A eleição de Donald Trump como 47º presidente dos EUA por uma votação claramente maioritária demonstra indubitavelmente o que tenho sempre dito sobre a sociedade daquele país : é patológica e insana.
Lamentável resultado porque irá ter consequências graves para o resto do mundo : Israel terá ainda maior liberdade para continuar o genocídio dos palestinianos e destruir toda a região até fundar o Grande Israel; a Ucrânia será abandonada e as relações com a Europa sofrerão drasticamente a todos os níveis.
Internamente , será trágico para as mulheres, para imigrantes e , de modo geral, para a liberdade. Ainda existem pessoas crentes no poder das instituições e do seu equilíbrio . Eu pergunto : onde fica esse poder de equilíbrio quando Trump detém a Presidência, o Supremo Tribunal , a maioria do Senado ?! Todos os impérios findam e ou me equivoco ou os EUA caminham para a agonia.
Parafraseando os estado-unidenses : God bless the World !
Não sei se Deus abençoou os Estados Americanos desta vez... mas que ao menos abençoe o resto do mundo. : ))
ResponderEliminarSim, que Deus proteja o resto do mundo.
EliminarQuanto aos EUA , sofrerão as consequências da decisão que tomaram.
Si da mucha pena por los gringos y por el mundo en general. Te mando un beso.
ResponderEliminarLamento mais o mundo do que os gringos, pois esses tiveram hipótese de escolha , mas nós não....
EliminarAbrazo.
Todo a peor...
ResponderEliminarBesos.
Os Maias tinham razão...
EliminarBeso.
Querida São, fiquei simplesmente " embasbacado " com a escolha que o povo americano fez e o pior é que os próprios imigrante, os negros e mulheres votaram nele. Ainda dizem que são parte da Nação mais desenvolvida do mundo, em todas as áreas, mas, agora deram provas de uma grandessíssimo estupidez. Um país feito de imigrantes e o povo vai votar num desgraçado que ameaça deportar todos os imigrantes ilegais, que é contra o aborto e muito racista? Hoje ouvi uma senhora e um homem, os dois, a dizerem que estão com vergonha do seu país por terem votado neste " imbecil " e que é um grande retrocesso esta escolha. Sabes o que acho, Amiga, a América dificilmente aceitará uma mulher presidente; enfim...são de uma ignorância terrível, uma ignorância que nos vai afectar a todos, infelizmente. Um beijinho e vamos lá....esperar que as consequências não nos perturbem muito
ResponderEliminarEmilia
Bem vinda, Amiga !
EliminarA reeleição de uma criatura tão torpe e crápula como Donald Trump prova à saciedade a análise que sempre fiz à sociedade estado-unidense: é patológica e insana , além de arrogante.
Aquela gente é, no geral, bronca e raras pessoas pensam.
Porém, a subida da extrema-direita em todo o mundo democrático deverá fazer reflectir todos os partidos moderados de Direita e Esquerda que têm detido o poder. Algo de errado se passou com o seu exercício .
Emília, te abraço com estima e votos de bom final de semana.
Great blog
ResponderEliminarAgradeço!
EliminarTenho dificuldade em entender quem votou nele... 😏... Bj
ResponderEliminarA eleição de um escroque como Trump só prova que a análise que sempre fiz da sociedade estado-unidense está correcta : é insana e patológica!
EliminarNo entanto, e como tenho vindo a alertar há muitissimo tempo, os partidos que têm exercido o poder têm obrigatoriamente de reflectir sobre as suas práticas e políticas para se entender os motivos desta vertiginosa ascensão da extrema-direita.
Abraço, boa noite.
Os discursos anti-imigração funcionam muito bem, principalmente entre os imigrantes já instalados. Que são maioritariamente de direita e extrema direita nos EUA. E isso represente uma larga percentagem de votos que pode ser decisiva.
ResponderEliminarLembro-me muito bem dos nossos emigrantes que chegavam a França com promessas de ajuda de amigos também emigrantes que, na prática, nada ajudavam. Os novos tinham que se desenrascar como podiam. Havia exceções, mas a tendência era essa.
O improviso dos Democratas também ajudou à missa. A troca Kamala/Biden à última hora foi um drama político que deveria ter sido evitado logo no início.
Para além disso Kamala focou-se em assuntos (ainda que importantes) que já ninguém liga, como o aborto. E esqueceu a economia, não contrariando sequer a falsa ideia que está pior e que a inflação é obra do governo. E os americanos votam muito com o bolso...
Boa semana.
Um abraço.
Não consigo perceber essa tendência de direita e extrema-direita nos emigrantes. E cai-me mal que dificultem a vida de quem faz exactamente o que eles fizeram.
ResponderEliminarO partido Democrata realmente baralhou-se e falhou completamente na abordagem à economia , sim. Deveria ter desmontado a mentira da inflação, que irá piorar com as medidas propostas por Trump... e aí já será tarde.
O pior é que o erro dos estado-unidenses votantes no crápula oxigenado cairá também sobre nós.
Estou muito receosa do futuro, não tanto por mim , mas pelas gerações mais novas ...
Grande abraço, meu amigo, alegre S. Martinho e boa semana !
Concordo contigo, minha Amiga. E que Deus nos proteja.
ResponderEliminarUma boa semana.
Um beijo.
Estamos caindo no abismo, minha Amiga, em todos os sentidos...
EliminarDeus tenha misericórdia das pessoas decentes , com valores e sensibilidade que ainda restam neste planeta!
Querida Graça, beijinho de boa noite e serena semana .
Resistamos.
ResponderEliminarSiempre, amigo mio, siempre.
EliminarBesos.
São,
ResponderEliminarEu realmente não entendo como
alguém que administrou mal o
poder; é reeleito.
Mas aqui no meu pais está
para acontecer o mesmo,
infelizmente.
Ótima sua publicação.
Bjins
CatiahoAlc.
Também não entendo como se elege de novo uma horrorosa criatura como Trump - e com larga maioria de votos. Outra coisa que não entendo é a posição que os imigrantes têm contra a imigração.
EliminarDigo publicamente há anos que os políticos de Direita e Esquerda moderadas que têm exercido o poder devem reflectir muito profundamente na maneira como o fizeram e fazem. Porque também passa por aí, esta ascensão aflitiva da extrema-direita .
Ontem foi noticiado que um homem se fez explodir na Praça dos Três Poderes em Brasília , além de dois carros armadilhados. Espero sinceramente que as coisas não entrem em descalabro por aí.
Grande e grato abraço.