CITAÇÃO : RUI TAVARES GUEDES, 8/2025
"A forma como tantos países com tradição democrática têm assistido em silêncio, ao que se passa em Gaza é reveladora do mundo em que vivemos e da erosão dos valores que devíamos todos compartilhar, até por estarem inscritos na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na própria criação das Nações Unidas.
Quando, deliberadamente, como se fazia nos antigos cercos da época medieval, se matam populações à fome, não pode haver estratégia que desculpe o "bruto " que comanda esse extermínio. Por muito menos, por exemplo, já se encetaram intervenções de forças internacionais , para impedir situações que não chegavam a esta barbárie.
E é cada vez mais inadmissível que Israel continue a proibir que observadores e jornalistas internacionais entrem no território para poderem , em liberdade, contar o que realmente se passa."
O que se passa em Gaza consegue transcender em horror os meus piores pesadelos. Quem não sentir um murro no estômago ao ver as imagens de tantas crianças e velhos desamparados, a morrerem uns atrás de outros atingidos por mísseis ou minados pela fome, deve ter uma pedra no lugar do coração e uma calculadora no lugar do cérebro.
ResponderEliminarUm abraço, São.
Não só em Gaza, porque a Cisjordânia está também sofrendo horrores : os colonos assassinam palestinos com o apoio do exército.
EliminarQuem não se comover com a tragédia das pessoas daquela região são criaturas, simplesmente.
Abraço.
Deixei - ou julguei ter deixado - um longo comentário, mas o meu computador está a ameaçar entrar em fase terminal e não fez o que teria de fazer para que ele ficasse registado... Nem sequer o vou tentar reproduzir, mas recordo-me que terminei mais ou menos assim: Quem não sente um murro no estomago ao saber que estes homens, mulheres e crianças estão a morrer uns atrás de outros, atingidos por mísseis ou minados pela fome, deve ter uma pedra no lugar do coração e uma calculadora no lugar do cérebro. Um abraço, São.
ResponderEliminarE a situação vai piorar , porque, mesmo após o cessar -fogo , os judeus continuam os bombardeamentos. E Bibi já afirmou que nunca existirá nenhum Estado palestiniano, além que o o Parlamento votou a favor da anexação da Cisjordânia. O objectivo último é a construção do Grande Israel, que vai provocar um banho d sangue em todo o Próximo Oriente.
EliminarAbraço, Maria João.
Da mucha pena lo de Gaza. Ojala la paz y la libertad llegue a ese lugar. Te mando un beso.
ResponderEliminarOxalá. mas não o creio.Porque Bibi já afirmou que jamais existirá um Estado Palestiniano e os judeus têm como designio construir o Grande Israel, o que implica uma imensa tragédia na região.
EliminarBeso.
Olá, amiga São.
ResponderEliminarEsperemos que estas negociações de paz que estão a decorrer surtam efeito, e o sofrimento dos palestinianos abrande. No entanto, apesar de haver estas tréguas e a retirada dos israelitas para a fronteira de Gaza, tenho muitas dúvidas que o genocídio termine. Oxalá que sim. Vamos esperar para ver.
Deixo os votos de um bom fim de semana, com tudo de bom.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Estas negociações não me convencem , porque os palestinianos não estão envolvidos e porque Israel continua bombardeando Gaza após o cessar fogo e , além disso, a Cisjordânia nem é sequer referenciada.
EliminarE desde quando os judeus cumpriram fosse o que fosse relativamente a tratados e direitos internacionais ?? Portanto, Gaza irá ser destruída até ao fim e a Cisjordânia totalmente anexada e colonizada. Depois , os sionistas partirão para a construção do seu objectivo final : o Grande Israel!
Abraço com carinho, meu amigo, bom fim de semana .
Infelizmente, é altamente improvável que estas negociações viciadas à partida, possam conduzir á Paz.
EliminarOutro abraço
Totalmente de acordo.
EliminarBeijinho, boa semana.
Estoy completamente de acuerdo.
ResponderEliminarBesos.
Hitler tinha razão nisto : o poder económico dos judeus permite-lhes cometar todas as vilania com a cumplicidade e cobardia de países ditos defensores de valores humanos e democráticos....e assim continua!
EliminarBeso, bons sonhos.
Tem sido tal e qual, mas espero que as coisas melhorem em Gaza.
ResponderEliminarBoa semana.
Um abraço.
Infelizmente, não partilho essa esperança.
EliminarCom o assassino Bibi a afirmar que nunca haverá um Estado palestiniano , a Cisjordânia a ser abafada em colonatos ilegais e os colonos apoiados pelo exército judeu a assassinar palestinianos e sem ser sequer referida no pseudo acordo , além de Israel coninuar os bombardeamentos em Gaza já depois do cessar fogo... não vejo que haja uma luz ao fundo do túnel, só se for o da tragédia para todo o Próximo Oriente que vai ser o Grande Israel, abertamente já defendido pelos judeus.
Esperemos que que me engane.
Meu amigo, abraço e boa semana.
Não sei se as negociações de paz vão resultar. Desconfio muito porque o poder continua entregue à malvadez do costume.
ResponderEliminarUma boa semana. minha Amiga São.
Um beijo.
Impossível que este pseudo acordo resulte : os palestinianos não foram ouvidos, os judeus continuaram os bombardeamentos após o cessar fogo, a Cisjordânia nem sequer é referida e os colonos continuam a assassinar os 'palestinos com o apoio do exército assim como a atacar igrejas cristãs, o vigarista Blair é o chefe máximo da Delegação, Bibi continua a afirmar que jamais haverá um Estado palestiniano, Trump é o alucinado que toda a gente sabe que é....
EliminarSó alguém completamente ignorante ou desfasado da realidade pode imaginar que os palestinainos vão deixar de lutar pelo país a que têm direito.
Amiga, , grande abraço, Boa semana.