraços.

    ResponderEliminar
  45. São!
    Deixo aqui esse poema, onde eu falo da amizade e da dor de perder os amigos.
    Essa experiência é triste demais!!!
    Um abraço!
    Bjs!


    Uma dor de amigo!

    Uma dor de amor tem consolo,
    tem ombro e não se chora solo,
    uma dor de amor tem amigos!

    Uma dor de amor tem carinho,
    tem afago e se preciso,
    um bom puxão de orelha,
    pois numa dor de amor tem amigos!

    Numa dor de amor nunca
    choramos sozinho, sempre fica
    um amigo que se identifica,
    e abraçado nos leva em frente,
    mesmo que às vezes,
    esteja chorando junto!

    Uma dor de amor se consola
    no afeto e até mesmo no silencio,
    pois o que vale é a presença
    e a certeza de um amigo!

    Uma dor de amor tem consolo,
    mas esta dor de amigo,
    quem consola!

    Quem escuta essa dor que carrego,
    que me esvazia por dentro,
    que me queima as entranhas
    e acaba comigo?

    Quem consola essa dor
    se os meus amigos
    se
    foram,
    mas
    não
    morreram de overdose!

    Elenara Castro Teixeira
    http://phoemahelenara.blogspot.com

    ResponderEliminar
  46. ELENARA CASTRO TEIXEIRA:
    Ihhhhh, que é tão bom encontrar-te aqui!
    Este teu muito belo poema já o conheço de teu blog : acho que diz tudo acerca de da dor de se perder uma amizade...
    Ficarei contente com o teu regresso, bela.
    Um abraço amigo!

    ResponderEliminar
  47. Só quando se conhece o verdadeiro significado do termo felicidade, se pode falar dela.

    ResponderEliminar
  48. Querida São,

    Tenho isso escrito há uns dois anos em meus arquivos.
    Me permita mostrar, a propósito de seu oportuno "post":

    O SENTIDO DA AMIZADE

    Tenho recebido muitas mensagens que falam de amizade.
    Afinal, qual é o sentido da AMIZADE?
    Muitos confundem amizade com oportunismo, com egoismo, com vaidades pessoais resgatadas, e tantas outras adjetivações.
    Amizade não é uma roda de pessoas em torno de uma mesa, afogando suas frustrações existenciais em goles e mais goles de cerveja.
    A amizade verdadeira só pode existir entre pessoas com os mesmos princípios éticos e morais.
    Para sermos amigos devemos ter os mesmos conceitos sobre honestidade, moralidade e respeito, ainda que professemos fé religiosa discordante ou nenhuma.
    A amizade independe de nosso credo.
    A amizade exige uma atitude de companheirismo total, ainda que a distância física seja grande ou que haja muito tempo de afastamento.
    A amizade verdadeira surge quando não necessitamos de nada do outro e ao mesmo precisamos de tudo.
    Não necessitamos de nada que o outro TEM, mas precisamos de tudo que o outro É.
    E para termos tudo o que o amigo É, não existe nem tempo nem espaço como impedimentos.
    Este é o meu sentir sobre amizade.
    E quando todos formos amigos, teremos conquistado a verdadeira paz universal, tanto perseguida e nunca atingido pela raça humana.

    Luiz Santilli Jr.

    ResponderEliminar
  49. Divinal também a guitarra nas mãos de Carlos Paredes.
    E que bonita homenagem aos seua amigos.
    Um abraço.
    E espero que aceite o seu prémio.

    ResponderEliminar
  50. ELENARA CASTRO TEIXEIRA:
    Obrigada?! ...De quê, linda?!
    Abraço bem grande!

    ResponderEliminar
  51. OBSERVADOR:
    Pois!
    Um bom repórter dá sempre um óptimo observador!! AH!AH!
    Bem vindo, amigo!

    ResponderEliminar
  52. LUIZ SANTILLI JR:
    Meu querido amigo, posso assinar por baixo? Posso? Posso?...
    Parece que entrou em meu espírito e transpôs exactamente meu sentir e, para cúmulo, de maneira elegante e franca!
    Agradeço muito e muito a generosidade da partilha!
    Um abraço bem grande!

    ResponderEliminar
  53. ELVIRA:
    Claro que aceito o prémio com todo o gosto. Aliás, deve ter notado que trouxe _ finalmente!- o Blog de Élite...
    Muito grata pela gentileza!!

    ResponderEliminar
  54. São, nestes momentos onde a viagem entrou num longo túnel do que não se divisa o final, tuas palavras dão luz angustiantes trevas e o alma se alumia.

    Moltes gràcies per aquest suport mora. L'elecció musical l'he trobat perfecta.

    Petons fraternals estimada.
    Desiderio.

    ResponderEliminar
  55. DESIDERIO BENITO:
    Querido Desi, nao há nada para agradecer!
    Não percas a esperança, porque o túnel tem saída, sim!
    Imaginei que a arte ímpar de Paredes te agradaria!
    Estimo-te!!

    ResponderEliminar
  56. Olá São! Já fui ver as fotos das minhas amadas ilhas Açorianas. Estão lindas,mas pelo que percebi só visitou 3 ilhas. Quando puder não deixe de visitar as outras 6 porque são deliciosamente belas!

    Beijinhos e obrigada pela visita.

    ResponderEliminar
  57. GATA VERDE:
    Ainda bem que gostou. Mas eu visitei: Terceira, Faial, Pico e S. Miguel!
    Pode ter certeza, só se não puder é que não visitarei as restantes: fiquei totalmente apaixonada pelos Açores!!
    Nasceu em que ilha?
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  58. Querida São, desculpa. Não pude ver o vídeo até o fim. Não consegui...

    beijos

    ResponderEliminar
  59. PITANGA:
    Oh, minha linda...
    Essa tua saudade corta-me a alma, verdade!
    Tu mete-te num avião e vem desatar esse nó!!
    Um grande , grande abraço!!!

    ResponderEliminar
  60. Saudações amigas e um até sempre

    ResponderEliminar
  61. C VALENTE:
    Muito gosto em vê-lo aqui!
    Boa semana, amigo!

    ResponderEliminar
  62. Quando coloco minhas palavras no blog de amigos, e elas são publicadas, divido com todos o conteúdo postado.
    Você aprovou, publicou, é co-autora, querida amiga!
    Estou pronto a colaborar sempre contigo.
    Não achei Luz da Manhã como blog!
    Me fale sobre isso.
    Beijos

    ResponderEliminar
  63. LUIZ SANTILLI:
    Não é blog, amigo: é foto para levar!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  64. Já disse alguém de quem não sei o nome: Amizade é o amor ao qual não foram dadas asas.
    Já mudo isso para: o amor que tem amizade voa sempre.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  65. CLARICE:
    Concordo contigo!
    Abraço muito amigo.

    ResponderEliminar
  66. Querida amiga SÂO!
    Nada mais belo do que a amizade constante, sempre e em todos os momentos, nos bons e menos bons momentos.
    Já entendi há muito que a amizade é uma grandeza que supera o Amor, porque este sentimento pode ser temporário e a amizade deve ser duradoira, sempre fiel e persistente.
    E quando no amor existe um silêncio constante, a falta de diálogo e de comunicação, então perspectiva-se um silêncio "culpado" "sujo" que em nada dignifica a amizade.
    Horr´vel e destruidor o silêncio "culpado" no Amor!
    - Dai-me a amizade e eu vos daria alegria e felicidade!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  67. JOSÉ FARIA:
    Bela análise, caro amigo!
    Abraço.

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue